Como regularizar seu kit xenon

Em virtude da grande quantidade de perguntas em relação a este mesmo assunto, aqui segue o passo-a-passo para efetuar a regularização do seu kit xenon.

Como regularizar seu kit: ( veículos fabricados até 31/12/2008 )

1. O motorista deverá comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA)/DETRAN para pedir autorização para alterar o sistema de iluminação;

2. A troca poderá ser feita na oficina de preferência;

3. O carro, munido da nota fiscal de compra do kit xenon, deverá de ser levado a uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e certificada pelo Inmetro para obter um Certificado de Segurança Veicular – CSV (encontre o mais proximo em http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp);

4. Com o documento (emitido pelo órgão de fiscalização), o motorista voltará ao CRVA/DETRAN para regularizar o veículo (a autorização deve ser obtida a até 30 dias após a autorização para a troca).

Estamos sendo informados por alguns usuários que em algumas regiões está sendo muito difícil retirar o CSV.

Para isto, gostaríamos de solicitar a todos os condutores que possuem veículos equipados com faróis de xenon e que já dispõem do seu CSV que enviem via e-mail para info@live1.com.br (escaneado se possível ou fotografado) o documento (CSV ou outro documento fornecido pela empresa que faz a verificação) para que possamos publicá-lo no site e, juntamente com a carta-resposta do DENATRAN (DF) os demais condutores possam retirar também seus certificados para trafegarem normalmente com seus respectivos kits xenon.

Contamos com a sua colaboração!

Atenciosamente,

Grupo AIX.

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127 Responses to Como regularizar seu kit xenon

  1. bom dia
    liguei nos 3 orgãos que estão em funcionamento liberado e todos informaram que não tem como emitir um CSV para alteração do sistema de iluminação, como devo proceder agora?
    obrigado

  2. Caro Ruan,

    Enviamos ontem ofício para todos os DETRANs de todos os estados. Em Santa Catarina já está liberado, inclusive o DETRAN/SC já colocou no seu site que está permitido. Veja o link: http://www.detran.sc.gov.br (link na página principal ou direto em http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/farol.htm).

    Grupo AIX.

  3. EDSON GOLL disse:

    E as motos que possuem farol de xenon, como ficam…devem passar por esse mesmo processo de regularização!?

    Grato

  4. Edson Goll,

    Sim, a resolução 292/08 do CONTRAN vale para motos, motonetas, triciclos, onibus, carros, etc.. Tudo.

    Grupo AIX.

  5. Lidio disse:

    quando comprei meu carro , o mesmo já tinha xenon, como devo proceder.

  6. Leandro disse:

    Senhores,

    quanto a solicitação de equipamentos como ajuste automatico, a legislação exige isso ?? e limpador de farol também ?? qual parte da legislação trata do assunto.

    Grato

  7. Lidio,

    Da mesma maneira que eu fiz. Siga os mesmos passos.

    Grupo AIX.

  8. Leandro,

    (Estou sem acentos no laptop)
    O ajuste automatico e’ para qualquer veiculo, com ou sem xenon. Se o veiculo carregado (porta-malas por exemplo) precisar de ajuste para que o foco do farol esteja dentro das conformidades, e quando descarregado nao precise do ajuste, neste caso ele devera’ ter regulador automatico. Novamente, nao interessa se tem xenon ou nao, nao interessa quantos lumens tem. Leia o item 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 da resolucao 227/07, anexo I.

    O limpador de farol e’ obrigatorio para carros com lente do farol de vidro. Porem, no Brasil acredito que os carros a partir de 2000-2001 vem apenas com lentes de plastico. No item 4.3.9 do anexo I da resolucao 227/07, segundo paragrafo, depois de ‘…lavadores de farol (4)…’. No rodape da pagina explica a nota (4), onde consta que veiculos com lente de plastico nao sao obrigados a usar.

    Grupo AIX.

  9. Virgilio disse:

    Esta certificação se faz desnecessária e nos faz gastarmos mais dinheiro ainda, ou seja, estamos dando dinheiro pro governo e estas empresas que emitem CSV.
    Até onde é certo, as características do veículo consta no CRLV, alterar o tipo de iluminação não altera nada que consta ali. Se seu carro é a gasolina e voce mudou pra alcool, aí sim voce precisa regularizar, caso contrário a lei não te obriga a fazê-lo.

    Outra coisa, a resolução do Xenon somente diz respeito a veiculos fabricados a partir de 01/01/2009, todos os outros devem se enquadrar a resolução 680/87 que diz respeito a cor da iluminação que deve ser Branca ou amarelada, o que numa inspeção, somente um aparelho especial e caro poderia detectar tanto a quantidade de lumens como a tonalidade da cor, portanto qualquer autuação por parte dos orgaos de transito se fazem incabiveis e digo mais:

    GUINCHAMENTO POR CAUSA DO XENON, PRINCIPALMENTE SE O CONDUTOR SE DISPOR A SUPRIR A “IRREGULARIDADE” NO LOCAL (TROCAR AS LAMPADAS) CONSTITUI ABUSO DE AUTORIDADE!!!

    LEI Nº 4898/65
    Art. 4º Constitui também abuso de autoridade:
    h) o ato lesivo da honra ou do patrimônio de pessoa natural ou jurídica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competência legal;

    BASTA LEVAR SUA VIA DO AUTO DE MULTA/APREENSÃO E TESTEMUNHAS, DIRETAMENTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, POIS ESSE CRIME DISPENSA INQUÉRITO (INDICIAMENTO). O MP ENTRA DIRETO COM A DENÚNCIA CRIME CONTRA O ACUSADO COM BASE NAS PROVAS FORNECIDAS PELA VÍTIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    CARACTERÍSTICAS
    ESPÉCIE/TIPO: PAS/AUTOMÓVEL
    COMBUSTÍVEL: ÁLCOOL
    MARCA/MODELO: ———————————————————
    ANO FAB——————————————————————–
    ANO MODELO ————————————————————–
    CAPACIDADE/POTENCIA/CILINDRADA:———————————-
    CATEGORIA:—————————————————————-
    COR PREDOMINANTE:——————————————————

    ISSO QUE SÃO CARACTERÍSTICAS

  10. dionisio neto disse:

    O programa AutoEsporte deste domingo apresentou uma péssima matéria, (a pior que ja vi a respeito do xenon)fraca, subjetiva, mostrou apenas o que todos já sabiam: o carro com xenon ganha destaque no transito, nas estradas causa diferença, e o pior da materia:simplesmente informou que quem insistir em continuar com o kit sera multado. Quer dizer que nao ha procedimentos legais para regularizar nossos kits?Existem sim e o JN ja divulgou. O proprio Jornal Nacional fez uma materia mais ampla informando que apesar de burocratico é possível haver a regularizaçao dos kits. Sinceramente, ha tantos desencontros e falta de informaçao a respeito do xenon que ainda vai causar confusoes. Por que nao simplificar a lei?O uso de xenon devera ser de 6000k e o condutor do veiculo deve comprovar que foi feita a regulagem de farois do veiculo. Pronto, algo simples, mas eficiente e que nao incomodaria tanto nem os usuarios dos kits nem os condutores de outros veiculos que reclamam do tal ofuscamento.A Rede Globo comprou essa briga tratando de divulgar a resoluçao do Contran, mas nao esta sendo justa ao divulgar tb os beneficios do xenon. Ha uma grande mobilizaçao na internet contra o que a Globo esta fazendo a respeito das informaçoes veiculadas, mas se for para informar que sejam pelo menos esclarecedoras (e se possivel)imparciais as informaçoes veiculadas. A AutoEsporte poderia ter feito melhor. Decepcionante a materia e ja esta dando o que falar nas comunidades do orkut. Um site esclarecedor sobre o assunto xenon esta bem informativo acerca do assunto, sugiro que leiam:
    http://www.xenonlegal.com.br

  11. ENTREI EM CONTATO COM O CRV DA REGIÃO, E OBTIVE A INFORMAÇAO DE Q ELES NAO PODEM FAZER A INSPEÇÃO DE ALTERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO DO VEICULO, NO CASO PARA LAMPADAS XENON, O Q DEVO FAZER.

  12. DESCULPE NAO IDENTIFIQUI A MINHA CIDADE, BENTO GONÇALVES – RS.

  13. Flavio Menezes disse:

    PAULO,

    Quanto ao Detran de São Paulo ainmda não está liberado?? Somente o detran de SC??

    abraços

  14. Caro Dionisio Neto.

    Concordamos com suas palavras, e já adianto que entraremos com pedido de resposta agora para a Auto Esporte.

    Sobre o site http://www.xenonlegal.com.br, este é o nosso próprio endereço. Não entendi a sua sugestão de o lermos.

    Grupo AIX.

  15. Cleber,

    Sabes o porque de eles não poderem? Qual justificativa que te deram? Que não tinham os equipamentos ou que não fazem porque ‘está proibido’?

    Grupo AIX.

  16. Eng ALESSANDRO LEME. disse:

    PAULO, EU SOU ENGENHEIRO MECÂNICO E PROPRIETÁRIO DE EMPRESA DE INSPEÇÃO VEICULAR EM JOINVILLE E JÁ ENTREI EM CONTATO COM TIAGO TORRICELLI DO PROGRAMA AUTO ESPORTE DA GLOBO SOBRE AS COLOCAÇÕES QUE FORAM FEITAS NO PROGRAMA DO DIA 11/01/2009.
    PAULO, ME PASSE TEU E-MAIL QUE TE ENVIO CÓPIA DO E-MAIL QUE ENVIEI P/ NOSSO AMIGO E COMPANHEIRO DE RALLIE TIAGO.
    ATT ALESSANDRO LEME.

  17. jorge paixão disse:

    gostaria de saber se o estado de sp , ja foi liberado
    moro em Sorocaba sp, ……… viajo muito , e sinto
    falta do xenon ……….. ja posso correr atraz dos papeis ???

  18. CLAUDEMIR S.S disse:

    BOA TARDE !!

    SR PAULO

    GOSTARIA DE SABER SE ISSO SERVE PARA O 8000K TB?

  19. Aguilhera Jaquison disse:

    Sr. Paulo, no estado de são paulo nada ainda !!!!!

  20. Peter disse:

    Entrei em contato com o DETRAN-RJ, e o mesmo informou desconhecer sobre essa legalização e me orientaram a fazer vistoria em algum posto que não implicassem com o Xenon, também disseram que cada posto decide como proceder tendo em vista que não existe orientação.

  21. Claudemir,

    Esta resposta serve para voce e todos os outros interessados:
    Xenon SOMENTE na temperatura de 6000K ou inferior. Demais temperaturas NAO PASSARAO NO TESTE.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  22. André disse:

    Vcs sabem se no RJ, já é possível?

  23. Mauricio disse:

    Isso é uma falta de respeito para com todos nós, esses hipócritas sempre dão um jeito de tirar dinheiro de nós, roubam, roubam depois não conseguem pagar o rombo que fazem nos cofres públicos e resolvem asolução bem rápida, vamos tirar dos contribuintes, já não basta pagarmos uma fábula de IPVA, e não termos ruas descentes para andarmos, Seguro Obrigatório uma vergonha pois se tivermos algum acidente temo que pagar um Advogado para conseguir o Seguro, Taxa de Licenciamento um absurdo o valor quase R$-100,00, fora a grana de impostos que pagamos para esses hipócritas, irresponsáveis, acho isso uma VERGONHA, qualquer lampâda que estiver desrregulada irá ofuscar a visão, mais uma vez ISSO É SÓ PARA TIRAR DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES

  24. Jorge Paixão,

    Desde que saiu a resolução 227/07 e posteriormente a 294/08 você pode sim regularizar o seu kit xenon.

    O DETRAN/SP e os DETRANs de todo o Brasil são SIMPLESMENTE OBRIGADOS a dar a autorização, segundo o próprio DENATRAN. Se não derem, ligue para (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441 e fale com o Humphry (é o nome dele) do DENATRAN . Faça a sua reclamação que o próprio DENATRAN manda que o DETRAN libere isto, e, caso o DETRAN teime em não dar, o próprio DENATRAN entra com medidas administrativas contra o DETRAN.

    Nos mantenha informado!

    Grupo AIX.

  25. André,

    Desde que saiu a resolução 227/07 e posteriormente a 294/08 você pode sim regularizar o seu kit xenon.

    O DETRAN/RJ e os DETRANs de todo o Brasil são SIMPLESMENTE OBRIGADOS a dar a autorização, segundo o próprio DENATRAN. Se não derem, ligue para (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441 e fale com o Humphry (é o nome dele) do DENATRAN . Faça a sua reclamação que o próprio DENATRAN manda que o DETRAN libere isto, e, caso o DETRAN teime em não dar, o próprio DENATRAN entra com medidas administrativas contra o DETRAN.

    Nos mantenha informado!

    Grupo AIX.

  26. ROBERTO PAGANINI disse:

    BOA NOITE !
    É MUITO DIFICIL COMENTAR QUALQUER “lei” IMPOSTA POR ORGÃO DE NOSSO GOVERNO.
    ELES SIMPLESMENTE SE PREOCUPAM EM APARECER, E CRIAR MEIOS DE ARRECADAÇÃO.
    SERÁ QUE USO DO XENON, PROVOCA MAIS ACIDENTES QUE NOSSAS ESTRADAS PROVOCARAM POR FALTA DE MANUTENÇAÕ E FISCALIZAÇÃO COMO HOUVE NESTE FINAL DE ANO.
    ELES GOSTAM DE MOSTRA-SE PODEROSOS, SE QUEREM REALMENTE MOSTRAR PODER, MOSTREM ACABANDO COM OS CORRUPTOS DESTE PAIS, QUE SAO NADA MAIS NADA MENOS QUE ESTES LADROES QUE QUEREM ACABAR COM XENON E OUTRAS COISINHAS TAO INSIGUINIFICANTES.
    OS GOVERNANTES DESTE PAIS DEVERIAM TOMAR VERGONHA NA CARA E MOSTRAR SERVIÇO DE FORMA DIFERENTE (TRABALHANDO)

  27. Paulo Laurentiz disse:

    ISSO JA VIRO NOVELA..UMA BELA PALHAÇADA, AXO Q ASSIM COMO EU TODOS AKI ESTAO INDIGNADOS E USANDO UMA PALAVRA MAIS EXATA PUTUS DA VIDA COM ESSA LEI RIDICULO E SUPERFULA, CONCORDO COM O ROBERTO QUE DIZ ACIMA QUE NAO EH POSSIVEL O XENON PROVOCAR MAIS ACIDENTES DOQ AS NOSSAS BELAS ESTRADAS CHEIAS DE BURACOS SEM SINALIZACAO E POR AI VAI…NUNCA VI UMA REPORTAGEM FALANDO SOBRE ACIDENTE POR CAUSA DE LAMPADAS ! XENON EH EVOLUCAO !, ASSIM COMO O CARRO EVOLUIU, ANTES COM VIDROS NA MAÇANETAS, SEM DIRECAO HIDRAULICA, HJ TEMOS TD ISSO PARA UM MAIOR CONFORTO E O XENON N FOGE DISSO…AJUDA A ILUMINAR ESSAS VIAS PUBLICAS TODAS ESTOURADAS, ONDE PAGAMOS UM ABSURDO D IPVA, PEDAGIO E POR AI VAI…UM VERDADEIRO “país” ONDE O UNICO JEITO DE VENCER NA VIDA PRA MAIORIA EH ROUBANDO IGUAL ESSE SEM VERGONHAS QUE ESTAO EM BRASILIA !

  28. denis disse:

    Segundo a Constituição, a lei não poderá prejudicar: a coisa julgada; o ato juridico perfeito; e o direito adquirido. Ora, comprei meu carro em Julho/2008, e estava com farois de xenônio. Foi um ato jurídico perfeito e tenho o direito adquirido de usar os farois. Agora, a partir de 01/01/2009 a coisa pode ser exigida pois não há falar em efeito retroativo. Então, que estória é essa de certificado de regularização??? Em casos que tais, não há o que “regularizar”, pois o veículo foi vistoriado e dado como apto a ser emplacado e utilizado…

  29. Denis,

    Concordamos com você, porém não é o que o pessoal do DETRAN, DENATRAN, etc etc etc entendem.

    Já entramos, em 2008, com outra ação contra o CONTRAN alegando justamente isto. Porém não será um processo que trará resultados imediatos como o pedido de resposta feito à Rede Globo.

    Aguarde as novidades.

    Grupo AIX.

  30. Mauricio disse:

    E se eu já tenho o Xenon… não tem como ir no CRVA pedir a autorização né, pois eles
    podem me multar, correto?

    Tenho que tirar o Xenon primeiro?

    []’s

  31. Eduardo Almeida de Moura - Recife disse:

    A todos de Recife e do Brasil.

    Eu estava comprido atrás aqui para que todos os órgãos de fiscalização e credenciados pelo Inmetro tomassem ciência dos verdadeiros fatos e o real entendimento da resolução 227 e 294. OK

    O DETRAN de recife “Central da Iputinga” esta liberando a autorização para efetuar a vistoria nos credenciados do Inmetro, mas, até o momento só existem algumas e o valor é de R$ 223,00 em todas mais R$ 32,00 de taxa no DETRAN. O nome das que estão efetuando as vistorias são:

    PIV – POSTO DE INSPEÇAO VEICULAR LTDA – 81 3439-6611;
    ITV – Inspeção Técnica Veicular Ltda – (81) 3453 7223.

    É só levar a liberação do DETRAN, a nota fiscal do kit que deve ser de até 6000K em nome do proprietário do veiculo “ou a declaração da equipadora em seu nome” e o farol deve esta regulado com o xenon. Pronto agora é só ir ao DETRAN novamente para emitir outro documento com a alteração.

    Atc,
    Eduardo Almeida – Recife

  32. Paulo Laurentiz disse:

    to na duvida ainda tb…com tantas coisas que andam dizendo ja n sei mais oq eh certo..primeiro pelo q eu intendi, veiculos fabricados em 1/1/09 devem ter o limpador de farol e o ajuste de foco do mesmo correto ? agora veiculos fabricados antes de 09, poderiam rodar com os kits normalmente ou teriam que ser feitas as adaptacoes como colocar o limpador de farol, tonalidade no maximo de 6.000k, e constar no documento ? e como vou colocar no documento se aki em sao paulo nem chegou essa autorizacao ainda ! to indignado ainda..todos aki como eu gastaram dinhero instalaram os kits normais, onde os mesmo ajudam mto na visualizacao noturna ! como podem dizer que eh prejudicial ! RIDICULO ! n tem como entrar com um recurso em nome de todos os que possuem os kits instalados no carro ! pq n eh possivel uma coisa dessas ! ate qdo vamos continuar vivendo nessa “ditadura” e dizem q eh um pais livre ! onde ainda os “chefoes” de merda inventam as leis pra cubrir os cofres publicos deste pais q eh um verdadeiro carnaval !
    OQ DEVO FAZER ? TENHO KIT INSTALADO DE FABRICA NO CIVIC DO MEU PAI, E INSTALEI NO MEU CARRO TB A MAIS DE UM ANO.

  33. Marcelo Lima disse:

    Paulo, só pra explicar, o Honda Civic não vem com Xenon de fabrica, somente o Honda Accord é q vem, já possui os limpadores e regulagem de faróis. O que pode ter acontecido é, a concessionaria ter instalado o xenon na sua cidade. O que acontece em todas as regiões.
    Hj um amigo nosso foi ate o Detran para “regularizar” o dele. Eu estou perdido, estou com 3kits no astra, passei em uma blitz e ninguém me parou. Agora n podemos dar sopa, apenas aguardar a regularização dos Detrans. Eu ainda torço para liberarem o 8.000k, senáo, vou ter q trocar as lampadas.
    rs

  34. Ronaldo Borges Mendes disse:

    Estou indignado fui notificado (multado) pela polícia federal rodoviária na Bahia (Teixeira de Freitas) apenas no “olhômetro” pois além de mal informados, não possuem ferramentas básicas para detectar o que é ou não o xenon. Além disso o documento do carro foi preso só sendo liberado após a troca imediata por lampadas convencionais.
    Gostaria de saber alguma dica para minha defesa e como posso regularizá-lo adequadamente. No RJ há muita gente mal informada por todos os DETRANS e hora falam que pode pagando o DUDA, indo ao Imetro e após ao Detran ora que não pode.
    Como devo proceder?
    Obrigado

  35. Ronaldo Borges,

    O DETRAN do seu estado TEM que lhe dar a autorização para você poder regularizar o seu carro. Caso ele não estiver dando, ligue para:
    Sr. Humphry
    (61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
    Coordenação Técnica do DENATRAN.
    que o próprio DENATRAN entra em contato com o DETRAN exigindo que ele dê a autorização. Nos ajude e ligue, quanto mais gente ligar, melhor!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  36. Marcelo Lima,

    Com certeza o 8000K não será libeado. Isto é certo. Esta não é minha opinião pessoal nem meu desejo, até porque eu prefiro 8000K também, mas desde 1988 farol dianteiro só pode na cor branca ou amarela, e 8000K realmente não está dentro do espectro considerado branco.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  37. Paulo Laurentiz disse:

    Marcelo, o xenon de fabrica que kiz dizer eh q o msm foi isntalado na agencia.
    agora qto a isso e outras coisas, sou de sao paulo, e por aqui fui informado de que n ah como regularizar o xenon, oq vou fazer ? nao kero voltar as lampadas originais, e teria que gastar uma boa grana novamente com lampadas halogenas, o que devo fazer ? sair de xenon pra ih pra lampadas convencionais, ao invez de evoluir estamos voltado as epocas onde a ditadura fazia parte do regime politico nacional !

  38. Carine disse:

    ENGENHEIRO ALESSANDRO LEME,

    Por favor me envie também a carta quer ecebou, pois também sou de ITL- ES e estamos no dilema de como proceder a inspeção.

    email: carine@iqtsv.com.br

  39. Rubens disse:

    Boa tarde, em SP liguei para algumascredenciadas do IMETRO que emitem CSV e nao estao fazendo vistoria para xenon. meu carro e movido a GNV o mesmo CSV vale para as duas modificacoes ou sao dois CSV? Nao ha uma incoerencia ?? meu carro tem certificado de SEGURANCA veicular PARCIAL. ou esta apto para circular ou nao esta apto.
    A resolucao 294 diz “farois baixos…..excedam 2000lumens..” 2 questoes: 1Quem tem competencia e equipamento para aferir a intensidade luminosa das lampadas?
    2 Como ficam os farois de milhas, neblinas ou altos?
    Rubens de Sao Paulo

  40. Rubens,

    O CSV é um só, porém o CSV que tens deverá constar o farol de xenon além da instalação do kit gás.

    Ainda na resolução 227/07 ou 294/08, não deixe de perceber o número (4) depois da palavra ‘farol.’ Está nota é importantíssima, e diz que carros com farol de plástico não precisam do limpador de faróis!

    Qualquer lâmpada de xenon, entre 4.200K e 12.000K, emitem mais de 2.000 lumens. Os centros de inspeções consideram que até 6000K é permitido.

    Quando falamos em farol, falamos em farol de milha, baixo e alto. Tudo igual.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  41. Ronaldo Borges Mendes disse:

    Consegui a autorização do Detran porém o problema agora é o local de inspeção do Inmetro e Denatran, ligando para lá (depois de 2hrs ligando para vários locais) a maioria diz que não faz esse tipo de homologação. A única que falou que fazia foi em São cristovão , falei com o engenheiro que não se convenceu dos meus argumentos e da lei e falou que era obrigatório o uso de limpador de farol e ajuste automático e o resto da lei ele não sabia como a nota (4) que desobriga o limpador em farois de plástico. Além disso ainda me disse que o xenon derrete o farol.
    O que devo fazer?
    Agora uma boa informação no meu Bairro (andaraí) teve uma pessoa que conseguiu passar na vistoria com o Xenon.
    Estou indignado criam-se leis mas não existe pessoas competentes para interpretá-las ou instrumentos para que possam ser verificadas de modo correto.
    Obrigado

  42. Rubens disse:

    Ola Paulo, e onde vistoriar em Sao PauLo??

    A questao que coloco e de legalidade….”Qualquer lâmpada de xenon, entre 4.200K e 12.000K, emitem mais de 2.000 lumens” esses lumens tem que ser medidos por instrumento aferido pelo inmetro e calibrado todo ano assim como os radares. o Codigo de transito preve este criterio objetivo para aplicacao de penalidades . Legalmente esta sua afirmacao que qualquer lampada xenon entre 4.200 2 12.000 emitem mais de 2000 lumens tem que ser comprovada por organismos com competencia legal para isto.
    Em relacao a farol ser tudo igual nao concordo . A resolucao separa claramente farol baixo inclusive em outro trecho diz …… paragrafo 3.5.2 nao se aplicam aos farois baixos………

    Meus comentarios nao sao critica as suas colocacoes, quero apenas dicutir todas as facetas desta resolucao absurda que assim como a “lei seca” pune a todos ao inves de fiscalizar quem comete abusos. Me corrija se eu estiver errado So xenon ofusca se estiver desregulado? ate fusca 66 com farol 6volts desregulado cega quem vem em sentido contrario.
    Pior de tudo e que aqui em SP as autoridades nao sabem informar como legalizar….mais um absurdo do BR tem estado de primeira classe SC e segunda classe o cidadao de SC consegue legalizar e eu nao……………

  43. Paulo Laurentiz disse:

    nao ah vistoria em qualquer parte ! liguei na ciretran da minha cidade (guariba-sp) me falaram que nao sabem nd ainda sobre o assunto, liguei na ciretran de outra cidade proxima a minha e falaram a msm coisa.
    Como podem colocar uma lei dessas onde dizem tb q podem regulamentar, mas n existe nenhuma maneira de regulamentar?!
    Axo que somos como “escravos” td oq eles dizem e mandam fazer, abaixamos a cabeça e infelizmente temos q dizer q estao certos !
    Chega disso, nao teria algo que poderiamos fazer ? recursos ? cartas ? algo do tipo para que pelo menos carros abaixo do ano de 09 possam trafegar normalmente com os kits ser ter q fazer vistorias ou c “adequar” a nova lei ?! onde essa lei deveria servir somente para carros nacionais e importados fabricados em 09 ?

  44. Denis disse:

    Senhor Paulo:
    Não existe nenhum dispositivo legal que impeça o uso do farol de gás de xenonio; a resolução 294 é clara ao explicitar que destina-se a veículos fabricados a partir de 01/01/2009, e, ressalte-se, menciona apenas a questão de lumens (2000 para ser exato). Agora, se APÓS 01/01/2009 vc quiser instalar faróis BAIXOS acima de 2000 lumens, não só de xenônio, mas qualquer outro, precisaremos pensar um pouco. No momento vislumbramos a situação pré existente; até porque, a resolução foi dirigida às montadoras e parece, que pega no rescaldo a desgraçadamente mal informada e pessimamente mal assistida população brasileira, que, a bem da verdade, precisa proteger-se do governo já que não será protegida por ele. Não acredito que exista um procedimento legal para “regularizar” o uso de faróis de xenônio. Mais: convido a me indicarem qual dispositivo de Lei determina isso! A resolução 294 destina-se às montadoras e não indica nenhum tipo de farol, mas apenas e tão somente LUMENS. Esta expressão “faróis de xenon”, foi ligada à resolução 294, por nós, usuários, pois a legislação nunca, jamais menciona isso.
    Comprei um Honda civic em Maio de 2008 o qual veio com faróis de xenônio. Ninguém pode me incomodar por isso, vez que o fato é anterior ao ato da resolução. Se for perturbado, vou brigar na Justiça.
    Doutra banda, esta resolução não visa casos preexistentes, mas, pode, (e isso é claro e insofismavelmente discutível), palidamente atingir alguém que venha a modificar o sistema de iluminação. Agora, dizer que em trocando uma lâmpada, estamos modificando o sistema de iluminação, é forçar demais o léxico, chegando até à desinteligência da língua portuguesa. Não se preocupe, pois veja: a resolução não é Lei, e mesmo esta só em casos de votação com Assembléia cheia, pode retroagir; Fizemos um negócio normal, compramos legalmente, ou seja, um ato jurídico perfeito; como a resolução é posterior, temos o direito adquirido. Querem modificar o direito adquirido por um ato jurídico perfeito? Talvez possam, mediante uma compensação, uma indenização. Dizem por aqui, que o brasileiro reage como galinha: toma na bunda e sai cantando. Eu o convido a não fazer assim! Se te “encherem o saco”, desafie a medirem os lumens do teu farol com aparelho específico, e se isto não ocorrer e te criarem problemas, vá à Justiça. Peça uma liminar.
    Escrevi algo mais ou menos assim e o Senhor informou que o Detran/Denatran não entendem assim; e que já entrou com uma ação alegando justamente isso. Bem, como será então o entendimento de um Juiz de Direito? Vamos reunir uma turma e propor uma medida preventiva? Sou freguês…
    será então o entendimento de um Juiz de Direito

  45. Eng ALESSANDRO LEME disse:

    CARINE DA INSPEÇÃO VEICULAR IQTSV

    RECEBEMOS DA ANGIS (Assoc Nac Organismos Inspeção Segurança Veic )
    UM RESUMO DOS PRINCIPAIS ITENS DA 227 QUE DIZ O SEGUINTE:

    – REGULAGEM AUTOMATICA OU MECANICA;
    – LAVADOR DE FAROL OBRIGATÓRIO;
    – EMITIR LUZ BRANCA.

    Prezado Senhores,

    Conforme a resolução 227 e 294 do Contran, que entrou em vigor em 1º janeiro de 2009, os veículos com faróis com fonte de luz de descarga de gás devem ser equipados com dispositivo de limpeza e regulagem do farol.

    Recomendamos consultar as RESOLUÇÕES do Contran 227 e 294, em particular os seguintes itens:

    Anexo I, item 4.3.9 Outros requisitos:

    Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol (4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2.

    Somente o farol baixo pode ser utilizado pra produzir iluminação de curva Se a iluminação de farol angular (de curva) é obtida por um movimento horizontal do farol completo ou do ponto de junção da linha de corte (do defletor), ela poderá funcionar somente se o veículo estiver sendo conduzido para frente; isto não se aplica se a iluminação angular for obtida para um esterçamento à direita em tráfego do lado direito.

    4.3.6.2. Dispositivos de regulagem do farol

    Anexo I, item 4.3.6.2.1: No caso em que um dispositivo de regulagem de farol for aplicado, este deve ser automático e deve satisfazer os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2

    Anexo I, item 4.3.6.2.2: Os dispositivos de regulagem manual do tipo contínuo ou gradual, podem ser permitidos desde que tenham uma posição de repouso que permita que os faróis possam retornar à inclinação vertical inicial indicada no parágrafo 4.3.6.1.1, através dos parafusos de regulagem ou outros meios similares

    4.3.6.1.1 A posição inicial da linha de corte do farol baixo, com o veículo no estado sem carga e com uma pessoa no assento do motorista, deverá ser especificada pelo fabricante do veículo com uma precisão de 0,1 % e indicada de maneira claramente legível e indelével, em cada veículo, próximo aos faróis ou na plaqueta do fabricante, pelo símbolo mostrado no Apêndice 5.

    O valor desta inclinação para baixo deverá ser definido conforme parágrafo

    4.3.6.1.2: Dependendo da altura de montagem (h), em metros, da borda inferior da superfície aparente, na direção do eixo de referência do farol baixo, medida

    com o veículo sem carga, a inclinação vertical da linha de corte do farol baixo deverá, sob todas as condições estáticas estabelecidas no Apêndice 3 deste anexo, permanecer dentro dos seguintes limites:

    h < 0,8

    limites: entre – 0,5% e – 2,5%

    regulagem inicial: entre -1,0% e – 1,5%

    0,8 ≤ h ≤ 1,0

    limites: entre – 0,5% e – 2,5%

    regulagem inicial: entre -1,0% e – 1,5%

    ou , a critério do fabricante,

    limites: entre -1,0% e -3,0%

    regulagem inicial: entre -1,5% e -2,0%

    1,0< h ≤1.2

    limites: entre -1,0% e -3,0%

    regulagem inicial entre: -1,5% e -2,0%

    Os limites acima e os valores de regulagem inicial estão sumarizados no diagrama a seguir. Para os veículos cuja altura dos faróis principais excedem a altura de 1200 mm, os limites para a inclinação vertical da linha de corte deverão estar entre -1,5% e -3,5%. A regulagem inicial deverá estar entre -2% e -2,5%.

    Os limites prescritos no item 4.3.6.1 são aplicáveis apenas aos veículos equipados com o dispositivo de regulagem de altura do farol descrito no item 4.3.6.2.

    Anexo 10 – Faróis principais equipados com fonte de luz de descarga de gás.

    Anexo 11 – Fonte de luz para uso em farol de descarga de gás.

    Atenciosamente,

    Luiz Cremonezi
    Presidente

  46. Ralph Cunha Viola disse:

    Boa tarde Pessoal !!!
    Sou Do Espirito Santo!!!
    Fui hoje Tenta providenciar a legalização do meu xenon!!!!
    Pelo detran foi trankilo…(apesar deles estarem meio perdidos sobre o assunto)
    O que falta agora eh o IMETRO ,enquanto a isso ainda tenho resseio pois conversei com o cordenador e ele falo que so autorizava com a regulagem e os limpadores !!!
    Creio que amanha vou la fazer a inspeção !!!
    vou ver no que da….

    OBS: FUI O PRIMEIRO DO ES A PROCURAR O DETRAN PARA REGULARIZAR.

  47. Paulo Laurentiz disse:

    concordo plenamente com o Denis, compramos legalmente, veiculos instalados nas agencias ou por nos pessoas fisicas mesmo, que foi o meu caso, instalado em agencia e o outro eu mesmo instalei, ate onde vamos tolerar isso ? nao posso andar com meus carros pq eles agora possuem os farois proibidos por lei ! nao a “gambiarras” na instalacao, somente feita a troca das lampadas por lampadas que dao mais segurança na direcao e dao ate mesmo um desing mais chamativo ao veiculo.
    Pra ter uma nocao meu primo eh juiz de direito, conversei com ele domingo sobre o msm , ele deu risada falando que nem sabia desta lei, tinha trocado o carro e ja ia pedir para eu instalar as lampadas xenon no novo veiculo dele…mais dpois disso voltou atraz…
    afim eh uma lei ou somente uma liminar isto ?
    todo dia penso no msm, n sei oq fazer, tirar dos carros colocar lampadas amarelas novamente ? gastar mais dinheiro comprando lampadas halogenas ?
    tenho vontade de sair com o carro e cruzar com algum policial e sinceramente bater boca com o ignorante, so q vou sair por baixo pois alem de n dar em nd posso ser multado

  48. ed disse:

    tenho um vectra 2000 com regulagem de altura dos farois acionadas dentro do carro, mesmo com isso tambem posso ser multado?

  49. Caio Arraes Jaques disse:

    Amigos, Consultei a ITV – Inpeção Técnica Veicular Ltda ( RECIFE )
    No qual fui informado pelo Sr. Paulo que o custo do certificado é de R$ 230,00.
    O mesmo me informou que o DETRAN-PE está Autorizando normalmente e
    que a documentação necessária é NOTA FISCAL DE COMPRA, NOTA FISCAL DO INSTALADOR, AUTORIZAÇÃO DO DETRAN PARA REGULARIZAÇÃO

    Aí você paga os R$ 230,00, Sai com seu Carrinho e o inspetor fica rindo da sua cara de mané!

    Abraço a Todos!

  50. Ed,

    Você precisa regularizar o seu carro normalmente. Regulagem e lavador são para carros fabricados a partir de 2009!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  51. Alessandro Leme,

    Ao menos a regulagem manual foi permitida, visto que a própria resolução diz que:

    Anexo I, item 4.3.6.2.1: No caso em que um dispositivo de regulagem de farol for aplicado, este deve ser automático e deve satisfazer os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2.

    Porém a ANGIS não diz que os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1. e 4.3.6.1.2 se aplicam para QUALQUER CARRO, e não para carros equipados com farol de xenon. Estes dois parágrafos dizem claramente que o veículo, quando em sua carga máxima estipulada pelo fabricante, precisar de regulagem de farol para atender os requisitos, ele deverá ser automático, OU SEJA, qualquer carro que precise de regulagem quando carregado, ela deverá ser automática.

    Agora quanto ao limpador de faróis, como você mesmo colou aqui, diz:

    Anexo I, item 4.3.9 Outros requisitos:

    Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol (4).

    Porém, mais uma vez, faltou colar um pedaço MUITO IMPORTANTE da resolução, que é o que significa o número 4 (4) alí em cima. No fim da página, a nota (4) é esclarecida:

    (4) Nada impede que uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação, proiba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico e marcadas ‘PL’.

    OU SEJA, eu tenho um carro e preciso regularizá-lo, então eu sou uma das ‘partes sujeitas à regulamentação’, e eu posso proibir o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis, pois a lente do meu carro é de plástico! Aliás, acabei de proibir.

    Esta parte da resolução vem a deixar claro que faróis de vidro, que são frisados / canelados, realmente podem alterar a direção do faixo de luz. Agora, faróis de carros mais novos, com lentes de plástico LISO, ou seja, sem frisos, não podem de maneira alguma alterar a direção do faixo de luz. E o pior, limpadores de farol foram feitos inicialmente para tirar a neve dos faróis, pois a neve forma sim prismas que mudam o faxo do farol.

    Como moramos num país tropical, e sem neve, entendemos que exigir o uso de limpadores de faróis é MUITO tendencioso e talvez tenha interesses ocultos por trás disto tudo.

    Obrigado por participar do nosso blog, e saibas que as tuas opiniões/sugestões/reclamações são muito bem-vindas por aqui, afinal, todos queremos ter um entendimento correto das resoluções, que, na teoria, são para o bem de toda a população brasileira.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  52. Ronaldo Borges Mendes disse:

    Como devo proceder em relação a minha multa?
    E em relação ao argumento dos engenheiros e técnicos que inspecionam e continuam batendo na tecla do limpador de farol e do ajuste automático?
    Meu carro é o prisma e foi fabricado em 2006 sendo que instalei o xenon em 2008.

    Obrigado

  53. denis disse:

    Ronaldo: Agora que vc já foi multado, sugiro q vá ao detran, apanhe uma ficha para impetrar o primeiro recurso, e, se quizer, junte as argumentações que mencionei acima com as tuas e na medida em que os recursos forem voltando como não providos, recorra novamente até esgotar. Outra medida, e, se tiver um amigo advogado, peça-lhe para intentar um mandado de segurança preventivo, pois a interpretação de q os farois de xenonio são ilegais está errada, e, capciosa, além de que hão q ser analizados os aspectos constitucionais da questão. Quem entrar em juízo ganha.

  54. Paulo Laurentiz disse:

    PODERIAMOS TODOS NOS MOVER, ENTRANDO COM UMA AÇÃO CONJUNTA, E UM ABAIXO ASSINADO, ONDE ESSA LEI EH TOTALMENTE SEM PÉ NEM CABEÇA, TODA DISTORCIDA, ATÉ QDO VAMOS AGUENTAR ! NAO ESTOU SAINDO COM 2 CARROS AKI EM CASA PQ AKI NA MINHA CIDADE ELES ESTAO PARANDO MULTANDO E SEGURANDO O DOCUMENTO, ATE PAGAR A MULTA E AS LAMPADAS SEREM SUBSTITUIDAS.
    AO GRUPO AIX VENHO AQUI EM NOME DE TODOS PEDIR AOS AMIGOS QUE ESTAO MAIS POR DENTRO DE TODO ESSE CASO, QUE SE POSSIVEL TIVEM COMO OQ OCORRE EM CADA ESTADO DESSES PAIS, PQ EM CADA LUGAR ESTAO FAZENDO O PROCEDIMENTO DIFERENTEMENTE. ENTAO FICA DIFICIL REGULARIZAR, ONDE INFELIZMENTE ASSIM COMO EU VOU TER QUE RETIRAR OS KITS DE 2 VEICULOS.

  55. regis disse:

    recebi uma multa de veiculo com condições adulterados , mas meu carro não é adulterado, sera que foi por cusa do xenon, é brincadeira

  56. Eng Alessandro Leme disse:

    Caro Paulo Franzoni

    (4) Nada impede que uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação, proíba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico e marcado “PL”.

    Essa frase retirada da Resol 227:

    “uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação” – Não é você nem eu , parte sujeita à regulamentação é a peça que será regulamentada por entidade responsável (Inmetro, ABNT.. etc). OK?

    Assim sendo, a frase fica:

    … Nada impede que (o fabricante do farol) proíba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico…

    Pois alguns limpadores mecânicos de faróis são com “palhetas” iguais limpadores de pára brisas e poderiam riscar as lentes plásticas que somente aceitariam sistema de limpeza do tipo esguicho de água. OK!? Neste caso o fabricante poderia proibir o uso de tal limpador, oque não o exclue da necessidade do Sistema de Limpeza.

    Concordo plenamente com você no caso do lavador de farol não ser aplicável no Brasil, pois se faz necessário em países frios que existe a possibilidade de blocos de gelo no farol, pois para desviar a luz somente no caso de cristal refletivo ou transparente (gelo) e nunca objeto opaco (lama, poeira, outros..) que seria o nosso caso no Brasil.

    Paulo, nós da Joinville Inspeção Veicular já fizemos, na semana do dia 12 de janeiro, inspeções em aproximadamente 9 veículos com sistema de iluminação Xenon e a média do gasto que estes clientes tiveram para instalar um par de esguichos foi em torno de R$100,00 no total (peças + Mão de Obra). Teve um cliente chamado “Magaiver” que me trouxe as notas fiscais do Kit Xenon + Par de Esguicho de Lavador de Pára brisas ( R$8,00 cada) + 2metros de mangueira p/ esguicho (R$3,00) + Conexão “T ” (R$1,80) para emendar na mangueira do esguicho do pára brisas + válvula de retenção (R$9,50) pois o nível do reservatório fica mais alto que o esguicho.
    Pronto !!
    Ele mesmo montou o sistema de limpeza de farol.
    Gastou muito pouco e resolveu o problema!!!

    A resolução 227 exige que o lavador seja do farol baixo apenas!
    Ficou fácil agora!!!

    Paulo o dinheiro que seria gasto com Ação Judicial e outras confusões seria muito maior que adaptar o tal lavador!!

    Paulo conversei com outro engenheiro que faz parte do DENATRAN e o mesmo me garante que se der muita confusão eles farão que a nova “Lei do Xenon” seja restrita REALMENTE a veículos novos fabricados a partir de 01/01/09!

    Paulo, as resoluções ANTERIORES a 227 e 294 preveem SOMENTE as lâmpadas halógenas que emitem luz branca, pois em 1987 e 1988 (época das REVOGADAS Resoluções 680/87 e 692/88 do CONTRAN) não existia o Xenon.

    Ainda em tempo, se você observar o que disse Sr Alfredo Peres da Silva, Diretor do DENATRAN, no ofício resposta a Dep Federal Ângela Amin:
    https://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg

    Item 4 –
    “… Não existe, portanto, qualquer proibição, desde que a modificação atenda integralmente aos requisitos técnicos exigidos na legislação em vigor… “

    A legislação em vigor :

    Resol: 227 e 294

    Resmo dos Requisitos Técnicos MINIMOS para regularizar seu Veículo com Xenon:

    – Regulagem Mecanica ou Automática do farol;
    – Sistema de Limpeza (esguichos);
    – Emitir luz BRANCA.

    Att Eng. Alessandro Leme.
    JOINVILLE INSPEÇÃO VEICuLAR Ltda.

  57. Regis,

    O detran terá de informar a voce qual tipo de “alteracao” levou seu veiculo a ser multado. Podem ser inúmeros fatores:
    -altura
    -rodas
    -pelicula
    -reboque

    Contate-os e descubra esta informacao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  58. Eng Alessandro Leme disse:

    Caro Paulo Franzoni,

    (4) Nada impede que uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação, proíba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico e marcado “PL”.

    Essa frase retirada da Resol 227:

    “uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação” – Não é você nem eu , parte sujeita à regulamentação é a peça que será regulamentada a pedido do fabricante por entidade responsável (Inmetro, ABNT.. etc). OK?

    Assim sendo, a frase fica:

    … Nada impede que (o fabricante do farol) proíba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico…

    Pois alguns limpadores mecânicos de faróis são com “palhetas” iguais limpadores de pára brisas e poderiam riscar as lentes plásticas que somente aceitariam sistema de limpeza do tipo esguicho de água. OK!?

    Concordo plenamente com você no caso do lavador de farol não ser aplicável no Brasil, pois se faz necessário em países frios que existe a possibilidade de blocos de gelo no farol, pois para desviar a luz somente no caso de cristal refletivo ou transparente (gelo) e nunca objeto opaco (lama, poeira, outros..) que seria o nosso caso no Brasil.

    Paulo, nós da Joinville Inspeção Veicular já fizemos, na semana do dia 12 de janeiro, inspeções em aproximadamente 9 veículos com sistema de iluminação Xenon e a média do gasto que estes clientes tiveram para instalar um par de esguichos foi em torno de R$100,00 no total (peças + Mão de Obra). Teve um cliente chamado “Magaiver” que me trouxe as notas fiscais do Kit Xenon + Par de Esguicho de Lavador de Pára brisas ( R$8,00 cada) + 2metros de mangueira p/ esguicho (R$3,00) + Conexão “T ” (R$1,80) para emendar na mangueira do esguicho do pára brisas + válvula de retenção (R$9,50) pois o nível do reservatório fica mais alto que o esguicho.

    Pronto !!

    Ele mesmo montou o sistema de limpeza de farol.

    Gastou muito pouco e resolveu o problema!!!

    A resolução 227 exige que o lavador seja do farol baixo apenas!

    Ficou fácil agora!!!

    Paulo o dinheiro que seria gasto com Ação Judicial e outras confusões seria muito maior que adaptar o tal lavador!!

    Paulo conversei com outro engenheiro que faz parte do DENATRAN e o mesmo me garante que se der muita confusão eles farão que a nova “Lei do Xenon” seja restrita REALMENTE a veículos novos fabricados a partir de 01/01/09!

    Paulo, as resoluções ANTERIORES a 227 e 294 preveem SOMENTE as lâmpadas halógenas que emitem luz branca, pois em 1987 e 1988 (época das REVOGADAS Resoluções 680/87 e 692/88 do CONTRAN) não existia o Xenon.

    Ainda em tempo, se você observar o que disse Sr Alfredo Peres da Silva, Diretor do DENATRAN, no ofício resposta a Dep Federal Ângela Amin:

    https://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg

    Item 4 –

    “… Não existe, portanto, qualquer proibição, desde que a modificação atenda integralmente aos requisitos técnicos exigidos na legislação em vigor… ”

    A legislação em vigor :

    Resol: 227 e 294

    Att Eng. Alessandro Leme.

  59. Mário disse:

    Alguem tem uma posição de como está a liberação em Curitiba? Alguém já tentou?

  60. jarbas jose tomaz disse:

    estou com uma duvida q ate agor a ninguem me respondeu!!!!
    eu possuo um kadette 93 e nele contem farois de xenon , por ele ser um carro de muito uso teria mesmo como legalizar esses farois nele .Por favor alguem me mande uma luz preciso de uma resposta

  61. MARCOS FLACH disse:

    SOU DO RS E FUI AUTUADO EM 08/01/09 POR ESTAR COM O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO EM DESACORDO COM A RESOLUÇÃO 294/08, RESUMINDO, TENHO UM PEUGEOT 307 2002 COM FAROL LENTE DE PLÁSTICO E XENON 8000K NA LUZ BAIXA, E POSSUO REGULAGEM AUTOMÁTICA DOS FARÓIS, PORÉM NÃO POSSUO OS LIMPADORES DE FARÓIS E NAO HAVIA REALIZADO NENHUMA REGULARIZAÇÃO NO CRLV DO VEÍCULO. COMO DEVO RECORRER ESTA MULTA? QUAL O FURO DA RESOLUÇÃO????? OBRIGADO PELA AJUDA

  62. Wagner Martins disse:

    Prezados,

    Fui ao Detran/SP – Capital – para conseguir a autorização para e instação e vistoria do xenon, infelizmente os funcionários ~disseram que o sistema do departamento de trânsito ainda não aceita este tipo de alteração. O que devo fazer? Isto simplesmente é lamentável.

    Obrigado.

  63. EDIVALDO disse:

    POR FAVOR, ENVIEM A ENQUETE P/ O DENATRAN. SÓ ASSIM ELES VÃO
    TER EM MÃOS A OPINIÃO DA POPULAÇÃO..
    (OS FARÓIS QUE EQUIPAM OS VEÍCULOS NACIONAIS, SÃO UMAS PORCARIAS)
    GRATO

  64. Wagner,

    Pegue o fone do DENATRAN de DF que esta disponibilizado aki no site, ligue la e denuncie o seu DETRAN. Eles sao OBRIGADOS a fornecer a autorizacao para vistoria.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  65. Marcos,

    Realmente, segundo as ultimas informacoes que foram publicadas no site do DENATRAN, é necessário a instalacao de sistema de limpeza de farois (até agora). Estamos trabalhando para derrubar este item.
    É uma pena, mas para o momento, é o que está valendo.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  66. Jarbas.

    QUALQUER veiculo com regulagem de farois e sistema de limpeza pode instalar lampadas de xenon.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  67. denis disse:

    Tá, quem for instalar agora. E nos veiculos fabricados em 2008 vendidos com farois de xenonio sem o sistema de limpeza e com lentes de plástico?

  68. Alessandro Leme,

    Nem você nem eu podemos interpretar leis, sabes disto. Se o DENATRAN quiz dizer isto, que fosse mais claro, pois pode dar dupla interpretação sim. O próprio DETRAN/SC pode te confirmar isto. Fale com o jurídico deles…

    Sobre gastar dinheiro com processo, viagens, etc, gasto com o maior prazer. E olha só, não to falando isto pra me achar, pra me gabar, como pode parecer. Falo isto pois esta deve ser a atitude de cada brasileiro indignado com leis/resoluções mal feitas, mal escritas, mal formuladas e o pior, mal traduzidas, pois esta que temos aí é uma cópia quase fiel de uma européia. Como se as realidades das estradas, dos carros e da economica fosse parecida….

    Mas, tudo se copia, já dizia alguém.

    Como eu falei acima, vou lutar sim, e não só pensando em mim, mas em todos os brasileiros. Acho que se cada um lutasse contra aquilo que realmente não tem sentido, ao invez de falar ‘é baratinho, melhor instalar o que eles pedem do que se incomodar’, se você falasse ‘NÃO, isto não vai ficar assim. Vou lutar até o inferno pra isto acabar’ seria muito melhor, e o nosso país com certeza estaria em outro patamar e teria uma realidade BEM DIFERENTE.

    Mas, nestas horas que vemos quem é quem.

    Peço até desculpas pra você por este desabafo, mas eu estou vendo tanta coisa errada agora, neste momento, e eu sei que eu, junto com as outras empresas do Grupo AIX, podemos sim mudar esta realidade.

    (Em tempo: Você disse que o DENATRAN pode vir a proibir xenon pra carro fabricado antes de 2009.. Duvido. É direito adquirido, e ninguém pode ir contra a constituição federal. Quando saiu a 227 e a 294, as pessoas adquiriram o direito. E ponto. Mas vamos falar sobre isto se isto realmente acontecer pra não deixar esta resposta muito grande.)
    Abraços!

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  69. Michel Comelli disse:

    Sou de SC e possuo um GOL 2002 e utilizo um kit de 6000K na luz baixa e alta. Peguei hj, no denatran, o requerimento que me autoriza a levar o veículo a um Órgão de inspeção para que seja certificado pelo inmetro para adquirir o CSV. Porém, liguei para 3 órgãos e todos me falaram que é obrigatório que o veículo possua o sistema de limpeza nos faróis(esguicho) e regulagem de altura do foco. Meu carro não possui nenhum dos requisitos, ai pedi se só com o esguicho nos faróis eu conseguiria que meu veículo foi aprovado, todos me disseram que sem a regulagem de altura eu não conseguiria o mesmo. Os faróis possuem lentes de pástico, será que consigo o CSV sem a regulagem e sem o esguicho em algum orgão? Ou somente com o esguicho nos faróis. Fico no aguardo. Obrigado!

  70. Michel Comelli disse:

    Desculpe o erro, ciretran e não denatran!

  71. nilton mariano disse:

    Boa noite srs;
    aqui em São Paulo, os funcionários do Detran só informam que aguardam procedimentos da Prodesp/Prodam para poder imprimir autorizações para inspeção do veículo; , já faz uma semana que estou tentando minha regularização.
    E o DENATRAN para que serve?
    Grato

  72. Michel, até o presente momento, o BENDITO limpador é necessário SIM para que o seu CSV seja emitido. Estamos lutando para derrubar este item mas, até agora, esta é aregra. Quanto a regulagem, o próprio comunidado publicado no site do DENATRAN informa que esta pode ser manual e nao automática.
    Desta forma, voce precisa apenas instalar um dispositivo para “jogar” água na lente de seu farol que voce conseguirá seu CSV.
    ps: nao esqueca da nota fiscal de seu kit tb!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  73. Michel Comelli disse:

    Eu falei com o pessoal da Inspeção e eles me falaram que se eu colocar apenas o esguicho no farol nao irá adiantar, disseram que tem q ter regulagem de altura dos faróis que pode ser manual, porém, essa regulagem deve ser de dentro do carro e nao serve a que o farol possui….disseram tbm que mesmo se eu levar o carro na concesionária, regular os faróis na altura adequada e colocar o “esguicho” nao irei conseguir o CSV, só conseguirei se colocar a regulagem de altura que possa ser feita de dentro do veículo.
    Você sabe de algum órgão que somente com o esguicho conseguirei o CSV? A joinville inpeção veicular será que aceita? Fico no aguardo…obrigado!

  74. Marcos disse:

    Dúvida: nesse site encontra-se dois CSV com a tal da liberação… esses dois carros tem o esguicho?

  75. Gerfeson Mendonça disse:

    Bom,
    Gostaria de saber se aqui em Maceió AL já esta emitindo o CSV e se o DETRAN já está autorizando tb. Quero colocar num Celta 2004 e os farois dele é de plastico mesmo assim é necessario o limpador?

    brigado… valeu atenção.

  76. Eng ALESSANDRO LEME disse:

    Caro Michel Comelli, segundo a Resolução 294 de 17/out/2008 em seu Art 3º que altera o Anexo I ítem 4.3.6.2.2 e Anexo I ítem 4.3.6.1.1 diz que a regulagem pode ser manual e por parafusos de regulagem ou outros meios similares.

    Pode vir até a Joinville Inspeção Veicular que se teu veículo estiver dentro destes padrões será aprovado.

    Att Eng. Alessandro Leme.
    Joinville.Inspecao@gmail.com

  77. Geferson,

    Ate o presente momento, nao temos nenhuma informacao sobre como esta a situacao em sua regiao. Em relacao ao limador (esguicho de água), creios que será necessario, pelomenos neste mes sim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  78. O New civic NAO possui esguico. O outro veiculo nao me recordo no momento.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  79. Gerfeson Mendonça,

    Todos os DETRANs já estão autorizando. Fica agora com as ITLs a inspeção.

    Hoje os limpadores são necessários SIM, mas estamos lutando para que não sejam.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  80. Marcos,

    Não. Foram regularizados antes de ‘decidirem’ que carros fabricados até 2008 também precisariam deles.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  81. Michel Comelli,

    É um absurdo isto. O próprio DENATRAN diz que a regulagem pode sim ser MANUAL através de parafusos. Em nenhum momento falou de botão ou painél do carro! Se quiser nos ajudar, volte lá com o comunicado do DENATRAN e faça com que eles mudem de idéia. Nos ajudaria bastante!

    Em tempo, a Joinville Inspeção do nosso amigo Alessandro aceita sim. Mas não por isto você deixaria de nos ajudar informando o outro centro de inspeção mal informado, certo?

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  82. Michel,

    Fique com a autorização em mãos, afinal, não custa nada. Não faça a vistoria até esta história de esguichos seja esgotada. Continue acompanhando o blog que logo teremos mais novidades.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  83. Michel Comelli disse:

    Paulo, fui na Inspevide de Videira e disseram que nao fariam a vistoria sem que tivesse a regulagem de dentro do carro e o esguicho. Peguei a resolução mostrei para eles, falei do blog e falei que eu mesmo nao sendo engenheiro formado ainda entendo melhor as coisas que eles ahusahushuahsuha…..fiz de tudo e mesmo assim discordaram, quando eu estava saindo pra vir pra casa o cara me mandou esperar e foi conversar com outro pessoal. Fiquei uns 40 minutos esperando, quando ele voltou falou que iam começar a fazer a vistoria sem ter o regulador de dentro do carro, que até que ngm contrariar isso elesaceitarão a partir de agora…..pelo menos isso eu consegui… =D

    Eu tava afim de esperar pra ver se conseguimos derrubar o tal do esguicho, só que tenho prazo até 15/02 para fazer a vistoria, caso contrário terei q fazer um novo pedido.

    Aguardo…Abraço

  84. Michel,

    Isto é muito bom MESMO! O Grupo AIX precisa de pessoas como você para nos ajudar.
    A sua atitude prova que este site é muito importante para a nossa luta, e que quando nos juntamos, conseguimos o que queremos e é nosso direito!

    Quando conseguires o CSV, não esqueça de avisar-nos e também de mandar uma cópia do documento para colocarmos aqui no site. Estamos sendos os pioneiros disto tudo no Brasil! Parabéns.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  85. Felipe Neves disse:

    Bom dia,
    Existe alguma chance dessa obrigatoriedade de uso de “esguicho” ser banida dentro de alguns dias?
    Possuo um celta e ele nao tem o tal esguicho, e gostaria muito de regularizar meu kit, já que o conjunto opitco do celta antigo nao ilumina nada usando lâmpadas halogenas.
    Fico aguardando resposta.
    Obrigado.

  86. Michel Comelli disse:

    Vou colocar os esguichos meio que provisoriamente agora, ai qdo conseguirmos que seja possível legalizar sem os esguichos eu tiro os mesmos.
    Pode ficar tranquilo Paulo, assim que eu colocar os esguichos fizer a vistoria e receber o novo documento eu lhe envio uma copia.

    Agradeço mto a vcs e estão de parabéns pelo blog! Tenho a ctz que juntos conseguiremos nosso objetivo! Continuarei acompanhando todos os dias o blog!

    Um grande abraço a todos!

  87. Felipe,
    Estamos empenhando TODAS nossas forcas JUSTAMENTE neste sentido. Cremos que é a “ultima barreira” a cair. Ainda nao temos nada de concreto mais cremos que isto pode ser derrubado SIM.
    Fique ligado no site que assim que conseguirmos algo de concreto, informaremos!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  88. Marcelo disse:

    PessoALL,

    Fora os dois carros já postado, alguem conseguiu realizar a liberação?

  89. Rodolfo Pires disse:

    Moro em Minas, gostaria de saber se o detran aqui já está legalizando o Xenon!?!?! Tenho um Gol quadrado, 94 CL, este modelo nao saiu com regulagens de farol e nenm os limpadores. No meu caso como procedre para conseguir relularizar o meu Xenon????
    Abraços!!!!

  90. ELIO CAMPOS disse:

    E AI GENTE, TANTO BARULHO POR CAUSA DE UMA PORCARIA DE UM KIT XENON, TENHO UM FUSION COM O KIT, CORRO O RISCO DE SER GUINCHADO, VIAJO TODA SEMANA, ESTOU CANCADO DE ENCONTRAR , CHEVETT, BRASILIAS, E KOMB, VEMAGS, CAINDO OS PEDACOS , COM MAIS DE 15 OU 20 ANOS DE USO, UM TREMENDO RISCO PRA TODOS NOS, E OS BABACAS QIE FAZEM AS LEIS , SAO CEGOS PARA ISTO.

  91. Elio,

    É para isto que estamos aqui. Contamos com a ajuda de sua “indignacao”.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  92. Elias disse:

    Eduardo / Paulo

    Como estão os andamentos dos assuntos, recentemente o blog anda meio parado… alguma novidade se existem algum estado que já está liberando? como está o caso do esguicho?

  93. Elias,
    Estive ausente do blog no final de semana e estou ausente da empresa por motivos de saude. Espero poder trazer maiores inormacoes amanhã.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  94. Rodolfo,

    Limpadores realmente seu veículo nao possui, mas regulagem de farol manual, ele possui sim!. Desta forma, tudo que voce precisa para efetuar a vistoria é instalar os esguichos no seu farol.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  95. Kassio disse:

    Meu carro é uma dodge ram 2500, o farol é plastico mais nao tem regulagem de lampada! o detran aqui do Pará falou que nao tem como regularizar, o ano da caminhonete é 2008, o que devo fazer?

  96. Kassio,

    Siga os passos descritos no tutorial contido neste site em outro post e brigue pelos seus direitos! Voce tem total liberdade para instalar o kit, fazer a inspecao e se tudo estiver correto, trafegar normalmente com seu veículo.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  97. Bruno Alves disse:

    Olá amigos, na minha cidade estão multando e apreendendo o documentos de carros com xenon, possuou um peugeout 206 com regulagem interna do farol manual, com bixenon 6000k, é possível regularizar com o carro com estes equipamentos?

  98. Bruno,

    Sem o sistema de limpeza, voce nao conseguirá. A nao ser que em sua cidade esteja passando sem.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  99. Jorge Justino disse:

    Tenho um peugeot 206 e da mesma forma não tem o sistema de limpeza de faróis, como consigo esse ítem?

  100. Jorge,

    Até o presente momento, desconhecemos qualquer tipo “padrao” de sistema de limpeza. O que se tem feito sao adaptacoes derivadas do sistema de limpeza do parabrisa.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  101. ELIO CAMPOS disse:

    INTERESSANTE , QUE AINDA NAO APARECEU EMPRESA ALGUMA, COMO NA EPOCA DOS KTS PRIMEIROS SOCORROS, PARA TENTAR NOS SALVAR DESSA, OU SEJA ADPTANDO OS ESGUICHOS EM NOSSOS CARROS, MMAIS A REGULAGEM.TENHO CERTEZA QUE ESTA LEI VAI ACABAR CAINDO, ASSIM COMO MUITAS OUTRAS,E MUITAS QUE INFELISMENTE, DEVIDO TANTA BURRICE , NAO SAO CUMPRIDAS.

  102. Marco Abreu disse:

    Olá à todos!
    Sou de inspetor veícular de uma ESV no RJ e a informação que a Estação de Segurança Veícular possui é:
    Para regularizar o kit xenon deverá o proprietario de veículo automotor possuir LIMPADORES DE FAROIS (pode ser somente de água no foco baixo), REGULAGEM DE ALTURA AUTOMÁTICA ou MECÂNICA e emitir LUZ BRANCA até 6.000K.
    Deverá o mesmo pedir permissão para a modificação no DETRAN da região que consta no seu CRLV ou de sua transferência, levar até a ESV mais próxima ou favorável aos seus custos com as notas fiscaís do kit instalado passar na ISV (Ispeção de Segurança Veícular) que testa “TODOS” os itens de segurança do veículo e sendo aprovado em todos os itens este receberá um C.I. ( Certificado de Inspesão) onde retornará ao DETRAN em data agendada para realização de vistoria para modificação de caracteristicas.
    Não foi comunicado a ESV o valor que poderá ser cobrado no DETRAN para a vistoria. Acredito que seja o valor do DUDA que é cobrado no estado que será realizado a mesma.
    Isto vale para todos os veículos que possuem KIT XENON não instalados diretamente de fabrica.
    No Rio de Janeiro existe uma ISV em Benfica na rua Prefeito Olimpio de Melo.
    possui outras no site do inmetro.

    P.s.: 1- O Certificado de Inspeção é único (não é anual igual o do KIT GNV) portanto se depois de aprovado for substituído de 6000k para 8000k ou até 12000k, uma autoridade policial se não possuir equipamentos que comprovem a sua irregularidade, não poderam autuar SEM A ABSOLUTA CERTEZA DA SUA INFLAÇÃO, bastando como sua defesa o C.I. fornecido pelas ISVs competentes e a modificação (se houver) no seu CRLV no campo de observações.
    2- Vale lembrar que 8000K e 12000K é muito mais azulada de que a de 6000K.
    3- Vai dar em pizza igual a TRAMITÂNCIA LUMINOSA dos vidros com películas escuras. Vale a Chancela 75%,70% e 28% respectivamente.

    Sai mais barato regulamentar e poder viajar em paz do que ir a justiça perder dinheiro e tempo para ouvir um Não posso passar por cima da segurança e arcar com custos processuais e de autuações por inflações que com certeza viram. Imaginem… Um Kit Xenon ofuscando uma viatura de um policial que acabou de saber que vai ter que doblar o plantão… ISTO É BRASIL amigo. Tamo Fú! rsrsrs

  103. José Carlos disse:

    Olá a todos. Gostaria de informar o que aconteceu comigo para que possam se possível me ajudar.
    Adquiri através de LEASING em 14-07-2008 um carro zero (Palio Adventura Locker)na revendedora FIAT da minha cidade (Nota Fiscal 0009367), que oferecia aos clientes o seguinte:
    Kit Xenon Booster de 6.000K + Jogo de Tapetes + Peito de Aço e IPVA de 2008 pago.(Nota fiscal do serivço da instalação do Kit Xenon 000306). Peguei o carro dia 15-07-2008 e fui a empresa credenciada para instalar o Kit GNV de 3ª geração (Nota Fiscal 12342), ficando pronto somente dia 18-07-2008. Após pegar o carro fui diretamente a uma loja credenciada do Inmetro para efetuar a inspeção veicular do mesmo, o qual foi feita no mesmo dia e recebendo o nº 021556..-07/2008 (CSV). Como o carro há época estava sem placa, saiu com o nº do chasis e da nota fiscal no CSV.
    Carro emplacado dia 22-07-2008 já com o registro de veículo constando que o mesmo possui GAS/ALCOOL/GNV, validade do CSV é de 1 ano.
    Em 05-01-2009 foi pago o IPVA Integral do carro + DUDA de Auteração de Característica do Veículo para que fosse feita a anexação no documento C.R.V do Kit Xenon, qual foi a minha surpresa ao chegar ao detran? Fui informado que teria que efetuar uma nova inspeção veicular no carro e com isso uma nova emissão do CSV agora constando o kit xenon (alteração na iluminação do carro), e solicitar ao DETRAN a autorização para colocação do Xenon(como isso, se no emplacamento em 2008 o carro já possuía o kit xenon?)dessa data até hoje já fui a “14” lojas credenciadas do Inmetro no R.J e todas me informam que preciso colocar um regulador automático de farol, limpador e esguicho de água nos faróis, conforme resolução 227 e 294 do DENATRAN.
    Pergunto a todos os amigos, meu carro esta inspecionado pelo Inmetro e dentro da validade (12 meses), a colocação do kit xenon se deu na concessionária FIAT(comprovado por Nota Fiscal da mesma), o custo aproximado em uma mecânica no R.J foi de R$2.700,00 para colocação desses aparelhos exigidos, ocasionando uma descaracterização do carro.
    O que devo fazer para estar dentro da lei? Não há amparo legal para nós consumidores neste assunto?
    Obrigado por qualquer ajuda .

  104. Ronaldo Borges Mendes disse:

    Gostaria de saber se para esta inspeção, no RJ, após a permissão do Detran, é preciso pagar algo? Tirando a parte do detran, no caso. Pois fui informado que deveria pagar um valor de aproximadamente 200 reais para tal inspeção em São cristovão pela inspecenter e que só seria feito com regulagem automátia e limpodor de farol. Outra pergunta onde posso colocar esse esguicho só com água no RJ?

    Obrigado

  105. Ronaldo,

    Alem do valor a ser desembolsado no detran (em torno de 110 reais) voce precisa também, infelismente, pagar pela inspecao no ITL. Quanto ao esguicho, nao existe nenhum kit pronto. Desta forma, o que voce poderá fazer é improvisar como todo o resto do pessoal.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  106. José,

    Realmente é uma piada (me entenda bem) aquilo que fizeram com voce. Segundo consta a inspecao e TODOS os orgaos foram UNANEMES em informar aqui que “a inspecao verifica TODAS as caracteristicas do veiculo e nao somente 1 isolada”. Desta forma, segundo a LEI, sua 1ª inspecao já deveria ter anexado ao DOC veículo a alteracao de sist. de iluminação. Desta forma, creio que voce tem 2 saidas: 1- entrar em contato com seu advogado e verificar como proceder para que seus documentos sejam validados; 2- Infelizmente, fazer a inspecao novamente – “pagar para nao se encomodar”
    Infelizmente é oq tenho a informar para voce.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  107. Jean disse:

    Olá!
    Comprei um KIA Magentis em junho de 08 sendo o carro 2008 /2009. Na ocasião me ofereceram xenon e acabei colocando antes mesmo de tirar o carro de la, na propia concessionaria!
    A questão e a seguinte, me multaram no dia 02/02/2009, pelo 230 – VII, conduzir veiculo com caracteristica alterada farois de xenon. Claro que me neguei a assimnar o auto de infraçao pois disse e mostrei a lei nova que entrara em vigor era somente para carros novos, saidos de fabrica a partir de 01/01/2009! Me retiveram o documento, sendo que tive que ir a um centro certificado pelo imetro o qual produziu um laudo e mandaram que eu instalasse lavadores de farois. Com posse do laudo dei entrada no detran o qual colocou no meu documento observaçao sobre o XENON!
    Pergunto, o que posso fazer para entrar com recurso desta multa, pois a lei esta muito confusa, e pra mim nao precisaria ter feito nada disso, segundo nosso amigo Virgilio num post la em cima!!
    Obrigado.,
    Jean

  108. Paulo Henrique Curitiba disse:

    Olá meu nome é Paulo Henrique, quero expressar minha indignação com a falta de respeito primeiramente, por ser apreciador de novas tecnologias e dos estudos para a melhoria da segurança veicular, como o tão falado “Xenon” nos últimos meses, não entendendo porque o Brasil ainda tende a regredir, a luz de xenon que utilizo desde os primórdios , não ofusca a visão se instalado e regulado normalmente, o problema é a falta de informação de regulagem dos faróis a população, até mesmo para quem não tem Xenon, mas a luz azulada (até 10000k) chama a atenção por se destacar no meio das demais assim nota-se por ser pouco mais potente, no mínimo deveriam medir a altura do facho de luz, as autoridades deveriam se preocupar com pneus carecas, faróis queimados,lanternas queimadas ou quebradas, amortecedores sem condições, carrocerias podres e caindo aos pedaços, espelhos retrovisores quebrados, limpadores de parabrisa danificados ou sem condições, na compra de bafômetros, ruas mal sinalizadas, ruas mau pavimentadas, na saúde dos caminhoneiros, nos limites dos motociclistas,na fiscalização de cadeirinhas para crianças, isto sim são causas acidentes, eu nunca em 10 anos de profissão atendi vitimas de colisões, causado por falta de regulagem de faróis e muito menos por causa de Xenon.

    Ass. Paulo Henrique (Sou Enfermeiro Resgatista de rodovias, Socorrista Condutor de Veiculo de Urgência, Ex- Piloto de teste de uma empresa fabricante de automóveis no Paraná, Ex- piloto de medical car em Autódromo)

  109. Luciano C. ferreira disse:

    Prezado Eduardo,
    Gostaria de saber se um veículo que colocou o kit Xenon em 06/2008, é obrigatório também a instalação do lavador de faróis.Até onde sei, somente veículos fabricados a partir de 01/01/2009 e que tenha Xenon de fábrica, precisam ter o lavador de farol. Ou então, quem tenha instalado o kit após 01/01/2009. Enfim, quem já o tem instalado desde 2008, somente precisa fazer a inspeção em uma oficina credenciada pelo INMETRO onde serão vistos: instalação, intensidade das lâmpadas e regulagem de altura do facho (elétrico ou manual). Já consigui o CSV de dois carros meus(sem a necessidade de adaptação de lavadores). Agora o meu problema é com o Detran-RJ que não quer fazer a alteração no documento porque,na nota recebida por eles, TODOS OS VEÍCULOS TEM QUE TER O LAVADOR DE FAROL, independente do ano e da data de instalação do kit. Por favor, me ajude. Obrigado.

  110. Luciano C. ferreira disse:

    A partir do momento que estou com o CSV em mãos, o Detran é “obrigado” a fornecer o documento do veículo com a alteração do kit Xenon. Estou correto? Pois é o que está acontecendo comigo. O Detran-RJ (BarraIII)não quer me fornecer o novo documento com a alteração. Ou seja, fiquei em exigência.

  111. Luciano,

    Teoricamente seria, mas a situacao deu uma reviravolta que nem nós sabemos mais onde está efetivamente.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  112. Luciano,

    Conforme o exigido no senso comum, QUALQUER veículo com xenon precisa de sistema de limpeza.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  113. Paulo,

    Levamos em maos, para a reuniao no Rio de Janeiro um documento trazido dos países europeus, onde neste estudo, provou-se que a utilização de farois de xenon diminuiu em 18% o número de acidentes nas estradas. Pergunta se isto foi levado em consideracao?
    Tinha gente “perdendo” muito por causa do kit de conversao, e eles, não estão nem ai para as vidas que poderiam ser poupadas, NEM AI!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  114. Jean,

    Infelizmente, a lei teórica é uma, e a prática é outra. Sendo assim, se voce realmente deseja utilizar os farois de xenon, provavelmente precisará instalar o sistema de limpeza, caso contrário terá mais problemas futuros… INFELIZMENTE!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  115. Jean disse:

    Olá Eduardo!!
    Na verdade ja regularizei para evitar futuros encomodos, mas gostaria de não pagar a multa! No aspecto legal qual recurso poderia ter ja que instalei meu xenon em jun/08 e a lei é bastante confusa?
    Abraços,
    Jean

  116. Maledeto disse:

    Senhores, tenho instalado há dois anos xenon 6000k e agora vou instalar os lavadores,pois meu carro já tem regulagem elétrica de altura dos faróis,mas o problema é que quando a garantia acabou,joguei a nota no lixo.Posso alegar que já comprei o carro com os faróis?
    Enfim,tem como regularizar isso?
    obrigado

  117. Jean,

    Como as “leis” estao mudando a cada 15 dias, o que hoje é legal, amanha pode nao ser. O interessante é consultar um bom advogado da área que auxiliará nesta luta.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  118. Amigo,

    Se voce contar com a boa interpretacao do orgao de inspecao, voce pode ter sorte.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  119. Renato disse:

    Como esta hj a questão do XENON, ainda precisa limpadores e jatos dgua ou foi liberado.

  120. VINICIUS ARAUJO disse:

    BOA NOITE AQUI EM RIBEIRAO PRETO SP,NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO REGULARIZAR,EU TENHO NO MEU CARRO ANTES DA PROIBIÇÃO E GOSTARIA MUITO DE REGULARIZAR,E O COMANDANTE DO TRANSITO AQUI TA MULTANDO E APREENDENDO O VEICULO,TA COMPLICADO OQ DEVO FAZER,GOSTARIA DE ANDAR DENTRO DA LEI MAS NAO ESTOU CONSEGUINDO

  121. VINICIUS ARAUJO disse:

    FORA QUE AQUI EM RIBEIRAO ESTAO MULTANDO COM NOS ANDANDO,E NEM TAO PARANDO ISSO PODE ABRAÇO

  122. rodrigo disse:

    ola boa tarde ,
    meu carro e um marea 2001 e ja possui regulagem eletrica de facho de luz e limpador de farois (esguichos originais)como devo proceder para regularização do kit xenom aqui em bh mg
    atenciosamente

    rodrigo brito

  123. bruno disse:

    o detran ainda esta regularisando o farois xenon

  124. Dyow disse:

    Ola pessoal, alguem sabe onde posso tirar minha autorização para que posso regularizar meu xenon 6000k, pois diz que ja nao se faz mais essa legalidade, sabendo que carro rebaxado eles estao fazendo isso aki na minha cidade, em porto Velhor – Rondonia. e me diz que XENON ele nao estao regularizando, alguem sabe como e onde posso fazer isso

  125. Será que nos dias de hoje eu consigo esse pedido de regularização, pois li em alguns sites que não estão dando mais a autorização, é verdade??

  126. Marlos disse:

    Pessoal. Fui multado sexta passada (13/09) no RS por causa do xenon. Meu carro (Peugeot 307) é 2008. O que está valendo? Consigo regularizar sem o lavador?

  127. Orlando Silva disse:

    Comprei e estou usando o de 8000

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