Modificações Permitidas – DENATRAN

Pessoal,

Segue link da resolução 292/08 (citada na carta-reposta do DENATRAN, item 3, acima).

http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/resolucao_contran_292.pdf

Esta resolução afirma claramente que, como falado pelo Grupo AIX anteriormente, para regularizar o seu kit de conversão xenon e EVITAR MULTAS, você precisa apenas de um CSV – Certificado de Segurança Veicular.

É muito importante lembrar que uma série de alterações nos veículos exige o CSV, até mesmo trocar as rodas do carro e rebaixá-lo.

Ainda na resolução 292/08, na página 05, temos a Tabela “Modificações Permitidas”. Por favor, consultem-na e confiram por si próprios o que estamos afirmando aqui.

Grupo AIX.

50 respostas para Modificações Permitidas – DENATRAN

  1. Alisson disse:

    Olá, para conseguir esse CSV aqui no DF ta dificil, eles nao querem liberar a autorização para fazer a inspeção, eu fui no detran eles nao tem informação de nada, fui em dois estabelecimento que faz a inspeção e eles dizem que xenon ta proibido… Bem vou viajar amanha 31/12/08 nao tem como conseguir essa inspeção nem a autorização para fazer ela aqui no DF. Eu nao vou mais correr atras disso, vou continuar usando xenon ate definir direito essa lei, teve ate um rapaz do detran que disse que usar xenon ta proibido.

  2. David Viezzer disse:

    nao consegui abrir a resolucao…..

  3. Caro,

    outros leitores conseguem abrir corretamente. É um arquivo em PDF. Tente novamente clicando no link para a pagina da resolucao e apos isto, clincando no link para donwload. Caso deseje, podemos enviá-la via e-mail.

    Grupo AIX.

  4. Alisson,

    Sabemos que está dificil neste momento. Estamos entrando em contato com todos os DETRANs dos estados para esclarecer a situação, mas eles estão intransigentes.

    De qualquer maneira, o ideal é que cada um faça a sua parte. No seu caso, seria interessante levar ao DETRAN a carta-resposta do DENATRAN. Nela contém inclusive o protocolo da carta, ou seja, eles do DETRAN podem confirmar a originalidade dela. Com a carta, está claro que apenas os carros fabricados a partir de 2009 precisam de lavador e nivelador.

    Nos mantenha informado a respeito. Se possível, nos ligue de lá que falaremos com o responsável que diz estar proibido.

    Grupo AIX.

  5. David,

    O link foi alterado. Dê uma conferida.

    Grupo AIX.

  6. Alisson disse:

    Ola Paulo,

    Tem possibilidade de colocar essa carta que você recebeu em uma resolução melhor? Com mais qualidade na imagem. Hoje liguei para Sede do Detran e Denatran aqui no DF, um senhor falou sem nenhuma educação e ainda estava bravo, dizendo que xenon esta proibido e ponto final, parece que o pessoal que trabalha la nao saber ler direito ou nao sabe as leis.

    Eu ja coloquei no carro as leis que você postou aqui e tambem com a carta. Dificil vai ser convencer o policial quando parado na blitz, que o pessoal do detran não esta liberando a autorização para regularizar a lampada que utilizo “xenon”.

  7. Alisson,

    Colocarei amanhã a carta-resposta digitalizada em alta resolução.

    O arquivo atual do site é um FAX digitalizado, pois o DENATRAN primeiro responde por FAX às consultas e, em seguida, encaminha por correios (carta registrada). Pelo rastreamento, a carta-resposta chegará hoje em Florianópolis. Assim que eu tivé-la em mãos, eu a digitalizarei e substituirei no post.

    Sobre o DETRAN, acabei de falar com o DETRAN/SC e eles ficaram ‘abismados’ com a resolução e a carta-resposta que temos. Segundo o próprio DETRAN/SC, com esta carta-resposta eles liberarão a vistoria para carros com kits xenon. Isto é ótimo, e mostra que todo mundo está precisando apenas de informações corretas!

    Grupo AIX.

  8. Stélio disse:

    Então na verdade o xenon nao está proibido , mas soh tem que ser registrado certinho neh , tenho uma duvida pra conseguir o CSV eu tenho que ir primeiramente onde? e no caso eu me submeto a algum tipo de teste pra consegui? pq eu tenho uma honda biz com xenon 8000k será que eu consigo legalizar ele ? ou vai ser muita incomodação que eu terei que tirar? abraço!

  9. Caro Stélio,

    Você precisa ir no DETRAN da sua cidade, solicitar uma vistoria para modificação veicular, depois ir à um Centro de Inspeções Veiculares, conseguir o CSV e depois voltar no DETRAN para ter a sua moto regularizada.

    Grupo AIX.

  10. Rodrigo disse:

    Aqui em Jundiai tbm está dificil, O DETRAN daqui não libera a autorização pq diz q está proibido e eles não aceitam nem ver a carta… + se caso eles liberassem a vistoria, nenhum centro da região, nem de campinas faz essa vistoria… o unico lugar que está fazendo aqui é a UNICAMP… + eles não estão fazendo + esse ano!
    o centro + perto da minha casa disse q está proibido o xenon e não deixou nem eu falar de carta resposta de leis nem nada… desligou na minha cara!

    vou viajar dia 01/01/2009… vou levar todas as leis, cartas, sites, lampadas originais, e tudo q eu puder….rs… claro + R$50,00 para o café
    quem sabe…

    abraços

  11. Ed Carlos disse:

    E qt tempo deve demorar todo o processo pra regularizar a documentação e qual o valor gasto ??? alguem sabe ?

    E enquanto tiver acertando td, será que tem alguem documento ou protocolo pra dizer que esta em processo de regularização, caso algum policial reclame ?? (apesar de nao ser oficial, algo dizendo que esta tirando a documentação certa, ajuda se o guarda tiver de bom humor :P )

    Vou viajar no final de janeiro, e quero regularizar meu xenon o mais rapido possivel :)

  12. Stélio disse:

    Outra coisa , vcs fazem instalação de kit xenon? se fosse fazer uma instalação com vcs , vcs entregariam o carro “certinho”, ou sabem de alguem que jah conseguiu legalizar isso

  13. Felipe Moreira disse:

    seria melhor eu imprimir os arquivos que tem no site e levar no detran, caso nao seja liberado a inspecao, Quando teremos o arquivo com alta resolucao??
    e quais eu devo levar para comprovar?? somente a resposta Do DENATRAN?
    Obrigado

  14. Felipe,

    Com certeza imprimir os arquivos é o ideal.

    Eu fiz isto aqui no DETRAN/SC e os documentos já estão com o juridico deles. Segundo a pessoa que me atendeu, é um absurdo o que a Globo disse para todo o país. Confundiu todo mundo, inclusive os DETRANs. Eu li com ela a resolução (art 1o), depois a nossa carta-pergunta e, em seguida, a carta-resposta. Ela ficou ‘chocada’ e disse que vai providenciar a liberação das vistorias em SC. Existem outros importadores fazendo a mesma coisa que eu em outros estados, como SP, RJ, PR, ES, RS, entre outros.

    Nos mantenha informado sobre o seu caso, oka?
    Grupo AIX.

  15. Rodrigo,

    Complicada a situação. As pessoas simplesmente não aceitam estar erradas. Acham que são as donas da verdade e ponto final.

    Mas tudo bem, sabemos como é o nosso país. Nunca fui contra a mídia, porém, hoje em dia, estou vendo os jornais com outros olhos, imaginando quanta gente está sendo prejudicada com tanta DESinformação!

    Como eu disse em outra resposta, outros importadores estão fazendo como eu, indo no DETRAN e falando direto com o juridico deles enquanto não há uma nova notícia em cadeia nacional, e também enquanto o DENATRAN não se pronunciar para todos os DETRANs. Já estamos providenciando isto direto com o DENATRAN, porém quanto mais pessoas entrarem em contato e falar sobre a carta-resposta é melhor para todos! Imagine quanta gente não está falando desta carta-resposta hoje em dia? Isto deve estar gerando, no mínimo, uma dúvida rasoável nos responsáveis.

    Nos mantenha informado sobre o seu caso, por favor!

    Grupo AIX.

  16. Ed Carlos,

    Todo o processo não deve demorar mais do que 1 dia. Você pega a autorizaçãdo do DETRAN para fazer a vistoria, depois faz a inspeção e volta com o documento no DETRAN. Como se fosse registrar um veículo no seu nome, bem parecido.

    Hoje eu conversei também com a Polícia Militar de Santa Catarina, e eles falaram que sabem que há confusão sobre estas resoluções e reportagens. O interessante foi que ele disse que, caso o motorista for educado, calmo e expor a situação com clareza, não há porque dar a multa! Então depende muito do bom-senso, tanto do motorista (calma) quanto do policial, afinal, as polícias que fazem as autuações, seguindo ‘diretrizes’ dos DETRANs de seus respectivos estados.

    Como eu disse em outras respostas, nos mantenha informado sobre o seu caso!

    Grupo AIX.

  17. Stélio,

    Não fazemos instalação. Somos importadores e vendemos apenas para distribuidores, ou seja, não temos contato algum com o cliente final (a não ser por este site ;) ).

    Sabemos que há gente rodando com xenon regularizado, segundo o próprio DETRAN/SP e DETRAN/SC. Porém, depois das reportagens e da resolução 294/08, nenhum carro foi regularizado por falta de conhecimento.

    Estou tentando regularizar o meu próprio carro, aproveitando para ‘quebrar a barreira’ no DETRAN e deixar o caminho aberto para todos os outros que queiram.

    Acredito que eu consiga isto apenas no dia 10, quanto o meu contato no DETRAN/SC volta de férias.

    Manterei vocês informados.

    Grupo AIX.

  18. David Viezzer disse:

    Opa

    Como está a situação nos detrans do RS? antes mesmo desta resolução, quando instalei meu xenon em otubro de 2007, eu liguei para o detran e o mesmo foi taxativo em dizer que xenon era proibido e ponto final (mesmo na época constando uma reportagem no proprio site do detran RS dizendo que não era, e mesmo eu mostrando esta reportagem pro pessoal…)

    aqui está a reportagem que mostrei pra eles

    http://www.detran.rs.gov.br/clipping/20070308/02.htm

    de lá pra cá sempre viajei muito com o carro, praias, interior.. passei por várias blitz da PRF e nunca me pararam, mesmo de noite. Só fui parado uma vez pela brigada militar, que só olhou meus docs e me liberou.

    Mas, com essa polêmica toda, estou achando que terei que temporariamente tirar o xenon, até a poira baixar…

  19. Edgar disse:

    Olá à todos,

    Tenho acompanhado essa questão do xenon e ainda tenho algumas dúvidas:
    1. quem tem xenon instalado em carros fabricados antes de 2009 tem que regularizar via CSV, correto?
    2. quais critérios o detran usará p/ conceder o CSV? entendo que, se o xenon não está proibido, não haveria necessidade de processo de regularização, correto?
    3. caso não seja feita a regularização, como a polícia pode multar, sem ter como evidenciar embasado na lei (no caso, o instrumento que mede a qtde de lumens)?

    Grato e parabéns pelo espaço aberto na internet para sanar as dúvidas dessa lei sem coerência alguma (mais uma dentre várias outras bolas quadradas do denatran/contran) pois o que deveria estar em jogo neste caso é a regulagem de altura do facho do farol, e não o xenon em si.

  20. David,

    Estamos entrando em contato com TODOS os DETRANs, de todos os estados. Como já disse em outros comentários acima, começamos por SC, PR, RJ e SP (Onde a Live One atua), e outras empresas do Grupo AIX Já estão fazendo a mesma coisa em outros estados.

    Estamos também esperando o DENATRAN voltar à ativa para conseguirmos que ELES mesmos enviem uma circular nacional para todos os DETRANs, evitando assim que a gente tenha que entrar em contato um por um, até porque, o DENATRAN entrando em contato é de muito mais valia.

    Eu, particularmente, não vou tirar o xenon do meu carro. Estou com todas as resoluções impressas (e na cabeça também) e com as cartas juntas. Ou seja, se me pararem, vou ter muita paciência, calma e conversa, pois sei que estamos com a razão. Se o policial tiver bom-senso, não haverá problemas.

    Nos mantenha informado da sua situação,

    Grupo AIX.

  21. Olá Edgar,

    Vamos lá.

    1. Correto.
    2. O xenon não está proibido. O que acontece é que qualquer modificação nas características originais do veículo precisam de regularização, daí o CSV. E não é o DETRAN que concede o CSV, e sim uma empresa privada (Os Centros de Inspeções Veiculares). Eles se na nota fiscal do kit e de cópia do atestado do INMETRO dizendo que o kit que consta na nota fiscal já passou pelos devidos testes, ou seja, está homologado (branco).
    3. Realmente a polícia não deveria lhe multar apenas ‘achando’ que você está com farol de xenon. O que está em jogo não é quantos lumens emite, e sim se foge da originalidade do carro. Como alterar o sistema de iluminação exige um CSV, a polícia te multa por não ter o CSV.

    Obrigado por sua visita e volte sempre, pois sempre haverá novidades por aqui!

    Grupo AIX.

  22. Domingos P. Caetano disse:

    Boa Tarde..
    ando acompanhando esse site, para esclarecer dúvidas q tenho sobre o assunto…
    eu adquiri um kit bi-xenon M-1 no paraguai, veio completo com manual e td mais,
    porem a nota fiscal nao..isso pode complicar na hora dar entrada no processo??

  23. Domingos,

    Sem a Nota Fiscal nao ha como regularizar o seu kit, pois o DETRAN pede a NF quando do registro do seu CSV. Resumindo, kits sem NF, independente da marca, nao serao regularizados.

    Grupo AIX.

  24. Leonardo disse:

    Putz, então tô enrolado c/meu kit d xenon… :(
    Além d não ter nota fiscal, ainda é d 8000k! Acho q o melhor q tenho à fazer é retirar, p/q eu não tenha dor d kbça… é como vi escrito: essa resolução será válida p/os krros fabricados a partir d 01/01/2009, p/os krros fabricados anteriormente e c/kits adaptados, se não tiver o CSV o guarda pode multar e pior… apreender o veículo até q seja regularizada a situação! >:(((

  25. Leonardo,

    Parece que eu serei tendencioso, mas neste caso sou obrigado a falar que comprar qualquer produto sem Nota Fiscal emitida no Brasil nunca foi uma escolha 100% segura.

    Aqui no Brasil, alguns importadores venderão lâmpadas de reposição permitidas pelo CONTRAN para seus clientes com preços MUITO reduzidos, praticamente de custo, para que eles consigam a regularização de seus carros. É claro que apenas quem tiver a Nota Fiscal poderá comprar estas lâmpadas baratas.

    Mais uma vez, uma das únicas maneiras de exigir seus direitos é com uma Nota Fiscal.

    Grupo AIX.

  26. Antônio disse:

    A resposta do DENATRAN, de 23/12/2008, à empresa Live I, afirma da necessidade de um CSV para acertar o xenon. Tudo bem. O problema, e gostaria que alguem me ajudasse a esclarecer, é que o diretor diz na resposta que “o proprietário deve solicitar autorização”. Acontece que muitos carros, inclusive o meu, é objeto de leasing, portanto o proprietário é a arrendadora (no meu caso Banco Itaú). Tô ferrado, o banco não vai querer se envolver nessa controvérsia, ai ai

    Antônio Madureira
    Ouro Fino MG

  27. Stélio disse:

    se no meu kit nao tem nota , e eu comprar soh a lampada com nota? poderei regularizar?

  28. Antonio,

    (Estou sem acentos no laptop).
    Voce e sua mae podem pedir pro DETRAN do seu estado a autorizacao para a ‘modificacao’ e posterior registro definitivo. Nao precisara’ envolver o banco na questao.

    Grupo AIX.

  29. Caro Stelio,

    (Estou sem acentos no laptop)
    Como apenas as lampadas nao funcionam, e’ preciso de todo o kit, eu, particularmente, nao acredito que dara’ certo. De qualquer maneira, caso tentes isto, nos diga o resultado.

    Grupo AIX.

  30. Oziel disse:

    Boa Tarde,

    Paulo, vc falou que o Detran daqui de SC tá liberando?
    cara, vc falou nota fiscal pra liberar, é ki meus xenons que comprei a 3 dias, vieram com nota de 10000k e 12000k,sendo que sao de 8000k, será que terei problemas??
    abraço

  31. Oziel disse:

    Boa Tarde,

    Postei a algumas horas aqui, mais foi apagado, nao sei por qual motivo, mais tudo bem.

  32. Oziel,

    Qual post foi apagado?

    Grupo AIX.

  33. Tiago Kudo disse:

    Boa tarde,
    Amigo oque é preciso fazer para regularizar é primeiro ir no DETRAN de sua cidade pedir uma autorizacao para CSV, depois levar para um centro de inspecao e voltar no DETRAN certo?
    Em um poste acima voce diz que precisa de Nota Fiscal e alguma coisa com o INMETRO oque seria?
    Tenho só a nota fiscal do kit xenon serve?
    Att., Tiago Kudo

  34. Oziel disse:

    desculpe aí Paulo, foi meu lap que deu um pane repentino aqui, foi mals!
    abraço.

  35. Caro Oziel,

    Acredito que sim. Peça para a empresa que te vendeu o kit que eles refaçam a nota e te enviem.

    Hoje fui no DETRAN/SC e estava fechado. Voltarei lá segunda-feira, mas acredito que muito em breve eles já liberem a inspeção sim. Segunda-feira eu coloco as novidades.

    Grupo AIX.

  36. Oziel,

    Sobre o post apagado, também não ví não. Se der e/ou precisar, poste novamente.

    Paulo Franzoni

  37. Tiago,

    Exatamente. Mas como muitos outras pessoas postaram aqui, os inspetores dos DETRANs estão batendo o pé dizendo que está proibido xenon. Então já lhe adianto que, quando fores no DETRAN, LEVE A CARTA-PERGUNTA e a CARTA-RESPOSTA do DENATRAN. Não há inspetor no mundo que possa contradizer o que o ALFREDO PERES DA SILVA disse, afinal, ele que assinou as resoluções é quem está dizendo que não há proibição NENHUMA e que as resoluções são apenas para os carros fabricados a partir de 2009!

    Aguardo novidades,

    Grupo AIX.

  38. Bruno Alves disse:

    Paulo,
    Li em um site que lampadas até 8.000 k são permitidas e que acima desse valor só para carros Of road.
    Sou de Campinas – SP, e gostaria de saber se conseguiram alguma posição com o Detran-Sp sobre o CSV.
    se com ele poderemos andar com o Kit.

  39. Bruno,
    Segundo nos consta, somente lampadas de até 6000k serão aprovadas (isso nao significa que todos os kits que possuem lampadas classificadas com temperatura de 6000k serao aprovaodos. kits terao de ser testados marca por marca para afericao e posterior liberacao). Demais modelos nao serao regularizados pelo DETRAN para uso diario.
    Estamos notando também uma grande falta de comunicacao entre o DETRAN Nacional (DF) e os DETRANs regionais. Isto esta fazendo com que as informacoes, tais quais já publicamos no nosso site (vindas diretamente da superintendencia em Brasilia – DF), ainda nao sejam de pleno conhecimento dos DETRANs municipais.
    O que efetivamente nos resta a saber é se essa falta de comunicacao é devida à lentidao dos processos de divulgacao internos do governo ou se ela esta sendo “atrasada” propositalmente em detrimento tanto das empresas que importam e comercializam quanto de todos os usuários de farois de xenon para favorecimento de algum grupo ou empresa(s) interessada(s) nessa FALSA PROIBICAO.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  40. Tiago Kudo disse:

    Boa tarde,
    Paulo estou correndo atrás para tirar a CSV gostaria de saber se sabe me informar se depois que tirar a CSV precisa mudar o documento do carro?
    Pois o centro de Inspeção veicular me disse que o prazo de validade do laudo é de 30 dias que precido mudar o documento do carro. Mais estava lendo a tabela da Resolção 292 creio que nao precisa estou certo?
    Att., Tiago

  41. Tiago,
    O CSV só tem validade quando anexado ao documento do veiculo, onde no mesmo está escrito “veiculo com alteracoes…” ou alguma frase do gênero. Desta forma, logo que voce recebe o CSV, precisa RETORNAR ao DETRAN para que este imprima novamente o seu documento constando que o mesmo foi aprovado para as ateracoes feitas conforme o seu CSV.

    Grupo AIX.

  42. Júlio César disse:

    Boa tarde,

    No final do ano passado, fui parado em uma rodovia por um policial rodoviário federal, ele fez uma autuação e me multou por estar usando lâmpadas Diamond Vision da philips, afinal, está poribido o XENON ou as lâmpadas que emitem facho de luz azul?

  43. Paulo Mendel disse:

    Olá,

    Problemas de comunicação entre orgãos públicos em nosso pais infelizmente não são novidade (vide caso das películas). Pior é quando os agentes públicos fazem suas próprias (e errôneas) interpretações da lei.
    Tenho lido reportagens em jornais que mencionam que constatada a irregularidade cabe multa e apreensão do veículo. Me parece que há uma incorreção nesta informação, pois lendo as leis e resoluções aqui disponibilizadas constatei que é mencionada a aplicação da multa e retenção do veículo, o que é muito diferente de apreesão do veículo. Neste caso a substituição das lâmpadas pelas originais não me impediria de seguir viagem. Estou certo?

    Abç

    Paulo Mendel

  44. Julio,

    A resolucao em questao trata SOMENTE sobre lampadas com descarga de GAS e nao incandecentes. Desta forma, creio que se o policial nao soube identificar ao menos as lampadas do seu carro, jamais poderia ter imposto uma multa a voce. Consulte seu advogado pois creio que essa autuacao nao procede (ao menos em relacao a resolucao em questao).

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  45. Paulo, correto.
    Da mesma forma que se seu veículo for parado em uma blits por estar com altura diferente da original (rebaixado) e voce reapresenta-lo no devido tempo habil (aconteceu comigo), o mesmo é liberado para circulacao normalmente. Sendo assim, entendendo este princípio, quando voce recoloca as lampadas originais, voce está qualificando seu veiculo novamente como original, dispensando qualquer documento (vide CSV) para circulação nas rodovias brasileiras.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  46. ISAIAS disse:

    BOA TARDE USEI UM KIT XENON K2 DE 8.000 NO MEU CIVIC POR 2ANOS E MEIO NUNCA NINGUEN RECLAMOU NA DIREÇAO OPOSTA , HOJE MUDEI PARA OUTRO CIVIC E CONTINUA IGUAL AO ANTERIOR,DEVIDO OS REFFLETORES INTERNOS DO FAROL ELE NÃO ATRAPALHA , JA NO FIT É IMPOSSIVEL OS REFLETORES SÃO DIFERENTES,VALE A CONCIÊNCIA DE CADA UM ,POR ISSO A FISCALIZAÇÃO DEVERIA VERIFICAR OS VEICULOS QUE TRANSITAM PELAS NOSSA RUAS SEM FAROL ,SETA. PNEUS NA LONA ,SEM DOC E SABE DEUS SEM O QUE, E NÃO OS CARROS COM ILUMINAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO. EO PROPRIO DETRAN DEVERIA SE MANIFESTAR A RESPEITO NA MIDIA PARA ELUCIDAR AS DUVIDAS DE TODOS , ABRAÇOS A TODOS USUARIOS DE XENON…

  47. Raniere disse:

    Caramba acabei de vim de Santo andre é lá eles cobra 20,00, para fazer a carta para solucitar a vistoria, mais 180,00 de vistoria, e tenho que pagar o licenciamento e seguro obrigatorio e o cara me falou que pago mais 130 como se fosse um transferencia, ta estranho isso

  48. Rodrigo Lima disse:

    Pessoa, se eu instalar xenon 3000k, somente no farol alto, para uso em estrada, ainda assim terei de emitir o csv, ou sem o csv não terei problemas neste caso?

  49. Rodrigo,

    Infelizmente, tudo igual aos demais, subtraindo a necessidade do esguicho.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  50. wkiltbr disse:

    Pessoal, parabéns por esta iniciativa. Somente com mobilização e argumentação inteligente atingiremos nossos objetivos. Estou escrevendo este comentário-denúncia, para alertar que a fiscalização por utilização de xenon em SP/Capital esta se intensificando. Desde a última Quinta-Feira 28.01.09 até ontem 02.02.09 fui parado pela Polícia Militar 3 vezes em regiões diferentes da cidade.
    Por enquanto meus argumentos foram suficientemente fortes, no caso específico de ontem 02.02.09 tive que acrescentar “algo mais$$$” para que Eu não tivesse minha documentação e veículo apreendidos. Veículo nacional mas de “sangue” europeu (Peugeot) que por sinal tem regulagem automática e manual da altura dos faróis sem o tal “lavador”.
    É, pelo jeito o pessoal esqueceu que o perigoso no trânsito é conduzir o veículo alcoolizado, drogado ou sem habilitação ou sem os próprios faróis ou lanternas (algo muito comum e agente causador de acidentes gravíssimos) e não com um par de faróis xenon de 6k, muito bem regulados por sinal, acesos.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

