Consulta DENATRAN/CONTRAN

(Editado: Carta-resposta no DENATRAN agora em alta resolução!)

Caros,

Havíamos protocolado uma carta-consulta diretamente na sede do DENATRAN, em Brasília/DF, no dia 18 de Dezembro de 2008,  questionando qual seria o correto entendimento do referido órgão sobre as resoluções 227/07 e 294/08, visto que muitas pessoas estão/estavam falando sobre as resoluções de maneira equivocada.

HOJE, dia 23 de Dezembro de 2008, obtivemos resposta do diretor geral do DENATRAN, Sr. Alfredo Peres da Silva, quanto à nossa solicitação.

Tal consulta é de extrema valia e importância, pois a resposta atesta que não há proibição e, principalmente, esclarece que as resoluções somente atingem os veículos fabricados a partir de 01/01/2009, conforme vocês podem conferir nos documentos a seguir:

01) Carta-consulta, protocolada no dia 18/12/2008 por uma empresa do Grupo AIX:

Live One - Carta consulta ao DENATRAN/CONTRAN

02) Resposta do DENATRAN/CONTRAN

AGORA ARQUIVO EM ALTA RESOLUÇÃO!

DENATRAN - Resposta a consulta da Live One Importação

Mais uma vez, o GRUPO AIX confirma o seu compromisso com a comunidade, esclarecendo os fatos e, principalmente, elucidando a correta interpretação das resoluções do CONTRAN.

Aproveitamos a edição do post para agradeçer, publicamente, à Deputada Federal Angela Amin, do PP/SC, que  colocou-nos frente-a-frente com o diretor do DENATRAN e presidente do CONTRAN, Sr. Alfredo Peres de Silva, resultando na carta-resposta acima.

Paulo Franzoni

Grupo AIX.

52 Responses to Consulta DENATRAN/CONTRAN

  1. Marcel disse:

    Instalei no começo do ano um kit xenon tenho um xsara Picasso, liguei para CRVA e eles disseram que eu tinha que tirar as lâmpadas, vou viajar amanhã, vocês sabem como faço para não precisar tirar minha xenon???

  2. Bruno Medina disse:

    Leis no Brasil infelizmente são feitas para NÃO serem entendidas. Basta ver a referida resolução.
    De cada 10 pessoas letradas que leem encontram-se 11 interpretações diferentes…
    Essa resolução mostra o quanto esse povo de Brasília trabalha bem! A referida é praticamente uma cópia bruta das leis/normas européias.
    Lavador de farol no Brasil??? Gente aqui não neva!
    Vamos nos unir pessoal contra essas leis esdrúxulas!!! Vamos parar de abaixar a cabeça pra tudo!
    PARABÉNS à iniciativa do grupo!
    Vocês tem total apoio do clube do Golf!

    Abraços.

  3. brandl disse:

    Amigo, segundo a própria resposta do DENTRAN, nenhum veículo em circulação necessita retirar o kit xenon. O que é aconselhável é que voce procure o detran de sua regiao e verifique o órgão credenciado pelo mesmo para fazer uma vistoria e credenciamento do seu veículo para utilização do kit.

    Grupo AIX.

  4. Renato disse:

    Por favor, eu gostaria de uma resposta mais direta: possuo instalado no meu carro um kit xenon de 8k. A partir de 01/01/09, corro o risco de levar multa?

  5. Caro Renato e outros leitores,

    Como diz a resposta do DENATRAN/CONTRAN, todos os carros que quiserem rodar com qualquer modificação, seja de farol (xenon), seja de roda, suspensão, cor, enfim, qualquer alteração de característica, este deverá obter o CSV – Certificado de Segurança Veicular.

    No seu caso, Renato, o fabricante/importador do seu kit deverá lhe fornecer atestado de um laboratório acreditado INMETRO, onde deve constar que o fabricante/importador do kit que lhe venderam está em conformidade com a legislação atual (luz amarela ou branca).

    Com este documento, além da NOTA FISCAL do seu kit xenon (o que comprovará que você comprou o kit deste fabricante/importador), você deverá se dirigir à um centro de inspeção veicular para realizar a inspeção, e após isto, com o seu certificado em mãos, você não correrá o risco de levar multas.

    No site do INMETRO, neste link (http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp), você pode procurar pelo Centro de Inspeção Veicular mais próximo de você.

    Segue resposta direta: Caso obtenhas o CSV, não, não correrás o risco de levar uma multa.

    O Grupo AIX está tentando, a todo custo, conseguir um prazo entre 06 meses e 01 ano para que os proprietários de carros modificados com kits xenon obtenham os CSVs.

    Hoje há, aproximadamente, 2 MILHÕES de carros no Brasil neste situação, o que nos leva a acreditar que não há Centros de Inspeções Veiculares em quantidade suficiente para atender a demanda em um curto espaço de tempo (até 01.01.2009).

    Esperamos ter respondido à sua pergunta.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  6. Luis Henrique disse:

    Só gostaria de saber uma coisa. Porque motivo na resposta do DENATRAN é direcionada a uma deputada e não a quem fez a pergunta.

  7. Lourenço Carlos Rodriguês Quintela disse:

    Venho parabenizar ao Grupo AIX pelo trabalho realizado e relacionado sobre informações de uso correto dos KIT de lâmpadas XENON, segunda feira 29/12/08 irei no inmetro para obter mais detalhes sobre o assunto.
    Atenciosamente
    Lourenço C R Quintela (JUCA)

  8. Amigo, a resposta foi enviada para o gabinete da deputada Angela Amin visto que foi através dela que conseguimos o acesso a essa reunião com o diretor-geral do DENATRAN.

    Grupo AIX.

  9. Prezado Lourenço,

    Obrigado por suas palavras. Isto nos mantém com ânimo para continuar neste briga.

    Recomendamos que você leve a carta-consulta e a carta-resposta do DENATRAN na segunda-feira. Há muita gente desinformada. Depois volte aqui e nos conte como foi, oka?

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  10. Luiz,

    Voce já viu algum orgao publico responder alguma coisa no dia 23 de DEZEMBRO sem pressao politica??

    Acho que isto responde sua pergunta…

    Grupo AIX.

  11. Murilo disse:

    Boa noite,

    Uma duvida que tenho (e muitos também devem ter), é a respeito de motocicletas.
    Em momento algum foi mensionado motocicletas.
    Essa resolução afetara também as motocicletas?

    Parabéns pelo serviço que vem realizando.

  12. Lourenço Carlos Rodriguês Quintela disse:

    Realmente concordo com o colega Murilo, em momento nenhum foi referido a motocicleta! Será que a lei deu uma bréxa?

  13. Jefferson L. Delospital disse:

    Bom Dia, Agradeço pela iniciativa que tomaram contra essa lei, eles são veem o lado de quem está oposto, e a segurança de quem está dirigindo, em certos países é obrigatorio o uso de Kits!
    Venho perguntar, pois não tenho mais a nota fiscal, e nem recebi o atestado do imetro, não consigo entrar em contato com a empresa, pois acho que o meu kit não tem uma marca de “qualidade” porém está regulado, como todos os fárois para evitar ofuscamento de quem vem em sentido oposto, gostaria de saber, se posso mesmo assim levar em um Centro de Inspeção Veicular. Mesmo sem a nota e o atestado, para a avaliação do mesmo?
    Ou sem estes documentos não há nada que se possa fazer?
    Obrigado
    Abraços

  14. Nuno disse:

    Realmente, concordo com os 2 colegas acima. Em hora alguma a lei fala sobre motocicletas. Essa lei teria essa brexa? Agora estou na duvida, retiro meu kit xenon ou nao? Como faço essa inspeçao veicular? quanto custa? alguem teria essas informaçoes? Ficamos no aguardo de qualquer ajuda possivel. Obrigado!

  15. denilson disse:

    Se essa resluçao valer tambem para os motociclistas como faremos para podermos circular com um kit xenon instalado, e como conseguir o csv para moto, ja que os originais não iluminam o suficiente em rodovias nao iluminadas (maioria das motos de baixas cilidradas usam apenas uma lampada de 35/35whats)

  16. Caro Jefferson,

    Acreditamos que sem a Nota Fiscal, não há nada que você possa fazer, pois sem ela não há nada que prove que o kit que está no seu carro é da empresa que comercializa.

    Sem saber de qual empresa é o kit, não há como confirmar se ele é homologado ou não.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  17. Caro Denilson,

    O Grupo AIX concorda com você. Não encontramos nada nas resoluções que falem sobre motocicletas.

    Agora, na resolução 292/2008, também do CONTRAN, fala que ciclomotores, motonetas, triciclos e motocicletas PODEM alterar o sistema de iluminação, porém, como os automóveis, precisam do CSV – Certificado de Segurança Veicular.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  18. Caro Nuno,

    O Grupo AIX concorda com você. Não encontramos nada nas resoluções que falem sobre motocicletas.

    Agora, na resolução 292/2008, também do CONTRAN, fala que ciclomotores, motonetas, triciclos e motocicletas PODEM alterar o sistema de iluminação, porém, como os automóveis, precisam do CSV – Certificado de Segurança Veicular.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  19. Pessoal,

    Segue link da resolução 292/2008:

    https://xenonlegal.wordpress.com/?attachment_id=143

    Atenciosamente,

    Grupo AIX

  20. […] link da resolução 292/08 (citada na carta-reposta do DENATRAN, item […]

  21. rafael jeremias disse:

    Soh tem um problema, eu fui ateh o inmetro aqui da minha cidade e os caras la disseram que tem que ter lavador de farol e regulagem AUTOMATICA, sim nao eles nao fazem a vistoria, e o detran aqui da cidade nao libera o carro. aew fu%#$&*. E agora, tem que ser Automatica mesmo ou eh soh regulagem eletrica (manual) normal? pq os lavadores eh facil instalar apesar de feio, mais a regulagem automatica nao eh tao simples assim, praticamente impossivel.

  22. Bruno Medina disse:

    A Globo continua insistindo de que o xenon está terminantemente proibido…
    http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL941011-9658,00-NOVAS+REGRAS+DE+TRANSITO+ENTRAM+EM+VIGOR+NESTA+QUINTAFEIRA.html

    Será falta de informação?

  23. Giovani disse:

    Desculpem, mas eu AINDA nao consegui esclarecer as minhas duvidas quanto a SER LEGAL OU NAO andar com o carro com um kit de conversao de xenon (BANBO – 6000K – 35W) instalado.
    Se, como voces dizem, a resolucao 294 (alias, o titulo deste post esta errado, diz resolucao 224 ao inves de 294) soh vale para os carros fabricados/importados a partir de 01/01/2009, porque este abaixo assinado contra a mesma?
    Peco, POR FAVOR, que escrevam um post que esclareca inteiramente essa questao pois, ateh agora, soh encontrei muita contradicao.
    SOH QUERO SABER SE POSSO RODAR POR AI LEGALMENTE (SEM RISCO DE SER MULTADO E TER O CARRO RETIDO) COM MEU CARRO COM ESSE KIT XENON ADAPTADO, ASSIM COMO MINHA MAE, COM O CARRO DELA, QUE POSSUI O MESMO KIT INSTALADO.
    Se essa modificacao for LEGAL, quero saber se, afinal, eh necessario tomar alguma medida extra (como comentado no post “Modificações Permitidas – DENATRAN”, de 30/12/08) para torna-la legal, como a obtencao de um CSV, atraves de todo aquele longo processo. Em posts anteriores, voces apenas diziam que era LEGAL a modificacao, agora jah estao dizendo que soh eh legal se voce obtiver um CSV.
    Repito, a confusao eh muito grande, ainda nao consegui solucionar minha simples duvida.
    Por favor, facam um post clareando essa questao, de maneira simples e objetiva, que nao deixe duvida alguma.
    Muito obrigado
    P.S.: Peco desculpas pelo modo como escrevo, sem acentos graficos, isso acontece porque estou num notebook estrangeiro, que possui teclado sem acentos.

  24. Giovani disse:

    Ah, complementando, eu escrevi esse comentario em 3 posts, apenas para ter certeza absoluta de que o mesmo sera visto e respondido, visto que a duvida persiste e jah estamos no dia 02/01 (ou seja, desde ontem estamos passiveis de multa-ou nao). Portanto, nao precisam responder meus 3 comentarios hehehe respondendo um deles, jah esta otimo.
    Ainda mais agora, nessa epoca em que estaremos usando nossos carros muitas vezes em estradas e etc, e com o agravante da Operacao Arrecadacao – digo – Operacao Verao estar de volta a ativa, o medo de ser multado eh grande.
    Mais uma vez, muito obrigado pela atencao e pelos esclarecimentos.

  25. Bruno,

    (Estou sem acentuacao no laptop)
    Realmente isto e’ incrivel. Com certeza nao e’ falta de informacao. Suspeitamos de alguns interesses por tras disto tudo, como voce pode conferir em alguns comentarios do post ‘abaixo-assinado’.

    Temos reuniao hoje na RBS, filiada rede Globo no RS e SC. Alem disto, ja’ temos pedido de resposta protocolado na Globo para acabar com esta ‘brincadeira’.

    Grupo AIX.

  26. Giovani,

    (Tambem estou sem acentos no laptop)
    Destacamos sempre que e’ legal pelo fato de que qualquer veiculo fabricado antes de 2009 pode colocar. Porem, a legalidade vem com uma condicao, que e’ obter o CSV. Simples assim.

    Por exemplo, colocar suspensao pneumatica no carro e’ proibido totalmente. E esta’ claramente escrito isto nas resolucoes. Ja’ o xenon NAO E’ PROIBIDO, apenas vem com a ressalva da regularizacao.

    Grupo AIX.

  27. So’ pra completar, acreditamos que nos proximos dias a rede Globo se manifestara’ como deveria ter feito antes, ou seja, de maneira correta e confiavel, afinal, sao eles que estao fazendo esta bagunca no mercado e na cabeca dos consumidores.

    Grupo AIX.

  28. David Viezzer disse:

    Paulo Franzoni,

    Cheguei em casa ontem lá pelas 22:30, portanto nao vi a reportagem do JN, mas meus familiares me disseram que viram a reportagem e que ela passou a mensagem que é expressamente proibido o uso de xenon, inclusive com 127 reais de multa, GUINCHO e 5 pontos na carteira.

    Estou indo pra praia hoje a tarde, possuo um kit 8000k h4 h/l da marca RATEK (nunca vi no Brasil, comprei nos EUA), a mais de 1 ano e meio, e como nao tenho nota dele, tampouco laudo do inmetro, nao tenho como regularizar…

    É revoltante, e a única explicação que eu tenho pra isso é que existe uma “força” por parte de alguém pra eles divulgarem a informação errada.. e como no brasil policial nao lê a lei, mas assite tv….

  29. David,

    Com certeza existe alguma força por trás disso. Se procurar bem pela internet saberás quem é o dono da ‘força’. Porém, como dependemos destas mídias para forçar com que a massa consumidora saiba a verdade, temos que ficar um pouco calados com as nossas revoltas.

    Por exemplo, acabei de deixar em stand-by o outro post que fizeste um comentário. 😉 Aparentemente vou dar uma entrevista hoje, e não seria legal ter aquele post publicado.

    Continue nos visitando!

    Grupo AIX.

  30. Giovani disse:

    Obrigado pelos esclarecimentos Paulo. Pretendo ir ainda hoje num centro de inspeção regulamentado pelo INMETRO para ver como anda a situação aqui em Caxias do Sul – RS, ainda mais que temos dois carros para legalizar aqui em casa.
    Se eu for hoje, deixo um comentário mais tarde contando como foi.. Se não, o farei assim que eu for.
    Realmente, todos esperamos ansiosamente que sejam veiculados avisos na televisão falando a verdade, pois como sabemos, o povinho brasileiro, BITOLADO na televisão (leia-se GROBO) como é, só acredita (cegamente) no que vê na TV.. E como diz o David logo acima (compatriota?), assim fazem os policiais. Não sabem as leis, mas TV eles assistem bastante -.-

  31. gilberto manika nunes disse:

    boa tarde amigos!!!!…venho acompanhando o forum a algum tempo, e hoje acabei indo no crva de esteio-rs, e falei pessoalmente com o cordenador do centro que para minha surpresa ja me informou que o detran-rs ja passou informação paras os crvas do estado e os mesmoes centros de inspeções de segurança veicular credenciados pelo inmetro para que NÃO emitam nenhum CSV para o uso de farois de xenon, devido o porque da resolução 294 ainda não estar muito clara com tal finalidade, então fui em um posto de inspeção hoje a tarde e la me informaram que mesmo adaptando os lavadores de farois e a regulagem automatica de nivel de foco, não passaria no teste devido estar bem clara se não me engano na resolução 227/2007 as especificações tecnicas das lampadas de xenon em si, que não estao de acordo com os farois da maioria dos carros no brasil.E pasmem voces ainda no centro de inspeção me informaram que infelizmente é um risco que corro em andar com este farois porque ainda a agentes de fiscalização que nem sabem o que é xenon, tanto é que la ja havia uma pessoa que havia sido multado por um agente de canoas por que …veja bem pasmem voces….esta pessoa tinha no carro um jogo de lampadas diamond crystal da philips de cor azulada e o mesmo agente teimou que era xenon e multou o individuo…por hora agora realmente ja não sei mais o que fazer, possuo um xenon de 6000k no meu carro, e procurei legaliza-lo mas infelizmente relatei aqui para voces o que me ocorreu e a frustração foi grande. caso tenham alguma novidade espero seu contato.

  32. Gilberto,

    Ótima iniciativa. Porém, recomendo a você e a TODOS que forem ao DETRAN solicitar a liberação para vistoria que LEVEM AS CARTAS (pergunta e resposta). A carta do DENATRAN diz com todas as letras que as resoluções valem só para carros FABRICADOS a partir de 2009, e que NÃO HÁ QUALQUER PROIBIÇÃO.

    As cartas logo logo chegarão nos DETRANs do Brasil inteiro, mas, enquanto não chegam, nada melhor que o maior número de pessoas possível andem com estas cartas impressas dentro do carro. E que mostrem também pros chefes de inspeção.

    Esta é a melhor ajuda que vocês todos podem nos dar neste momento. É muito difícil lutar contra a rede Globo, mas juntos já estaremos fazendo um bom barulho rumo ao nosso objetivo!

    Grupo AIX.

  33. gilberto manika disse:

    Paulo….

    Ontem quando fui ao crva da minha cidade acabei levando as cartas e mais todas as resoluções da lei que acabei imprimindo, fiquei 2hs e 24 minutos pra ser bem exato tentando justificar com o diretor do crva, junto com tecnico responsavel do inmetro que faz a inspeção do CSV, mas não obtive exito nenhum, porque o que me alegaram é que não seria eu que deveria determinar uma ordem a eles através daquela carta, mas sim que a ordem viesse por oficio interno aos detrans do proprio presidente do denatran sobre tal carta na qual eu tinha posse e eles não, ficando assim meu sentimento ontem foi de impotencia perante eles, porque foram bem claros comigo, até que esta ordem não viesse exclusiva a eles nada poderiam fazer….pois se tratando de que preciso do carro para meu trabalho e ainda que trabalho a noite, sendo que minha esposa esta gravida, resolvi na segunda feira tirar meu xenon e colocar lampadas halogenas, pois não pretendo mais correr riscos de ter que ficar com o carro detido comigo ou mimnha mulher( sendo que meu carro pra poder trocar as lampadas é preciso tirar o parachoque e farois).infelizmente terei que acatar a isto, muito revoltado, mas terei de fazer.abraços e espero que tenhamos exito nesta luta muito em breve.

  34. Renato disse:

    Paulo,

    Acabei de ligar numa oficina credenciada pelo Inmetro e os mesmos informaram que para a vistoria do xenon é necessário o veículo possuir o lipador dos faróis. Argumentei que isso é válido para os carros fabricados a partir de 01/01/2009, mas, eles me informaram que para qualquer carro é necessário.

    VIVA – Vistoria e Inspeção de Veículos Automotores Ltda
    (11) 3053-8025

  35. VISTEC VISTORIA TÉCNICA2
    GNV, sinistro, alteração de característica, caminhões e reboques.
    R Germano Stein, 188 América – América
    JOINVILLE – Santa Catarina
    Telefone : (47) 3422-1300

    Liguei lá. Falei com o Anderson. Cara muito gente boa, me atendeu super bem.
    A primeira coisa que ele falou é para eu trocar a minha lâmpada. de 8k por 6k
    Em seguida passar no detran, fazer o requerimento, registrar no cartório.
    Em seguida levar o carro pra eles. Ai eles vão analisar.

    Eu perguntei oq eles iriam analisar. Ele falou que não sabem direito e estão discutindo a resolução. Passei pra ele dar uma olhada no site xenonlegal.com.br

    Ele pegou meu telefone e meu nome, assim que ele tiver novidades ele vai me ligar.

    Quem bom que pelo menos ai os caras estão com interesse em atender e ajudar.

    Valeu!

  36. Raphael,

    Muito bom. Eu estou indo regularizar o meu carro neste momento. Segue passo-a-passo para Santa Catarina (outros estados deve mudar apenas o formulario)

    01 – Entrar em http://www.detran.sc.gov.br/veiculos/requerimento.htm, preencher solicitando ‘Alteracao de Sistema de Iluminacao’. Imprimir. Reconhecer firma no cartorio.
    02 – Entregar no DETRAN para conseguir o deferimento (autorizacao) do pedido.
    03 – Fazer a vistoria em um centro de inspecao veicular e obter o CSV
    04 – Voltar no DETRAN com o CSV e a nota fiscal do kit para emissao de um novo documento, constando que o sistema de iluminacao foi alterado.

    Quando eu tiver novidades ou tiver conseguido regularizar meu carro, postarei novamente.

    Paulo Franzoni.

  37. Lysandro Carioca disse:

    quando vai ser liberadO no ceará?
    aqui no ceará está proibido !
    estao passando no jornal a proibiçao todos os jornais
    quando vai ser liberado?

  38. Lysandro.

    Enviamos esta semana carta a TODOS os DETRANs de TODOS OS ESTADOS. Ou seja, como fizemos em Santa Catarina, fizemos em todos os outros estados.

    Aguarde mais um pouco que, assim que tivermos a resposta definitiva do DETRAN/CE, postaremos neste blog. Aliás, avisaremos sobre qualquer autorização de qualquer DETRAN do Brasil.

    Grupo AIX.

  39. Carlos Nascimento disse:

    Caros amigos trabalho com representação comercial há 18 anos no ramo de distribuição de acessórios para veículos automotores, e mais uma vez temos que aturar um tipo de lei como tantas outras que nossos sábios governantes criam, só para lembrar algumas delas: Estojo de primeiros socorros, engates, película protetora para s vidros dos automóveis, sendo que esta última quem cria a lei não cumpre pois, existe um percentual de visibidade para a aplicação da película que no máximo é de 70% de visibilidade, mas não precisa ir muito longe para ver carros oficiais de Deputados, Senadores e outros governantes e até mesmo do nosso Presidente usando as tais películas permitidas, não se esquecendo dos carros da polícia que rodam pelo Brasil, a única diferença é que nos carros oficias são aplicadas peliculas com 5% de visibilidade que não é permitida conforme lei.
    Bem voltando ao assunto, os kts de xenon para aplicação nos veículos estão no mercado brasileiro porque em primeiro lugar foi liberada a importação pelas autoridades do nosso governo, tendo os importadores pago todos os impostos, diga-se de passagem, que não são poucos agora se cria uma lei, onde os importadores e consumidores pagam o restante da conta de uma má administração por parte dos nosso legisladores e ficando todos os consumidores com o prejuízo
    Alguns governantes criam leis onde os mesmos não conseguem entender, pois confunde a população, só para comentar, em nenhum momento foi citada na nova resolução a palavra motos, somente carros.
    Porque nossos governantes não criam leis ou pelo menos cumprem a que eles mesmos ignoram
    Agora tenho uma pergunta aos nossos legisladores, o governo federal devolverá os impostos que foram pagos com a importação deste produto, e resarcirá 3.000.000 de consumidores que adiquiriram este produto
    Acredito que se não tomarmos medidas imediatas como já foi dito aqui contra leis que trazem prejuízos para a população, viraremos reféns desta ditadura chamada Senado Federal.
    Acredito que se todos se unirem, nao só contra este tipo de lei, mais por outra que estão por vir.
    Lembrem-se todos, nossos legisladores são muito criativos quando se trata da criação de leis.

  40. Carlos Nascimento disse:

    Bom dia,

    Tenho mais algumas perguntas:

    1º – As motos poderão ser autuadas caso estejam com kt. de xenon ?
    2º – As lâmpadas de efeito azulado podem ser confundidas com xenon ?
    3ª – Uma autoridade tem como diferenciar as lâmpadas de efeito azulado que não alteram as características originais do veículo com uma de xenon ?
    4º – Para receber uma autuação a autoridade deverá parar o veículo ou poderá autuar em transito ?

  41. Carlos Nascimento,

    1 – Motos podem usar xenon e nao precisam de lavador nem regulador automatico. Até as fabricadas a partir de 2009.
    2 – Podem ser confundidas e já são. Tinha policial multando achando que era xenon.
    3 – A autoridade fiscalizadora não tem como diferenciar as lâmpadas. Ele precisaria abrir o capo e ter um certo conhecimento técnico.
    4 – A partir de agora, a autoridade deverá parar o veículo, pois apenas olhando ele não tem como saber se o documento do carro está correto (com a alteração)

    Grupo AIX.

  42. denilson antunes disse:

    boa noite por favor me diga para eu legalizar meu kit para moto em media quanto ficara os custos e sera que em minas ja se legaliza?

  43. Denilson,

    Os custos já foram explicados algumas vezes em outras respostas e até mesmo no tópico de regularização!

    Para motos não precisa nem de lavador nem regulador, nunca, nem motos fabricadas a partir de 2009.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  44. Alexandre disse:

    Olá amigos,

    entaum quer dizer que xenon de 6000K é permitido sem fazer vistoria?

    e o de 8000K também? ou só com vistoria?

  45. Alexandre,

    Leia o nosso último post, datado de hoje.

    Grupo AIX

  46. Adriana - REDE MULT disse:

    BOM DIA!

    TRABALHO EM UM ORGANISMO DE INSPEÇÃO ACREDITADO PELO INMETRO E DENATRAN EM SÃO PAULO CAPITAL E VENHO PARABENIZAR O SR. PAULO QUANTO AS INFORMAÇÕES DE GRANDE VALIA QUE ESTÁ FORNECENDO A TODOS.

    OS ORGANISMOS DE INSPEÇÃO DO INMETRO TAMBÉM ESTÃO SOFRENDO QUANTO AS INFORMAÇÕES INCORRETA E FALTA DE INFORMAÇÕES DO DETRAN, POIS EU SÃO PAULO O DETRAN AINDA NAO AUTORIZOU NENHUM VEICULO PARA MODIFICAÇÃO DE SISTEMA DE SINALIZAÇÃO/ILUMINAÇÃO.
    HOJE UM DESPACHANTE DA EMPRESA ESTARÁ INDO AO DETRAN LEVANDO A CARTA PROTOCOLADA E A RESPOSTA PARA VERIFICAR O QUE ESTÁ REALMENTE FALTANDO.

    NOSSA EMPRESA DEPENDERÁ APENAS DESTAS AUTORIZAÇÕES DO DETRAN PARA PODERMOS REALIZAR AS INSPEÇÕES.

    SE ALGUEM CONSEGUIR RETIRAR A AUTORIZAÇÃO EM SP, FAVOR PUBLICAR.

    ATT,

    ADRIANA

    REDE MULT INSPEÇÃO
    RUA GUAIPA, 51 VILA LEOPOLDINA
    TELEFONE: (11)3835-9877

  47. Adriana,

    Agradecemos seu apoio!

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  48. Gildazio Jr disse:

    Bom trabalho, parabens a vcs..
    más, eu estou meio sem argumentos na minha cidade, eu moro em RIO BRANCO, no ACRE, aqui o uso de xenon é realmente enorme, porem nós nao possuimos orgão do inmetro aqui, estamos sem nada ao nosso lado praticamente, como devemos agir? ja estão prendendo todos os carros que encontram aqui, espero uma ajuda de voces para podermos nos regularizar assim como vcs.. obrigado..

  49. Gildazio,

    Voce ja entrou em contato como Detran da sua regiao e pediu esta informacao? deve haver algum meio de licenciar os veiculos alterados em seu estado.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  50. Solicito informa as ultimas alterações sobre cursos, multas e revalidação de carteiras CNH vencidas

  51. existe algum incoveniente cidadão aposentado por invalides habilitar se na categoria B ?, qual lei da amparo legal ?

  52. aguardo resposta via e-mail

Deixe um comentário

