XENON REGULARIZADO! 07/JAN/2009

(EDITADO EM 12/JAN/2009) – Adicionado documento novo do carro – CRLV

aprovadoCaros leitores,

É com IMENSA satisfação que escrevo este post.

Depois da nossa entrevista na RBS TV, o DETRAN de Santa Catarina realmente cumpriu com a palavra e concedeu a Autorização para Alteração de Característica do meu carro. Me fiz de cobaia para ajudar a esclarecer os fatos.

Segue o procedimento que fiz HOJE para regularizar o meu carro com kit de conversão xenon:

01) Fiz um requerimento solicitando a ‘Autorização para Alteração de Característica’ no DETRAN/SC (Link para formulário http://www.detran.sc.gov.br/veiculos/requerimento.htm)

Requerimento de 'Autorização para Alteração de Caracteristica'

02) Imprimi o requerimento acima, fui à um cartório e reconheci firma e entreguei no CIRETRAN da Capital Florianópolis. Em apenas 05 minutos eu já estava com a ‘Autorização para Alteração de Característica’, assinado por um comissário de Polícia.

DETRAN - Autorização para Alteração de Caracteristica

03) Em posse da autorização do DETRAN/SC, fui a um centro de inspeção veícular credenciada INMETRO e DENATRAN. O DENATRAN chama estes centros de inspeções de ITL – Instituições Técnicas Licenciadas. Enfim, fui à empresa ECI LTDA, ao lado do DETRAN/SC, e solicitei a vistoria, visando obter o CSV – Certificado de Segurança Veicular. Depois de vários testes, saiu o CSV, como segue em 02 páginas. Você pode encontrar estes centros de inspeções no site do INMETRO (http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp procurar por ‘Organismos de Inspeção – Segurança Veicular’).

Página 01 de 02

CSV - Página 01 de 03

Página 02 de 02

CSV - Página 02 de 03

Como eu consegui o CSV apenas perto as 18:00h, eu não consegui voltar no DETRAN/SC. Amanhã com certeza estarei lá esperando as portas se abrirem, e, assim que eu tiver mais novidades, postarei neste blog. Ainda segundo o DETRAN/SC, com estes documentos e a Nota Fiscal do kit, dentro de 05 dias fica pronto o meu novo documento do carro, com o kit de conversão xenon LEGALIZADO!

(EDITADO EM 12/JAN/2009) – Adicionado documento novo do carro – CRLV

Pessoal, continuando a saga:

Voltei ao DETRAN no dia 08, quinta-feira, e dei entrada na documentação toda. Levei:

- Documento do carro

- DUT (Documento de Transferência, em branco)

- O pedido de autorização original (com firma reconhecida) e a ‘Autorização para Alteração de Características’ fornecida pelo DETRAN

- O CSV emitido por um Centro de Inspeção Veicular ou ITL.

- A NOTA FISCAL do kit xenon. ** Importante: O DETRAN fica com a primeira via da nota, então quando vocês forem reconhecer firma no cartório, aproveitem e tirem uma cópia autenticada da NOTA FISCAL ou CUPOM FISCAL para vocês poderem ficar com uma cópia. Caso algum dia vocês venham a precisar de garantia nos seus kits, a nota ou o cupom são fundamentais.

Com isto, foram geradas 02 taxas do DETRAN/SC:

01) R$31,00 da vistoria

02) R$78,50 para emissão de um novo documento e DUT.

Paguei as taxas e fui direto fazer a vistoria no próprio DETRAN. Os vistoriadores ficaram muito empolgados com a idéia, e nem acreditavam que estavam vistoriando um carro com xenon. Mostrei pra eles o CSV e pronto, tudo ok. “Seta esquerda? OK. Seta direita? OK. Farol baixo? OK. Farol alto? OK. Luz de freio? OK. Luz de ré? OK…. aquela historia básica.)

Saí da vistoria e vim pra empresa escrever este post pra vocês. Na sexta-feira fui à São Paulo para a reportagem do Jornal Nacional, e, hoje pela manhã, segunda-feira, eu passei no DETRAN para pegar este documento:

CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo - CIVIC PAULO

Pessoal, agora é com vocês. Precisando de qualquer ajuda não deixem de entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudá-los e virar este jogo a favor dos usuários de xenon.

Em tempo, acabei de receber os documentos digitalizados de mais duas pessoas que conseguiram a regularização de seu carro, como segue:

crv-vectra-2000

crv-vectra-2000

 

Paulo Franzoni

Grupo AIX.

About these ads

296 respostas para XENON REGULARIZADO! 07/JAN/2009

  1. Rodrigo disse:

    Só uma pergunta básica:

    Financeiramente quanto você gastou?

  2. Rodrigo,

    Eu particularmente ainda não gastei nada, pois sou uma ‘cobaia’. Amanhã, quando eu finalizar o processo todo, editarei o POST com tudo que precisei gastar para esta regularização.

    Visite-nos amanhã para acompanhar o fim desta história.

    Paulo Franzoni.

  3. Renato disse:

    Prezado Paulo,

    É com enorme satisfação que, finalmente, parece que a batalha contra esse mundo de informações desencontradas foi vencida.
    Sei que vocês estão em Santa Catarina, mas, caso tenha representantes aqui em São Paulo Capital que possam desenvolver esse mesmo trabalho junto ao Detran daqui, pois hoje liguei num centro de vistorias que disse não é possível emitir o CSV se o veículo não tiver o limpador.

    Obrigado

  4. Rodrigo disse:

    Eu estou com o mesmo problema que o RENATO

    Liguei no INMETRO daqui e nada… Mandei um e-mail pra eles com todos os materiais do site, inclusive o link do site, e eles ainda não me responderam!
    liguei no departamento responsável da minha cidade e eles tbm não sabem de nada!
    mandei o mesmo e-mail pra eles com todos os materiais e o link do site!
    e para finalizar eu mandei um e-mail do site do INMETRO reclamando do INMETRO da minha cidade (Jundiai)

  5. Alisson disse:

    Parabens Paulo, fico muito feliz com isso.

    Hoje eu fui no Detran do SIA, mas ainda nao consegui tirar a palavra “proibido” da boca deles. Conversei com o chefe de inspeção e vistoria, ele me disse o seguinte “o problema é que o xenon nao é homologado pelas montadoras, e isso impede de instalar esse tipo de lampada nos carros”. Pensei o seguinte, meu carro é um vectra, se a chevrolet tivesse kit xenon homologado e vendendo eu não precisaria ir ao detran certo? Ja que nao estou mudando nada, a propria gm esta vendendo o kit, MAS como nao tem esse kit homologado por nenhuma montadora, eu estaria “ALTERANDO AS CARACTERISTICAS” do meu carro certo? Mas mesmo assim nao consegui nada ainda aqui no DF, esse Detran do SIA foi o ultimo detran. Se alguem aqui no DF conseguir por favor avisa como fez. E alguem sabe se existe nas resoluções esse esquema de usar somente lampadas homologadas? Ou seja nada de xenon. T+

  6. Libório Júnior disse:

    Boa noite Paulo, fiquei muito feliz em saber que há como regulamentar os faróis de Xenon. Moro no estado do Paraná e amanhã mesmo vou atras de disso. O que eu gostaria de saber é se há limites para o nro de lúmens. Por exemplo, o farol que vc regulario tem qtos “k”? Eu tenho um kit de 8000K (Não foi instalado ainda) e um de 10000K. Será que conseguirei a autorização mesmo assim ?

    Abraços.

  7. Ed Carlos disse:

    E no Paraná ? curitiba ???
    alguem sabe de algo ?? olhei rapido o site e só tem informação pra gas e coisas assim… nada mais generico pra por o Xenon nos formularios …
    Fim do mes vou viajar de ferias e quero acertar td até la ….

    Quem tiver informação sobre o detran PR coloca aki !!!

  8. Fernando disse:

    Olá, alguém já entrou em contato com o Detran-MG ?

    Tenho um Palio 06/07 com Xenon no baixo (6000k) e no milha (8000k) e estou preocupado. A PM daqui não sabe de nada. Alguns policiais já ouviram falar, mas ainda não tiveram nenhuma orientação.

    Abraços

  9. Libório Júnior disse:

    Bom dia Ed Carlos, sou do PR tbm, porém da cidade de Pato Branco. Liguei a poucos minutos no DETRAN de minha cidade e lá me informaram que eu tenho que ir lá primeiro para eles verem meu veículo para, somente depois desta checagem inicial (sem parâmetros algum acredito), liberam para que eu faça o pedido da Alteração de Características.

    Liguei também na instituição técnica licenciada pelo INMETRO da cidade de Beltrão, aonde o rapaz que me atendeu me explicou, com muita educação, que por enquanto, por se tratar de uma resolução nova, o DETRAN/PR não se pronunciou sobre assunto informando para este ITL se irá autorizar ou não.

    Tentarei mais tarde entrar em contato com o DETRAN de Ctba para saber se eles têm uma informação mais concreta, pois também quero a regulamentar o meu pois mês que vem começam minha viagens novamente.

    Vamos tentar manter contato para que possamos nos ajudar, ok?

    Abraços à todos…

  10. Rodrigo disse:

    Mandei um E-mail para o INMETRO pq o da minha cidade não estava fazendo a vistoria eis a resposta:

    “Prezado Sr. Rodrigo

    Conforme orientação da área técnica informamos que as Resoluções 227/07 e 294/08 são apenas para os veiculos fabricados a partir da data de 01/01/2009.
    No caso do uso de farois xenon, os veiculos adaptados devem possuir o sistema de regulagem automatica de altura e o sistema de limpeza de farol. Anteriorente não era legalmente permitido o uso desses faróis.
    Quanto ao veículos modificados os sistemas de iluminação e sinalização devem estar de acordo com os requisitos estabeleceidos nas Resoluções CONTRAN 680/87 e 692/88.
    Esclarecemos que o Inmetro não regulamenta kit “xenon”.
    Solicitamos entrar em contato com o Departamento Nacional de Trânsito http://www.denatran.gov.br,

    Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,
    Lidia Carvalho Fernandes
    OUVIDORIA DO INMETRO”

    aqui está dificil regularizar o XENON

  11. Fernando,

    Creio que a primeira atitude sua é trocar seu kit milha de 8000k para 6000k (trocar somente as lampadas). Apos isto, siga os passos descritos no ultimo post do site que voce muito provavelmente vai conseguir obter seu CSV.

    Importante é imprimir estas informacoes já publicadas e leva-las contigo na hora de pedir a autorizacao para o DETRAN de sua regiao para eles verificarem que mais estados já estao fazendo a liberacao.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  12. Laura disse:

    Estou regularizando um Xenon para um cliente meu aqui do Sul. Espero q dê tudo certo. O que precisa ter:
    – regulagem interna de farois;
    – sistema de limpeza e
    – conjunto ótico específico para xenon
    o valor no centro de inspeção credenciado é de R$ 310,00
    Meu serviço: R$ 90,00
    qqr coisa e-mail: laufracalossi@hotmail.com

    Abraços…
    (telefones de contato editados para preservar usuário)

  13. Fernando disse:

    Parabéns Paulo!
    Como nosso amigo Renato escreveu aqui em SP as coisas não estão caminhando como aí em SC. Se vocês tiverem algum representante do grupo aqui em SP para nos mostrar o caminho das pedras como você fez em SC seria de grande ajuda. Por enquanto no Detran de SP parece que não rola.
    Abraço,
    Fernando

  14. Alexandre Ferreira disse:

    Parabéns pela atitude, post e suporte aos usuários de farol de xenon.
    Também sou de Florianópolis, gostaria de saber os custos para efetuar este procedimento.
    Pergunto ainda se o custo seria maior no caso da intenção em efetuar outra alteração simultaneamente (alteração de suspensão), de forma a aproveitar a emissão do documento.

    Um abraço
    Alexandre

  15. Stélio disse:

    Meu amigo , venho parabenizar vc por essa iniciativa , é de pessoas como vc que o brasil precisa , pessoas que conhecem a lei e lutam pelo direito, e nao soh abaixar a cabeça e dizer q eh proibido e pronto. muito parabens apesar de q eu nao vou poder legalizar meu xenon por eles ser 8000k e nao possuir a nota , porem breve irei instalar um de 6000 kelvin , e gostaria de saber de vc o que precisamente eles olhar la no detrar , eles fazem algum teste pra sabe se a cor ta certinha ou o facho de luz ta regulado? ou é muita burocracia? conseguiria eu regularizar em um corsa?

  16. Alexandre,

    Logo postaremos um tópico definitivo com tudo que precisamos saber para legalizar nossos kits.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  17. Rafael disse:

    Parabéns cara.

    O detran poderia especificar uma lista de carros, junto com as montadoras, que poderiam receber o kit de conversão, assim como é feito com os reboques.

  18. Dartagnan disse:

    Leiam o rodapé do doc que está com a foto do CIVIC.

  19. Caro Dartagnan,

    Todos lemos e esta correto, pois o DOC com a foto do CIVIC e’ apenas o Certificado de Inspecao – CI, e nao o CSV.

    O CSV, que serve para COMPROVACAO, e’ o documento 01.

    Grupo AIX.

  20. Fernando Mello disse:

    FUI HOJE NO DETRAN DE SP, FALEI COM O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA EMISSÃO DO CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR) QUE FICA NO GUICHÊ ENTITULADO ALTERAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULOS, FALEI COM A ATENDENTE E DEPOIS COM A “AUTORIDADE” E A INFORMAÇÃO É QUE EM SP O DETRAN NÃO ESTÁ AUTORIZADO A EMITIR CSV PARA CARROS ONDE A MODIFICAÇÃO SOLICITADA É O XENON. FALEI DA REPORTAGEM E TAL MAS NÃO ADIANTA, ENQUANTO O DENATRAN NÃO MANDAR ALGO OFICIAL, O DETRAN NÃO FAZ NADA EM RELAÇÃO A EMISSÃO DE CSV PARA ALTERAÇÃO DE SISTEMA DE ILUMINAÇÃO. PARABÉNS A SC QUE ESTÁ NA FRENTE.
    EM SP NÃO PODEMOS REGULARIZAR O XENON.
    O TELEFONE QUE TRATA ESPECIFICAMENTE DA EMISSÃO DO CSV NO DETRAN DE SP É 2189-9755. SERIA INTERESSANTE FICARMOS ENCHENDO O SACO DELES LIGANDO SEMPRE PRA FAZERMOS ALGUM TIPO DE PRESSÃO, SE É QUE ISSO ADIANTARIA.
    ABRAÇO,
    FERNANDO

  21. Dartagnan disse:

    é VERDADE. Espero que todo o procedimento seja BEM SUCEDIDO junto com o DETRAN, e que este se torne exemplo para todos os outros DETRANS pois as INFORMACOES buscadas na rede, de MULTAS APLICADAS a quem nao tem o CSV e o DOCUMENTO com o ADDENDUM da alteracao de característica e alegações são sempre diferentes. Nem mesmo os próprios GUARDAS estão preparados para toda essa mudanca. RECORRER, geralmente é perda de tempo. No meu caso acabei tirando o kit para nao ter dores de cabeça. Sou de Curitiba, e tenho um comentário sobre essa nova lei..

    Existe muita gente sem nocao que coloca o xenon para iluminar a “bunda” dos carros da frente e abrem o leque horizontal, iluminando 3 pistas de uma vez, alguns nem sequer iluminam o asfalto de tao altos.. aqui em curitiba ja vi N com essa característica. Milha no asfalto, faróis procurando macaco nas árvores. Por isso, mesmo estando P.U.T.O de ter que tirar e ter que correr atras de uma “legalizacao” BUROCRÁTICA da indústria das multas, acredito que essa medida ira diminuir esses casos.

    O caso que mais deixa indignado eh de que se dois carros passam por policiais, um com o xenon com o feixe regulado (legalizado ou nao) e outro com halógenas totalmente desreguladas, talvez ateh de 90/100W. Quem tem mais chances de ser parado? quem está prejudicando mais a segurança da via-pública?

    Desculpem pelo desabafo!!!

    Parabéns pelo trabalho!!

  22. Paulo Mendel disse:

    Grande Paulo,

    Parabéns pelo teu trabalho e pela conquista. Sem dúvida, espero que isto abra as portas, para não dizer as cabeças dos Detran´s que ainda fazem uma interpretação equivocada da lei. Parabéns ao pessoal do Detran/SC que demonstrou bom senso e preocupação com a segurança, ao invés de se esconder na burocracia como os agentes do Detran/RS que continuam(sic) com o discurso do proibido. Vamos esperar… Enquanto isto vou de amarelinhas.

    Abraço

    Paulo Mendel

  23. Ed Carlos de Paula disse:

    Bem, mandei um email pro Dentran-PR em curitiba perguntando e inclusive com os links do site e da noticia com as imagens da autorização em Santa Catarina

    Vamos ver o que me respondem e posto por aki ;)

  24. Ed Carlos de Paula disse:

    Ahhh, esqueci de perguntar …

    Qual o valor gasto com tudo isso ??? ou postaram em algum lugar e eu que não vi ?? :P

  25. Otimo Ed Carlos!

    Quanto mais gente souber a correta interpretação das resolucoes, melhor. E quanto mais gente questionar os DETRANs, melhor também.

    Sobre o custo de tudo isto, faremos um novo post para comentar. Quando o documento novo do meu carro estiver pronto, eu o digitalizarei e concluirei este post. É só aguardar.

    Grupo AIX.

  26. Ed Carlos de Paula disse:

    só pra dizer tb ..
    mandei como sugestão pra Globo e SBT regional aki em Curitiba pra fazerem uma materia sobre o assunto, inclusive divulgando o link do site pra verem como anda isso…

    Com a TV mostrando o correto da lei, acho que agilizam, acredito que foi o que ajudou aí em SC a liberarem numa boa .. :)

    Recomendo mais pessoas em todos estados fazerem o mesmo, pedindo pra jornais, radio e TV falarem sobre o assunto.

  27. Roger GOulart disse:

    Amigo, não exigiram limpadores de farol, farol projetor e regulagem automática?
    (ME RESPONDAAA!!)

  28. Amigo, leia a resolucao que esta pergunta sera respondida. Conforme ja informamos em varios posts, limpadores e regulagem sao obrigatorios SOMENTE para veiculos produzidos APOS 01-01-2009!

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  29. Lysandro Carioca disse:

    fiquei enformado por um despachante que no detran em fortaleza ja está abito a fazer,
    amanha confirmarei!irei até la para saber !

  30. Mauricio disse:

    Antes de mais nada, parabéns a vcs aih do blog mais “badalado do momento”…Alguém daí, ou algum leitor sabe onde posso achar um kit contendo um regulador automático de faróis, e um lavador tb de faróis? Mais precisamente para adaptar no Fiesta 2008. Isso ajudaria e muito, uma vez q não precisaria ter o CRV. Valeu…

  31. Lysandro Carioca disse:

    quem tem o kit de 10000k,troca as lâmpadas para 60000k?
    como fazer se a nota fiscal é de 10000k?

  32. Lysandro, basta ter a NF de compra das lampadas de 6k.

  33. Alguma novidade pessoal!?

  34. Mauricio,

    Nao ha’ kits com regulador automatico, e voce nao precisa de regulador automatico de farois no seu carro.

    Leia nosso comentario acima sobre o lavador de farois e regulador automatico, que NAO sao necessarios para regularizar o kit xenon.

    Grupo AIX.

  35. Roger GOulart disse:

    ixi,

    Amigo sou de Braço do Norte SC,
    liguei para a CIAUTO Inspeçao veicular (inmetro) (48) 3629-0029 da cidade de Tubarão(SC) o cara bem ignorante falou que tem que ter lavador, projetor etc..
    ou seja, nao estao cientes da verdadeira eficacia dessa nova lei.
    falei de seu site e tudo, ele diz que ja conhecia, mas mesmo assim ele insistiu em lavador projetor e regulagem.

    Liguei também para a CARSEG (48) 3439-5318 em Criciúma, e eles me falaram o mesmo, o carro tem que ter lavador, projetor, etc . Mas o cara falou que iria se informar…

    Puts, aqui tao tudo desinformados… liga la pra eles e fala com eles!!! hehehe me ajuda, pq to loco pra botar meu 6000k denovo e legaliza-lo.

  36. Leandro Roberto disse:

    Senhores,

    Hoje, dia 09/01, o detran PR (curitiba) não aceita , nem sequer emite autorização para alteração do sistema de iluminação para Xenon.

    Aqui em curitiba, motoristas tem problemas até com as super brancas, que o detran não libera, por exemplo, a transferencia de um veículo, alegando estar irregular, com xenon (o que não é verdade)

    Solução, o motorista tem que se virar e trocar a lampâda. absurdo. mas acontece.

  37. allanberna disse:

    pessoal, tem um cara lah no autoforum, nao sei se eh o mesmo desse site.. haha

    que disse que ainda esta esperando uma ligação que segunda feira iria ter outra reuniao para debater esse assunto e assim dps decidir oque realmente seria feito, afinal eu ja posso ir aqui no detran de SP e pedi a autorização ou eu realmente devo esperar segunda feira para esse reuniao ????

    pq eu liguei tbm no inmetro aqui de SP e disseram tbm do limpador…

    abraço

  38. Lysandro Carioca disse:

    Olá!

    Estive pela manha no DETRAN no Ceará

    e soube de uma enformações

    O kit xenon está liberado até 60000k.

    após a vistoria e inspeçao veicular

    o kit xenon teve ter a nota fiscal no nome do propietario do carro !

    e os falores são seguites ;

    caminhoneta fechada R$;280,00

    caminhoneta aberta R$;250,00

    Carro pequeno R$;180,00

    o valor é muito alto mais como se trata de uma mudança de caractericas.

    Bom que só paga uma vez.

    por enquanto a fiscalizaçao muito baixa.

    abraço

    Fortaleza/Ceará

  39. Fui no Detran/PE e o pessoal de lá só fala na palavra “proibido”.
    Mandei um email para a ouvidoria com os documentos do site em anexo e estou aguardando resposta. Assim que tiver algo, posto p/ vocês! Valeu !!!

  40. Wandiney Timbo disse:

    Olá,
    Lysandro carioca como é procedimento no detran-ce? Quais passos devo seguir?

  41. Rafael disse:

    Oloco… cada dia que se passa eu fico menos impressionado…

    êêê… BraziOzão véio… Uma LEI NACIONAL não é aplicada corretamente nas regionais… tá louco.

    quero andar legalizado… mas estes DETRANs são foda…

  42. Rafael disse:

    Ps.: Alguém tem o e-mail direto de algum CACIQUE do detran-PR? quero mandar as cartas para ele.

  43. Rafael disse:

    desculpem o 3º comentário seguido….

    Acabei de mandar uma sugestão de pauta para a Tribuna do Paraná, arque-rival da globo por estas bandas.

  44. Esse tipo de lei, é aquelas que alguém pega de um país de primeiro mundo, traduz ao pé da letra e manda aplicar aqui.

    A própria pessoa que me atendeu riu quando falou do esguicho. Só pra quem mora em São Joaguim ou Urubici, pois lá pode nevar no inverno.

    O mais interessante ainda é, como que um policial pode multar o uso do xenon se nem os orgãos competentes sabem o que é certo ou errado.

    Mas estou aguardando novidades do Paulo.

  45. Libório Júnior disse:

    Não li a matéria, simplesmente vi a chamada e tô colando aqui o link… Mas saiu hoje no UOL:

    http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/01/09/ult634u3341.jhtm

    Acho que o jeito será voltar para as amarelinhas..

  46. Allan,

    Vamos esperar ate segunda. Esta liberacao conseguida aqui em florianopolis pelo Paulo causou um grande tumulto em relacao a isto. Creio que de agora em diante eles sentiram a necessidade de se posicionar visto que o mercado esta fechando o cerco para uma definicao real e final sobre a resolucao.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  47. Luciano disse:

    Aqui em campinas, no Centro de inspecao da Von zunbem, nao estao liberando CSV para xenon. “Esta’ proibido” e nao tem nem argumentacao. quase desligaram na minha cara…

    continuo com as super brancas e acompanhando a luta…

  48. Li essa matéria do uol, é praticamente a mesma da globo, falando que tem que ter o limpador e tal, povo não sabe interpretar a lei, estou no aguardo de um email que mandei ao detran do PR também para tentar legalizar o meu

  49. Milton G. disse:

    Seguinte,
    Desculpe a desonestidade, mas como tudo neste país é assim, e o detran tende a nos roubar em tudo… é melhor pagar um carinha la de dentro do detran e pedir pra ele emitir um novo documento com a alteração para xenon! (conheço 2 que fazem isso em minha cidade no PARÁ) O Grupo AIX nao concorda com esta pratica.
    Se é pra aloprar….alopra bonito!
    Abraços!

  50. Luciano,

    Teremos uma novidade sobre isto logo logo. Aguarde o novo post.

    Grupo AIX.

  51. Acabei de ver o jornal!!!! Parabéns Paulo!!!!!

  52. Libório Júnior disse:

    Opa, acho que depois da matéria do Jornal Nacional o pessoal do DETRAN e CIA Ltda devem se “esticar”. Ví que domingo terá uma reportagem sobre o xenon no AutoEsporte.

    Tinha agendado pra ir remover o meu amanhã, acho que vou esperar um pouco….

    Abraços..

    =)

  53. Carlos Vasconcellos disse:

    Parabéns meus amigos

    Assisti o JN hoje, 09/01/09, e não foi mencionado nada de que o xenon está proibido para carros antigos ou semi-novos. Basta ir ao DETRAN, depois oficina homologada e depois retornar ao DETRAN para obter o CSV. Pelo que pude perceber basta apenas regular o farol. O problema está justamente no DETRAN que até o momento não tem nenhum comunicado oficial para autorizar o CSV.
    Como já mencionei antes qq farol ofusca a visão, basta estar desregulado!

    Parabéns mais uma vez e não desista dessa empreitada.

    Abraços

    Carlos

  54. André disse:

    Alguém tem informações do detran do PR? Como fazer o procedimento por lá? Abraços!

  55. Paulo Mendel disse:

    Parabéns Paulo,

    Depois de ser veículada no JN, a notícia e recomendações de regularização já fazem parte do site G1. Creio que isto desencadeará uma melhor informação nos DETRAN dos estados.

    http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL950151-9658,00-JORNAL+NACIONAL+ESCLARECE+DUVIDAS+SOBRE+O+USO+DOS+FAROIS+DE+XENONIO.html

    Paulo Mendel

  56. Lysandro Carioca disse:

    Olá!
    Estive pela manha no detran
    e souber de uma enformações
    O kit xenon está liberado até 60000k.
    após a vistoria e espaçao veicular
    o kit xenon teve ter a nota fiscal no nome do propietario do carro !
    e os falores são seguites ;
    Caminhoneta fechada R$;280
    Caminhoneta aberta R$;250
    Carro pequeno R$;180
    o valor é muito alto mais como se trata de uma mudaça de Características.
    Bom que só paga uma vez!
    diferente do gás GNV que paga todos os Anos e a cada 5 anos inspeçao veicular
    por enquanto a fiscalizaçao ta muito baixa.
    e a mudaçao de Característica que será alterado no documento.ou seja no documento
    do veiculo constará o uso do xenon que custara mais R$;20,00

    1º – Pedir autorização prévia ao Detran do seu estado (mesmo os que já instalaram o equipamento e não o regularizaram);

    2º – Depois da instalação, procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran;

    3º – Caso a mudança seja aprovada, o motorista deve voltar ao Detran para que a mudança seja registrada no documento do carro.

    Fortaleza/Ceará

  57. Mandei um link nesse site para o AUTO ESPORTE,Como sugestao de reportagem
    na Segunda feira dia 5/01/2009.
    E deu Certo!domingo ja tem uma reportagem sobre o assunto

  58. OutBreak disse:

    Passou no JN justamente isso. Segunda-feira vou me informar no Detran-RJ como proceder para regularizar o xenon dos carros la de casa.

    Paulo, seu carro tem xenon no milha ou só no farol principal?

  59. Outbreak,

    Sim, sabemos. Fomos nós que gravamos a entrevista, como deves ter percebido.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  60. André,

    Aguarde o post novo que publicaremos em seguida. Saiu no Jornal Nacional que está permitido, HOJE. Nós gravamos a entrevista em São Paulo hoje a tarde e já foi pro ar.

    Grupo AIX.

  61. Carlos,

    Eu, Paulo Franzoni, fui dar a entrevista em nome do Grupo AIX, como deves ter percebido.

    Tudo o que sempre falamos aqui no site do GRUPO foi exatamente o que saiu no Jornal Nacional. Logo mais postaremos o video.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  62. Flavio Menezes disse:

    PAulo Franzoni,

    Pelo que pude perceber aqi em Sp ainda nao tem como obter o CSV??? NEM mesmo o detran de Sp não sabe como proceder

    no aguardo

    flavio

  63. jorge americo filho disse:

    bom dia meu amigo eu tambem sou um dos que tem um kt xenon de 6000k coloquei no meu carro que é um gol e a mesma é h4 que tem auta e baixa o que devo fazer pra regulizar?. obrigado

  64. DJ Renato disse:

    Realmente o pessoal da CARSEG de Criciúma ta de palhaçada…

    Estive lá na última quinta feira pra saber o valor da inspeção (250,00). Nesse meio tempo informei a eles (para o bem deles), que não precisa de esguicho e reguladores automaticos para carros fabricados antes de 01/01/2009…
    Mostrei a lei, as cartas aqui do blog, site do Detran – SC com o comunicado aos Detrans das cidades… Enfim…
    Fiz tudo isso pra no final de 40 e poucos eles falarem que enquanto não receberem um comunicado oficial informando que não precisa dos esguichos e regulagem de automatica, não passarão nenhum carro…

    Enquanto isso a 37km na cidade de Araranguá o valor é o mesmo, e informaram que oque precisa é somente da autorização do Detran…

    Tal autorização dei entrada na última quarta feira fazendo o requerimento, reconhecendo em cartório e levando ao Detran aqui de Araranguá junto com cópia do CRV e minha carteira de motorista reconhecidos em cartórioi.
    Ontem quando fui ao Detran buscar a autorização, pra minha surpresa ou não né… A autorização não estava pronta pois eles ainda não tinha certeza e o Detran não tinha informado eles…

    Enfim… O cara tbm veio com um monte de “guéri guéri” e disse que segunda feira terá uma resposta…

    Eu falei que a resposta segundo a lei é sim…

    Agora com essa matéria do JN as coisas devem mudar, se não mudar vou entrar em contato com o Denatran, se for o caso seria interessante que postassem o número do Denatran…

    Vamo tudo junto povo… rsrs

  65. Maas disse:

    entao eu to com muita sorte mesmo, eu instalei o kit em novembro, e logo procurei meu despachante para saber sobre a possivel legalizaçao do xenon, e felismente eu consegui, nao sei se é porque eu fiz pelo despachante ou sei la o que, mais consegui, eu soh preenchi o requerimento, fui no cartorio reconhecer firma, entreguei devolta ao despachante e fiz a vistoria, em uma semana ja constava o kit xenon 35W no documento, e aqui na minha cidade, Timbó – SC, mais pessoas conseguiram ja, agora é só aproveitar :D

  66. Rick disse:

    Opa estou aqui em Sampa e gostaria de saber como fica nas motos?
    Obrigado.

  67. André Luiz disse:

    Vou tentar aqui no Rio na próxima semana! Andei quase q ano com 6000K no baixo e 8000 no neblina do meu Corsa Sedan. Agora peguei um Vectra GT e estou colocando os 6000K no baixo e 3000K no neblina… Mas quero andar legalizado! Vai serprego na pedra, mas vou começar a briga amanhã…

  68. André Luiz,

    Que a luta começe! Ótima iniciativa. Como eu disse em outras respostas, quanto mais gente incomodar os DETRANs (porque eles acham que uma pessoa buscando seus direitos é incomodar), melhor. Logo logo vai cair no esquecimento isto tudo, como é o caso do insulfilm, do reboque, e principalmente das rodas. Sabias que quem troca a roda do carro (por uma com raio maior ou menor) também precisa tirar um CSV? Eu particularmente nunca ví ninguém tirar CSV e colocar no documento que o carro trocou a roda 15″ por uma 16″.

    Nos mantenha informado do seu caso, e se precisar de ajuda entre em contato.

    Grupo AIX.

  69. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    Paulo Franzoni,

    Gostaria de saber se vc já tirou seu novo documento com a alteração. Pois, estarei indo amanhã no Detran daqui para solicitar a minha alterção e estou me preca vin do com todos os documentos que vc colocou a disposição para mostra a eles que esta tudo autorizado.

  70. Paulo Mendel disse:

    Olá Paulo,

    Quanto te custou a inspeção feita para a emissão do CSV aí em Floripa? Pergunto porque achei absurdamente caro os R$ 310,00 informado por um centro de inspeção aqui de Porto Alegre cobrados para inspeção para alteração do sistema de iluminação. Eles não sabem exatemente como proceder (o DETRAN daqui ainda não tem posição a respeito). Me parece que estes valores deveriam ser padronizados pelo Inmetro não? Ví pessoal do Ceará relatando R$ 190 e de R$ 250 em Criciúma. Sabes algo a respeito?

    Abç

  71. Junior Mendes disse:

    Paulo Franzoni,

    Poww eu coloquei insulfim, um cd, um porta oculos, tapete de carpet, sera q o detran vai querer “ponhá” no dicumento ?? ahuahuahuaha

    Paiaçada essa de por no documento!!! Nunca vi isso!

    Garanto q se eu pidi pra “ponhá” o meu nome e da minha namorada eles nem vão deixar……. kkkkkkkkkkkk

    Gente o detran é uma piada!!!!!!!!!!!!!!!!

  72. Mauricio disse:

    Para os dois Paulos:
    1º Eu tirei CSV quando alterei as rodas do meu carro, deu uns R$200 e pouco… troquei de 15″ pra 17″…

    e pro segundo Paulo, então já estão fazendo em Porto Alegre? Pois quero legalizar logo!

    []’S!

  73. Luiz Henrique disse:

    Grande Paulo, no final das contas já conseguisse tirar o novo documento ou não, pois dependendo do que vc disser estarei incomodando o detran o mais rapido possivel, pq ter que tirar xenon pra por lampada comum ta complicado

  74. Reiff disse:

    Então hoje são 12/01/2009 e você não postou o resultado da sua correria, gostaria de ver o resultado, com valores e tudo mais.

    No aguardo!

  75. Reiff,

    Logo postaremos todos os detalhes.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  76. Luiz,

    Documento foi feito sim. Logo o Paulo postará as informacoes a respeito.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  77. Jean Siqueira disse:

    Parabéns Deft!

  78. Leonardo disse:

    Paulo. Boa Tarde! Qual o valor pago na inspeção pela empresa credenciada pelo INMETRO? Aqui na minha cidade estão cobrando a bagatela de R$ 150,00 pela vistoria.

  79. Marcos disse:

    Só por curiosidade, qual a marca do kit que vc colocou?

  80. Marcos,

    Como eu sou dono da Live 1 (Live One Importação), logicamente os kits que eu usei foram os meus.

    Paulo Franzoni

  81. Leonardo,

    Isto varia de empresa para empresa. Os centros de inspeções veiculares são privadas, ou seja, eles quem decidem quanto vão cobrar.

    No meu caso o valor foi diferenciado, o que é justificado pela motivação que tinhamos em conseguir o meu documento visando que todos os usuários de xenon do Brasil fossem beneficiados, e, consequentemente, geraria um grande aumento na demanda por estes serviços em todos os centros de inspeção do Brasil.

    Grupo AIX.

  82. Grande Jean,

    Valeu! ;)

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  83. Marinho disse:

    Boa tarde, Paulo!

    Parabenizo pelo importante trabalho realizado por vc e equipe da AIX na liberação dos faróis Xenon.

    Após vir lendo todos esses dias o que já foi postado, ficaram duas perguntas:

    – Vc pagou R$ 31,00 pela vistoria;
    – R$ 78,50 pela emissão do novo doc. e DUT;
    – Realizaste a vistoria no próprio DETRAN;
    – Levaste junto o CSV;

    A 1ª pergunta então é quanto saiu para legalizar o Xenon? acredito que tenha pago um valor para obter o CSV e não encontrei este valor nos posts, assim gostaria, se possível, que vc informasse o valor final da legalização para o seu carro.

    A 2ª pergunta: existe diferenciação de valores no CSV no caso de ser veículo que possui as luzes baixa e alta juntos, tipo H4?

    Obrigado pela atenção

  84. Marinho,

    Obrigado pelo apoio. Para simplificar o entendimento de todos, vou colocar o passo a passo novamente aqui:

    1 – Preencher o formulário fornecido pelo DETRAN do seu estado. Ir ao cartório reconhecer firma e aproveitar para tirar cópia autenticada da nota fiscal do kit.
    2 – Ir no CIRETRAN da sua cidade e entregar o formulário. Em Florianópolis, 05 minutos depois, eu tinha a ‘Autorização’ por escrito e com um protocolo.
    3 – Ir à um centro de inspeção licenciada (ITL) visando obter o CSV. O CSV não é só para xenon, e sim pro carro inteiro. Então o seu não sairá mais caro por ser bi-xenon. O preço varia de ITL para ITL, pois são empresas privadas. No meu caso a cobrança foi diferenciada, visto quem eu representava e também visto que, depois de mim, muitos e muitos outros usuários (3 milhões no Brasil) irão seguir os mesmos procedimentos.
    4 – Voltar no DETRAN/CIRETRAN da sua cidade, onde pegaste a autorização com: a) Solicitação com firma reconhecida; b) Autorização; c) CSV; d) Nota Fiscal do kit original, primeira via; e) Documento de transferência do carro (DUT); f) Documentos pessoais; Com isto o DETRAN gera duas taxas, a de R$31,00 pra vistoria e mais R$78,50 para a emissão de um novo documento – CRLV – e também de um novo DUT, já com as mudanças.
    5 – Paguei as guias, e fui fazer a vistoria no próprio DETRAN e, depois da vistoria, fui embora.
    6 – Voltei no DETRAN no prazo estipulado por eles para retirar os meus documentos novos.

    Qualquer outra dúvida não deixe de perguntar.

    Também nos mantenha informado sobre o seu caso,

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  85. Rodrigo disse:

    Ola Paulo,

    Primeiramente parabens pela sua iniciativa, eu particulamente acho que pagamos altos impostos sobre os carros, alem de IPVA e todos os outros impostos gerados e acho que deveriamos ter o direito de alterar nossos carros desde que dentro da lei.
    Estou com uma duvida: Em quais casos o Detran ou a ITL podem reprovar o uso do XENON no carro?

    Obrigado e parabens novamente…
    Rodrigo

  86. Rodrigo,

    A resolucao explica exatamente que tipos de kits sao aprovados.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  87. Caio Lopes disse:

    Boa noite galera…

    Então.. depois de ler os posts, restaram algumasss duvidas…

    – A NF do xenon tem que estar no nome do proprietario do carro?
    – O xenon 8000K não é permitido?
    – Quem já conseguiu fazer “tudo”, qual foi o gasto total?
    – É necessário os esguichos ou não?

    Agradeço desde já, desculpem se fiz perguntas repetidas, porém não as encontrei antes.
    Sou de Jaraguá do Sul – SC.

    Obrigado….

  88. Alexandre Aono disse:

    Primeiramente meus parabens por essa iniciativa tão bacana de ajudar a fazer valer nosso direito que temos xenon no carro ha muito tempo…
    para legalizar o xenon são necessarios tres passos que todos sabem:
    1) pedir autorização
    2) realizar a vistoria num posto credenciado
    3) levar ao detran para alteração do documento
    Até ai td bem,o procedimento é parecido para legalizar suspensão rebaixada…. o problema esta no que deve existir no carro para ser aprovado….
    Ao meu entender somente os carros fabricados a partir de 2009 é que são obrigados a ter os sistemas de regulagem e limpeza…. mas em contato com um posto de vistoria eles alegaram dizendo que TODOS sem exceção deveriam ter o sistema, tornando a adaptação inviável…
    è claro qeu em nosso país a falta de informação é muito grande e nem as proprias autoridades sabem o que é certo e errado…
    Por isso por favor sane minha dúvida: Gostaria de saber com detalhes como estava o seu veículo… voce adaptou algum sistema de limpeza a ajuste?
    Como ja disse antes ao meu entender os carros que ja possuiam o acessório não precisam dos sistemas exigidos, somente devem ser regulados e ajustados para a inspeção….
    Por favor nos forneça detalhes do que deve haver no veículo para aprovação…

    Mas uma vez meus parabens

  89. Caio Lopes,

    Vamos às suas dúvidas:

    1) A nota fiscal precisa, a principio, estar no nome que consta no documento do carro.
    2) O xenon 8000K não é permitido, pois a luz que ele emite tem cor azul-esbranquiçada, e não branca.
    3) R$31,00 vistoria DETRAN, R$78,50 pela emissão de novo documento e mais o custo do CSV, emitido por um centro de inspeção. Varia entre cada centro.
    4) Esguichos ou niveladores automáticos são APENAS para veículos saidos de fábrica A PARTIR DE 2009!

    Mantenha-nos informados sobre seu caso.

    Grupo AIX.

  90. Caro Alexandre,

    Você está correto em todos os aspectos. O meu carro não tem lavador nem regulador automático, porém tem um kit xenon branco, de acordo com a resolução 227/07 e 294/08.

    Regulador automático e lavador de faróis são apenas para carros fabricados a partir de 2009 mesmo. Os centros de inspeção estão errados, e acreditamos que, como os ‘jornais’ já estão mais informados, os DETRANs já estão mais informados também, agora é só mesmo esperar para a última peça desta história se informar também, ou seja, os ITLs se informarem.

    Acredito que logo logo tudo volte ao normal.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  91. ADC disse:

    Paulo:

    Parabens pela iniciativa, espero que sirva de exemplo para outros detrans.

    Mas aqui na minha cidade ( DOURADOS, MS) o Detran e o centro de vistoria do Inmetro continuam insistindo que “TODOS OS VEICULOS” sejam eles fabricados em 2009 ou anteriormente pecisam dos equipamentos ( limpeza e regulagem de altura) para regularizar o xenon.

    Pergunto-lhe então: QUAL PARTE DA RESOLUÇÃO MOSTRA CLARAMENTE QUE OS EQUIPAMENTOS ( limpeza e Regulagem)

  92. ADC disse:

    PAULO:

    Continuando a pergunta que não terminei:

    QUAL PARTE DA RESOLUÇÃO MOSTRA CLARAMENTE QUE OS EQUIPAMENTOS SÃO OBRIGATÓRIOS SÓ PARA CARROS FABRICADOS APARTIR DE 2009 ???

    FICAREI GRATO SE ME RETORNAR !!!!

  93. Caro Adriel,

    O artigo primeiro da resolução 227 já diz isto.
    Art. 1º – Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.

    Para não ter dúvidas que a resolução falava só dos CARROS NOVOS SAÍDOS DE FÁBRICA a partir de 2009, leia a pergunta que fiz ao DENATRAN e a resposta que o DENATRAN nos concedeu, por escrito, clicando neste post.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  94. Alexandre Aono disse:

    Bom saber disso, mas pode nos informar mais detalhes sobre o deve ser feito para ser aprovado na vistoria?
    Ja que não é necessario o lavador nem o ajuste automático alguma coisa deve ser importante para a aprovação.

    Obrigado novamente

  95. Kiko Branco disse:

    Gente, só uma dica. Deixem claro aos orgãos de inspeção que a demanda será muito grande. A vistoria aqui em SÃo luis – MA era 120,00 reais, eu exigi um preço melhor para todo cidadão comum, sou distribuidor e tenho interesse que todos tenham acesso a regulamentacao. Final da história. Aqui em São luis – MA que dizem ser tão atrasado pagaremos só R$ 60,00 pela inspeção. Um abraço.

  96. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    Paulo,
    Aqui em Recife as empresa credenciadas para efetuar as vistorias, ainda hoje não sabem como efetuar a vistoria no carro e mesmo eu estando de posse da autorização do Detran ele não fazem.
    O valor mencionado aqui para “Alteração de características” nos postos de credenciados é de R$ 200,00. Esse valor é um absurdo pelo o que eles devem fazer para verificar a regulagem do farol.
    Quais foram os procedimentos que eles fizeram no seu carro para aprovar o CSV?

    Obrigado pelo apoio que vc esta dando para todos nós do Brasil.

    Atc,
    Eduardo Almeida – Recife

  97. Caro Kiko Branco,

    Ótima iniciatia. Vai de encontro com o nosso trabalho, que visa facilitar a vida dos usuários de xenon no Brasil.

    O seu carro já está regularizado? Se sim, me mande o documento para eu também postar aqui no blog!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  98. Eduardo Almeira,

    O primeiro passo foi fazer a rede Globo dar a notícia correta. Juntamente com isto, mobilizamos as emissoras de televisão locais e regionais para tal feito, e conseguimos.

    Depois disto, focamos os DETRANs, e agora eles já estão concedendo as autorizações na maior parte do Brasil. O terceiro e lógico passo é atacar os ITLs, o que já estamos fazendo.

    Amanhã, por exemplo, tenho uma reunião com uma assossiação dos ITLs de Santa Catarina, e creio eu que sairemos com uma ótima notícia. Depois disto será a vez dos outros estados, mas tudo será muito rápido.

    Conto com a sua ajuda para nos ajudar a divulgar os fatos.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  99. Alexandre Aono,

    Com certeza. Em primeiro lugar, é importante que o estado ganhe alguma coisa além dos impostos com isto tudo, e não só os lojistas e importadores. hunff..

    Além disto, visto que havia muitos kits de procedência duvidosa (leia-se Paraguai) e muita sonegação de impostos, com esta resolução e consequente regularização exigida, apenas kits com NOTA FISCAL poderão ser regularizados, como já disse em algum post e em algumas respostas.

    Por fim, como muita gente ainda prefere os kits de 8000K, que são realmente proibidos e sempre foram, devido a sua coloração azul-esbranquiçada, a inspeção vem a calhar, pois apenas kits de 6000K poderão ser legalizados. Como o DETRAN não tem pessoal nem estrutura para fazer este tipo de vistoria, sobrou para os ITLs, que tem pessoal qualificado para fazer tal aferição.

    Por último ainda, como eu disse no jornal nacional, qualquer alteração no sistema de iluminação, ou mesmo uma manutenção de troca de lâmpadas queimadas, é o suficiente para que, na maioria das vezes, desregule o farol do carro. A inspeção no ITL também corrigirá isto, o que é muito bom!

    Qualquer outra dúvida ou comentário não deixe de entrar em contato!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  100. Bom dia a todos…
    E bom demais ver que estamos quase no final de entender oque esta acontecendo com o Detran e Xenon no Brasil.

    Trabalho com importacao e venda de Xenon tem mais de 4 anos, e depois da mateira da Globo saiu as minhas vendas caiu 40%, agora parece que esta voltando a subir e logo espero poder vender mais Xenon para todos voces..

    Vou publicar no meu site esta materia para todos ver.

    Abraco

    Robson

  101. Leonardo Quadros disse:

    Maurício,
    Liguei ontem para um CRVA daqui de Porto Alegre e a resposta foi de que eles estão aguardando instruções do DETRAN de como proceder com os procedimentos para regularizar o Xenon.

    Por enquanto teremos que ficar no aguardo.

  102. Flávio Laredo Diniz disse:

    Paulo,

    Quando comprei meu kit xenon, os kits disponíveis no Brasil ainda eram muito caros. Por isso, decidi importar. Os reatores são da Osram e as lâmpadas da Super Vision 6000K. Tenho Comprovante de Pagamento em meu nome e comprovante de pagamento da taxa de importação. Por ser importado, não tenho nota fiscal. A pergunta é: preciso adquirir um novo kit aqui no Brasil para que eu consiga legalizar ou os documentos que tenho do meu atual kit já são suficientes?

    Flávio.

  103. Gennaro disse:

    Primeiro quero dar os parabéns não somente pela iniciativa mas também pela conquista quero também uma informação.
    Tenho um carro financiado, e olhei nos documentos acima que a obcervação sobre xenon fica no mesmo local das informações do banco, quero saber se mesmo financiado posso fazer esses procedimentos de legalização ou somente carros sem reserva de dominio, aqui no DETRAN do Maranhão não sabem informar, obrigado

  104. Marcelo disse:

    Olá pessoal… hoje me informei de tal situação para regularização aqui em porto alegre/RS. Liguei para o Detran… a taxa aqui em POA é R$ 127,00 + a inspeção no ITL de R$310,00. Na ITL me informaram que pode ser xenon de 6k ou 8k. Que precisa se ter xenon na alta e baixa. Estes valores são conforme região! A gente vai gastar quase 500 reais em taxa mais o custo do xenon! É uma tremenda sacanagem, pois disseram que kits da china coisa e tal eram o problema… agora pagando se pode ter… bom… eu vou ver se consigo juntar para regularizar o meu! Espero ter dado minha colaboração!

  105. Alan disse:

    Paulo, não há maneira de regularizar o xenon de 8.000k ?

  106. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    A todos de Recife e do Brasil.

    Eu estava comprido atrás aqui para que todos os órgãos de fiscalização e credenciados pelo Inmetro tomassem ciência dos verdadeiros fatos e o real entendimento da resolução 227 e 294. OK
    O DETRAN de recife “Central da Iputinga” esta liberando a autorização para efetuar a vistoria nos credenciados do Inmetro, mas, até o momento só existem algumas e o valor é de R$ 223,00 em todas mais R$ 32,00 de taxa no DETRAN. O nome das que estão efetuando as vistorias são:
    PIV – POSTO DE INSPEÇAO VEICULAR LTDA – 81 3439-6611;
    ITV – Inspeção Técnica Veicular Ltda – (81) 3453 7223.

    É só levar a liberação do DETRAN, a nota fiscal do kit que deve ser de até 6000K em nome do proprietário do veiculo “ou a declaração da equipadora em seu nome” e o farol deve esta regulado com o xenon. Pronto agora é só ir ao DETRAN novamente para emitir outro documento com a alteração.

    Atc,
    Eduardo Almeida – Recife

  107. Kiko Branco disse:

    Paulo Franzoni,

    Ja estou com todo o AVAL da diretoria e do pessoal do chefe de vistoria, infelizmente esbarrei na coordenadora do denatran do estado do Maranhão, que de tão desinformada disse que não precisava do CSV, e que lampadazinha não precisava de inspeção, que essas luzes tao causando mortes, entao rebati dizendo o que causava morte era falta de sinalizacao e buracos em nossas estradas. Mas amanha tenho outra reunião com a diretoria amanha pela manhã. Postarei aqui o resultado. Tenho orgulho de estar participando dessa batalha, e muito feliz por estar representando os lojistas e distribuidores aqui do estado do Maranhão nessa luta pelos nossos direitos.

    Um grande abraço

    Kiko Branco
    São luis – MA

  108. thiago bonfim disse:

    alguem do ceara ja fez a vistoria no detran ??? como foi o procedimento? abraços galera e vamo continuar nessa luta.

  109. Andre Blasque disse:

    Bom dia, alguém aqui de Curitiba já legalizou o kit Xenon ?

    Abraço a todos.

  110. Alan,

    Não há como regularizar o xenon 8000K, pois ele não é branco. Eu também prefiro 8000K, mas realmante não há como.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  111. Gennaro,

    Obrigado pelos parabéns.

    Sobre o documento, você já viu o documento do CIVIC? Você já leu ele? Desculpa falar isto, mas acredito que uma rápida olhada já responde a sua pergunta……

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  112. Luiz Henrique disse:

    Paulo quanto que vc gastou pra tirar o CSV??

  113. [...] DETRANs do Brasil inteiro são obrigados a concederem a autorização para alteração de característica, pois a resolução 292/08 assim estabelece. Este link detalha quais os procedimentos, passo a [...]

  114. Adriana disse:

    Paulo,

    eu nao consigo visualizar o que está escrito no seu CSV E CI, pois fica desconfigurado.

    Poderia escrever no post o que menciona a observação do laudo.

    Grata,

  115. Olá a todos. Aqui em Joinville, a empresa (VISTEC) que faz a emissão do CSV só saberá como irá regularizar na quinta-feira a tarde. Eles terão uma reunião para decidir como será feito.

    Enquanto isto eu aguardo.

    Valeu!

  116. Paulo, eu posso fazer a inspeção em Florianópolis aonde você fez?? E depois trazer pra Joinville?

    Valeu!

  117. Adriana disse:

    Desculpa Paulo,

    já consegui visualizar.

    Grata.

  118. Liguei agora a pouco na Inspeville Inspeções de Segurança Veicular Ltda, (47) 3438 0105.
    Eles estão regularizando kit xenon sem a regulagem automática, bastando ter a regulagem manual. Mas exigem o limpador de farol, que segundo eles já foi adaptado por alguns clientes.

    Valeu!

  119. Giovani disse:

    Boa tarde,
    entrei em contato com o detran da cidade de Blumenau/SC e realmente estão liberando para regularização do Xenon. Porem, os custos para a regularização do mesmo, são superiores aos valores postados nesta pagina. Além das despesas mencionadas, o Inmetro esta cobrando R$250,00 para a vistoriar e emitir a autorização para o CSV.
    Fica ai o fato.
    Abraços.

  120. Giovani,

    Em primeiro lugar, é bom saber que o DETRAN daí já está liberando. Vitória de todos nós!

    Sobre o valor, não é o INMETRO que cobra, e sim o centro de inspeção acreditado INMETRO e certificada DENATRAN. Os centros de inspeções são empresas privadas, ou seja, cada um cobra o valor que achar melhor. Isto não é tabelado.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  121. A Inspeville me respondeu que eles tiveram uma reunião hoje na ACOI – Associacao Catarinense de Organismos de Inspecao e depois de discutirmos entre todas as 22 empresas de SC sobre a Resol 227 e 294 chegamos a conclusao que os requisitos mínimos para se regularizar os faróis de Xenon seriam:
    – Ter regulagem de faróis (Mecânica ou Eletrônica);
    – Lavador de faróis (esguicho de água);
    – Emitir luz branca (até 6000k);

    Ou seja, tem que adaptar o esguicho. Que BOSTA!!!!!!

  122. Paulo Laurentiz disse:

    Paulo meu xara me tire umas duvidas por favor.
    Seguinte, tenho um honda fit ano 05 com bi-xenon no farol h4(10.000k) e nos milhas h11(10.000k tb), um new civic ano 07 no farol baixo hb4(8.000k) e nos milhas h11(8.000k), farol alto lampada convencional.
    O devo fazer para regularizar isso ? ja sei q estas tonalidades nao sao permitidas, entao irei trocar todas as lampadas por 6.000k.
    Fora isso oq devo fazer para estar poder regularizar isso ? tenho q instalar lavadores de farol nos dois ?
    Sou do interior de Sao Paulo, e parece que por aki ainda nao a essa regularizacao. Vou entrar em contato com o Detran do Estado.
    Mas caso tenha como regularizar, oq mais devo fazer para poder passar neste teste ?
    abç

  123. Sandro disse:

    Caro Paulo,

    Já entrei em contato com o Dentran em Brasília, Ouvidoria doInmetro no RJ e diversas empresas credenciadas. Continuam exigindo regulagem dos fachos do farol e limpadores. Pergunta-se:
    1) O Civic exibido no site possuía limpadores de faróis adaptados? S/N ?
    2) É verdade que a empresa que realizou a vistoria para vocês em SC recebeu uma notificação de Não-conformidade pelo Inmetro por não ter atendido às normas exigidas (leia-se regulagem da altura e limpadores)? S/N ?
    3) Já que NENHUMA empresa está aceitando realizar a vistoria SEM limpadores de faróis, não seria hora de vocês entrarem com uma Ação Declaratória em face do Inmetro/Denatran para expedirem de uma vez comunicado de quê os limpadores NÃO são necessários para veículos anteriores a jan/2009?

    Espero que desculpe a sinceridade das minhas perguntas, mas a situação na prática para quem quer legalizar está muito diferente. Não estamos conseguindo regularizar aqui no RJ de jeito NENHUM, pois as empresas estão com medo de serem notificadas pelo Inmetro e perderem sua acreditação. Agradeceria se pudesse repetir sua resposta às minhas perguntas, além do site, também para meu e-mail.

    Cordialmente

    Sandro Sasse

  124. Alexandre V. Pereira disse:

    Olá Paulo, estive hoje no Detran aqui de Santos solicitando a autorização para alteração de características. Fui muito mal atendido e de quebra o atendente ficou dizendo umas graças do tipo “O carro não pode ter essa luz branca, porque ela mata as pessoas nas rodovias”, ” Você não vai conseguir regularizar essa situação” e a mais incrível de todas “Todos os carros que tiverem o xenon instalados serão guinchados, mesmo que tenha saído de fábrica com ele”, depois disso decidi ignorar o cara e só pedi pra ele agilizar o processo complicadíssimo de pegar a documentação e carimbar a minha via.
    Foi estipulado um prazo de 10 dias para conseguir essa autorização.

    O pessoal está te informando o tempo que leva para pegar essa autorização, você tem alguma média de tempo?

    Um abraço

  125. hugo disse:

    ola paulo parabéns pela vitoria finalmente novamente podemremos usar o xenon e regulariza-lo so q possuo o kit de 8000 k será q consigo somente trocar a lampada para 6000k soq eusar o mesmo kit valeu um abraço!!!!!!!

  126. Luiz Henrique disse:

    Grande Paulo,

    Parabens pela sua conquista mais agora complicou todos os orgãos de inspeção querem o limpador de farol. Mesmo em veiculos anteriores a 2009. E ja até tabelaram o valor da vistoria ja viro cartel…..

  127. Johnny disse:

    Fiz a requisição aqui em Blumenau/SC, me deram um prazo de 5 dias para pegar a autorização, no entanto, já entrei em contato com a INSPECAR (47 3323-9789) e falei com o engenheiro Jair que me informou que ele foi a uma reunião ontem do ACOI e lá disseram a ele que está aprovado o uso de lâmpadas de até 6500K e para os faróis que emitirem o fluxo de luz com intensidade maior que 2000 lumens é necessário o uso dos dois sistemas descritos, independente do ano de fabricação do veículo. Ele também disse que é necessário ter um documento do fabricante/importador que comprove que as lâmpadas emitem até 2000 lumens…

    Acho meio difícil conseguir isto pois sei que lâmpadas xenon emitem mais que 2000 lumens (quanto maior a temperatura em Kelvin menor o índice de lumens) e que pelo que parece só existe um laboratório aqui no Brasil que faz esta medição (e sai bem caro), ele também disse que está esperando um comunicado oficial do INMETRO com estes requisitos e por enquanto parece que não está sendo feita a inspeção para os carros que não tem os requisitos necessários…

    E agora? O que devo fazer?

    Obrigado

  128. As CIRETRANS do estado de Santa Catarina voltaram a emitir a autorização de alteração de sistemas de ilminação (Xenon) e Suspensão!!!

    Lembramos que os seguintes documentos são necessários:

    – Reconhecimento em Cartório do Requerimento pelo proprietário do veículo (doc em anexo);

    – Autorização Prévia do DETRAN (prefira sempre pedir a um Despachante que o processo fica muito mais ágil),

    – NF de Kit e mão de obra do Xenon e NF no caso de alteração de MOLAS ESPORTIVAS e INSTALAÇÃO.

    – Após isso, voce deve fazer a instalação do kit xenon de até 6000k, porém, se o xenon for de luz branca e tiver o filtro, esse valor pode ser ate maior.
    Além do kit xenon, voce deverá adaptar algum sistema de limpeza das lentes do farol, ou seja, adaptar um sistema de esguichos (podem ser simples esguichos de para-brisa adaptados no para-choque) em seu carro. Quanto a regulagem de faróis, todos os carros possuem, porém, alguns mecânicos e outros automáticos (atraves de dispositivo dentro do carro) ou manuais (regulagem no proprio farol) e ambos atendem as necessidades.
    Atendendo a essas necessidades, o veículo estará apto á passar pela Inspeção Veicular.

    Depois de aprovado na inspeção veicular e de posse do CSV e com toda essa documentação (NFs etc) em mãos você pode regularizar seu veículo procurando um despachante ou pegando uma senha no Detran.

    Os valores:
    a) insp. Rebaixados – Valor da inspeção = R$250,00
    b) Insp. Xenon – Valor da inspeção até o dia de hoje = R$180,00 (Tá p/ subir p/ R$250,00),

    Se fizer ambas inspeções e a atorização do DETRAN englobar os dois escopos em uma autorização voce pagará apenas a Inspeção de Alteração de Suspensão – R$250,00.

  129. Raniere disse:

    AQUI EM SP É 180,00 MAIS PAGAMENTO DO SEGURO E LICENCIAMENTO E MAIS 130,00 ME INFORMARAM É COMO SE FOISSE UMA TRANFERENCIA. ISSO É ROLO

  130. Eu já consegui retirar a autorização no DETRAN, fui fazer a inspeção e fui reprovado pois não tenho os limpadores.
    Na segunda-feira que vem estarei instalando os limpadores, para que na terça eu refaça a inspeção.
    Segundo o cara a Joinville Inspeção Veicular só falta mesmo o meu limpador para liberar o documento.
    Se alguém aqui for de Joinville e região e precisar de um help, podem fazer isto através do meu blog (clicar no meu nome) ou pelo msn: raphaelv_br@hotmail.com

    Até agora meu custo foi de R$ 180 da inspeção, a qual deve aumentar pra quem for fazer semana que vem aqui em SC!!!!!!!

    Valeu!!!

  131. carlos disse:

    ola,
    moro em Itajai-SC, e não estou conseguindo o CSV, pois estoão exigindo o limpador no farol, por acaso o seu carro tem o esguicho?

    obrigado

  132. J.Brito disse:

    SEGUINTE, SOU BEM CLARO, ESSAS MERDA=SORTE, QUE FAZEM AS LEIS, NESTE PAIS, NÃO TEM O QUE FAZER, PROIBEM TUDO, PORRA SE O CARRO É MEU, EU PONHO O QUE EU QUISER NELE, SE EU QUISER PENDURAR 50 KLS DE BOSTA EU PENDURO, E Q VAO TOMAR NAQUELE BURACO DELES, SE EU PAGUEI, POR UMA COISA, POR QUE É , QUE NÃO POSSO USAR, NOS PAISES DE 1º MUNDO NÃO É PROIBIDO, SÓ É PROIBIDO AQUI, POR UMA MEIA DUZIA DE PESSOAS, QUE NÃO TEM , NA REALIDADE O QUE FAZER, A NÃO SER ESTRAGAR O PRAZER DOS OUTROS, NA VERDADE ISSO É SÓ UMA COISA, TÃO RECEBENDO, SE É LIVRE A EXPRESÃO AQUI NO BRASIL LÁ VAI, EU COMPARO ESSA LEI DE PROIBIÇÃO DE USO DO XENON COMO UM SACO CHEIO DE MERDA BEM AO LADO DE UMA FONTE LIMPA DE ÁGUA, E O MUNDO ALI MORRENDO DE SEDE, MAIS TEM DE PASSAR PELA BOSTA PRA PODER BEBER A AGUA. PENSAMENTO!!!, QUAL LEI QUE VOU FAZER HOJE, PRA PREJUDICAR O PRÓXIMO!!!

  133. Carlos,

    Esguichos é só para carro fabricado a partir de 2009. Estamos entrando com uma ação junto ao Ministério Público Federal para acabar com este monte de desinformação.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  134. Alexandre V. Pereira,

    É muito complicado tudo isto. Depois que conseguimos a carta-resposta do DENATRAN, conseguimos também com que os DETRANs liberassem as autorizações, estamos lutando agora junto aos centros de inspeções para que eles tenham também o correto entendimento das resoluções.
    Sobre os carros que tem xenon, de fábrica ou não serem guinchados, eles que guinchem! Quem tiver carro guinchado que nos procure, pois a ação coletiva não vai ser pequena.

    Aqui em Florianópolis a autorização foi feita na hora, demorando apenas 05 minutos. Agora também dependemos a agilidade de cada DETRAN de cada estado, visto que cada um tem o seu sistema próprio de processamento de dados.

    Mas nos mantenha informado sobre o seu caso, ok?

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  135. Walter disse:

    Prezado: gostaria de saber qual lei / norma / resolução obriga a alterar o documento do carro, pois a questão de que a lâmpada xenon altera a característica fica um pouco vaga. Sob o mesmo prisma, se meu carro não tem vidro elétrico ou trava, ou desembaçador traseiro, ar condicionado e o instalar, não estaria também alterando a característica do veículo??? Outro exemplo: se colocar amortecedores a gás, também não estou alterando? Portanto o xenon seria alteração???

  136. Walter,

    Também acho que alterar as lâmpadas não são consideradas alterações de características, mas assim querem que seja feito….

    A resolução que fala sobre o CSV é a 292/08, encontrada aqui no site. Alí diz que alterações no sistema de iluminação/sinalização precisa sim de autorização e csv.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  137. Marinho disse:

    Paulo,

    Esta ação visa apenas o entendimento por parte das empresas vistoriadoras ou seria mais ampla, suspendendo os efeitos das resoluções e portanto, possível o uso enquanto não se decide o mérito?

    Em caso negativo, está se pensando em algo que suspenda os efeitos das resoluções? (vc falou que em caso de apreensão do veículo é para entrar em contato com vcs)

    Na continuidade, as 4 empresas certificadoras aqui de Florianópolis e São José, apresentam o mesmo valor para automóvel (R$ 200,00) tendo uma pequena variação para camionete (R$ 250,00 a R$ 270,00) sendo que apenas uma cobra R$ 200,00.

    Em outros locais/estados, pessoas que estão postanto falam em valores bem menores (R$ 80,00). Sei que são particulares mas parece que neste momento só querem “enfiar a faca”.

    Se for somando os valores desde o momento em que foram colocadas as lâmpadas, isso já virou um “trenzinho da alegria” pois soma-se o valor do kit, que varia de loja para loja: de R$ 380,00 a 1.000,00 + (R$ 250,00 da inspeção + R$ 31,00 da vistoria + R$ 78,50 da documentação – valores que não estavam o ano passado computados como gastos) tem-se na verdade um desânimo. Por exemplo: compra-se o equipamento por R$ 500,00 mas só pode-se usar se gastar mais R$ 400,00…

    Atenciosamente

  138. Eduardo disse:

    Assim tão fácil?????? Mas e essa Lei nova, não impossibilita a instalação?

  139. thiago bonfim disse:

    bom galera tenho fe em deus que essa lei nao vai pegar, outra coisa como o brasil quer ser um pais de primeiro mundo se proibi coisas onde la sao permitidas? estamos andando pra tras em vez de progredir. abracos a todos

    pelo amor de deus voces advogados encontrem um furo nessa lei para que ela nao rogue mais.

  140. wesley fagundes disse:

    vcs entrarao com uma acao contra os esguinchos no ministerio publico federal??
    quantos dias demora para eles responderem o oficio?????

  141. Paulo Laurentiz disse:

    CADA DIA QUE ENTRO AKI VENHO MAIS E MAIS PESSOAS ASSIM COMO EU INDIGANDOS E QUE NAO ESTAO ENTENDENDO MAIS ND, SE PODEM USAR OS KITS OU NAO, QQ Q SEJA A TONALIDADE, SE TEM Q TER NO DOCUMENTO ISSO, COMO AUTORIZAR E POR AI VAI.
    EM ALGUNS ESTADOS ELES ESTAO FAZENDO CERTO PASSANDO AS AUTORIZACOES PARA QUE AS EMPRESAS FAÇAM AS VISTORIAS, MAIS COMO AKI EM SAO PAULO A MAIORIA DIZ Q ESTA PROIBIDO, NAO TEM COMO REGULARIZAR, NAO PODE USAR MAIS ESSAS LAMPADAS E POR AI VAI.
    PODERIAMOS FAZER UM ABAIXO ASSINADO E PEGAR ADVOGADOS PARA ENTRAREM COM ALGUMA AÇÃO ALEGANDO ESSA LEI SEM PÉ NEM CABEÇA, DE UMA MANEIRA A QUAL TODOS POSSAM USAR OS KITS E NAO PRECISAR COLOCAR NO DOCUMENTO DO VEICULO. PODERIA FICAR COMO ESTAVA ANTES

  142. Norberto disse:

    E como proceder quem ja comprou o carro com as lampas e nao tem a Nota Fiscal ?

  143. Walter disse:

    Prezado Paulo:
    Ainda indagando sobre a questão da autorização e csv: vc respondeu que “assim querem que seja feito….”…. a pergunta é: “quem” querem? Por que a 292/08 não diz, em qualquer parágrafo, que a utilizar outra lâmpada seria alteração da característica do carro. Então , esta é a minha pergunta: “quem” querem, e baseada em que norma / regulamento / lei? Teria que ser algo específico. Senão, considero que não há base legal, e isto é apenas uma forma de as empresas de vistoria e os estados ganharem dinheiro com alteração de documentação.

  144. Norberto,

    Exigir a nota fiscal é um direito seu, independente de ter saído da loja sem ela. Volte lá, exija a nota fiscal e, em posse dela, vá tranquilamente fazer o seu CSV.

    Conte conosco para qualquer coisa!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  145. Wesley Fagundes,

    Exatamente! Em primeiro lugar, os esguichos são apenas para carros NOVOS, saídos de fábrica a partir de 2009, mas como o pessoal dos DETRANs não leem resolução nenhuma, e muito menos o pessoal dos centros de inspeções, eles acham que o limpador de farol é para todos os carros com xenon. Fazer o que?

    O entendimento do DETRAN/SC e do DETRAN/PR é de que o limpador é apenas para os carros novos (enfim algum órgão responsável quanto às suas conclusões).

    Como o tumuldo é grande, e a confusão maior ainda, entramos com ação junto ao MPF justamente para acabar de vez com as dúvidas, ou seja, acabar com esta história de limpador de faróis, que na verdade foram criados para TIRAR A NEVE DOS FARÓIS DOS CARROS EUROPEUS, afinal, a neve forma prismas, e prismas podem sim mudar o faixo de luz. Agora, não venham me dizer que num país tropical como o Brasil, os mosquitos grudados no farol vão mudar o foco da luz!!!

    Sinta-se a vontade para fazer novas perguntas/comentários!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  146. Eduardo,

    Leia nossos outros posts. Em nenhum lugar do mundo está escrito ou esteve escrito que xenon é proibido. Isto foi coisa do Jornal Nacional, e como o que o Jornal Nacional fala vira lei neste ‘país’, todo mundo achou que estava proibido.

    Por favor, leia a carta-pergunta e a carta-resposta do DENATRAN (alguns posts abaixo), onde o próprio PRESIDENTE do CONTRAN, que por acaso assinou a resolução tão comentada, diz que não há nada proibidop.

    Aguardo contato,

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  147. Paulo Laurentiz disse:

    Prezado Paulo Franzoni,

    Se nao for mto encomodo, teria como postar aki os links das resoluções, e a carta-resposta do denatran, para que eu e outras pessoas que querem regularizar os kits, possamos imprimir as mesmas e levar ate o despachante, ciretran da respectiva cidade, pq em alguns locais como minha cidade, meu despachante veio me dizer que eh proibido que ainda nao sab como processer para fazer um documento ao qual eu tenha que levar ao ciretran para o delegado assinar.
    PS – com a lei em mão e com a carta do presidente do contran acho que ficaria mais facil, creio eu.
    desde jah agradeço novamente.

  148. Eduardo disse:

    Vejam essa reportagem que passou no Jornal Nacional. Explica bem certo oq o Paulo fez!!!!
    http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL950284-10406,00-AS+NOVAS+REGRAS+PARA+O+USO+DOS+FAROIS+DE+XENON.html
    Agora sim… Acho q semana que vem vou providenciar a papelada!!!!

  149. rodrigo disse:

    aqui em sp ta dificil conseguir o csv vceis tem algum dica e qnto foi o total gasto pra modificação do documento + taxas

  150. David Jr. disse:

    No site do Denatran foi publicada uma notícia intitulada “Contran regulamenta o uso de farol de descarga a gás”, a qual da a entender que os dispositivos de limpeza e de regulagem também são necessários para os veículos fabricados e modificados com o farol de xenon antes de janeiro de 2009. É, tá ficando difícil.
    Deem uma olhada: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

  151. Eduardo disse:

    Ahh… é o próprio Paulo na reportagem.. hhehe

  152. Adriana - REDE MULT disse:

    Bom acredito que as coisas andem agora.

  153. Raniere disse:

    Adrina, vcs da Red mult irão fazer essa inspeção e qual seria o preço?

  154. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    Adriana – Rede Mult

    Qual será o valor para vistoria?

    Atc,
    Eduardo

  155. Rodrigo,

    Em cada estado o valor é diferente. Desta forma nao existe um valor “padrao”. Sabemos que, EM Florianopolis, os valores sao:
    No detran: 78,00 + 31,50
    Na inspecao: em torno de 200,00 reais.

  156. Marcelo disse:

    Ola pessoal do grupo Grupo AIX,

    Nessa vistoria eles olham o farol de milha? posso ir fazer a vistoria com 6000k no baixo e 8000k na milha? caso não, resolveria eu simplismente desconectar os cabos da milha e dizer que não estão funcionando ja que não é obrigatorio farol de milha?

    Abs

  157. Beto disse:

    Bom dia…
    Quero saber por gentileza se é necessario ter regulagem automática nos farois e esguicho para poder regularizar meu kit xenon??
    Desde agora agradeço e espero retorno

  158. Bom dia pessoal,

    Para aqueles não estão conseguindo regularizar o xenon em SÃO PAULO, fiquem tranquilos, pois já é possivel fazer-lo em São Paulo, basta ir ao DETRAN da cidade e pedir a autorização, meu documento já está com o Paulo para provar que Sampa já faz isso.
    Vamos exigir nossos direitos.

    Pentelhem o Detran que eles emitem a autorização.

    Um Abraço a todos.

  159. nilton mariano disse:

    Bom dia Paulo;
    Parabens pela odisséia, tenho uma Ranger 2008 instalei os faróis alto, baixo e milhas, ontem fui alertado pelo marronzinho de são paulo, valeu saber os seus trâmites, já estou providenciando minha autorização, vou divulgar o máximo que puder
    mas ainda acho que isto é para arrecadar dindin.
    Grato
    Nilton Mariano.

  160. nilton mariano disse:

    Boa tarde Pessoal;
    acabei de falar com funcionária do Detran/SPaulo (tel 2189.9755); me informou que o Detran NÃO está emitindo autorização porque a nossa PRODESP ainda não se adequou e NÃO TEM PRAZO PARA SOLUCIONAR.
    Portanto não adianta ir no Detran.
    Grato
    Nilton Mariano.

  161. humberto disse:

    amigo meu kit eh de 8000k
    vou ter q trok por um de 6000k?
    preciso adaptar algo no farol do meu palio ano 97?
    uq seria precso adaptar e valor?
    obrigado

  162. Humberto,

    Segundo as ultimas informacoes do DENATRAN, voce precisa APENAS instalar um dispositivo para limpeza dos farois. Após isto, seguir os passos já descritos aquii no site.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  163. Wagner Olivo disse:

    é permitido botar xenon no farol de neblina?
    liguei para um amigo meu q trabalha no detran da minha cidade (Criciúma, SC), e ele falou q o carro tem q ter um dispositivo para limpeza de farois. Preciso mesmo instalar esse dispositivo?
    Vi aquela reportagem do “Bom dia Santa Catarina”, postada neste site, e o q o representante deixou a inteder é q carros fabricados antes deste ano não precisariam deste dispositivo.
    alguém poderia tirar esta dúvida?
    meu kit é de 8000K
    quantos mais ou menos é as lampadas de 6000k?

  164. Nilton Mariano,

    Não adianta ligar, por telefone eles não irão informar mesmo, vá pessoalmente até o DETRAN com a carta resposta do DENATRAN que existe aqui no site mesmo e diga que eles são obrigados a fornecer a autorização, provavelmente eles irão dizer que irão alterar a autorização para modificação do veículo, que aqui em São Paulo é a mesma do GNV, isso eles fazem de um dia para o outro, aqui em Santo André foi assim, pode pedir que eles dão sim.
    Meu documento já está com o Paulo para que se prove que em São Paulo é possível esta modificação.

    Um abraço.

  165. Instalação do dispositivo realizada! Pra quem quiser conferir:

    http://peagaah.blogspot.com/

    Amanhã eu vou fazer a inspeção!

  166. fernando disse:

    amigo vc pode me fala sobre a lei ?? veja bem na lei diz q as lampadas nao pode ultrapassar de 2000 lumens como que os detrans vai dar certificado se eles nao tem se quer teste para fazer nas lampadas ?? vao olhar e dizer quantos lumens tem as lampadas ??

  167. Andre disse:

    Qual o valor para instalar esse dispositivo de limepza dos fárois????
    Obrigado.
    André

  168. ADRIANO disse:

    Sou de Ribeirão Preto/SP, consegui o documento junto a Ciretran. Fui fazer a vistoria no carro e eles estão exigindo o quite de limpeza do faol (água, limpador)…disse a eles que isso era só para os fabricados a partir desse ano. Mesmo porque, salvo engano não existe kit xenon que vem com essa parafernália toda. Você conseguiu aprovação sem o kit?? Me parece que saiu um esclarecimento no site do DENATRAN ontem e eles estão se baseando nele. Tá sabendo de alguma coisa?
    Obrigada
    ADRIANO

  169. Otavio A. Dian disse:

    Olá Paulo Franzoni.
    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelas conquistas. Seria realmente absurdo não conseguirmos utilizar o xenon. Acredito que logo vai acontecer o que já aconteceu com o assunto do insul film.

    Agradeço também a informação fornecida pelo Ricardo Serrano, sobre como anda os processos aqui em São Paulo, apenas por curiosidade, dei uma ligada no Detran e também fui informado que não estavam forcendo o documento, com certeza pessoalmente a situação é outra.

    Após ler tudo que consta no site, ficou apenas uma dúvida… Estou trocando de carro nos próximos dias, e já vou pegar um 09/09, porém os modelos nacionais não vem com limpadores ou reguladores automáticos do foco, pelo fato do Xenon não ser equip. de fabrica. Sendo assim, tenho que proceder da mesma maneira já instruída no site??

    Um abraço a todos…
    Otávio

  170. Olá novamente !

    Verifiquei que o amigo do comentário anterior ao meu (Ricardo Serrano) também mora em Santo André e já está com o documento regularizado em mãos. Será que vocês poderiam me passar o e-mail dele ou perguntar ao mesmo se ele recebeu o documento com a mesma observação que o meu ???

    Como moramos na mesma cidade provavelmente foi a mesma pessoa que providenciou a alteração.

    Grato novamente Grupo Aix !

    Gustavo de Brito (Santo André – Grande SP)

  171. Otávio,
    Infelizmente se seu veículo nao vem com as alteracoes previstas na lei, voce terá de faze-las novamente. Lebrando que a única alteracao que é “essencial” no momento é o sistema de limpeza de faróis. A regulagem de altura pode ser manual (como todos veículos já possuem).

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  172. Adriano,

    Realmente, conforme a informacao publicada no site do DENATRAN, será necessario instalar um sistema de limpeza de farois. Estamos trabalhando para fazer com que este sistema seja “opcional” mas nao temos nada concreto ainda.
    Esperamos que essa próxima vitoria venha logo!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  173. Andre,

    Ate o presente momento, nao conhecemos nenhum produto “fechado” para este tipo de servico. Temos sido infomados de que pessoas estao fazendo adaptacoes, jutamente com o sistema de limpeza de vidros.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  174. Fernando,

    Sao todas estas situacoes que estao sendo questionadas pela acessoria juridica do Grupo AIX. Estamos na “mesma” luta que voce e todos os outros brasileiros que nao concordam como a lei foi aplicada.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  175. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    A todos de Recife e região,

    O posto do Inmetro em Olinda esta fazendo a vistoria pelo menor preço do mercado aqui em PE o valor fica em R$ 130,00, comparado com todos outro de estão pelo preço de R$ 230,00.

    Endreço e fone:
    PIV – POSTO DE INSPEÇÃO VEICULAR LTDA AV. AGAMENON MAGALHÃES, 2.020 PE 1 – PEIXINHOS OLINDA (81) 3439-6611

    Atc,
    Eduardo Almeida

  176. Olá amigos !

    Não sei porque apagaram meu post. Gostaria de tirar uma dúvida: Retirei na data de hoje meu documento “regularizado”, MAS no campo de observação veio uma INFORMAÇÃO BEM DIFERENTE dos documentos de vocês aí de SC:

    OBSERVAÇÃO NO MEU DOCUMENTO: http://www.groovedeluxe.com/imac/xenon_gustavo.jpg

    Gostaria de confirmar se esta observação também é válida para FINS DE FISCALIZAÇÃO DOS FARÓIS DE XENON, pois fiz todo o procedimento corretamente. Quando perguntei ao rapaz que me entregou o documento ele disse que sim, mas como os próprios funcionários do CIRETRAN são desinformandos não tenho confiança nenhuma.

    ENFIM, ESTA OBSERVAÇÃO ATESTA PARA AS AUTORIDADES QUE O MEU VEÍCULO ESTÁ COM OS FARÓIS DE XENON DEVIDAMENTE REGULARIZADOS ???

    Muito obrigado e parabéns pela iniciativa Grupo Aix !

    Gustavo de Brito (Santo André – SP)

  177. Wagner,

    Sua duvida é a mesma de vários outros interessados. Confira nos posts abaixo que voce irá encontrar exatamente oq voce precisa.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  178. Beto,

    Conforme já respondido anteriormente, sua dúvida já foi respondida em vários posts abaixo. De uma conferida que voce irá encontrar.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  179. Ricardo Serrano disse:

    GUSTAVO DE BRITO

    Gustavo, sim, é a mesma informação que consta em meu DOC, porém está errada.
    Aconselho você a procurar o seu despachante ou ir diretamente ao guichê de Alteração de CRV no DETRAN e pedir para fazerem a alteração, irão dizer que ainda não tem o código para esta alteração, mas o campo OBSERVAÇÕES do documento é uma linha digitável e não linha de código, por tanto, eles podem incluir a informação que quiser. Seu veículo pode sim ser multado e guinchado por conta da informação incorreta no documento. Domingo dia 18/01/2009 as 23h30min, quase tive meu veículo guinchado na Rua das Figueiras, a alegação da polícia? A informação de alteração não corresponde.
    Meu documento já está desde segunda feira dia 19/01/2009 no DETRAN para tentar a regularização, assim que tiver uma resposta te aviso.

    Um Abraço.

    PS. Qual o seu veículo?

  180. Ricardo Serrano disse:

    Gustavo, djricardoserrano me add no msn que a gente conversa melhor.

    Um abraço.

  181. FLAVIO MANTUANI disse:

    Olá,

    Gostaria de saber dessa história que tem que ter farol elétrico e limpador nos faróis e verdade ou passa assim sem isso.

    Grato Flávio

  182. RICARDO SERRANO,

    Obrigado pelas informações. Já te adicionei no Msn. Quando puder entre em contato.

    O pessoal do Ciretran de Santo André te informou que iria fazer a alteração ? Respondendo a sua pergunta meu carro é um Ka Preto.

    Abraços e obrigado !

    Ps: Também é Dj ???? Rs!

  183. Luiz Henrique disse:

    Não tem nada a ver com o tópico mas pra quem não sabe vai o alerta!!!

    Mais uma lei sem divulgação. !!!!

    Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei. O extintor do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem. Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre. Não esqueça, se um policial rodoviario, estadual ou federal parar voce e verificar que o extintor esta´protegido pelo saco plástico – ele vai te autuar – 5 pontos na
    carteira, voce só segue viagem depois que tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia, e mais os tais R$ 127,50

  184. marcelo disse:

    Boa tarde! Sua do interior de SP estive hoje no detran aqui da minha cidade e ninguem sabe de nada estao a ver navios. ai falei com um despachante ele disse q prescisa ir a um orgao (ITL) Instituiçao Tecnica Licenciada q seja licenciada pelo IMETRO para fazer o sertificado de segurança veicular este sertificado custara R$ 250,00 + o novo documento + uns R$ 250,00 mas inda estao vendo como devem proceder para isso.
    brincadeira pq nao facilitao como o nosso amigo de SANTA CATARINA.

  185. Flávio,

    Conforme respondemos para inúmeros usuarios deste blog fica, ate o momento a seguinte situacao:
    – Regulagem automatica – NAO
    – Regulagem manual – SIM (TODOS TEM) ok!
    – Limpeza de farois – SIM (QUEM NAO TEM, PRECISA INSTALAR)

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  186. Rodrigo disse:

    Alguem em SP ou regiao conhece alguem que faz essa adaptacao para a limpeza dos farois? Meu carro tem a regulagem manual como todos e tem tbem aquela interna que faz o facho subir ou descer eletronicamente…mas nao tem o limpador…alguem conhece alguma oficina ou pessoa que consiga fazer essa adaptacao? Se possivel me enviem por email para rodrigovelasco25@hotmail.com Obrigado gente

  187. Raniere disse:

    Galera fui hoje ao Detran de sp e protocolei uma carta, solicitando tal mudança para xenon, me pediram para voltar daqui 25 dias uteis

  188. Walter disse:

    Prezados: ainda sem resposta minha pergunta anterior. Gostaria de saber qual lei / norma / resolução, diz que os faróis de descarga de gás precisam de alteração no documento. Se for a resolução 292 para mim ainda fica obscuro pois a mesma não explicita isto, pois cita apenas “alteração do sistema de iluminação”. Para mim, isto seria se trocasse o farol do carro. Apenas estou trocando a lâmpada, tanto faz se for xenon ou Cristal Vision, a alteração é a mesma. Alguém sabe a resposta?

  189. Raniere disse:

    caramba cada dia inventam algo

  190. Raniere disse:

    PESSOAL NAO MUDOU NADA, PRESTA ATENÇÃO, OS CARRO FABRICADOS ANTES DE 1 DEE JANEIRO PODERÃO SER MOTIFICADOS CONFORME RES. 292

  191. Caros,

    coloquei um post novo. Pode ajudar na maioria dos casos.

    Vamos concentrar os comentários novos lá, pois este aqui já tá complicado até de entender, visto a quantidade de comentários!

    Abraços,

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  192. José Luiz Tolentino disse:

    Paulo
    Muito bom dia à você e à todos os proprietários de veículos com as lâmpadas/faróis instalados com xenon.
    Apesar de todos os temas e perguntas abordados anteriormente, gostaria de saber a seguinte questão: quais fárois de xenon podem ser instalados (luminosidade máxima). Adquiri em março do ano passado um veículo peugeot modelo 307, ano de fabricação 2008/2008 e instalei as tais lâmpadas, todas com NF da concessionária aqui em Curitiba. Antes da instalação enviei um e-mail à fábrica da peugeot sobre a possibilidade e se havia algum problema na troca e instalação. A resposta era de que não haveria problema e para tanto era só se dirigir à uma concessionária, o que fiz. Agora com toda esta polêmica verifiquei que as NF dos produtos indicam – LAMPH1X KIT XENON H1, LAMPH7X KIT XENON, LAMPH11X KIT XENON H11. Minha pergunta é: este tipo de farol está dentro da conformidade da resolução do CONTRAN? Pelo que verifiquei as lâmpadas após ligadas ficam com a coloração branca.
    Se você puder me orientar agradeço, pois tenho interesse em adequar as alterações às normas do CONTRAN.
    Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.

  193. José Luiz Tolentino,

    O centro de inspeção que emitirá o CSV irá verificar na nota fiscal que as lâmpadas são de, no máximo, 6000K. Há também indicações sobre isto etiquetadas nas lâmpadas. Podes verificar isto olhando para os cabos. Agora, vai do bom senso de quem for fazer a vistoria aceitar ou não a nota fiscal sem o 6000K escrito.

    Tente, e nos mantenha informado sobre o seu caso.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  194. Norberto disse:

    pEGUEI ESTE TREXO NO SITE DO DETRAN SP E INFORMA QUE TODOS OS CARROS TEM QUE TER A REGULAGEM… ETC…

    “Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:

    1.Dispositivo de limpeza do farol

    2.Dispositivo de regulagem do farol

    3.Facho de luz emitida na cor branca”

    ………

    http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20090116a.asp

  195. Norberto disse:

    Passo a Passo: SITE DETRAN SP

    Para realizar modificação no sistema de iluminação do veículo:

    1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

    2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente. No caso do sistema de iluminação – Resoluções 227 e 294

    3°. Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).

    A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

    4°. O CSV deve ser entregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.

    Farol de descarga de gás

    Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:

    1.Dispositivo de limpeza do farol

    2.Dispositivo de regulagem do farol

    3.Facho de luz emitida na cor branca

    No que se refere à regulagem do farol as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual. Segundo a Resolução 294, o dispositivo manual deve possuir posição de repouso que permita que os faróis possam voltar à posição de inclinação vertical inicial por meio dos parafusos de regulagem ou outros meios similares. (Resolução 294 – Anexo I, item 4.3.6.2.1 e parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 e Anexo I, item 4.3.6.2.2 e parágrafo 4.3.6.1.1).

    As Instituições Técnicas Licenciadas verificarão se os veículos modificados com o farol de descarga de gás atendem aos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico da Qualidade – RQT 24, publicada pela Portaria 30/02 do Inmetro, e nas Resoluções 227 e 294 do Contran.

    MAS TEM UMA PARTE QUE INFORMA QUE TODOS OS CARROS TEM QUE TER OS DISPOSITIVOS DE REGULAGEM E LIMPADORES ???????????????????????

  196. Gennaro disse:

    Companheiros, aqui no Maranhão(fim de mundo), o Detran não esta liberando a autorização, minha moto esta com xenon 6000k, tive uma discução com o guarda que queria me multar, acabou liberando, mas se ele multar o que fazer?, quero legalizar mas o detran não deixa, eles dizem que so quando o denatran mandar uma circular

  197. Gennaro,

    Nos ajude nisto. Mostre ao DETRAN do seu estado este COMUNICADO do DENATRAN:

    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

    Lá está escrito que o DETRAN tem sim que dar a autorização!

    Mantenha-me informado sobre isto, por favor.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  198. EDSON GOLL disse:

    GRAÇAS AO PAULO E SUA EMPRESA SÉRIA, CONSEGUI AQUI EM BLUMENAU/SC A AUTORIZAÇÃO PARA O XENON DA MINHA MOTO. AGORA SÓ ESTOU DISCUTINDO COM O PESSOAL DO CENTROS DE INSPEÇÃO QUANTO AO VALOR COBRADO… ME FALARAM EM R$ 250,00, O MESMO VALOR COBRADO PELA VISTORIA EM UM CARRO. ABSURDO… DEVERIA EXISTIR UM TIPO DE TABELA PRA ISSO NESTES CENTROS DE INSPEÇÃO ACREDITADOS PELO INMETRO. A VISTORIA DO GNV DO MEU CARRO CUSTOU R$ 120,00. ENTÃO PORQUE R$ 250,00 NA MOTO!!!!?

  199. Caro Edson Goll,

    Muito obrigado pelo elogio, mesmo. Sou obrigado a afirmar que apareço muito aqui sim, e estou à frente do Grupo AIX, mas todas as empresas que fazem parte do Grupo são também responsáveis pelo nosso sucesso.
    Sobre o valor da vistoria, realmente não tem sentido cobrar mais na moto do que o CSV do carro. Isto é coisa de oportunista. Já já o preço volta à realidade brasileira.

    Qualquer outra novidade volte aqui pra nos contar!

    Abraços,
    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  200. Marcel Henrique disse:

    Paulo,

    Não havia pensando ness hipótese: meu carro possuí xenon apenas no farol baixo. Essa regularização refere-se ao sistema de iluminação como um todo? Ou apenas especifica onde há o xenon? Sendo algo “geral”, futuramente posso estar instalando xenon no alto, neblinas, por exemplo, sem a necessidade de uma nova vistoria?
    Porque pelo que vi na imagem do CSV da sua regularização, não especifica onde, mas sim apenas que foi feita a modificação.

    Grato

  201. Marcel Henrique,

    Você está certo……………. ;)

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  202. Luiz Claudio disse:

    Boa noite, vencedor! peço humildemente sua ajuda; tenho um logan 2008 com xenon, tenho que fazer alguma alteração ou instalar esse regulador de altura ou limpador, ou é só regular o farol. a minha lampada é bi-xenon. Desde já agradeço pelo seu precioso tempo…… Luiz Cláudio

  203. Caro Luiz Claudio,

    Boa noite! O DENATRAN colocou um comunicado em seu site http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm dizendo que regulador de altura PODE ser manual, através de parafusos. Procure pela palavra ‘parafusos’ no link acima.

    Quanto ao limpador, HOJE, dia 26/jan/2009, ele é obrigatório sim. Mas estamos lutando contra esta obrigatoriedade agora. Na minha opinião pessoal, você deve aguardar mais uns dias para fazer a regularização, visto que tudo pode mudar. Já podes ir dando inicio ao processo, conseguindo a autorização no seu DETRAN/CIRETRAN.

    Obrigado por nos visitar,

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  204. thiago rodrigues disse:

    Por meu gostei muito saber disso so que meu carro e do goias sera como eu faço ate capital e longe de goias que e em goiania sera que tenho que levar o carro la…
    ai quebra minhas pernas….
    falow espero resposta

  205. Thiago, neste caso, o interessante seria voce ligar para o detran e informar sua situacao, pedindo uma orientacao para eles.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  206. Cleydison disse:

    Art. 1º – Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.

    A questão é a seguinte: Motocicletas não foram citadas na resolução, quero saber como está sendo para regularizar o xenon nas motos.
    Eu tenho um kit de 8000k instalado na minha moto, mas se tiver q pagar 250 reais para regularizar eu simplismente vou ter q deixar de viajar de noite, pois não vou pagar mais do q o valor que paguei no kit pra esse sangue-sugas.

  207. Olá a todos !

    Tenho conhecimento que vários colegas realizaram o procedimento de regularização dos Faróis de Xenon no CIRETRAN DE SANTO ANDRÉ com a promessa de terem seus documentos regularizados, FORAM COBRADOS E TIVERAM DOCUMENTOS ENTREGUES COM A OBSERVAÇÃO *MODIF: DUPL. ILUM. FRONTAL* (em desacordo com a lei).

    Pois bem, entrei com uma denúncia no Jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC e preciso de voluntários para se juntar a mim na denúncia contra o CIRETRAN DE SANTO ANDRÉ. Eu mesmo tive mais de R$ 370,00 em custos e me entregaram um documento que já me deu problemas com a fiscalização de trânsito. Eu já tenho um contato lá dentro que está dando atenção especial ao caso.

    A quem quiser se juntar a mim segue meu e-mail: gustavodebrito@gmail.com

    Obrigado ao Grupo Aix pelo espaço.

  208. Cleydison,

    Ate onde fomos informados, a resolucao serve para motos também. O que está acontecendo é que como ela está ainda muito confusa, principalmente para o governo que a criou, está gerando toda esse desecontro de informacoes.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  209. Andre disse:

    Considerando que a lei é omissa, será que essa lei se aplica tambem para os fárois de milha???

  210. Eliel disse:

    OTIMA A INICIATIVA.ESTA DE PARABENS.ESTOU MUDANDO MEU 8000K PARA 6000K.TROCANDO AS LAMPADAS.E ESTAREI ENTRANDO COM O PEDIDO DE AUTORIZACAO.
    MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
    GRATO
    ELIEL BUENO-BOITUVA-SP

  211. Andre, já diria o ditado: prevenir é melhor que remediar.

    A lei se aplica a todo e qualquer sistema de iluminacao externa que o veiculo possuir. Sendo assim, por mais que o milha seja o menos usado, pode causar dor de cabeca também.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  212. Italo Romano disse:

    alguém de pernambuco conseguiu a autorização no DETRAN-PE?

  213. Fabio disse:

    Paulo blz cara!
    Parabens pela iniciativa!!!
    Seria bom sugerir ao auto esporte ou qualquer outro veiculo de informação uma materia sobre os detrans que estao fazendo a alteração e os procedimentos, talvez assim consigam pelo menos interpretar de forma correta sua proprias resoluçoes, somente no Brasil acontece isto, criam resoluções que colocam em vigor e nao sabem o que esta escrito, por este motivo somos ate hoje pais de 3º mundo. afff…..

  214. Johnny disse:

    Pessoal,

    Alguém precisou fazer a certificação do número do motor quando foi fazer a vistoria do DETRAN?

    Achei uma palhaçada, ter que pagar R$ 70,00 para colar uma etiqueta no bloco do motor passar um lápis em cima e dar uma assinatura… Pior que sem isto não está passando na vistoria aqui em SC

    Alguém sabe se isto é obrigatório mesmo?

    E lá se vai mais dinheiro :(

    Johnny

  215. Vanessa disse:

    Olá gostaria de saber se podem me ajudar…estou precisando fazer um novo documento DUT, mais não sei como fazer e o despachante quer me cobrar uma fortuna…SOCORRO!!!

  216. Vanessa, voce pode procurar neste blog, que colocamos um passo-a-passo de como devemos proceder para regularizar os farois com xenon por voce mesma. Da uma procurada que voce acha.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  217. Johnny,

    Toda vistoria feita pelo detran verifica o numero do chassi do veículo, até porque é este número que vai ser impresso no documento do mesmoN(tendo que bater com o número do chassi do veículo).

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  218. Johnny disse:

    Eduardo,

    Pois é, estou ciente da vistoria, já fiz uma vistoria a um ano atrás quando comprei meu carro e naquele tempo não precisou de nada disso.

    O que eu acho engraçado é que a pessoa do DETRAN nem sequer tentou olhar o número do motor, simplesmente disse que o motor tinha que ser lavado para fazer o reconhecimento do número de série e até por coincidência já falou que ali perto tinha uma empresa que fazia isto, até parece que o negócio era combinado, por isso, achei meio estranho…

    Se for isto mesmo (realmente for obrigatório), o preço da vistoria vai de R$ 31,00 para R$ 101,00 (R$ 70,00 para reconhecimento do número de série do motor) pois esta ação é obrigatória…

    Obrigado

  219. Jhonny,

    A vistoria que o veiculo publicado no site custou foi R$31,00 + R$78,00 (109,00). Se voce está pagando ao total 101, acho que é normal entao…

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  220. Johnny disse:

    Eduardo,

    Me expliquei mal, o total da vistoria mais a verificação do número do motor fica em R$ 101,00 mais a taxa da documentação do DETRAN que é R$ 78,50 então o total fica em R$ 179,50.
    Quando fui fazer a vistoria hoje a tarde me informei que a resolução que exige a verificação do número do motor é a 282 que começou a ser praticada em 26/01/09, segundo o funcionário da vistoria para cada vistoria deverá ser praticada também a verificação do número do motor…
    Na segunda vou dar entrada nos documentos do carro (ufa, finalmente) e gostaria de agradecer a todos do Grupo AIX e demais participantes pela ajuda, foi difícil chegar até aqui e sem a ajuda de vocês seria quase impossível…

    Obrigado

  221. Tiago Fortes disse:

    ola,o xenon foi proibido p\ moto tbm neh!!!! e gostaria de saber c da para regulamentar,pq estou com medo q os “cara” pegue eu e dao uma multinha basica

  222. CRYSTIANO disse:

    Gente fui ao DETRAN aki em SAO PAULO, e fui informado que ainda nao esta sendo efetuado a LEGALIZAÇÃO do XENON, nao tem nem a papélada p/ a requisição, pq A PRODESP ainda nao disponibilizou a TELA p/ a impressão do DOCUMENTO, e esta sem previsão. Alguem teve a mesma informação ?

  223. regis disse:

    eu e um amigo estamos tentando regularizar o xenon aqui na cidade de passo fundo rio grande do sul.e nao estamos conceguindo,o detran ja esta liberando a autorizaçao de alteraçao de caracteristica…mas fomos ao imetro e o cara disse que pra ele faze o CSV qualquer carro tem que ter o esguichador de farol e a regulagem, mesmo os fabricados antes de 01/01/09…ai nao sabemos o que fazer????? aguardo resposta..obrigado

  224. thiago rodrigues disse:

    E Eduardo aonde eu moro e muito longe da capital de goias, e 350km… e perto e longe entendeu mais queria ver com um dispachante para mim legalizar, eu pago so para mim nao ter muito gasto com esta friscuragem la… nao sei andar la tbm…

    E foda nao tem nem 2 mes que colokei ajuntei dinheiro igual llouko para proibir e meu ainda e mais caro que e bi xenon

  225. anderson disse:

    moro em foz do iguaçu pr.
    fui ate o detran me diseram q e pra mim ir em curitiba si la estiverem legalizando pq aqui nao estao nem sabendo o q precisa para legalizar…
    nao entendo pode legalizar qdo chego no detran dizem q nao sem chance…
    final da historia to de farol amarelinho de novo….

  226. Danrley disse:

    Legalizei meu Xenon

    ——————————————————————————–

    Hoje, 02/02/2009, já com o bi-xenon 6000K instalado, o esguicho instalado, com o requerimento pedindo autorização para modificação do sistema de iluminação com firma reconhecida(Detran), cópia do RG e CPF(Detran), nota fiscal do xenon(Inspeção e Detran), DUT original(Detran), Documento do carro(Inspeção e Vistoria), Habilitação(Inspeção), fui ao Detran(segunda porta a esquerda onde diz CIRETRAN) solicitar a Autorização(Inspeção, Detran e Vistoria) para fazer a modificação do sistema de iluminação(levou uns 3 minutos), para então levar esta e os outros documentos na empresa de Inspeção(ECI – R$200,00). Feita a inspeção, e aprovado, recebi o CSV e o Laudo(Detran e Vistoria). Levei todos os documentos acima ao Detran(primeira porta a esquerda, senha 1) e dei entrada no processo para alteração do CRV para constar a modificação. É gerado um recibo do processo, onde consta o renavan, o valor das taxas(R$78,50+31,00=109,50). e a data de entrega do novo documento. Pegar o CSV, Laudo, nota fiscal, DUT, Autorização, Requerimento, e Documento do carro para levar na Vistoria. Passar no Banco e com o número do Renavan, pagar o valor das taxas ANTES de ir fazer a Vistoria. Na vistoria, entregue o documento do carro pro vistoriador(ouça a burrice dele dizer que é proibido o xenon, e esfregue na cara dele o CSV com o Laudo). Quando ele terminar e estiver tudo em ordem, vá ao balcão da vistoria com os documentos de antes e espere eles te liberarem e dizer pra voltar na data que tá no recibo do processo. Segunda que vem vou lá! Meu carro é um Gol G4 2007. Sou de Florianópolis/SC.

  227. Danrley disse:

    Alguns outros detalhes: Na ECI eles só me perguntaram se meu carro tinha regulagem do farol, e eu disse que sim, a manual pelo parafuso e isto bastou quando a regulagem do farol. Houve uma pequena “conferência” entre os técnicos que inspecionavam e o “chefe dos técnicos”, acho que é o tal que assina o CSV, e pelo que ouvi discutiam sobre a questão da refletor do meu carro não ser o mais apropriado e sobre a minha lampada ser bi-xenon, mas isso não o reprovou, ele só perguntou aos demais “tem o esquicho?”. No Detran há muita desinformação sobre onde levar os documentos, mas não houve restrições ao requerimento nem a abertura do processo. Na vistoria, o “vistoriadores”, se é que se pode chamar assim, tão muito desinformados, mas pelo menos sabem que é preciso o CSV com o Laudo, então só cuide do restante do carro, setas, luz de ré e luz de freio, foi tudo que vistoriaram, e o numero do chasis que é de praxe.

    Quanto as discussões sobre se é preciso ou não o esquicho pra carros antes de 01/01/2009, não vejo forma legal discutida ou levantada até agora que faça uma empresa destas de inspeção não reprovar o carro se ele não tiver o esguicho, eles reprovam e pronto. Se quiser discutir isso, tem que ser específico e dizer como fazer eles não pedirem isto. Do contrário, tem que instalar e pronto. E não é o Detran que vai dizer que não precisa, é Denatran ou Contran ou Inmetro. Ficaria R$70,00 mais feliz de não instalar o esguicho, mas…

    Quanto aos demais Detrans do país, estou totalmente do lado de todos vocês, temos que divulgar mesmo estas legalizações e ações dos Detrans que estão liberando todo o tramite desta questão. Acho que vai levar um tempo, mas um dia todos os Detrans vão seguir a mesma ordem das coisas. Porque a legislação é Federal e é pra todos!

    Boa sorte e paciência a todos vocês! Estou a disposição do Paulo para enviar meu documento escaneado assim que eu tiver, pra constar aqui no site, ok?

  228. Victor disse:

    Galera!
    Tem algum webdesigner por aqui??? Vamos nos juntar e criar um abaixo assinado, como fizeram com a CPMF… Nós colocamos os políticos lá para trabalharem para nós… E temos q usar esse poder… Quantas pessoas vcs ja ficaram sabendo que sofreram acidentes, ou morreram por causa do XENON??? E agora me digam, quantos morrem todos os dias no transito e nas estradas por causa de motoristas embriagados??? Cade a LEI SECA???? Nem sabemos realmente. E acidentes por causa das péssimas condições das estradas brasileiras??? Isso é mais uma jogada para arrecadar dinheiro, para roubarem mais de nós… Pagamos a maior carga tributária do mundo, e ainda temos que pagar mais caro por querer enxergar melhor??? O governos nós faz de fantoches, de bobos da corte, e simplesmente aceitamos toda a situação… Eu não vou pagar mais para regularizar, pois não aguento mais viver pra sustentar o governo! Pagamos milhões a vida inteira, para poder ter uma migalha quando aposentar!

    Chega gente! Vamos aprender a usar as armas que temos!
    Como diz o ditado: “A voz do povo é a voz de DEUS”

    Vamos fazer valer a pena…

    Se alguem topar a idéia de fazer o site, me avisem, quero ser um dos primeiros a assinar!

    Desculpem o desabafo!

    Abraços

  229. Danrley disse:

    Meus comentários de ontem não foram aprovados? Achei que iam ser uma ajuda pra todos.O que houve?

  230. Danrley,

    Como respondi previamente ao nosso amigo Roger, espero que voce tenha um pouco mais de calma, visto que este site é mantido de forma independente (pelo Grupo). Confira a resposta na integra em:
    http://xenonlegal.wordpress.com/2009/01/23/detransp-modelo-de-autorizacao-e-documento-carimbado/#comment-1284

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  231. Victor,

    Na verdade, já existem um abaixo-assinado exatamente sobre este tema. Procure no site em posts anteriores que voce encontrará.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  232. Danrley,

    Que boa noticia para todos nós!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  233. Danrley,

    Voce pode encontrar o meu email e o email do paulo em nosso perfil aqui no proprio site ou em nosso avatar. Fique a vontade para enviar para nos seu documento para que, o quanto antes, possamos publica-lo no site a título de ajuda a todos.

    Um abraço!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  234. Anderson,

    Ate onde entendemos, voce precisa regularizar seu veículo no detran onde o documento foi emitido. Desta forma, voce nao deve ir a Curitiba e sim cobrar uma postura do Detran de Foz. O que voce pode fazer é entrar em contato com o Detran de Curitiba que está fazendo SIM a regularizacao, coletar o maior numero de informacoes possíveis bem como pessoas para contato (Diretor, Superintendete) e levar estas informacoes ao Detran de sua cidade.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  235. Realemten Thiago,

    Esta regulamentacao as vezes causa muito mais dano do que satisfacao para alguns. Se voce mora muito longe de u detran, creio que voce deve:
    1- ligar para o detran e pegar todas as informacoes necessárias;
    2- ligar p seu despachante e informa-las, fechando um preco justo com ele para proceder para legalizar seu carro.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  236. Regis,

    Ate agora, realmente voce precisa instalar o esguicho no farol. Fora isso, nao tem como!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  237. Thiago,

    O xenon NUNCA FOI PROIBIDO. Esta informacao é inverídica. O que acotece é que ele foi REGULAMENTADO. Quanto à motos, a “via sacra” é a mesma que a dos carros.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  238. Johnny,

    Estaremos verificando essa informacao e traremos maiores esclarecimentos em breve ok?

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  239. Vanderson disse:

    Galera, venho sempre acompanhando as informações desse site, porém, moro do RIo de Janeiro e aqui o Detran-RJ, diz que não recebeu nenhum documento que autorize a regulamentação ou que de autorização, e não estão dando a Autorização para Alteração de Característica para os farois de xenon, como tenho que proceder, eu já tirei do meu carro, para não levar multa, aonde tenho que recorrer, o que posso fazer aqui no Estado do Rio de Janeiro?

  240. Johnny disse:

    Eduardo,

    Fico no aguardo, muito obrigado!

  241. Crystiano,

    Ainda nao possuimos nenhuma informacao alem desta. Quaisquer novidades, entraremos em contato.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  242. Danrley disse:

    Eduardo, me desculpa pela minha falta de paciência, mas fiquei ancioso em ajudar, e ter conseguido a regularização foi algo que queria compartilhar logo! Mas, desculpe de qualquer forma, acho que não prestei atenção ao site corretamente. Vocês estão fazendo um ótimo trabalho por sinal!

  243. Fernando disse:

    Ola!
    Bom se tudo der certo e depois de muita luta… amanha estarei com a autorização para inspecionar o meu carro, como na minha cidade ( Ponta Grossa – Paraná ) a empresa que esta autorizada a fazer a inspeção se nega, a não ser que eu tenha a regulagem do farol automatica e tbm o limpador de farol, vou ate Curitiba, onde pedem somente o esguichador , que vou fazer da seguinte forma, vou colocar um T na mangueira do esguichador do para brisa e fazer uma extenção ate dois esguichadores no meu para choque. O unico problema é a nota fiscal.Como não tenho estou tentando conseguir em lojas, mas ta complicado mesmo, a minha principal duvida é….Meu carro ( meriva ) usa uma lampada H7 na baixa e H1 no farol alto, com a nota apenas do kit H7 eu já poderei dar entrada no detran ou eles vão pedir esta nota do farol alto tbm ??? Eu acho que passa desapercebido e como no documento não vem especificado se a alteração foi feita na baixa ou alta, acho que não teria problemas. Mas gostaria da opinião de vcs que estão bem mais por dentro do assunto.Outra duvida qual o ” codigo ” que deve ser usado no documento do veiculo, pois vi que em alguns detrans chegaram a usar codigos errados..
    Grande Abraço e ficno no aguardo.

  244. Victor disse:

    Eduardo,

    Passa um link do abaixo assinado para que possamos assinar TB!!!!

    Valeu!

    Abraço

  245. Danrley,

    Agradeco a sua compreensao. Estamos na luta juntos! qualquer novidade traga para cá porque este blog é seu também!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  246. thiago rodrigues disse:

    rapaz foi no detran da minha cidade, os cara nem sabia que era xenon, ai perguntei se tinha como eu regularizar… o cara falow que nao sabia de nada
    que detran nao falow nada…
    os policias de brasilia de uma CPRV aqui ele nao alivia nem as mae deles…
    mete mutar ta nem ai

    Pq nao libera logo, vai la e pagar uma taxa e proto
    tendo no documento e proto quem nao tiver mudar mesmo assim e certo,

    falow mais manda resposta sobre mais o xenon para mim por favor…

  247. Vanderson disse:

    Mestre, eu estou tendo dificuldade com o Detran do Rio, pois, ele não dá o documento para eu regularizar o meu Xenon, já tive que tirar o farol, ligo para o detran e o mesmo diz que não recebeu nenhuma informação para regularização, porém, estão multando, como posso proceder, aquem posso recorrer, há alguma Ação que eu possa entrar pedindo uma liminar, para o uso até o Detran do RJ passar a conceder a autorização?

    Abraços,

  248. Vanderson,

    Acabei de consultar nosso advogado e o mesmo informou que, caso voce seja multado, e tenha como provar posteriormente que voce so recebeu a multa porque o detran nao liberou sua vistoria, suas chances de cancela-la sao grandes.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  249. CRYSTIANO disse:

    Eduardo, ok, mas a informação minha postada procede mesmo ? temos que aguardar ?

    CRYSTIANO Disse:

    2009/01/31 às 09:14
    Gente fui ao DETRAN aki em SAO PAULO, e fui informado que ainda nao esta sendo efetuado a LEGALIZAÇÃO do XENON, nao tem nem a papélada p/ a requisição, pq A PRODESP ainda nao disponibilizou a TELA p/ a impressão do DOCUMENTO, e esta sem previsão. Alguem teve a mesma informação ?

  250. Crystiano,

    O caminho é tentar contato com DENTRAN – DF e posteriormente a PROESP para resolver esta situacao o quanto antes. Creio que somente assim poderemos conseguir alguma coisa.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  251. CRYSTIANO disse:

    Eduardo, neste caso axo q vamos precisar de seu auxilio, por ter mais experiencia e conhecimento no assunto, vc conseguiria fazer este contato com DETRAN – DF? e se tratando de um grupo, a representação eles irao tratar o assunto com mais seriedade e rapidez. grato

  252. Danrley disse:

    Hoje peguei no Detran o meu CRLV onde consta “ILUMINAÇÃO MODIFICADA” e também o número do CSV. Importante: Tenham sim a cópia autenticada da nota fiscal!! Pois a original se perdeu lá dentro do Detran, pois não seguiu junto com a papelada para a Vistoria, e na volta da Vistoria a nota ficou faltando pra liberarem meu documento. então atentem para isso! Por sorte eu tinha uma cópia, não autenticada, que o funcionário que me atendeu conseguiu fazer a delegada do Detran aceitar. Logo enviarei o documento escaneado para ser postado aqui. Boa sorte a todos!

  253. Crystiano,

    Creio que o melhor agora, é aguardar a Câmara Temática do dia 17. Acho que apos isto, bastante coisa irá mudar.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  254. Eu fiz a vistoria no DETRAN hoje! Até sexta-feira estou com os documentos novos!

  255. Vanderson,

    Aconselho a voce aguardar a reuniao do dia 17 para podemos tomar alguma posicao e também acoselha-lo.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  256. CRYSTIANO disse:

    Dia 17 tera uma reuniao ? no dia seguinte ja teremos alguma definição ?

  257. Crystiano,

    Realmente temos Câmara Temática marcada para dia 17. Não posso garantir que já dia 18 traremos novidades ate porque nao tenho a data de volta do Sr. Paulo da viagem. Mas garanto que nos dias que sucederem a reuniao, traremos novidades.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  258. Fernando,

    Creio que já respondi esta pergunta… mas caso nao, favor entrar em contato conosco novamente.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  259. Pessoal! Peguei meu doc. hoje!! Agora posso andar na boa por ai com o xenon ligado!!!

    Valeu! Obrigado Paulo pela força!

  260. Arthur disse:

    meu Deus…
    ta tudo muito complicado ainda, o tamanho da desinformação eh tao grande quanto a ignorancia e incompriensao da aplicaçao das leis.
    estou com o meu farol de xenon instalado mas nao tenho a sua nota fiscal e estou com medo e completamente desorientado sobre o q fazer!!!
    sinceramente isto eh uma vergonha! vou ao ciretran de minha cidade e eles nem mesmo sabem da existencia da lei.

  261. Orivaldo Marçal Correa disse:

    Boa noite Paulo Franzoi. Moro em Florianópolis e estou interessado na instalção do xenon. Gostaria de saber nessas etapas que você descreve que precisou percorrer, em qual momento devo ter a instalação feita. É após passar no IMETRO?? Grato. Marçal.

  262. Leandro Sena disse:

    Ola amigos, gostaria de saber se alguem sabe sobre a situaçao da liberaçao da autorizaçao para modificaçao e legalizaçao do farol xenon no DETRAN-MG, se alguem tiver conseguido ou tenha alguma novidade, por favor coloquem nesse site.

  263. Orivaldo,

    Necessariamente voce precisa instalar o kit ANTES de ir no orgao credenciado pelo inmetro para que sua vistoria seja feita.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  264. Victor disse:

    Galera.. quanto vcs gastaram pra regularizar??? Estive olhando os preços… Só a inspeção do INMETRO em Goiânia, fica em torno de 200 reais… Tem lógica?!
    PUTZ…

    Abraços

  265. Vanderson disse:

    Mestre Eduardo, essa reunião de amanhã, o resultado abrangerá os demais Estados, ou seja, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e etc…, ou ficará mais focado em Santa Catarina, pois aqui no RJ eu tive que retirar meu farol, por medo de tomar um multa, mesmo com o seu conselho de se acontecer eu recorrer, mas, preferi tirar até a reunião do dia 17, agora bateu essa duvida, caso seja V.Sa, que vá ou conheça quem ira representarmos nessa reunião, pode focar, tambem, os outros Estados?

    Agradeço a atenção.

    Vanderson

  266. Alessandro disse:

    me cobraram a bagatela de R$ 250,00 para fazer a vistoria em Cuiabá.. que absurdo!!!!!!!

  267. Alessandro,

    Este valor, a pesar de caro, nao está tao fora da realidade. Uma pena…

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  268. Vanderson,

    Esta reuniao é para acabar com a necessidade do limpador para TODO o pais! Estou no aguardo de notícias do Sr. Paulo.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  269. Rodrigo disse:

    Olá; alguém tem notíciaas de como regularizar em SP…?!?!?! Obrigado…!!!

  270. Vanderson disse:

    Eduardo, desculpe não enendi, a reunião é para colocar o limpador ou para regularizar o farol de xenon, eu tenho uma Palio 98/99, comprei o farol, mas, não consigo regulamenta-lo no Detran do RJ, eu estou nesse aguardo por informações

  271. Vanderson,

    A reuniao, da nossa parte, tinha o intuito de acabar com a obrigacao do sistema de limpeza.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  272. Rodrigo disse:

    Eduardo,

    Aqui no Rj a vistoria está quase R$ 200,00… e tem que ter o limpador etc… ja tem alguma novidade pós reunião?

    Abraços…

  273. Rodrigo,

    Quanto ao valor, voce esta “na media”. Quanto a reuniao, ja criei um tópico específico para isto. Esta na 1 pagina do site.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  274. Guylherme disse:

    Boa Noite,
    Gostaria de saber se eh obrigatório o uso de limpador de farol para o detran autorizar o uso de farol de xenon!!!

  275. Guylherme,

    Na teoria sim. Entretanto, temos informacoes de pessoas regularizando com, sem, com lampada de 8k, 10k. Desta forma, TEORICAMENTE voce precisa.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  276. Guylherme,

    Na teoria sim. Entretanto, temos informacoes de pessoas regularizando com, sem, com lampada de 8k, 10k. Desta forma, TEORICAMENTE voce precisa.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  277. Walter disse:

    Ainda não achei onde o Detran se baseia para exigir alteração do documento ou instalação de lavador de farol. Não há em nenhum lugar dizendo que a troca de uma lâmpada por outra seja “alteração do sistema de iluminação”. Isto é uma interpretação tosca, que não se sustenta sob qualquer parecer jurídico.

  278. ELIO CAMPOS disse:

    E AI GENTE, PARECE QUE ATE AGORA ESTAMOS AMASSANDO BARRO, NAO SAIMOS MUITO DO LUGAR OK?
    TENHO UM FUSION COM O KIT, E AQUI EM BELO HORIZONTE , MINAS NAO SE FALA NADA, SE ALGUEM SOUBER DE ALGUMA NOVIDADE DE NOSSO DETRAN , POR FAVOR NOS INFORME.ACHO QUE NAO VAMOS TER MUITA SAIDA, OU SEJA CRIE A TAXA E NOS PAGAMOS .

  279. Edmar Antônio de Miranda disse:

    Boa noite!!! Estou utilizando os kits de 6.000 K no interior de Minas Gerais em uma motocicleta Suzuki GSX-R 1000, esse veículo conta com dois grupos óticos um para a iluminação em luz baixa e outro para iluminação em luz alta, ou seja, o faról original dela é bi-parábola, na luz baixa acende uma lâmpada e na luz alta acende mais uma lâmpada sendo a luz alta composta pelas duas lâmpadas acesas simultaneamente.
    Gostaría de maiores informações para a aprovação do kit xenon em motocicletas. Aquela besteira de instalação de lavadores de faróis e regulagem elétrica de altura do facho dos faróis em motos não existe, nunca existiu e nunca existirá, certo?
    Preciso de maiores informações nesses quesitos para entrar com a documentação em minha região e realizar a aprovação da modificação aqui em Minas Gerais!
    Aguardo o retorno de quem tiver essa documentação em mãos!!!

  280. Neto disse:

    Olá comprei um veículo com o kit já instalado. Procurei informações no site, mas não encontrei exatamente a resposta. O meu carro já está com o kit instalado, sendo assim, é possível conseguir essa autorização do Detran para a mudança, visto esta já ter sido feita (há 1 ano)?? Além disso, a Nota Fiscal do kit está no nome do antigo proprietário, há algum problema??

    Grato.

  281. Neto,

    Independente se a nota está no seu nome ou nao, voce pode conseguir sua autorizacao sim. Basta apenas dar entrada normalmente no processo, informando ao ITL apenas um xerox do documento antigo do veiculo (que ate pode ser fornecido pelo detran) onde consta o nome do antigo proprietário.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  282. Edmar,

    Segundo a regulamentacao, nao existe a menor necessidade de instalacao de sistema de limpeza para motos. Mas ja chegamos a ouvir aqui absurdos do tipo “tem de ter lavador em moto tb”. Como tudo esta uma bagunca, creio que vai da sua calma e sua sorte, tanto no detran, quanto no ITL, fazer sua regulamentacao sem maiores infortunios.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  283. Arthur disse:

    olá, gostaria de saber se no meu caso q nao possuo a nota fiscal pois comprei o produto de um amigo conseguirei a regularizaçao?
    na minha cidade interior de SP esta complicado pois no ciretran ninguem sabe de nada!
    obrigado pela atenção!

  284. Arthur,

    Realmente parece q a NF é necessária. Agora voce pode tentar a “boa vontade” de onde voce for fazer a inspecao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  285. Thiago disse:

    Boa tarde galera, encontrei apenas o Edmar com dúvidas sobre o xenon em moto e como sou um que esta tentando legalizar o xenon em uma moto resolvi tentar ajudar.
    Hoje acabei de dar entrada na solicitação para modificação da iluminação, por minha surpresa aqui em Blumenau-SC vai demorar 5 dias uteis para que eu possa retirar a autorização, porem ja liguei para a empresa que faz inspeção e informaram que para moto nao necessita ser feito NENHUMA adptação, precisa apenas da autorização.
    Aqui estão me cobrando R$150,00 para fazer a inspeção em moto e R$200,00 em carro.

    Abraços

  286. Thiago,

    Ótima notícia!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  287. Mauro Manoel Pio Salgado disse:

    Bom dia Pessoal, alguem teria como informar se realmente os centros de vistorias, estão pedindo os itens da resolução como lavador de farol + lampada de 6000k + ajuste de altura para emitir o CSV.

    Agradeço.

    Grande Abraço.

  288. Mauro,

    Os ítens extremamente necessários, ate hj, sao: NF , lampadas de até 6000K, regulagem MANUAL (todo veiculo possui), esguicho de água (burucutu).

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  289. Victor disse:

    Bom dia! Fui ao DETRAN de Goiânia para ver a questão de regularização. Conversei com um funcionário do DETRAN e ele me cobrou R$ 500,00 a mais para tirar os documentos de um para o outro… Ele disse que não precisava ter documentação nenhuma, pois ele arruma tudo. Perguntei a ele qual xenon que deveria usar, ele disse o que eu quisesse, até mesmo os mais fortes… Conclusão!!!! Essa lei é uma furada… Só pra estorquir mais dinheiro do povo…

    Abraços a todos!

  290. Victor disse:

    Os R$ 500,00 reais era pra tirar os documentos de um dia para o outro… CORREÇÃO!!!!

    Abraços

  291. Victor,

    O que eu posso dizer para voce… que voce já nao sabia?

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  292. Nórdio de Araújo Guerra Neto. disse:

    boa tarde a todos, caro Paulo Franzoni, comprei depois que vi a reportagem sua junto ao jornal nacional sobre o kit xenon e fiz todo o procedimento junto ao dentra de minha cidade, ao chegar ao orgao relulador, fui informado que nao poderia porque o mesmo nao tinha o esguicho de agua nem o regulador de altura, pelo que vi na reportagem sua no jornal nacional, posso usar meu carro sem esse equipamento sem nessecidade e instalar nada de esguicho e regulador de altura, e agora??? ja paguei pela vistoria e to vendo que so vai sair se eu adicionar esses equipamentos, gostaria que voce oriente a min e ao amigos que precisa resolver essa questao, acredito que hoje em dia so voce sao capaz de representar resolver essa cituaçao

  293. Douglas Sette disse:

    Pois bem,
    Ao menos em Goiania ainda existe a possibilidade de regularizacao.
    Aqui em Brasilia ja estou perdendo as esperancas…
    Essa semana fui a 3 das unidades do DETRAN-DF, Sobradinho, Deposito e Sia, respectivamente, e ja discuti com no minimo 5 funcionarios, pois todos eles com muito despreparo me atenderam e siplesmente disseram “NAO TEM COMO REGULARISAR! MAS SE QUISER TENTAR LIGUE EM TAL TELEFONE, PROXIMO?!”, inclusive um que se diz responsavel por negar todos os pedidos aqui na regiao do DF.
    E o pior de tudo foi perceber que eles estao ganhando tudo no “GRITO” e alem disso, ter que ouvir o “Sr. PODEROSO” (pois o ar de arrogancia e ironia era facilmente notado) alegar toda aquela ladainha de que o xenon tem que ser homologado pela montadora e tambem ter um selo de conformidade do Imetro…(Ipossible!!!, entao toda vez que trocar o filtro de ar ou oleo, este nao podera ser substituido por um paralelo, uma vez que o Imetro nao costuma liberar selo para esse tipo de produdo, imagine entao se a montadora iria homologar”.
    Infelismente o dito “entendido sobre o assunto” nao soube argumentar de forma legal e concreta respondendo as minhas perguntas, pois nao consta nada na legislacao no que diz respeito a tais exigencias.

    E e por isso que isisto em dizer… AQUI NO DF ESTAO GANHANDO NO GRITO! fora ter que aturar o despreparo dos funcionarios do DETRAN,que trabalham como se estivessem fazendo “favores” a nos…

    Fica ai o desabafo de quem colocou o xenon no carro e nao andou 1 semana, pois foi multado e obrigado a retirar, para que pudesse ter seus Docs de volta.

    Douglas Sette.

  294. Nórdio,

    Realmente o Sr. Paulo conseguiu a autorizacao e vistoria SEM o limpador mas esta situacao NAO voltou a ocorrer mais. Desta forma, realmente será necessário a instalacao deste sistema de limpeza para aprovacao no orgao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  295. Thiago disse:

    Finalmente, depois de 11 dias consegui o CSV.

    Pelo menos ocorreu tudo certo, dei entrada na solicitação e agora estou com a autorização.

    Aqui em Blumenau/SC tão liberando fácil, precisando apenas o esguicho para carros, em moto nao precisa fazer nada.

    Thiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: