Kits de conversao xenon sao legais!

Texto retirado do site: http://www.digus.com.br
(Necessario registro para visualizar)
Link: http://digus.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=2&t=72233


KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!

A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita ( Jornal O Globo de 12/11/08 ), quanto televisiva ( JN de 05/12/08 ), informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.

A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.

Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:

Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.

Para ver a íntegra da Lei, é através do site:

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

Clicar na resolução 227.

########################################################

ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON

No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://www.denatran.gov.br/download/Res … AN_294.pdf , deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.

1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.

4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.

5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente – montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados.

Dessa forma, concluímos que em caso de algum veículo ser autuado pelo uso do kit de xenon, a própria lei respalda o deferimento do recurso. Ainda assim, é ato perspicaz que no momento da instalação do kit de xenon, o conjunto ótico do farol seja devidamente regulado a fim de evitar que o corte de ataque do feixe de luz seja equivocadamente direcionado para cima e não para a frente com ângulo inclinado para o asfalto.


Anúncios

11 Responses to Kits de conversao xenon sao legais!

  1. Marcus disse:

    Eh um absurdo esta lei. Tem tanta coisa mais importante pra esses politicos se preocuparem!!!

  2. Eliomarcio disse:

    Parabéns!!!!

    li a matéria e gostei muito, obrigado por estarem defendendo os usuários de xénon do Brasil!!!

    Eliomárcio Porto Velho/RO

  3. Caro Eliomárcio,

    Obrigado pelo seu comentário! Usuários como você, que nos dão um retorno, que nos mantém ativos nesta briga!

    Obrigado e até a próxima,

    Grupo AIX.

  4. jorge farias disse:

    ola amigos .
    sou do estado do espirito santo e sou revendedor, mais meu comercia foi a 0 por motivo da televisao informar que todos xenons seram proibidos a patir de 2009, gostaria de saber como faço.

  5. Jorge,

    Já entramos com pedido de resposta na Rede Globo. Acreditamos que na semana que vem uma outra materia vá ao ar com informacoes corretas.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  6. everton disse:

    O QUE NAO É ILEGAL NESSE PAIS , OS ORGAOS DE TRANSITO EM VEZ DE TENTAR FAZER ALGO PARA A MELHORIA DAS ESTRADAS DESSE PAIS , NAO QUEREM INVENTAR UMA FORMA DE ENCHEREM OS SEUS COFRES DE DINHEIRO COM MULTAS DADAS AOS MOTORISTAS QUE CURTEM ANDAR NO ESTILO , EU TENHO XENON , CARPETE DE ALUMINIO , INSUL FILM SOU TOTALMENTE ILEGAL E CURTO ANDAR DESSE FORMA , DEIXEM QUE INVENTEM ESSAS LEIS , POIS ENTRAM ANO E SAI ANO E ESSAS LEIS DE TRANSITO NAO VALEM DE NADA .

  7. Ediley disse:

    O detran até fornece autorização, mas os orgãos que fazem as vistorias estão exigindo que tenha esguicho nos faróis. Vai entender.

  8. Moises Borges disse:

    Sou de Macapá-Ap, já fui no detran da minha cidade, eles me informaram que não fazem a regulamentação dos kits de xênon, queria saber se vc sabe me informar se é legal a policia apreender o veiculo com xênon? Já que o detran não permite a regurarização.

  9. Moises,

    Como o detran NAO disponibiliza meios de voce trafegar legalmente, a polícia NAO PODE apreender seu veículo. O certo era voce andar no mesmo, com uma documento formal do detran onde informa esta situacao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  10. Andre disse:

    Esta lei e um absurdo pois o xenom pode muito bem ser utilizado por qualquer veiculo (desde que o foco esteja regulado para nao ofuscar) pois devido a sua maior luminosidade gera maior seguranca aos motoristas e no caso de motos,favorece a seguranca do motociclista nao apenas pela claridade,mas tambem porque uma moto com xenom e muito mais facil de ser notada por motoristas de carro,esta lei mais parece um boicote (criado por marcas que fornecem xenom as grandes montadoras) aos kits vendidos por marcas alternativas (que sao as que mais vendem devido ao preco mais acessivel).e uma lei completamente incoerente e so serve para dar trabalho e despesas a populacao.E quanto a nota fiscal,QUEM TEM A NOTA FISCAL DE UM KIT INSTALADO HA MAIS DE UM ANO? como faco se nao tenho mais a nota????Abaixo essa lei incoerente e injusta

  11. Andre,

    Se voce nao tem mais a nota, pode procurar a empresa e solicitar uma segunda via ou mesmo uma declaracao da mesma, que cremos ser válida.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: