Jornal Nacional – 09/jan/2009 – XENON PERMITIDO!

Pessoal,

Serei repetitivo! É com IMENSA satisfação que escrevo este post.

A Rede Globo nos concedeu direito de resposta no Jornal Nacional, de acordo com nossa solicitação, entregue no dia 18 de Dezembro de 2008 e postado neste blog. Confiram a NOVA REPORTAGEM, veiculada hoje, dia 09.jan.2009!

Hoje foi um dia de ótimas notícias. Além da reportagem, entramos em contato direto com o DENATRAN, mais uma vez, e comentamos que os DETRANs da maioria dos estados não estavam dando a ‘Autorização para Alteração de Característica’ para modificar o sistema de iluminação.

Ainda segundo o DENATRAN, os DETRANs são OBRIGADOS a fornecer a autorização, e, caso ele se negue, basta que a pessoa ligue para o DENATRAN (colocarei o telefone e o nome do contato amanhã aqui) que o próprio DENATRAN manda uma circular pro DETRAN, dizendo que ele tem que dar a autorização e ponto final!

E mais, se o DETRAN continuar sem dar a autorização, o DENATRAN tomará medidas administrativas contra o DETRAN. Isto mesmo! Amanhã edito o post e coloco para quem vocês devem ligar.

O Grupo AIX, mais uma vez, mostra o seu compromisso com os usuários de kits xenon no Brasil. Podem contar conosco para o que der e vier.

Hoje é um dia de comemoração. Aproveitem e, principalmente agora, ajudem-nos a divulgar o site!

Paulo Franzoni

Grupo AIX.

About these ads

195 respostas para Jornal Nacional – 09/jan/2009 – XENON PERMITIDO!

  1. Rafael Fehlberg disse:

    Caro Paulo,

    Agradeço por todo o empenho! Contudo fui hoje ao órgão do INMETRO em Porto Alegre responsável pelo CSV e lá me foi negado a inspeção, mesmo que conseguisse a autorização do DETRAN. E o pior é que me entregaram um e-mail veiculado no órgão que “dava entendimento” completamente equivocado às 2 resoluções. Posso escaneá-lo e te enviar, caso tenhas interesse.
    Estou divulgando o site a amigos e também em interessados em adquirir/instalar o kit xenon em seus veículos.

  2. Renato disse:

    Paulo,

    Agradeço por toda essa luta. Vocês conseguiram fazer a Rede Globo voltar atrás. Isso não é para qualquer um. Vou tentar segunda-feira contactar o Detran/SP e depois coloco o resultado aqui. Parabéns e um abraço.

    Renato

  3. rafael disse:

    Parabéns!

    espero que tudo comece a voltar ao normal.

  4. Olá Paulo;
    Meus parabenz!
    A partir de segunda feira, vamos inciar um teste aqui no detran de São Paulo.
    A Tuning Imports ira pagar todas as despesas para regulamentar Kit HID Xenon em um de nossos carros.

    Ai postarei aqui as novidades.

    Grande Abraço!

    Anderson Moura

  5. Cristiano disse:

    Caro Paulo,

    Fico desapontado com nosso país, fico desapontado com nossas leis, fico mais desapontado com nossos veiculos de desinformação!

    Agora fico radiante, alegre, otimista e cheio de esperança quando aparecem pessoas como vc, que lutam, que literamente enfiou uma camisa no corpo escrita “EU VOU VENCER, !” E COMO DIRIA O VELHO LOBO ZAGALLO, “VOCES VAO TER QUE NOS ENGOLIR!” , sou de MG, entrei em contato ontem o dia inteiro com os orgãos responsaveis aqui do estado, na minha cidade Viçosa…..eles estao liberando a autorização pra mudança….. o inmetro de Belo Horizonte (Desligaram o telefone varias vezes quando falava em xenon), capital deveria estar bem informado, me disseram que esta proibido e falou que isso e so pra carro importado, com limpador e regulador de nivel, ai resolvi ligar em Juiz de Fora, o engenheiro que me atendeu maravilhosamente bem disse que terça feira ele recebe os equipamento pra fazer testes.. e que vai receber tambem, as caracteristicas de permissao para instalação tipo temperatura da lampada e lumens!

    Ai te pergunto qual a temperatura dos que vc colocou no seu pra conseguir a permissao 6000K ou 5000K?

    desculpe se mais alguem ja perguntou isso…essa e ainda minha unica duvida!

    e isso ai….

    acho que isso prova que devemos sempre acreditar………

    obrigado meu amigo sua luta e principalmente sua vitoria fizeram a alegria de todos!

    GRANDE ABRAÇO!

  6. Alam disse:

    Parabéns a todos envolvidos nessa luta,é com muita alegria que vejo hoje a justiça começar ser feita neste caso, pois pensei que mais uma vêz nós lojistas do setor de acessórios seriamos prejudicados!,muito obrigado a todos envolvidos!

  7. Flavio Menezes disse:

    Paulo,

    até quando podemos fazer a regularização??

    abraços

  8. Fernando Mello disse:

    Paulo, assisti a reportagem ontem. Agora o Detran de SP não tem mais desculpa pra nos conceder o direito de tirar a CSV. Parabéns pela luta. É de pessoas como vc que este país necessita. Grande abraço, Fernando

  9. quaL estar realmente liberado ?
    60000k 80000k?

  10. Luiz Eduardo disse:

    Parabens!
    Grande abraço…

  11. Luiz Tiago disse:

    Aleluia irmão !!!

    Ontem, até o momento que não tive notícias, mandei um e-mail para ouvidoria do Detran/PE, Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco falando sobre o caso. Vamos ver se o Detran/PE não vai se mecher agora.

    Pois agora vou colocar o xenon até na luz do salão !! kkkkkkkkkkkk

  12. JasonJunior disse:

    Caro Paulo,

    Todos agradecemos por esta luta, mas um detalhe ainda não ficou claro para mim.
    Vou ter que colocar regulador automático e lavador em meus faróis?

  13. Vinicius disse:

    É interessante lembrar que esta luta nao é apenas do Sr. Paulo Franzoni e sim de um grupo inteiro que elegeu o mesmo como representante.

    Assisti a reportagem ontem e fiquei muito satisfeito.

    Parabens ao grupo e a AIX.

  14. David Viezzer disse:

    Paulo,

    qual a temperatura (k) do xenon que instalaste em seu carro?

    Depois de ler o que o colega Rafael disse ali em cima que no inmetro de porto alegre foi negado, acredito que no da minha cidade (caxias do sul, rs) tambem aconteça o mesmo.. Inclusive segunda feira vou ver se consigo um tempo só pra fazer algumas ligações….

  15. Sérgio disse:

    Paulo. Primeiramente, meus parabéns. Ainda vejo q existe pessoas querendo mudar as coisas nesse país q é tão desorganizado.
    Veja bem, eu precisaria do requerimento para o estado de MG. E ainda tenho uma pergunta, xenon 8000k irá ser regularizado?

  16. gilberto manika nunes disse:

    ainda aqui nas cidades de canoas,esteio e porto alegre, os orgãos acreditados do inmetro não estão liberando o CSV para o uso de xenon, inclusive os crvas destas cidades e o detran do estado não liberaram nada, somente o inmetro de canoas me informou que era preciso instalar em qual quer carro o limpador/lavador de farol e o sistema de regulagem do farois em qualquer carro que fosse ser modificado, mas mesmo assim por enquanto eles não forneceriam os CSVs, o que sei é que se a lei foi feita para todos porque alguns se recusam a pratica-la?…lamentavel…..isso é o Brasil…..infelizmente.

  17. Caro Jason,

    Apenas os carros que vierem com kit xenon de fabrica deverao ter regulador automatico e lavador de farois.

    Grupo AIX.

  18. EDSON GOLL disse:

    BRAVO!!!

    ENFIM A SOLUÇÃO, QUE PAIS PRA COMPLICAR AS COISAS HEIN… AINDA BEM QUE TEM GENTE COMO VCS QUE CORREM ATRAS. JA ENCAMINHEI MEU REQUERIMENTO AO DETRAN DE BLUMENAU, MAS OS ATENDENTES DISSERAM QUE NÃO PASSARIA, POIS SE TRATA DE UMA MOTO E NÃO TEM LIMPADOR DE FARÓIS… EU SORRI E DISSE QUE TINHA CERTEZA DE QUE SERIA ACEITO. AO CONTRARIO DO QUE ACONTECEU EM FLORIANÓPOLIS, AQUI VAI LEVAR 5 DIAS ÚTEIS PARA RECEBER A AUTORIZAÇÃO….
    ESTOU SEGUINDO TODAS AS INSTRUÇÕES QUE VC ESTÃO ME PASSANDO…

    MUITO OBRIGADO…ESTOU ESPERANDO A AUTORIZAÇÃO… COMO NO MEU CASO É UMA MOTO…VAMOS VER NO QUE VAI DAR…

    GRATO

    EDSON

  19. Stélio disse:

    ola amigo , primeiramente parabens novamente , gostaria de saber entao se vai ser permitido ate 8000k , de quanto era o seu ?

  20. Libório Júnior disse:

    Afffff, ou eu tô meio com sono ou na reportagem do Auto Esporte eles não foram muito fiéis a resolução, falando que é obrigatório o limpador e o regulador… Em mmto algum (eu acho, como falei, posso estar meio dormindo) eles mencionaram que isto será obrigatório para carros fabricados a partir de 2009. Será que esta matéria não vai confundir os carinhas do DETRAN ?

  21. Edson Felipe disse:

    A globo insiste no erro!! Afirmou novamente hj no autosporte q será obrigatório o uso de limpadores e niveladores automáticos! E q só seriam permitidos xenon em veículos já equipados de fábrica…
    Pqp!! Só pra fazer confusão!!!

  22. Alex disse:

    Bom dia Paulo, gostaria de saber qual o custo total do processo de legalização??E você nao precisou fazer nenhuma outra alteração alem do xenon??? Abraços e parabéns pela luta!!!!

  23. jairo disse:

    O AUTO ESPORTE deste domingo (11.01.2009) é reprise de materia passada em 2008.

  24. Thiago disse:

    Caro Paulo!

    Em porto alegre estão negando a autorização para inspenção! neste caso como podemos proceder? com quem podemos reclamar e exigir a autorização?

  25. Edson Felipe,

    É verdade, adoram uma confusão. Entraremos com pedido de resposta novamente, agora no Auto Esporte.

    A vida continua.

    Grupo AIX.

  26. Alex,

    O DETRAN cobra R$109,50 (R$78,50 para emissão de um novo documento e R$31,00 da nova vistoria).

    Não entendi o que você quis dizer com ‘ não precisou fazer nenhuma outra alteração além do xenon’.

    Aguardo comentários,

    Grupo AIX.

  27. Jairo,

    Não é bem uma reprise, eles editaram algumas coisas. O pior de tudo é que eles usaram o Ivan Lelis, da PHILIPS, novamente, porém com outro contexto. Na época em que gravaram com o Ivan, nem existia a resolução 294/08 ainda, que só foi publicada em Outubro. O Ivan me ligou hoje querendo esclarecer isto, dizendo que apoia o Grupo AIX e que também vai exigir explicações da Globo.

    Logo mais publicarei o vídeo do Auto Esporte de ontem no Youtube e também aqui no blog.

    Grupo AIX.

  28. Thiago,

    Ainda não consegui contato com minha secretária. Ela está viajando e o telefone só ela que tem. :(

    Amanhã cedo colocarei o telefone e o nome do responsável no DENATRAN para que todos liguem exigindo que os DETRANs fornecam as autorizações.

    Nos mantenha informados,

    Grupo AIX.

  29. roger goulart disse:

    Amigo, agora o problema é com o inmetro.
    os inmetros de tubarão-sc e criciuma-sc insistem em levador e regulagem…. eles tem um problema em interpretar a lei eu acho.
    uia. assim nao vai da de legalizar!!!

  30. Flavio Menezes disse:

    Prezado Paulo, boa noite,

    Carros novos fabricados a partir de 01.01.09 já deve estar regularizando.
    Você não concorda comigo que o DETRAN deveria estipular uma data final para regularização de quem instalou o xeno anterior a 01.01.09??
    Aqui em SP está meio confuso.
    Eu instalei meu xenon na VOLI Auto peças , o xenon importado pela Live1, ontem conversei com o gerente da loja e o mesmo disse-me que um motoqueiro foi parado na imigrantes porque estava com xenon. Não sei se foi bem isso que ele me disse , pois a ligação caiu e depois não consegui entrar mais em contato, parece-me que o guarda fez o motoqueiro tirar a lampada xenon e colocar a lampada normal.
    O DENTRAN não deveria dar um prazo prá que todos possam fazer a regularização??
    Os guardas não podem ficar multando.

    Fico no aguardo

  31. Bruno Medina disse:

    Parabéns a todos pela luta!
    Paulo, no aguardo do tel do denatran!
    Já vou “armado” para o detran de BH!

    Abraços!

  32. Luiz Tiago disse:

    Paulo,

    Pelo que vi nos comentários você não pagou pela inspeção por ser uma “cobaia”. Mas você sabe dizer quanto custa a inspeção normal? Me parece que é preço tabelado pelo inmetro e uma empresa de inspeção de Recife informou que era 400 e pouco, por se tratar de “mudança de característica”. Você tem alguma idéia ?

    Abraços e parabéns pela nossa vitória!!

  33. Hamilton disse:

    Parabéns pela iniciativa…comprei meu kit de uma marca famosa em SP K2 porem vejo que depois que comprei o xenon eles não dão suporte necessário como vcs, provavelmente terei de mudar a lamapada pois uso xenon de 8000k, vou ver se consigo comprar de um de vcs, pois vejo que vcs estão se empenhando em ajudar a todos que possuem kits xenon independente da Marca…
    PESSOAL VAMOS ADQUIRIR PRODUTOS DESSES FORNECEDORES, POIS CREIO QUE ELES ESTÃO TENDO GASTOS PARA PODER NOS AJUDAR!
    Vcs poderiam colocar nomes de lojas para que possamos contata-los pelo proprio site.

  34. Osvaldo Lima disse:

    Bom Dia,

    Tenho Xenon instalado no meu carro, porém, ele não é original de fabrica, liguei hoje para o Detran SP no fone (11) 2189-9755 para tentar a regularização e fui informado que eles ainda não tem autorizaçao do Denatran para regularização do farol, alguém poderia me informar de como eu devo proceder?

    Obrigado.

  35. Prezado Paulo, sou assessor de um Organismo de Inspeção (GAVA), em Florianópolis, e gostaria de saber qual o fundamento legal da não aplicação da Res. 227 do Contran e nem da Res. 680/87 aos veículos modificados com faróis de descarga de gás? Qual seria então a norma de referência?

    Acho muito importante sua iniciativa neste canal de discussão e posso afirmar com certeza que as empresas de inspeção também querem esclarecimentos do Inmetro e Denatran para realizar o serviço. Nenhuma se nega a realizar a inspeção, todavia não serão os veículos aprovados até a edição de uma norma clara, sendo os clientes previamente informados, para evitar custos.

    Parabéns! Atenciosamente,

  36. rafael jeremias disse:

    cade o telefone do contato? quero ligar antes de ir la no detran e ja ir “armado” da informação e com o nome da pessoa para “ameaçar” o chefe ali se ele nao quiser assinar a autorização.

  37. Roger GOulart disse:

    Detran aqui da minha cidade ta tudo mal informado..
    hsaeiuesui
    eeeeeeeeeia
    fui hj la com o requerimento, falaram que iam se informar…
    mais ENSISTEM EM LAVADOR LIMPADOR, SEI LA UQ

  38. Libório Júnior disse:

    Por favor, tá complicado isto! Liguei agora no DETRAN da minha cidade(Pato Branco – PR) e acho que eles estão mais atrasados que qualquer outro lugar do Brasil pois eles não estão nem considerando ainda a Resolução 294.

    Por queserá que o DENATRAN não envia uma circular para os DETRANs?

    Fica aquele diz que me disse… Comentei com eles da matéria do jornal e eles me falaram que não consideram nada que “passa na tv”, somente o que o DENATRAN passa pra eles.

    Eu não mudei meu farol para as “amarelinhas” ainda daí fico meio que de orelha em pé para circular com o veículo deste jeito…

  39. Daniel W. disse:

    Prabéns pelo esforço, Paulo e graças a Deus que ainda existem pessoas como você, que lutam até conseguirem o que querem, quando estão CERTOS. Mas tenho algumas dúvidas: tenho xenon também no farol de neblina. Isso vai contra a legislação? Será que meu carro passa na vistoria? Meu carro está registrado com domicilio em Guararapes-SP, devo procurar primeiramente a CIRETRAN daqui para fazer a regularização?

  40. Ricardo disse:

    Acabei de sair do ECI (orgão de inspeção) aqui de Floranópolis, onde semana passada regularizei um carro, e hj o responsavel falou que as inspeções estão paralizadas, pois haverá uma nova reunião quarta-feira para discutir novamente a resolução. Fiquei de cara, nem mesmo eles estão se entendendo. E o programa Auto esporte de ontem contrariou totalmente a reportagem do Jornal Nacional de sexta feira. Qdo isso vai ter fim???

  41. Tiago Riske disse:

    Ola pessoal, primeiramente parabens pela iniciativa, a pergunta que tenho e si para os extranjeiros tamben sera aplicada essas normas do detran, pois vivo no Py e as vezes viajo ao Br.

  42. André disse:

    Tentei no DETRAN DF e eles me informaram que só aceitam xenônio de veículos que vem de fábrica. Você teria um contato no DENATRAN?

  43. Frederico Vasconcellos disse:

    Liguei hoje, 12/01, para o Detran do Rio de Janeiro. Me disseram que ainda não estão legalizando o xenon porque não foram notificados pelo CONTRAN sobre os procedimentos ou algo assim…
    Então, se o Detran não pode legalizar, a polícia também não pode multar né…
    A gente quer andar na lei, mas o Detran não deixa…

  44. Fernando Mello disse:

    DETRAN DE SÃO PAULO – TELEFONE DA ÁREA RESPONSÁVEL POR MODIFICAÇÕES EM VEÍCULOS/EMISSÃO DE CSV/AUTORIZAÇÃO PARA VISTORIA NO INMETRO – 2189-9755. ELES NÃO ACEITAM XENON AINDA. LIGUEM E ABUSEM DE LIGAR. SÓ ASSIM ELES ELES SE MEXERÃO PRA ALGO.

  45. Marco Antonio Mendonca disse:

    Boa Tarde !!
    Acabei de ligar para o Detran/RJ e a atendente Fabiana,nao possui nenhuma orientação interna sobre os procedimentos que serao adotados pelo orgao,para a regularização dos farois Xenon.

    Att,
    Marco Mendonça

  46. ISAIAS disse:

    BOA TARDE ! PEDI AO MEU DESPACHANTE QUE EU QUERIA LEGALIZAR MEU XENON , ELE LIGOU PARA O DETRAN DE SÃO CAETANN DO SUL SP ,A RESPOSTA FOI ,ELE TEM LAVADOR E LIMPADOR NOS FAROIS ? RESPONDEMOS NÃO ,ENTÃO NAO PODE FOI ARESP DO DETARN , O QUE FAZER QUERO ANDAR DENTRO DA LEI MAS A DEZINFORMAÇÃO É MUITO GRANDE OU FALTA DE VONTADE.

  47. Pessoal o que acontece com o Detran-SP é o seguinte:

    Emboram exista a possibilidade deixada pelo DENATRAN de regularizar Kit HID Xenon. o que acontece é que o sistema do DETRAN-SP provido pela PRODESP ainda não possibilita a inserção do campo no formulario para a alteração de caracteristicas no CSV.

    Funcionario do DETRAN-SP informou que já foi comunicado a PRODESP para tomar as devidas atualizações,

    O que podemos fazer é enviar solicitações ao DENATRAN que o mesmo comunique os DETRANS de todo o país a se atualizaram concernente a REGULARIZAÇÃO DE KITS HID XENON para veículos até 2008.

    Grato!

    Anderson Moura
    Tuning Imports

  48. Fernando Mello disse:

    Ok Anderson, mas como sabemos neste país as coisas demoram muito pra acontecer. Até lá estaremos sujeitos a tomar multa por uma incopetência do Detran de São Paulo. Quero regularizar meu xenon mas o Detran não autoriza ainda. Só neste país mesmo.
    Abraço,
    Fernando

  49. Fernando Mello disse:

    Pessoal do Grupo AIX

    Gostaria de saber se vocês pretendem ou já estão trabalhando no que tange a informar o Denatran que o Dentran de São Paulo não está aceitando emitir a autorização para que possamos agendar a vistoria no Inmetro pra tirar a CSV. O telefone da área responsável no Detran pela CSV é o (011)2189-9755 onde estive pessoalmente no dia 08/01/09 e tive a informação que o Denatran não autorizou ainda o Detran de SP a fornecer esta autorização para inspeção de modificação no Inmetro no que tange a Xenon.

    Outra questão a ser tratada é o que tenho visto em relação às oficinas do Inmetro que não aceitam emitir laudo favorável para o xenon se os carros de 2008 não tiverem as modificações previstas para os novos carros a partir de 2009 (limpador e regulagem elétrica). Está havendo uma confusão pois eles alegam que esta resolução trata de todos os carros e não apenas dos fabricados a partir de 2009. Precisaríamos ao menos dos endereços das oficinas credenciadas pelo Inmetro que estão bem informadas acerca da possibilidade em aceitar o xenon em carros até 2009 sem estes equipamentos de série.

    Se possível, publicar no blog estes esclarecimentos que estamos buscando, uma vez que possivelmente a maior parte dos interessados é do estado de SP.

    Estamos juntos nessa luta.

    Abraço,

    Fernando Mello

  50. Marcelo Augusto Ganz disse:

    Boa tarde pessoal, entrei em contato hj com o detran para saber se aki em curitiba ja estavá disponivel a alteração na iluminação, e os funcionarios do detran apenas me dissserao que se nao tiver regulagem de altura e lavador de farol, nao tem como liberar a alteração.

    dai toquei no assunto de que o denatran havia liberado, e eles so faram o detran do paraná nao libera e pronto.

    depois descobri que quem nao está liberando a alteração no detran aki em curitiba é o chefe da Coordenadoria de Veicúlos (“Cicero”).

    pesso que alguem ai que possa nos ajudar para que nos do paraná possamos legalizar nosso xenon.

  51. Silvio Marcon disse:

    PROBLEMASS !!!!!!!!!!
    acabo de ir ao DETRAN de minha cidade ( Cerquilho-SP ) e lá alegarão que a Autorização para Alteração da Caracteristica seria obtida pelo despachente e que só seria aceito xenon no documento com aprovação do delegado.
    Fui no despachante, la ja disserão que tenho que marcar uma vistoria no carro SEM o xenon. ( pow, to fazendo vistoria pra te xenon e vo te que tira ¬¬ ).

    Se alguem for de SP e tem noticias favor me mandar um email com dicas: silviop@terra.com.br

    Nao quero tirar meu Kit por nada!!!!

  52. valdir silva disse:

    Boa Tarde a Todos.

    Na data de hj pelo periodo da manhã eu compareci no DETRAN-SP para que pudesse obter mais informações para que poder entrar com esse processo de alteração no qual foi mencionado pela reportagem e como suspeitava a coisa não é tão simples como parece.Primeiramente terá de ser preenchido em duas vias um requerimento de “SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÃO DO VEICULO” JUNTAR COM COPIAS DO RG ECRV e protocolar na seção de modificação de veiculos,aguardar 5dias uteis para o detran expedir a autorização ,passar o veiculo por vistorias do imetro e do Detran e após tudo isso caso o veiculo seja aprovado nas vistorias montar um processo de transferencia com toda documentação necessaria incluindo decalque do chassis e motor do veiculo e pagar a taxa de transferencia que será de R$ 175,94 se não estiver licenciado ou R$ 122,05 caso já esteja “tudo isso para ser registrado no documento do veiculo um observação de MODIFICAÇÃO”

    OBS: SE VC TROCAR DE VEICULO TERÁ QUE FAZER TODO ESTE PROCESSO NOVAMENTE E PAGAR AS TAXAS,POIS SÓ VAI SE DAR BEM QUEM COMPROU O SEU!!!!!

    AGORA FICA A MINHA PERGUNTA :DESDE QNDO UM PAR DE LÂMPADAS É CONSIDERADA COMO UMA ALTERAÇÃO DA CARACTERISTICA DO VEICULO???????

  53. André,

    Foi o próprio diretor do DENATRAN / DF que informou que a instalação esta liberada. Imprima o documento dispnibilizado em nosso site e leve-o consigo até o detran. Eles tem a OBRIGACAO de disponibilizar a alteracao para voce.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  54. Ricardo,

    Acabamos de fazer uma ligacao para o DETRAN/ Depto. Jurídico e eles informaram que a regularizacao contina NORMALMENTE!
    Sendo assim, todos usuarios de farois de xenon em SANTA CATARINA que estiverem encontrando problemas, liguem no telefone XX48-3733-6166, para falar com Pauo ou Eduardo que passaremos as informacoes necessárias para que sua regularizacao seja possível!

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  55. Daniel W.

    Conforme já postado em outro tópico, voce deve seguir os passos la descritos para sua regularizacao. Quanto ao faról de milha, nao se preocupe.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  56. Daniel W.,

    Em primeiro lugar, obrigado. Quanto às suas dúvidas, vamos lá: Xenon no farol de neblina não vai contra a legislação, nem no farol alto. Porém, como há muita desinformação ainda, acredito que os centros de inspeções irão ‘encrencar’ com isto. Nada impede que você faça a vistoria com xenon apenas no farol baixo.

    Você deve procurar sempre o CIRETRAN para obter a autorização e iniciar o processo.

    Grupo AIX.

  57. Ricardo,

    Temos uma reunião com eles para elucidar os fatos e o posicionamento do DETRAN/SC e do Grupo AIX, representado por mim.

    retornaremos com mais novidades hoje ao fim do dia.

    Grupo AIX.

  58. CLAUDEMIR S.S disse:

    QUAL ESTA LIBERADO O 6000K OU O 8000K?

  59. gilberto m. nunes disse:

    bah….tchee….pelo amor de deus ja to desesperado alguem pode me ajudar, o detarn aqui do RS mandou circular interna para todos crvas do estado para não liberarem nenhuma permissão para alterar a iluminação dos veiculos para xenon, ja liguei para 2 orgãos do inmetro aqui e eles me informaram que fariam a inspeção para liberar o CSV em meu carro sem problema, mas o raio do detran do RS quando chega na hora de solicitar no crva não concede a permissão….alguem pode me dizer o que fazer?…ja to com tudo na mão, ja levei carta impressa aqui do site nos crvas, ja dialoguei, ja tentei justificar, mas os primatas daqui não liberam, alguem pode me dar uma luz?…e olha que minha paciencia ja esta esgotando….

    Obrigado.

  60. marcos disse:

    qual esta liberado o 6000 0u 8000, não consigo falar no Detran de SP, so da ocupado o telefone como poderemos regularizar

  61. Andre disse:

    Recebi este email hoje de uma oficina de MG credenciada do inmetro.

    Prezado André,

    É um assunto dos mais polêmicos. Realmente a legislação permite a modificação do sistema de iluminação do veículo, exatamente como afirmado pelo DENATRAN, porém as empresas de inspeção não possuem recursos adequados para a aprovação do xenon. Estamos aguardando uma manifestação oficial do INMETRO sobre o assunto nas próximas horas.

    Dou notícia.

  62. Alessandro Grahl disse:

    Tbm tenho essa duvida do Claudemir……ateh 8.000k vai poder usar???

  63. rafael jeremias disse:

    LARGUEI MEUS REQUERIMENTOS HOJE NO DETRAN AQUI DA MINHA CIDADE (REQUERIMENTOS PQ TBM PEDI PARA REBAIXAR) MAIS COMO SEMPRE O SISTEMA ESTAVA FORA DO AR E ELES MANDARAM EU IR BUSCAR O REQUERIMENTO AMANHA DEMANHA.

    1ª PERGUNTA: O GURI QUE ME ANTENDEU DISSE QUE O XENON PROVAVELMENTE ELES ACEITARIAM, MAIS O DA SUSPENSAO REBAIXADA PODERIAM NAO ACEITAR, ELES PRIMEIRO TERIAM QUE OLHAR NO SISTEMA DO INMETRO PARA VER SI MEU CARRO ESTARIA APTO PARA RECEBER ESTAS MODIFICAÇOES. (MEU CARRO EH UM ASTRA)

    2ª PERGUNTA: TEM ALGUMA RESTRIÇÃO NO INMETRO QUANTO A MODIFICAÇÃO DE ALGUMA CARACTERISTICA DE ALGUM CARRO? OU TODAS AS MODIFICAÇOES PODEM SER FEITAS EM QUALQUER CARRO?

  64. Juca Bala disse:

    TEM QUE PROIBIR XENON ACIMA DE 8OOOK LUZ AZUL ATRAPALHA E PONTO FINAL

  65. Juca Bala disse:

    TEM QUE PROIBIR É KIT DO PARAGUAY TEM QUE SER OBRIGADO A APRESENTAR NOTA FISCAL NO DETRAN

  66. Juca Bala,

    Mas é obrigado apresentar a nota fiscal no DETRAN. Então automaticamente kit xenon do Paraguai não poderá ser aceito nunca mais, graças a Deus.

    Grupo AIX.

  67. Alessandro Grahl,

    Não, apenas kits de 6000K por serem brancos.

    Grupo AIX.

  68. Diney Timbo disse:

    Então eu posso usar xenon apenas no farol de neblina sem ter que fazer alteração de caracteristica no documento?

  69. Andre,

    Quando a resposta do INMETRO for dada, por favor, nos encaminhe.

    Grupo AIX.

  70. Diney,

    Não. Caso algum dos seus faróis tenha xenon, você precisa ter isto no documento do carro.

    Grupo AIX.

  71. Marcos,

    Apenas o de 6000K (Kelvin), ou seja, branco.

    Grupo AIX.

  72. Gilberto M. Nunes,

    Por favor, você consegue esta circular que o DETRAN/RS enviou dizendo para não liberarem a autorização?

    Eles são SIMPLESMENTE OBRIGADOS a dar a autorização, segundo o próprio DENATRAN. Se não derem, ligue para (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441 e fale com o Humphry (é o nome dele). Faça a sua reclamação que o próprio DENATRAN manda que o DETRAN libere isto!

    Nos mantenha informado!

    Grupo AIX.

  73. Caro Paulo E. Marques,

    Como falado pessoalmente com o Salvador, do GAVA, o limpador de faróis e regulador automático, constantes nas resoluções 227/07 e 294/08, são apenas para ‘os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009′, ou seja, apenas para os carros saídos de fábrica com xenon, a partir de 2009, como o próprio Alfredo Peres da Silva nos disse POR ESCRITO.

    Também achamos importante a sua participação neste canal de discussão, que visa esclarecer à toda comunidade e a todos os aproximadamente 3 milhões de usuários de xenon no Brasil o que realmente está escrito nas referidas resoluções.

    Peço que me mantenha informado sobre o que irá acontecer na reunião de quarta-feira que, acredito, os ITLs terão.

    Atenciosamente,

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  74. Alfredo Moraes disse:

    Vamos ver se eu entendi:
    Será obrigatorio o limpador e regulador de altura somente carros fabricados a partir de 01/01/2009
    Vou gastar R$109,50 (No Brasil véio sempre acham um jeito de arrecadar mais um golinho, R$109,50 X 3.000.000)
    Pra legalizar meu xenon OBRIGATÓRIAMENTE tem q ser 6.000k

  75. Gustavo disse:

    Paulo, Sou de Recife, Pernambuco, e no detran daqui as normas que estao sendo dadas são as seguintes, mesmo que meu carro seja 2007 e que eu tenha colocado o kit antes dos aocntecimentos, dizem que sou Obrigado a colocar limpadores do farol e reguladores de altura automaticos e so podem luzes brancas de até 2mil k, se nao, nao poderei utilizar meu faróis de xenon.

    por favor, gostaria de alguma orientação.

    att; gustavo.

  76. Alfredo,

    Exato. Sempre mais um golinho.. Já estamos acostumados com isto, este é o problema.

    Grupo AIX.

  77. Valderi Félix disse:

    Alfredo Peres da Silva Não sabe o transtorna que cometeu a sociedade Brasileira, o importante e esta na altura correta, e não certicicado, declaração, nota fiscal, isto tudo é desentendimento, de uma resolução atropelando uma classe social, afinal os farois de Xenon nos trás mais segurança, por conta deles evitei atropelar um monte de jumento na estrada do algudão no ceará. Portanto presidente o xenon da mais segurança, alem de ser mais economico na bateria dos carros.
    As lampadas 6000k e 8000k é as mesmas intensidades de luz. o que muda são as cabeço das pessoas.

  78. Gustavo,

    Tudo errado. Em primeiro lugar, apenas carros fabricados a partir de 2009 deverão ter lavador e regulador automáticos, e apenas para carros com faróis com mais de 2000 lumens, e não que acima de 2000 lumens esteja proibido.

    Sobre os kits permitidos, apenas os kits até 6000K (Kelvins), ou seja, branco.

    Resumindo, carros fabricados até 31/dez/2008 poderão regularizar seus kits sem lavador e regulador automático.

    Se o DETRAN do seu estado não lhe conceder a autorização, entre em contato direto com o DENATRAN avisando e reclamando, pois segundo o próprio DENATRAN os DETRANs do Brasil inteiro são obrigados, repetindo, OBRIGADOS, a darem a autorização. Ligue lá para nos ajudar e faça a sua reclamação:

    Contato: Sr. Humphry.
    Tels: (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441.
    Coordenacao Tecnica do DENATRAN.

    Nos ajude nisto também!

    Grupo AIX.

  79. Caro Valderi Félix,

    Concordamos com quase tudo o que falaste, porém, fisicamente falando, somos obrigados a discordar que a lâmpada de 6000K (Kelvins) e 8000K tenham a mesma intensidade de luz. Além de serem diferentes, e a 6000K ter MAIS intensidade de luz, o 8000K produz uma luz azul-esbranquiçada, ou seja, novamente fisicamente falando, realmente ofusca mais a visão humana do que uma 6000K.

    Veja bem, esta não é a minha opinião pessoal, até porque eu prefiro o 8000K em relação ao 6000K. Estou apenas dizendo o que dizem diversos estudos, contratados até mesmo por empresas ligadas ao Grupo AIX.

    Grupo AIX.

  80. Gente o Detran cobra R$109,50 nova vestória R$31,00 a emissão de um novo documento é R$78,50 e a insperção do INMETRO é R$180,00 Totalizando R$399,00 mim corrijão se estou delirando.

  81. DJ Renato disse:

    Aqui em Araranguá – SC e em Criciúma – SC os detrans liberaram autorização…

    Um amigo deu entrada hoje e hoje mesmo retirou a autorização… A minha eu tinha deixado na quarta feira passada…

    O Rafael Jeremias ai em cima que também é parceiro meu aqui do Astra Club concerteza vai conseguir a autorização amanhã…

    Porém o inmetro de Criciúma continua teimando que é necessário a instalação dos esguixos e regulagem automática para os carros abaixo de 2009…
    Já aqui em Araranguá basta o xenon não clarear azul que ta aprovado no inmetro…

    Valeu pelo emponho pessoal do AIX.

  82. Obrigado Paulo Franzoni, não acompanhei pesquisa neste sentido, a empresa que obtive o prodoto informou que é a mesma quantidade de luz, è evidente que muda a cor e ofusca mais a visão. Agora te pergunto posso trocar so as Lampadas? independente do kit. existe para vender?
    E agradeço se qualquer novidade, manter-me informado.

  83. Roger Goulart disse:

    realmente o pessoal da CARSEG ta viajando…
    sou de braço do norte, e essa semana ja estou indo na CIVELTO em araranguá fazer a inspeçao… :D

  84. Antonio disse:

    Prezado Paulo,

    Tenho uma dúvida…

    Eu comprei na mesma nota fiscal 3 kits de xenon (para mim, minha esposa e minha irmã). O problema é que a nota fiscal está em meu nome. Como devo proceder para regularizar o kit da minha esposa e da minha irmã?

    Antonio

  85. Junior disse:

    No Caso da Inspeçáo, Quais os equipamentos usados para fazer a mesma?

  86. Flavio Menezes disse:

    Pessoal, alguem pode me falar se conseguiu pelo menos dar entradas nas papeladas quanto a regularização do xenon no detran de são paulo???

    no aguardo,

  87. Hudson Souz disse:

    Galera:

    http://www.digus.com.br/noticias.php?noticia=122&titulo=-%20%5B%20Lei%20%5D%20Farol%20com%20Xenon%20pode%20SIM!

    Pelo que eu entendi ai, para carros fabricados antes de 2008 não precisaria de regularizar nada. O que me dizem?

  88. Virgilio disse:

    Eu importei legalmente o meu Xenon, importado da China como a maioriados kits, inclusive os importados pelo grupo AIX.
    Tenho provas da importacao e pagamento dos impostos (que nao sao baratos).
    Se um dia eu decidir regularizar, eles vao ter que engolir meu comprovante de pagamento do kit + o pgto do imposto de importacao.
    Quanto a bagunca no processo de regularizacao, eh tudo culpa do Estado que eh uma bagunca. Soh aqui mesmo, ninguem se entende, enquanto isso tem carro sendo preso e guinchado pela policia por causa de Xenon.
    Eh uma vergonha, mas em breve isto estara como os selos dos capacetes, o kit de primeiros socorros, etc etc etc.
    Eles soh querem abocanhar mais dinheiro do povo, como sempre.
    Veja que na decada de 70 eles tiraram o IPVA pq haviam pedagios, mas logo voltaram com o IPVA e tiraram o pedagio, porem foram voltando com os pedagios e hoje convivemos com os 2.
    Pagamos os maiores impostos sobre veiculos automotores do mundo e temos ruas e estradas em estado de calamidade. Ateh onde o povo vai ficar engolindo tudo e dizendo amem?

    Parabens pela iniciativa AIX, porem o interesse maior eh de voces mesmos, mas antes alguem lutando por nos do que contra.

    Abs

  89. Exato.
    Confira o topico : como regularizar seu kit xenon.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  90. Amigo, os equipamentos sao os especificados no site do DENATRAN. Consulte lá que voce vai encontrar.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  91. Renato disse:

    PESSOAL DE SP

    Se alguém conseguir solicitar a autorização junto oa Detran, favor postar aqui.
    Liguei no telefone mencionado e não consegui nada.

    Obrigado

  92. Antonio,

    Realmente esta é uma pergunta boa. Acho que apenas o DETRAN da sua cidade poderá lhe responder.

    Por outro lado, a empresa que lhe vendeu os kits poderá, sem problemas algum para eles, aceitar esta nota de volta e lhe emitir 3 notas novas. Nós faríamos isto por você e posso te garantir que é chato, trabalhoso e incomoda até o contador da empresa, mas é um motivo justo e a solução mais prática para você.

    Grupo AIX.

  93. Renato e pessoal de SP.

    Como eu já falei em outras respostas: Quem for no DETRAN de qualquer estado e NÃO conseguir a autorização, ligue para:

    Sr. Humphry
    (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
    Coordenação Técnica do DENATRAN.

    Segundo ele mesmo, os DETRANs são OBRIGADOS a darem a autorização. Se não derem, liguem para este número e reclamem, MESMO. O próprio DENATRAN irá enviar circular ao DETRAN exigindo que ele dê a autorização!

    Mantenha-nos informado do seu caso.

    Grupo AIX.

  94. ADC disse:

    PAULO:

    Eu fiquei meio confuso no começo, mas agora ja entendi.
    1-O xenon que pode ser regularizado é o de até 6000 K que emite luz branca. Como o codigo mesmo fala que tem que ser luz branca ou amarela.
    2-Andei lendo os comentários e percebi que a maioria do pessoal possui o xenon de 8000K ou mais que emite luz azulada.
    3- Gostaria que vc deixasse bem claro no site a questão da potencia “K” ( se é que estou certo) para que não haja mais confusão.

    FICAREI GRATO PELA RESPOSTA!!!

  95. FABIO disse:

    Sou de Londrina, Parana e as empresas de inspeçao nao estao autorizando o xenon pois dizem nao saber em qual artigo comocar a legalidade da modificaçao.
    Oque devo fazer???????

  96. logado disse:

    E para regularizar o Xenon em motos? Como faz?

  97. Amigo,
    Mesmo princípio, requerimentos, etc.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  98. Fernando Mello disse:

    Fala pessoal!

    Detran de SP ainda não autoriza nada. Vamos ligar pro tal do Sr. Humphry (061-3429-3613 ou 061-3429-3441) e reclamar do Detran de SP como nosso amigo Paulo disse. Acredito que a maior frota de veículos do país com Xenon é a da capital de SP. Se eles não liberarem fica mais difícil o resto do país liberar (exceto SC e RS que entendi que já estão liberando). Vamos atrás de nossos direitos.

    Quanto a 6000k ou 8000k eu acho que no olhômetro o cara da inspeção não dirá que não são brancos. O que pega é o de 10000k que é realmente azul e o de 12000k que é roxo.

    Att,
    Fernando Mello

  99. Fabio,

    Informe isto ao detran mais proximo da sua residencia. Eles poderao informar como voce deve proceder.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  100. Andre disse:

    Ola, gostaria que vcs exigissem o direito de resposta a um orgao de imprensa que esta usando o poder de informaçao que tem e está escrevendo vez ou outra textos depreciando o valor do xenon, é o jornal Diario do Nordeste, em Fortaleza (CE), e o pior: o Detran de nosso estado está usando tais textos como fonte para publicar no site. O texto: Farol de xenonio causa ofuscamento usa ate a opiniao de oftalmologista, vale a pena ler o texto na integra, e claro, refutar o que estao dizendo a respeito do xenon. Qual o interesse de tantos textos denegrindo o xenon nesse jornal e p q o Detran publicar no site os problemas do xenon, e nao com regulamentar?Acho pouco provavel que o Detran do CE va permitir que os motoristas legalizem o xeon, aqui a politica é a do multar… Leiam o texto na integra:
    http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/farol-de-xenonio-causa-ofuscamento

  101. Ricardo disse:

    Aqui no parana ainda ta meio confuso… esperar para ver eu tenho bi xenon (h4-3) 8000k no farol e h3 8000k nas milhas… meu carro e um gol g4, minha duvida e sera que vai passar o de 8000k? quem ja regularizou como e feita a vistoria, eles verificam a cor do faixo de luz ou somente a regulagem?? sera que passa na vistoria as lampadas h4-2 6000k que e baixa xenon e alta halogênio? pq ae compensa comprar so as lampadas h4-2 para legalizar e pronto… quem ja inspecionou o carro diz ae como foi feito… e alguem ja fez aqui em curitiba ou são josé dos pinhais?

  102. Matheus Contatori Volta disse:

    Caros amigos, represento a ITL Hda Inspeção Técnica Veicular de Ribeirão Preto-SP e venho aqui para reiterar que, como organismo tecnico licenciado, não temos autonomia para dizer o que é certo ou errado e sim para seguir normas, regulamentos e portarias que nos chegam. Portanto, o que posso dizer é que até este momento não recebemos nada a respeito dos procedimentos de inspeção para o caso do xenon. Sendo assim, o que temos obrigação de seguir é a resolução 294 de 17 de outubro de 2008. Alguns delegados de ciretrans e detrans estão sim liberando autorizações para inspeção, mas como ja disse, não temos os procedimetos para efetuá-las e portanto caso a façamos, estaremos sujeitos a sanções dos órgãos que nos credenciam. Quanto ao amigo que disse que a inspeção seria feita no “olhômetro”, não será, pois possuimos um equipamento chamado regloscópio, que serve para medir a intensidade, bem como regular altura do facho etc.
    Somos empresas privadas que realizam serviços para o Estado e portanto aguardamos ansiosamente o desenrolar de mais esta história.

  103. leonardo disse:

    Hoje consegui a autorização do detran aqui no Rio de Janeiro porem não consigo pegar o csv porque fui informado que todos os carros devem ter regulagem de autura e esguicho de água.

  104. Ricardo disse:

    Tive a mesma informação que o Leonardo recebeu, porém com mais uma observação: não achei nenhuma credenciada pelo INMetro que tenha o aparelho que mede a luminosidade… E agora?

  105. Caríssimos (as),

    Aqui em Belo Horizonte – MG a coisa está feia! A agências credenciadas para a emissão do CSV não estão emitindo autorizações para o uso do Xenon. Todas alegam a necessidade de instalação do “Limpador de Farol” e da “Regulagem automática de altura”. Não adiantou conversar, explicar, justificar, apresentar as resoluções! Estou muito preocupado, não sei como solucionar o meu problema. Tenho um carro com Xenon 6000k nos farois baixos, além de regulagem manual da altura dos farois.

    Alguém tem alguma sugestão? o que posso fazer por favor!!!!

  106. Alisson disse:

    Parabens ao Grupo AIX, mesmo!!!
    E aqui em curitiba o cara do detran me disse q eles nao liberam…comentei arespeito do denatran obriga-los a expedir esse documento, o funcionario quis dar uma de grosso”DIZENDO Q O DETRAN PR NAO LIBERA E PONTO!” Ai eu oerguntei se ele tava se exaltando assim pq ele tava com medo q fosse liberado e assim ele teria de trabalhar um pouco mais…!!!ai q o cara ficou louco!!!mais brincadeiras a parte, ja mandei um email para o denatran para q eles tomem medidas cabivceis para q o detran pr libere o autorizacao!!
    Fico no aguardo e novidades eu informo!

  107. Rafael Vaccarin disse:

    Paulo Fransoni, consta na nova resolução
    que apenas os carros que vierem com kit xenon de fabrica deverao ter regulador automatico e lavador de farois?

  108. Bruno Medina disse:

    Questão da NF em nome de outra pessoa não tem nada a ver. (meu caso tb)
    Se pra NF de um produto qualquer valer sempre tivesse que estar em seu nome seria uma zona danada….as empresas teriam q ficar trocando notas a vida inteira!
    Entendidos consultem o CDC ou similares pra tirarem a dúvida.
    Abraço!

  109. Renato disse:

    Fernando Mello,

    Por favor, qualquer novidade, por favor, queira postar aqui. Tentei ligar no Detran/SP, mas a resposta que tive foi a mesma: não estão fazendo e que o sistema deles nem está apto para registrar tais alterações.

  110. Fernando Mello disse:

    Fala Renato!
    Vanos continuar ligando lá e no Denatran. Multar eles podem, regularizar não. Só neste país mesmo.
    Qualquer novidade nos falamos.

  111. Renan (ZAPOS) disse:

    Isso Paulo muito bem!
    Vamos torcer para as coisas voltarem ao normal.

    Parabéns pelo trabalho.

  112. Rafael disse:

    estive em contato com a CTA Inspeções aqui de Curitiba, meus e-mail foram respondidos pelo Rodrigo Tocunduva, Doretor Geral da empresa. Este afirma categoricamente, que não é possível regulamentar veículos SEM os dospositivos de limpesa e ajuste de facho… Enviei a carta do Diretor do DENATRAN, e as imagens dos documentos do Civic… Ele ainda disse que este CSV do civic é anterior a outubro de 2008, pois após isso, é obrigatório 3 fotos do carro (frente/lado/traseira).

    Não sei mais como argumentar com ele.

  113. Alisson disse:

    Pelo q eu to vendo em curitiba ta sendo o pior lugar para se chegar em um comum acordo!!!

  114. Bruno G. disse:

    Pessoal, venho acompanhando a algum tempo todas as discuções a respeito.
    Então após ver qual era o procedimento resolvi ir atrás.
    Pelo que me informei aqui em Curitiba já estão liberando o pedido no DETRAN, porém o que todas os locais de inspeção dizem que é obrigatório o lavador de faróis.

    Como proceder?? Como mostrar e provar que não é necessário?
    E a infomação que somente as lentes de vidro necessitam procede?

    Abraço a Todos.
    E vamos GANHAR NOSSA causa!!
    =]

  115. Samu disse:

    Obrigado pela força Paulo, mas ainda está difícil de o Detran aceitar, espero que tudo volte ao normal o mais breve possível, pois esses faróis não tem igual é muito ótimo para o motorista.

  116. fonta disse:

    ola hoje liguei para um orgao de inspeçao em sp e so liberam o documento se o carro tiver lavador e regulador de farois meu carro é 2008
    como fika?

  117. Rafael, exatamente.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  118. Ricardo disse:

    Aqui em curitiba ta complicado…

  119. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    A todos de Recife e do Brasil.

    Eu estava comprido atrás aqui para que todos os órgãos de fiscalização e credenciados pelo Inmetro tomassem ciência dos verdadeiros fatos e o real entendimento da resolução 227 e 294. OK

    O DETRAN de recife “Central da Iputinga” esta liberando a autorização para efetuar a vistoria nos credenciados do Inmetro, mas, até o momento só existem algumas e o valor é de R$ 223,00 em todas mais R$ 32,00 de taxa no DETRAN. O nome das que estão efetuando as vistorias são:

    PIV – POSTO DE INSPEÇAO VEICULAR LTDA – 81 3439-6611;
    ITV – Inspeção Técnica Veicular Ltda – (81) 3453 7223.
    É só levar a liberação do DETRAN, a nota fiscal do kit que deve ser de até 6000K em nome do proprietário do veiculo “ou a declaração da equipadora em seu nome” e o farol deve esta regulado com o xenon. Pronto agora é só ir ao DETRAN novamente para emitir outro documento com a alteração.

    Atc,
    Eduardo Almeida – Recife

  120. André Oliveira disse:

    Eduardo, eu estive hoje no DETRAN/PE na Iputinga, e depois em uma autorizada do Inmetro na Av. Abidias de Carvalho. No DETRAN fui informado que o mesmo não foi comunicado oficialmente sobre o mesmo, pois pra eles tudo está muito confuso ainda, e tem que se aguardar uma melhor definição. No posto autorizado do Inmetro, o responsável me passou basicamente a mesma coisa, que a resolução está ainda cheia de dúvidas e que eles não estão fazendo, ainda, a emissão do CSV pra este tipo de modificação. Que eu saiba os guardas não estão multando aqui em PE, por causa desta incerteza quanto a lei, pelo menos ainda. Pelo menos 10 amigos meus, que andam com 8000k, foram parados mas não pelo xenon, e sim por blitzs de rotina. Tô com dois kits 8000k aqui, um bi-xenon e um pros milhas pra colocar no meu Celta e tô nesse dilema se boto ou espero pra ver no que vai dar. Espero resolver isso logo.

    Abs,
    André Oliveira

  121. Fernando Mello disse:

    Em São Paulo… nada ainda. Vou continuar na irregularidade. Daqui a uns meses talvez o Detran e o Inmetro comecem a aceitar a resolução do Denatran. Apesar que quando isso ocorrer aposto que vai sair tão caro regularizar isso que não vai valer a pena. Já se fala em quase R$ 300,00 pra isso. Esse país não é sério… então dane-se, vou continuar na irregularidade. Não vou desistir mas sinceramente já estou desanimando. Desculpe o desabafo mas é foda se sujeitar a toda essa burocracia e roubalheira nesse país. Se alguém conseguir regularizar direito no Detran de SP e no Inmetro favor postar dando o caminho das pedras. Tendo novidades eu aviso.
    Abraço a todos!
    Fernando Mello

  122. Marlon disse:

    Em são paulo está sem condições, enviei um e-mail ontem para o detran e recebi a seguinte resposta:

    Prezado Sr.

    Informamos que ainda não há regulamentação do CONTRAN/DENATRAN para esse
    tipo de alteração. Orientamos que aguarde e acompanhe pelo site do Detran
    (www.detran.sp.gov.br).

    Assim que houver a regulamentação por parte do órgão responsável para esse
    tipo de alteração, informaremos em nosso site.

    Para mais informações, entre em contato com o CONTRAN/DENATRAN pelo
    denatran@mj.gov.br.

    Atenciosamente,
    Detran-SP

  123. Carine disse:

    Olá estamos pesquisando sobre essa polêmica do Farol de Xenon, e por mais que pesquisemos, esbarramos em uma dúvida constante. Sim, é fato que os carros que não possuem xenon de fábrica podem regularizar o veículo realizando a inspeção. Mas a dúvida é: esses carros têm que possuir o farol com sistema de limpeza e de regulagem??? Ou a limpeza e regulagem só se aplicar aos veículos que são fabricados com xenon?? Eu li a 227 e 294 do CONTRAN e não cheguei a uma conclusão concreta…
    99% dos veículos que colocaram o farol não possuem esse kit completo, e se for obrigatório, estarão automaticamente reprovados na inspeção veicular…
    Aguardo ansiosa o retorno..

  124. Carine disse:

    RAFAEL de CURITIBA
    É isso mesmo, anteriormente os CSV não possuíam fotos dos veículos no momento da isnpeção, e além disso a validade dele para regularização do documento é de 30 dias, ou seja, vc terá que passar por uma nova inspeção para regularizar seu veículo, e seu xenon deve estar dentro das novas normas….

  125. Carine,

    O entendimento é que veículos fabricados até 31/dez/2008 não precisarão destes dispositivos, visto que nenhuma resolução tem efeito retroativo, ou seja, como a 227/07 e 294/08 entraram em vigor em 2009, apenas veículos novos, saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009 deverão ter estes dispositivos. Confira a carta-resposta do DENATRAN, assinada pelo Alfredo Peres, confirmando isto.

    Qualquer outra dúvida estamos à disposição,

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  126. Marlon,

    Já estamos entrando em contato com o DETRAN/SP e DENATRAN também. A notícia agora é que o software do DETRAN/SP não deixa fornecer autorização para este tipo de modificação, e que eles estão providenciando a alteração do mesmo (o que deve demorar muito).

    Sugiro que entre em contato com o DENATRAN e faça a sua reclamação. O próprio DENATRAN entra em contato com o DETRAN/SP para obrigá-lo a dar a autorização, nem que seja a mão! Quanto mais gente ligar pro DENATRAN melhor! Nos ajude!

    Sr. Humphry
    (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
    Coordenação Técnica do DENATRAN.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX.

  127. André Oliveira,

    O DETRAN/PE e todos os outros DETRANs do Brasil inteiro são obrigados a darem a autorização para você. Se não der, ligue e reclame diretamente pro DENATRAN:

    Sr. Humphry
    (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
    Coordenação Técnica do DENATRAN.

    O próprio DENATRAN entra em contato com o DETRAN mandando-o dar a autorização. Nos ajude, ligue e reclame! Quanto mais gente reclamar, melhor para todos nós!

    Mantenha-nos informado sobre o seu caso!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  128. Ricardo,

    O DETRAN/PR já está dando autorização. Um representante nosso já conseguiu. Entre em contato e, caso eles não lhe concederem a autorização, entra em contato direto com o DENATRAN:

    Sr. Humphry
    (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
    Coordenação Técnica do DENATRAN.

    O DENATRAN entra em contato com o DETRAN exigindo que ele dê a autorização, ok?

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  129. Alisson,

    O DETRAN/PR já está dando a autorização. Tenta você mesmo, se não derem, ligue pro DENATRAN e reclame, que o DENATRAN entra em contato com o DETRAN exigindo que ele dê a autorização.

    Sr. Humphry
    (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
    Coordenação Técnica do DENATRAN.

    Mantenha-nos informado sobre o seu caso.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  130. Leonardo Augusto,

    Você já tem a autorização do DETRAN/MG para a modificação? Ou você foi direto num centro de inspeção?

    Veja bem, quanto mais gente pedir a autorização e mais vezes os DETRANs do Brasil inteiro derem, isto vai ser ótimo, pois eles vão poder ‘ver’ quanta gente está querendo se regularizar! E quanto dinheiro eles estariam perdendo também! Lembre, não custa absolutamente nada pegar a autorização do DETRAN. Depois você vai pra cima dos centros de inspeções, oka?

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  131. Ricardo,

    É concenso entre as ITLs que 6000K pode passar. É só comprovar que o kit é de 6000K (nota fiscal).

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  132. Matheus Cantatori,

    Obrigado por seus esclarecimentos.
    Acreditamos também que realmente é do interesse das ITLs do Brasil inteiro atender à esta demanda. Na carta-resposta do DENATRAN, que você encontra neste blog, está claro que as resoluções 227/07 e 294/08 são apenas para os carros fabricados a partir de 2009! Dê uma olhada. Carros fabricados até 31/dez/2008 não precisam de lavador de faróis.

    E outra coisa, dê uma lida com calma no ítem 4.3.6.2.2 da resolução!
    Ele fala que ‘se um dispositivo de regulagem de farol for necessário para satisfazer os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1. e 4.3.6.1.2, o dispositivo deverá ser automático’. Isto vale pra QUALQUER CARRO, pois os ítens 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 não falam em nenhum momento sobre o tipo de fonte luminosa, ou de lâmpada. Realmente não sei de onde tiraram que isto é pra quem usa xenon!

    Ainda sobre o limpador, mesmo que fosse para todos os carros e não só pros carros fabricados a partir de 2009, para que serviria? Melhorar a visão? Impossível, o limpador foi feito pra tirar neve do farol, pois a neve tem cristais que, estes sim, podem alterar o facho da luz. Agora no Brasil pra que serviria? Moramos num país tropical, não temos neve, e se algum carro devesse ter lavador de faróis deveriam ser os carros SEM XENON, pois já não iluminam nada e qualquer sujeira no farol atrapalha mais ainda no bloqueio da iluminação.

    Sinta-se livre para entrar em contato diretamente conosco.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  133. Ricardo,

    8000K não passa.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  134. Andre,

    Obrigado! Não tinha visto esta notícia ainda. Entraremos em contato com eles sim!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  135. Fernando Mello disse:

    Pra descontrair…

    Olha só que coisa ridícula… se eu quiser comprar amanhã uma Ferrari ou uma Lamborghini, eu vou ser obrigado a tirar os faróis de xenon de série e colocar lâmpadas halógenas toscas no lugar pois esses “carrinhos” não possuem lavador de farol. Só no Brasil mesmo!

  136. Pois é…

    Fui informado pelo chefe e engenheiro de uma agência de inspeção que na verdade há um conjunto de informações desencontradas e que as agências de inspeção (ao menos aqui em BH) não tem como verificar de acordo com a lei as características do xenon. Segundo ele, o Denatran repassou a responsabilidade para as agências de inspeção, que por sua vez estão aguardando um posicionamento do Inmetro a fim de orientar os procedimentos básicos para a inspeção. Essa orientação deve sair para todo país nos próximos dias.
    Mesmo assim ele alegou ser “bizarro” instalar “kit xenon” nos carros que saíram de fábrica sem o equipamento, dizendo que isso é uma agressão. Fiquei com bastante vontade de revidar a altura esse posicionamento, porém, achei melhor não comentar.

    Dessa forma, enquanto não chegamos à uma conclusão satisfatória, vou retirar o kit e aguardar o andamento dessa discussão.
    Agradeço ao Paulo Franzoni pela orientação, vou sim ao DETRAN-MG e solicitar a autorização enquanto essa normatização não chega as agências de inspeção.

    Grato.

  137. Matheus Contatori Volta disse:

    Sim Paulo, concordo com você. No entanto o que tentei esclarecer é que o maior problema que as ITL´s estão tendo é não saber a portaria, resolução etc que temos que colocar nos CI´s CSV´s para justificar a modificação. Acredito que enquanto não ficarem bem esclarecidos os procedimentos de inspeção, não será possível fazê-la. Meu primo me liga todos os dias querendo saber se ja dá para legalizar e a minha resposta é a mesma que estou passando para voces. Se tem organismo emitindo o laudo, eles estão fazendo por conta e risco próprios e se alguem já conseguiu legalizar, fique tranquilo pois ja adquiriu o direito. Acredito que em breve será solucionado e acredito também que enquanto não sair nada definitivo, ninguém será multado, pois da mesma forma que não tenho parametros para a inspeção, o policial não tem parametros de fiscalização.

  138. Andre disse:

    Pessoal, passei email pro inmetro reclamando que oficinas credenciadas de BH não estão fazendo inspeção.

    Recebi o email do inmetro falando o seguinte:

    Prezado(a) Andre,
    Recebemos sua mensagem e a encaminhamos para o setor técnico responsável deste Instituto para análise e providências cabíveis. Estaremos acompanhando o andamento desta solicitação, o tempo de resposta dependerá da complexidade do assunto. Porém, nos empenharemos para entrar em contato o mais breve possível.

  139. Rafael disse:

    Andre, não só MG, mas do Brasil inteiro…

    ninguém sabe como proceder… tá uma zona…

    como o Matheus disse, ningém sabe “como justificar” a alteração.

    No entanto… vou pedir minha autorização ao Detran, e, enquanto não existir uma empresa que faça a vistoria, manterei o documento no porta-luvas, caso seja parado em alguma blitz.

    Outra coisa, tenho visto que somente xenon “colorido” estão sendo parados e autuados nas blitz… tenho visto muito carro de 6000k passando susse pelas blitz.

  140. Andre disse:

    Entao quer dizer que essa altorização do detran nao tem prazo para espirar? Fica valendo ate eu conseguir levar o carro na inspeção???
    Exemplo:

    Vai que aqui em MG só em Março as oficinas estão inspecionando.
    Posso ficar rodando com essa autorização?

  141. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    André Oliveira e Paulo Franzoni,

    Esse posto autorizado do Inmetro da Av. Ad. de Carvalho realmete não está informado e não entendeu a lei corretamente. Mais os posto que informeu acima “na Caxangá e outro perto do giradouro de Olinda” estão fazendo aa vistoria pelo valor de R$ 223,00 sem nenhum problema, pois, eles já estão apar do entendimento correto da resolução 227 e 294. Eu só não fiz a minha vistoria ainda pois, estou sem $$$$$, mas, logo estarei fazendo e mandarei uma copia do documento para ser postado no site.

    PIV – POSTO DE INSPEÇAO VEICULAR LTDA – 81 3439-6611; Peixinhos – Olinda

    ITV – Inspeção Técnica Veicular Ltda – (81) 3453 7223. Caxangá

    Atc,
    Eduardo Almeida

  142. André Oliveira disse:

    Eduardo, mesmo assim aço esse valor um roubo, pois a vistoria é só do Xenon. Vc conseguiu a sua autorização para modificação? Teve que fazer vistoria prévia?

  143. Valderi Félix disse:

    Não abuse do farol de xenon! [17/11/2008]

    Acessório

    Conforme o artigo 130 do Código, a multa para quem alterar o sistema de iluminação do veículo é de R$ 127,69 e é considerada grave

    Leustene Vieira Especial para O POVO

    Aderir à moda dos carros ¿tunados¿ e aumentar a segurança e o conforto nas estradas e no trânsito foram os principais motivos que fizeram com que os faróis de xenon deixassem de ser itens exclusivos de carros importados e passassem a ser instalados também em veículos populares. A forte tendência das ruas brasileiras atrai cada vez mais adeptos, mas exige deles cuidados para que não desobedeçam às leis do Código Brasileiro do Trânsito.

    Conforme o artigo 130 do Código, a multa para quem alterar o sistema de iluminação do veículo é de R$ 127,69 e é considerada grave. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 692/88, determina 68 watts de potência elétrica máxima para lâmpadas automotivas, o que não confere um caso de ilegalidade aos faróis de xenon provenientes de fábrica, pois eles possuem 35 watts. Ainda assim, não faltam casos em que os faróis são alterados, o que faz com que a alta luminosidade ofusque a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário, podendo ocasionar acidentes.

    De acordo com a assessoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), a diretoria do órgão estuda a publicação de uma portaria tratando da regularização do uso correto dos faróis de xenon. Espera-se que com a portaria os proprietários de veículos que já fizeram a mudança dos faróis normais para os de xenônio tenham um prazo para regularizar essa mudança. A regularização será feita a partir de uma autorização do Detran para que esses proprietários levem seus veículos para uma Inspeção Técnica de Licenciamento (ITL) em uma empresa credenciada pelo órgão, assim como acontece atualmente com a inspeção do gás combustível.

    Enquanto isso não acontece, os condutores devem seguir orientações da Resolução 14, de 6 de fevereiro de 1998. Nela o Conatran estabelece que os faróis dos veículos devem ser nas cores amarela e branca. Em outras palavras, a temperatura das lâmpadas permitida é de até 6.000K, pois um valor maior resulta na tonalidade azul ou violeta, o que não é permitido por lei.
    Esta foi a materia para o jornal do Ceará, agora eu pergunto; eles estão certo? A grande maioria tem 8.000k. Temos que trocar para 6.000K? se afirmativo troca só as lampadas ou o kit todo?
    Agradeço se alguem mim responder.

  144. Claudemir Borges Bonato disse:

    Aqui em São José dos Campos, SP NÃO tem autorização, NÃO sabem de nada, NÃO foram avisados . TEM que esperar e pronto !!!Mandem AVISAR o Detran daqui . Abraço

  145. Fábio C.B. disse:

    Boa noite a todos,
    Alguém teria alguma novidade pro pessoal de Curitiba – PR?? No site do detran não existe a autorização para alteração no sistema de iluminação, somente outras (CNV, MOTOR, REGRAVACAO CHASSI e etc…).
    Caso alguém tenha conseguido a autorização, bem como realização da vistoria em empresa credenciada, favor postar aqui!
    Aproveito para desde já agradecer o empenho do Grupo AIX em pro da nossa causa!
    Abraços,

  146. Cassol disse:

    ***!!!! ATENÇÃO TODOS OS USUARIOS DESTE SITE !!!!***

    Quero pedir a voces que divulguem este site a todas as pessoas que estão envolvida com a questão do Xenon, sejam elas pessoas contra ou a favor do uso, funcionarios do INMETRO, DETRAN, empresas de vistorias, lojas de acessórios etc.

    Cada um de nós temos nossos motivos para o uso do xenon, seja pela durabilidade, estetica, conforto, eficiencia, viagens noturnas, enfim, existe muita coisa errada em nosso pais e no “lendário” codigo de transito brasileiro.

    Não podemos deixar que nos proibam de usufruir desta maravilha tecnologica que é o xenon.

    Pois num pais que existem tantas diferenças, é uma injustiça permitir que somente pessoas de ALTO PODER AQUISITIVO $$$ (nada contra essas pessoas) possam usar a lâmpada em seus MERCEDES, CRYSLER ou BMW ( carros que vem com xenon,limpador e regulagem de fabrica) enquanto pessoas que possuem carros populares são proibidas.

    **!!! VAMOS DIVULGAR ESTE SITE PARA TODOS SABEREM A REALIDADE!!!**

  147. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    André Oliveira,

    Sim, tive que fazer uma pré-vistória no DETRAN, é coisa simples sem nenhuma dificuldade e de posse da autorização vc procura o posto do Inmetro da Caxangá depois da entrada de Dois Irmãos. Blz Só este valor que realmente é muito alto, e eles me disseram que só fazer a verificação da altura do facho de luz do farol de esta regulado. e pronto. Qual quer duvida, pode me ligar 8885-5999, Um abraço.

  148. André Oliveira disse:

    Eduardo, nessa pré-vistoria eles só olham o farol mesmo? Pq o meu Celta tá com molas cangoorun, aí ele fica 2 dedos mais baixo que o original, mas não é socado no chão não, mas eles podem empombar dizendo q tá rebaixado e tals… Aí queria saber se ele só olha o que vai ser modificado, no caso o sistema de iluminação. Pois se não, vou ter q colocar as molas originais de novo pra ir lá. Vlw pela ajuda!

  149. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    André,

    quando cheguei la no detran eu disse que era para instalação do kit xenon e o cara que fazs a espeção só tirou o núme ro do chassi do carro.

    Qual quer coisa pode me liga. BLZ

    Atc,
    Eduardo Almeida

  150. kpy vara disse:

    E Paraná… Estive hj no DETRAN, aqui na minha cidade, entraram em contato com Curitiba, e com o posto do Inmetro, e nda, só com limpador e esguicho, ta demorando isso… tenho q fica andando com o carro por ai q parece q tem uma “vela” no farol, srrsrss… saudade do meu xenon…

  151. Andre disse:

    Fui no detran mg da minha cidade hoje, pega autorização de rebaixado. falei do xenon, o cara disse que viu reportagem, mas no sistema pra eles ainda nao tem nada.

    O que fazer agora????Aguardar???

  152. André Oliveira disse:

    Ok Eduardo vlw mesmo! Vc já fez a regularização? Já pegou o CRV novo?

    Abs,
    André Oliveira.

  153. Fernando Mello disse:

    Detran SP… nada de autorização ainda…

  154. Charbel disse:

    Mandei um e-mail pro pessoal do DETRAN de SP e olha oq eles responderam:

    Prezado,

    Os faróis ditos Xenon foram proibidos através de resolução 294/08, do
    Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
    A regularização depende de publicação de normatização pelo Departamento
    Nacional de Trânsito (Denatran), o que não ocorreu todavia.

    Gratos
    Detran

    Ñ entendi porra nenhuma. O DETRAN quiz dizer q é o DENATRAN q resolve isso ? Alguém pode ajudar ? Abraço

  155. Charbel,

    Realmente é uma palhaçada isto tudo. Tens como enviar este e-mail que recebeste para info@live1.com.br? Estamos montando um processo junto ao Ministério Público Federal para acabar com isto de uma vez por todas. E quanto mais provas reunirmos que os cidadãos brasileiros estão sendo seriamente prejudicados, melhor!

    Aguardo seu contato!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  156. Eng Alessandro Leme disse:

    Caros amigos Charbel e Paulo,
    Oue o Charbel diz acima é pertinente.
    Em consulta feita pela Associação dos Organismos de Inspeção ao INMETRO, fomos informados que sairá uma nova regulamentação a ser exigida nas adaptações de Kit Xenon e até esta regulamentação sair, os requisitos já estão MINIMIZADOS!
    Portanto vamos tentar cumprir o mínimo que está sendo exigido enquanto a lei é favorável.
    Att Alessandro Leme.

  157. Raniere disse:

    Liguei no Detran de sp e eles falaram que vai ter um resposta daqui 15 dias, pois no documento nao tem capo para colocar a informação.

  158. Douglas disse:

    Conforme os colegas do Rio de janeiro ja falaram,no Detran-rj( posto Largo do Machado) ainda estao cobrando limpador de farol nos carros velhos… isso foi dia 16/01/09.TODOS NO RIO DEVEM RECLAMAR NO DENATRAN.

  159. Eng Alessandro Leme disse:

    Caro Charbel, olhe o link a seguir:

    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

    Pode mandar o Detran de SP olhar a regulamentação e regularizar o seu carro

    Att Eng Alessandro Leme.

  160. Douglas disse:

    Mandei um email para o detran-rj,olhem a resposta:
    Prezado senhor,
    Após encaminharmos sua mensagem à Divisão de Atendimento ao Público (DAP), informamos que, de acordo com as Resoluções nº 227 e 294/08, os veículos novos fabricados a partir de 01/01/2009, que possuírem farol de xenônio (Xenon) já estarão adequados às mesmas.
    Todos os veículos que sofreram adaptação para utilização do farol xenônio, deverão realizar o serviço de Alteração de Característica, conforme Anexo da Resolução nº 292/2008, porque deverão instalar o equipamento de controle de ajuste de inclinação do feixe de luz e do limpador da lente do conjunto ótico, além da lâmpada específica.
    Cabe ressaltarmos que somente o uso da lâmpada de xenônio, sem as adequações é proibido.
    Leia a Resolução, na íntegra em nosso Portal o ícone Legislação/Resoluções/Contran.

    Obrigada por entrar em contato conosco.

    Rigmor Silva
    Ouvidoria – Detran/RJ

  161. Eduardo, Brasilia disse:

    Hoje (19) fui ao Detran aqui no DF solicitar a tal autorização para regularizar os kits xenonio que instalei em maio de 2007 e me foi informado que, em linhas gerais, somente com as adpatações que rezam a legislação atual, ou seja, instalação de esguicho, limpador e regulador de altura do farol essa autorização seria expedida.

    Isso significa que temos duas intepretações da legislação. Alguns detrans estão concedendo essa autorização e outros não.

    Infelizmente no Brasil as normas são feitas para criar polêmicas, não para resolver as situações das pessoas.

    E o pior é que o meu kit foi vendido pela própria concessionária.

    O que devo fazer?
    Retirar e tomar um prejuízo de R$ 1500,00?

  162. MARCOS FLACH disse:

    ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SOU DO RS E FUI AUTUADO EM 08/01/09 POR ESTAR COM O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO EM DESACORDO COM A RESOLUÇÃO 294/08, RESUMINDO, TENHO UM PEUGEOT 307 2002 COM XENON NA LUZ BAIXA QUE INSTALEI EM 2007, O CARRO POSSUI REGULAGEM AUTOMÁTICA DOS FARÓIS E LENTE DE PLÁSTICO, PORÉM NÃO POSSUI OS LIMPADORES DE FARÓIS E NAO HAVIA REALIZADO NENHUMA REGULARIZAÇÃO NO CRLV DO VEÍCULO. COMO DEVO RECORRER ESTA MULTA? QUAL O FURO DA RESOLUÇÃO????? O POLICIAL NÃO TINHA NENHUM EQUIPAMENTO PARA COMPROVAR A ALTA LUMINOSIDADE DA LÂMPADA!!!!! ISSO JÁ BASTA!!!!!!!!OBRIGADO PELA AJUDA

  163. MARCOS FLACH disse:

    O POLICIAL ME AUTUOU DIZENDO QUE EU TINHA A REGULAGEM DO FARÓL, MAS NÃO TINHA LIMPADOR DAS LENTES!!!!!! ISSO É UMA PALHAÇADA!!!!! LIMPADOR DE LENTES É USADO NA EUROPA PARA RETIRAR A NEVE DOS FARÓIS!!!!!!!!! AQUI NO BRASIL TEM MUITA GENTE QUE PRECISA DE LIMPADOR É DOS ÓCULOS!!!!! POIS CRIAR UMA LEI SEM FUNDAMENTO COMO ESSA É O FIM…. ESTOU DECEPCIONADO……………………INDIGINADO……

  164. MARCOS FLACH disse:

    TENHO O FAROL DE MEU CARRO REGULADINHO, NÃO ATRAPALHA EM NADA OS VEÍCULOS QUE TRAFEGAM NO SENTIDO CONTRÁRIO, CONCORDO QUE EXISTEM ABSURDOS POR AI, MAS ESTES ABUSOS DEVERIAM SER ENQUADRADOS NA RESOLUÇÃO QUE TRATA DE FARÓIS QUE ESTEJAM COM FAIXO DE LUZ DESREGULADOS NÃO é????????????????????????

  165. Fernando Mello disse:

    Marcos, estamos no Brasil. Infelizmente não é um país sério. Só querem mesmo é nos extorquir aplicando multas e mais multas ou cobrando taxas altíssimas pra que possamos nos adequar a novas Leis criadas para este mesmo fim, arrecadar dinheiro do cidadão. E o ciclo nunca se fecha…
    Estou andando apenas com farol de milha xenon aceso. Não ligo mais o farol baixo. Não pego mais estrada a noite. Por enquanto é o que faço pra evitar autuações. Não vou tirar meu xenon.
    Brasil, o país dos impostos… das taxas, das multas e dos abusos de autoridade.
    Fernando Mello

  166. marcelo disse:

    Boa Tarde !! sou do interior de Sao Paulo e procurei para o ciretran para regularizar o XENON do meu carro me falarao q nao sabem de nada, liquei no orgao responsavel pela fiscalizaçao ( IMETRO) e me disserao q nao irao regularizar pois é muito alto o custo dos aparelhos e q nao vao comprar. kkkkkkk santa ignorancia!!!!!!!!!!!
    nem eles sabem do q se trata

  167. Marcos Flach,

    Você tem 30 dias para recorrer da multa. Em aproximadamente 02 semanas (prazo máximo), colocaremos aqui no site um modelo de recurso para todos que foram multados por usar xenon.

    Por favor, acompanhe o site, que assim que estiver pronto postaremos aqui. Caso isto não ocorra (o que não deve acontecer), entre em contato direto conosco por telefone mesmo!

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  168. Eduardo, Brasilia,

    Em aproximadamente 2 horas (máximo) colocarei um post novo falando sobre isto e o que fazer neste momento.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  169. MARCOS FLACH disse:

    OK
    AGUARDAREI POR ESTE RECURSO!!!!!
    DESDE JÁ AGRADEÇO
    ABR
    MARCOS

  170. Leonel disse:

    Boa Tarde pessoal!
    Já não estou mais entendendo nada sobre o que é certo ou não, o que pode ou não pode.
    Realmente existe alguma lei legalizando o xenon? Por que terei que trocar as lâmpadas de 8000K por 6000K se eles tem a mesma luminosidade?
    Será que esse efeito um pouco azulado é mais ofensivo que o branco, já que elas tem a mesma luminosidade?
    Viajo o estado de SP quase todo e estou receoso em continuar usando as minhas.Dependo do meu veículo e estou com medo de apreensão.
    O que fazer, já que ainda não consigo legalizar na Ciretran da minha região?
    Obrigado!

  171. Leonel,

    As resoluções 227 e 294 regulamentam o uso do xenon sim. Sobre as suas lâmpadas de 8000K (que eu prefiro), elas são e sempre foram proibidas, pois FISICAMENTE falando, elas emitem luz na cor azul-esbranquiçada, e não branca-azulada.
    Isto é muito diferente sim. Ainda fisicamente falando, a luz azul (em qualquer tom) ofusca mais que a luz branca.

    Qual o problema que você está tendo no Ciretran?

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  172. marcelo disse:

    Boa noite e parabens a todo q estao interessado neste dilema!!
    Soua do interio de Sao Paulo e como avia comentado antes o CIRETRAN e o IMETRO da regiao nao tinhao informaçoes a dar pois estavao se adeguando as novas leis.
    sexta feira 23/01/09 entrei em contato novamente com os orgao responsaveis, o IMETRO me falo q tem q ter reulador de altura e limpador de farol. Mas como vejo nos comentarios acima q so carro fabricados apartir de 01/01/09 terao q sair de fabrica com limpador e regulador de farol. Ai fica a duvida irei ligar novamente segunda feira 26/01/09 para o IMETRO e pedirei informaçoes.
    apos ter alguma resposta dos mesmos postarei aqui!!!!
    VAMOS LÁ PESSOAL NAO DESISTAM NUNCA , VAMOS TER Q CONSEGUIR APROVAR ESTA POIS MUITAS JA PASSARAO E NAO FIZEMOS NADA ESTA VAMOS TER Q VENCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS A TODOS E PARABENS AOS INTERESSADOS “””PRICIPALMENTE grupo AIX”””””

  173. Marcelo,

    Realmente há muita DESinformação acerca deste assunto. HOJE, dia 26 de Janeiro, é exigido apenas o limpador de farol (esguicho). O regulador automático NÃO é necessário, como diz o próprio comunicado do DENATRAN. Confira: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm.

    No comunicado acima, procure por ‘parafusos’ e confirme o que estou dizendo. Caso o CIRETRAN da sua cidade insistir com isto, mostre este comunicado a eles. Te peço isto, mostre o comunicado e a parte do ‘parafusos’. Precisamos da ajuda de todos, incluindo você, para vencermos de vez esta briga!

    Aguardo contato,

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  174. Andre Silva disse:

    Paulo, as itls de MG insistem nos dispositivos.

    Estou com a autorização, depois te envio, mas o que fazer agora?

    A validade dela é de um mês.

  175. Andre Silva,

    Aguarde mais uns dias.. Vamos ver o desenrolar desta história do lavador, ai tomamos uma decisão, oka? Estamos 200% focados nisto agora.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  176. MARCOS FLACH disse:

    CARO PAULO!!!
    RECEBI A INFRAÇÃO, PELA MODIFICAÇÃO NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO.
    POSSO AGUARDAR PELO RECURSO QUE VC DISSE QUE POSTARIA AQUI?
    TENHO PRAZO ATÉ 01/03/09

    NO AGUARDO
    ATENCIOSAMENTE
    MARCOS

  177. Charbel disse:

    Paulo Franzoni, vc quer que eu encaminhe o e-mail que recebi pra vc ? Qualquer coisa, meu e-mail é charbelll@XXXX.com.br. Abraço

  178. Charbel,
    Obrigado. E-mail anotado!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  179. Saíu matéria nova sobre XENON no Bom Dia SC de hoje!

    link: http://www.youtube.com/watch?v=Vm5_N2SuTsk

    Att Alessandro Leme.

  180. Charbel disse:

    Mandei outro e-mail pro DETRAN de SP… :

    Gostaria de saber se vocês já estão entregando a autorização para a regularização dos Xenons em SP como consta nas Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicado no site do DENATRAN, para carros que instalaram o xenon antes de 01/01/2009 ?!

    Pagina do site do DETRAN com a regulamentação do CONTRAN:

    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

    Grato, Charbel

    Olha a resposta:

    Prezado, estamos aguardando para que seja programado o campo no documento
    do carro, onde cosntará a informação de farol xenon; somente depois é que
    abriremos a possibilidade de regularização.
    Gratos
    Detran

    Eu imprimi e deixei no carro, se me pararem eu mostro… hehehe… Agora é só esperar, toda terça vou entrar em contato com eles pra saber se já liberaram a autorização.
    Abraço a tds

  181. Ótima ideia!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  182. Raniere disse:

    Paulo Franzoni

    Quando será essa reunião em Brasilia?

  183. Raniere,

    Já houve, terca-feira. Logo postaremos novidades.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  184. Marcos,

    Aguarde mais um pouco visto que voce ainda tem tempo habil para recorrer. Caso nao consigamos o modelo de recurso a tempo, voce ai entra com pedido normalmente.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  185. Eduardo Augusto disse:

    Boa tarde Paulo.

    Gostaria de saber se essa lei se aplica tbm quanto a instalação nos farois de neblina e se o 8000K vai ser permitido mesmo.

    muito obrigado.

  186. Eduardo,

    O que está para nós claro, é que o sistema de iluminacao precisa emitir luz branca. Sendo assim, somente se o kit de 8000k tiver uma tonalidade MUITO clara, conseguirá passar. Normalmente, somente os 6000k passarão. A lei dispoe sobre todo o sistem de iluminacao, sendo assim, inclui alto, baixa, milha, ré, etc, etc…

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  187. Juliano disse:

    Sr. Paulo, tive o mesmo problema da autoação.
    Possuo uma MB Kompressor C-180. A minha não tinha xenon e não sei se alguma vem. Porem, inclusive no manual fala que algumas podem vir. Sabe me dizer se posso utilizar isto como argumento para neste caso servir como CERTIFICAÇÃO de que a lampada é permitida? Pois estes guardinhas BURROS, IGNORANTES (nos dois sentidos) e PREPOTENTES, acham que estão com a razão e não há quem mude a opinião.
    Ainda bem que possuímos o recurso da defesa. Aguardo uma resposta em relação a certificar ou autorizar a alteração e tambem o modelo do recurso. Se puderes enviar por e-mail agradeço.
    JulianomallmannARROBAgmailpontocom
    Abraço e PARABÉNS pela iniciativa!

  188. Juliano,

    Infelizmente, independente do que esteja em seu manual, a resolucao fala sobre veiculos nacionais ou importados. Entao a questao é que voce, infelizmente, se enquadra no padrao. O que acontece é que alguns modelos da marca de seu veículo já possuem limpadores de faróis vindos de fábrica. Caso o seu possua, é um trabalho a menos. No mais, voce deve submeter seu veículo a inspecao sim e percorrer os tramites normais para regulamentacao do documento. Boa sorte!
    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  189. Jose Luiz disse:

    Gostaria de saber se essa autorizacao vale pros carros antigos poistenho um gol 92 e gostaria de colocar xenon!!!

  190. Juliano disse:

    Paulo, obrigado pela resposta mas confesso que ela me confundiu um pouco… Isto que eu li TODOS os posts… Os fabricados anteriormente a jan/09, para regulamentar junto ao detran etc… como a maioria do pessoal ta querendo fazer ai acima… precisa de limpador? Pelo que eu entendi, não né? Se for uma lampada permitida, posso solicitar a alteracao de caracteristica, colocar a lapmada, fazer a inspecao (inmetro etc..) e era isso? Ou esta alteracao teria que incluir o limpador?

    E o modelo do recurso? Ja foi divulgado em algum local?

    Obrigado.

  191. Jose Luiz,

    Vale sim!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  192. Raniere disse:

    Galera, so tem um pequeno problema, na Resoloção fala que é carro fabricado a partir de 01/01/2009 e depois veio um comunicado dizendo que era para todos os carros, qualquer um que entrar na justiça vai ganhar, pois se é para os carros antigos serem incluidos, eles tem que fazer outra Resolução e incluir tal informação, pois essa Resolução ta acima de um simples comunicado do Denatran, daqui a pouco o carro que vai empurrar o motor do carro, que zona

  193. Raniere,

    Realmente é uma desorgnização total.

    http://xenonlegal.wordpress.com/2009/02/18/camara-tematica-feita-e-nada-decido/

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  194. Charbel disse:

    Fala galera, parece q o Detran de SP já está entregando a autorização, olha o e-mail q mandei e a resposta deles:

    Olá, gostaria de saber se vocês já programaram o campo no documento de veículos para que nós,
    condutores, possamos pegar a autorização para regularizarmos os FARÓIS DE XENON ?!
    Grato, Charbel

    RESPOSTA:
    Prezado,

    Informamos que já está concluido, pedimos que acesse o site http://www.detran.sp.gov.br – ícone veículos – alteração de características e veja
    os procedimentos.

    Atenciosamente,

    Diretoria Detran – SP

    Agora é só ir retirar. Assim q eu conseguir a autorização eu posto aki !!!
    Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: