Autorização DETRANs e temperatura de cor

kelvins1Pessoal,

Estamos respondendo muitas (MUITAS) dúvidas sobre o que fazer quando o DETRAN do seu estado não der a autorização, e também várias perguntas se lâmpadas de 8000K passarão na vistoria.

Vamos lá!

1) O DETRAN do meu estado não está dando a autorização para alteração de característica. O que fazer?

Os DETRANs do Brasil inteiro são obrigados a concederem a autorização para alteração de característica, pois a resolução 292/08 assim estabelece. Este link detalha quais os procedimentos, passo a passo, para regularizar o seu carro.

É muito importante que TODO MUNDO que quiser regularizar o seu carro faça o requerimento no DETRAN e obtenha a autorização! É o primeiro passo, e quanto mais gente fizer isto, mais os estados poderão perceber que a população quer usar xenon e ponto final.

Pessoal, é de graça pegar esta autorização, então nos ajudem agora e busquem/exijam a autorização de vocês.

IMPORTANTE: Caso o DETRAN do seu estado não conceder a autorização, entre em contato diretamente com o DENATRAN (mesmo) reclamando, pois o próprio DENATRAN entra em contato com o DETRAN avisando-o que ele é obrigado a dar a autorização à quem pedir! Segue contato:

Sr. Humphry
(61) 3429-3613 ou 3429-3469 ou 3429-3441
Coordenação Técnica do DENATRAN.

Liguem e façam a parte de vocês nisto! Quanto mais nós nos mobilizarmos, melhor, e quanto mais gente reclamar, melhor! Pensem bem, é a oportunidade que temos de exigir um direito nosso, então assim façamos, juntos. Nos ajudem, por favor!

 

2) Poderei regularizar o meu kit com lâmpadas 8000K?

Realmente é impossível regularizar, legalmente falando, lâmpadas de 8000K. Desde a resolução 680/87, a 692/88, passando inclusive pela resolução 14/98, a coloração permitida para os faróis (alto, baixo, neblina) é BRANCA ou AMARELA.

Agora fisicamente falando, a temperatura de cor 8000 Kelvins não é branca, e sim AZUL-ESBRANQUIÇADA. Infelizmente, esta temperatura de cor está fora da faixa de cor permitida por todas as resoluções.

Eu bem que gostaria que estivesse dentro, pois particularmente eu prefiro o 8000K ao 6000K, mas fazer o quê? Sempre soubemos que lâmpadas 8000K não poderiam ser utilizadas, mas muitas vezes teimamos e seguimos em frente.

Resumindo, apenas lâmpadas ATÉ 6000K poderão ser legalizadas. Lembrem-se que o DETRAN exije e fica com a sua nota fiscal no momento da regularização, então a nota deve dizer qual o kit que você instalou no seu carro.

Paulo Franzoni

Grupo AIX

Anúncios

240 Responses to Autorização DETRANs e temperatura de cor

  1. Carine disse:

    Uma observaçao: no estado do ES, a autorizacao que é solicitada no DETRAN é paga uma tx de 35 a 40 reais… em algums estados eu sei que é de graça.

  2. Marcelo disse:

    Olá, então posso comprar lampadas 6000k com nota, regularizar, depois trocar para as de 8000k correto? tem problema fazer vistoria do baixo com 6000k e milha 8000k? eles olham a milha também na hora da vistoria?

  3. Marcelo,

    Que você pode fazer isto ‘pode’, mas não é recomendação do Grupo AIX.

    Qualquer farol (baixo, alto e milha), deverá ter luz branca, ou seja, até 6000K.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  4. É, liguei hoje (14/01) cedo aqui no Detran / PR e nada, a atendente informou que o Detran/PR não está fazendo a regulamentação dos faróis de Xenon e que inclusive carros usados tb precisariam dos faróis projetores com regulagem de altura e lavadores de lente.

    Tentei falar nos números do Sr. Humphry, mas ou estava ocupado ou não atendia.

    Brincadeira! Pessoal de Curitiba e Paraná, vamos lá, todo mundo ligando pro Denatran!

  5. Vaccarin Cascavel disse:

    Fui ontem tbem no detran de Cvel/PR e os moços mal educado e macaco velho de detran, informou que não esta fazendo a regulamentação e pede primeiramente a regulagem de altura e lavadores de lente !!! E não deram a bendita autorização !!! “Os cara estão igual cego em tiroteio” Perdidos !!!

    Liguei nos numeros do Sr. Humphry e eles me disseram é obrigado a ter regulagem de altura e lavadores de lente !!! E comentei da resolução que é apenas para os veiculos fabricados com xenon de fabrica apartir de 01-01-09 ? Eles me disse que é obrigado e ponto final !!!

    O que vc me Diz Paulo Franzoni ?

  6. Vaccarin,

    O que interessa é o que está escrito na resolução e na carta do Alfredo Peres.

    Temos que ligar pro DENATRAN não para tirar dúvidas, e sim para exigir que o DETRAN do seu estado dê a autorização, só isto. Ligar pro DENATRAN reclamando.
    Na verdade não precisas nem dizer que vais instalar xenon, simplesmente peça ‘Autorização para Alteração de Características’ do Sistema de iluminação/sinalização.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  7. Robson disse:

    É, como sempre o Paraná empaca nas leis no que diz respeito a alterações veiculares. Sempre foi assim.

    Estou pensando seriamente em transferir meu carro para Floripa (onde moro atualmente) onde já é possível (inclusive no site do Detran-SC explica extamente o que fazer) ter a autorização para o Xenon.

    Só espero não ser parado em algum posto policial na estrada em viagens e explicar o motivo da falta de autorização ainda..

    E Paulo, meus parabéns. Pessoas assim que necessitamos no Brasil. Que entendam as coisas e lutem para que não sejamos enganados ou mal informados sobre nossas leis. Parabéns MEEEESMO !!

  8. Robson,

    Obrigado. São reconhecimentos simples como estes que me motiva para continuar nisto 24 horas por dia.

    Vale lembrar que o IPVA em Santa Catarina também é mais baixo, não? Aqui é 2%.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  9. Alvaro Ludvig disse:

    Olha ai não sei como funciona poisaki no sul é o seguinte os pessoal do imetro não libera se não tiver regulagem automatica de farois isso é ‘ não eletrica” e limpadores então comentei desta edissão e falaram q isso é ilusão que fraldaram etc…. o imetro q comprareci é inspesul e o fone é 54 3463 8272 e meu fone é 54 30553626 tenho 2 lojas de acessórios e instalação de equipamentos…é muito me interessa esta reportagem desde q seja uma q por sua vez me ajude a vender meu produto q parou a comercialização

  10. Helio Cintra disse:

    Uma duvida que surgiu e que sempre bato na mesma tecla.
    Se eu troco uma Lampada de h7 por outra h7 sera considerado alteração de caracterista ?
    É a mesma coisa que trocar o pneu do carro.

    O DENTRAN do RIO tambem não esta fazendo falando que não recebeu nenhuma ordem do DENATRAN.

  11. Andre disse:

    Bom pessoal,
    passei no Detran/SP e informaram que não estão autorizando por causa de uma liminar que entro.

    Andre

  12. Rafael disse:

    Paulo, é vero, Meu antigo carro era emplacado em Bal. Camboriú, o “rouboVA” era de 2%,… aqui em Curitiba/paraná, o “rouboVA” é de 2,5%.

    digo que a minha parte estou fazendo, estou difundindo as fotos e informações deste blog nos Foruns que faço parte (fordhp, zetecclub, kaclube, xpeedclub…) tentando conscientizar o povo.

    Essa semana, estarei solicitando a permissão para alteração do sistema de iluminação do meu carro… o problema é que, por enquanto, as empresas de inspeção não estão querendo fazer. Mas vou pedir a autorização assim mesmo, nem que seja para deixar no porta-luvas.

  13. waldo disse:

    Moro no interior de SP e consegui a autorização para a alteração na iluminação(xenon), porém, não encontro nenhuma empresa credenciada que queira fazer a inspeção em carros sem lavador e regulador de altura aut.(N CIVIC), msmo explicando que isso é para carros fabricados a partir de 1/1/09 , e a resposta que tenho é que a matriz que fica em SP capital ainda não autorizou a inspeção , fiquei no meio do caminho!!!!!

  14. Hartmann CURITIBA disse:

    Boa tarde Paulo Franzoni
    sou aqui d Curitiba acabei de entrar em contato com o detran e nada consegui,me falaram q precisa da regulagem do farol e o limpador ….
    e agora como que fica???
    desde ja agradeço a ajuda…
    abraço

  15. renato disse:

    Aqui em SP é 4%. Paguei R$ 1.404,00 no PIVA do meu carro. Desconto á vista só de 3%… é complicado.
    E nem o Xenon eu posso regularizar aqui.

  16. fonta disse:

    hoje liguei para o detran/sp e disse que ainda não estão a alteração do documento para o xenon porque ainda estao aguardando receber uma tela do denatran e disse que ainda não sabe quando vão começar….

  17. Sr Paulo

    Primeiramente o Estado do Parana é o pior, proibirão bingos os pedagios super caro, sem terra invade terra de tudo mundo etc …. Quando não sair esse Requião não vai para frente !!!!!!
    Na Detran de Cascavel os cara continua batendo na historia da (Regulagem de altura e lavadores de lente ou esguinchador ) Vc poderia passar as páginas certa de cada resolução aonde fala que carros fabricados até (31-12-2008) não precisan da (Regulagem de altura e lavadores de lente ou esguinchador)

    Desculpa eu sei que vc tem seus compromissos Sr Paulo mas vc que já esta por dentro da coisa poderia fazer uma esquema.

    “Resolução Tal. Pag Tal e o Artigo para grifar ” Sobre o Regulagem de altura e lavadores de lente.

    Assim vc teria Ajudando muita gente porque dae a pessoa pode esfregar os papéis nesses examinadores que sabem só falar acende luz da direita, luz da esquerda agora pé no Freio etc etc etc ………….
    Muito Obrigado por tudo porque eu vou até o inferno agora com esses cara do Detran quero fazer o baraco lá amanhã ….
    Parabéns para vc Paulo, o que vc fez e faz ainda, são poucas pessoa que ajudam. Parabéns novamente …

  18. Helio,

    Já ligou no DENATRAN?

    Eu também acho que colocar xenon não é alteração de característica, como trocar a cor, motor, combustível, etc.. Mas o que podemos fazer se está na resolução 292?

    Grupo AIX

  19. Andre,

    Liminar CONTRA xenon? Não entendi agora.

    Grupo AIX

  20. Waldo,

    Fique em cima e nos mantenha informado. Já levou a carta do DENATRAN que temos aqui no site pra eles? Onde diz que os requisitos das resoluções são apenas para carros FABRICADOS a partir de 2009?

    Grupo AIX

  21. Hartmann,

    Já estamos em contato com o DETRAN/PR. Já lhe adianto que, independente do que eles estejam falando, é importantíssimo você pegar a autorização, que eles são obrigado a dar. Os DETRANs precisam saber que está todo mundo querendo regularizar, e quanto mais gente melhor.

    A primeira etapa de conseguirmos fazer com que a globo realizasse uma nova reportagem conseguimos. Depois conseguimos a liberação nos DETRANs, agora só nos resta conseguir a liberação nos ITLs (Centros de Inspeções) de todo o Brasil.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  22. Sandro disse:

    Aqui no Rio de Janeiro NÃO estão liberando vistoria para carros sem REGULAGEM DE ALTURA E LIMPADOR DOS FARÓIS. E agora ?

  23. Vaccarain,

    Vamos lá:

    1) Art. 1o da 227/07: Art. 1° – Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus anexos..

    Bom, com isto, fica claro que a resolução é apenas aplicáveis aos carros saídos de fábrica a partir de 2009. Porém, como ainda assim tínhamos dúvidas sobre isto, protocolei a carta-consulta no DENATRAN em Brasília, de onde saiu a CARTA-RESPOSTA do DENATRAN (encontrado mais abaixo no blog), afirmando que a resolução era apenas para veículos NOVOS, saídos de fábrica a partir de 2009.

    De qualquer maneira, vamos fingir que seja para todos os carros em circulação no Brasil, uns 20 milhões. Já de início, temos 20 milhões de carros IRREGULARES, pois a resolução não fala só sobre xenon, fala até sobre o desenho que a luz do painél relativa a farol acesso tem que ser. O desenho mudou, então todos os carros do Brasil estão irregulares. Acho que deveriam apreender todos os carros nos pátios do DETRAN.

    Mas continuando, fingindo que a resolução seria para todos os carros da frota:
    Resolução 227/07, Anexo I, ítem 4.3.9 – “Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação de dispositivo(s) da limpeza do farol(4).”
    Vamos parar por aqui por enquanto.

    Você viu o (4) ao lado do “…limpeza do farol(4)”?

    Este (4) é uma nota, que está no rodapé da página, e diz o seguinte:

    (4) Nada impede que uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação, proiba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente de plástico e marcadas “pl”.

    De acordo com o nosso entendimento, e também com o entendimento do DETRAN/SC, partes sujeitas à regulamentação pode ser inclusive eu, importador, e você, usuário. Pode ser também o dono do carro, pois ele está sujeito à regulamentação. Com isto, ele não precisa usar o limpador de faróis se o seu farol for de plástico.

    Veja bem, concordamos que farol de vidro realmente atrapalha quando está usando xenon, pois faróis de vidro sempre são canelados, com aqueles frisos, e estes frisos podem sim mudar a direção do faixo de luz. Agora, os faróis de plásticos, em praticamente todos os carros saídos de fábrica desde 2000/2001, nenhum deles tem os frisos. Outra coisa interessante. Dizem que os limpadores são para melhorar a visibilidade. ORA! Então quem deveria usar limpador de farol são os carros que NÃO tem xenon, pois já não enxergam quase nada! E não quem usa xenon, que já enxerga bem e, um farol sujo, no máximo diminuiria um pouco a visibilidade do motorista.

    Agora vamos ao nivelador automático.

    Resolução 227/07, Anexo I, ítem 4.3.6.2.2: “No caso em que um dispositivo de regulagem de farol for necessário para satisfazer os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2, o dispositivo deverá ser automático.”

    OK. Para atender os requisitos acima ele deverá ser automático, porém, em nenhum momento ele diz que isto é necessário se a lâmpada emitir mais do que 2.000 lúmens, também não diz que SE o farol for de xenon, nem nada. Isto aí é para QUALQUER carro que, quando carregado (ex.: porta-malas cheio), precisar regular o farol. São parágrafos curtos, você pode ler, e verá que estamos certos. Se é pra ter regulagem automática, ok, então que todos os carros que precisem regular o farol quando carregado o tenham!

    Aguardo seus comentários. Estou até pensando em criar um post só sobre isto, vamos ver.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  24. Sandro,

    Em primeiro lugar, o DETRAN tem que dar a autorização. Se vierem falar que precisa disso ou daquilo, não dê bola, e exija só a sua autorização. Eles não tem nada a ver com isto. A resolução 292/08 diz que se você quiser mudar alguma coisa, você vai mudar e eles tem que te autorizar.

    Quem vai dizer que precisa disso ou daquilo é o Centro de Inspeção acreditado inmetro e credenciado DENATRAN.

    Como eu já falei no POST. Retire o sua autorização, é o primeiro passo. Se não derem, ligue no DENATRAN.

    Mantenha-nos informado sobre o seu caso!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  25. Paulo,

    Liguei para o DENATRAN e falei com o sr. HUMPHRY, que por sinal, MOSTROU SER UM TÍPICO FUNCIONÁRIO PÚBLICO (desculpe às exceções que por ventura leiam este post), na linguagem bem popular e atual, o sr. Humphry ME DEU UM PERDIDO!!! SAIU PELA TANGENTE, disse que ele nada pode fazer e que o detran é obrigado a me dar a guia para autorização de qualquer alteração, ou seja ele com suas próprias palavras me disse: “VÁ ATRÁS DOS SEUS DIREITOS”.
    Na boa pra falar isso, não precisa ser porra nenhuma no denatran, eu mesmo, leigo pra caramba, sei que tenho que ir atrás dos meus direitos.
    Falou para eu escrever um ofício para o presidente do detran/pr,……… que diga-se de passagem, com certeza leria minha carta.

    Ou seja,……. como diz a propaganda desse cidadão que se diz presidente: BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS!

  26. André Oliveira disse:

    Para retirar a autorização, precisa fazer uma vistoria no veículo? Pensei que não, pois o mesmo está sem nenhuma modificação, mas o DETRAN/PE exigiu uma vistoria antes de dar a autorização.

  27. Pedro Laranja disse:

    Por favor Paulo, me esclareça uma coisa.
    O xenon de 8000k não está liberado, mas se na nota fiscal constar que o kit é de 6000k, há algum problema para passar na vistoria? No Centro de Inspeção credenciado pelo Denatran há algum aparelho para medir de quantos kelvin é o kit, ou o que vale é o que está na nota fiscal, e não é feita avaliação deste tipo?
    Obrigado

  28. Pedro,

    Os ITLs irão verificar a nota fiscal e também o que está escrito no cabo/fio da lâmpada, que é ligada no reator. Se ambos estiverem apontando para 6000K, não haverá problemas, visto que os centros de inspeções – ITLs – não possuem equipamentos para medir a temperatura de cor do farol do seu carro. E mais, para medir a temperatura de cor, os ITLs precisam TIRAR a lâmpada do seu carro, o que eles são proibidos de acordo com o INMETRO. Eles não podem ‘desmontar’ o seu carro/kit para realizar o teste, e, mesmo que pudessem, não possuem o aparelho para tal.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  29. Renato disse:

    Prezado Paulo Franzoni e amigos,

    Transcrevo a resposta de um e-mail enviado ao Detran/Sp, no link “Fale com o Diretor”:

    PERGUNTA:

    Bom dia,
    Gostaria de saber se o Detran/SP está liberando autorização para alteração de característica referente ao sistema de iluminação (faróis de xenon), conforme prevê a resolução 292/08 do Contran e conforme divulgado na mídia nos últimos dias (Jornal Nacional de 09/01/2009, site http://www.xenonlegal.com).

    Obrigado

    RESPOSTA DO DETRAN/SP:

    Prezado,

    Os faróis ditos Xenon foram proibidos através de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
    A regularização depende de publicação de normatização pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o que não ocorreu todavia.

    Gratos
    Detran

    Infelizmente, eles demonstram desconhecer totalmente a legislação.
    Paulo, gostaria de sugerir a você solicitar ao Denatran uma publicação em seu site das informações divulgadas na mídia pela reportagem do Jornal Nacional e pelo material postado em seu site.
    Acho que só assim conseguiremos essa autorização, pois anularia os argumentos de vários Detrans e ITLs espalhados pelo Brasil.

    Um abraço
    Renato

  30. Cassol disse:

    PAULO:

    Primeiramente quero agradecer a você por ter atendido ao meu pedido que fiz no outro post, de ter esclarecido sobre a quetão da potencia “K” da lâmpada.

    Digo-lhe tambem que a luta esta apenas començando, como podemos ver nenhum Detran de nenhum estado ( a não ser o de Florianopolis/SC) esta liberando se quer a autorização p/ alteração de caracteristica, muito menos ainda a instalação sem os equipamentos de regulagem e limpador.

    Poucos são os que se expressam e vão atras dos seus direitos, como podemos ver neste site. Muitos ja se entimidaram e penduraram a chuteira de tanto ouvir as palavras “NÃO” e “PROIBIDO”.

    Pude perceber que voce tem acesso de comunicação com o chefe do Denatran (Alfredo Peres) atraves daquela carta resposta. Parece que a unica salvação para ambas liberações, sera uma ordem Superior do Denatran para todos os Detrans.
    Pergunto-lhe então:

    -Sera que é possivel voce enviar uma outra carta p/ que ele (Alfredo Peres) informe e esclareça aos Detrans que os equipamentos NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS p/ veiculos anterior a 01/01/2009?

    Abraços!!!

  31. Mauricio disse:

    Paulo Franzoni, bom dia.
    Lendo os comentários acima, pude concluir que os Detrans, quando não estão exigindo os limpadores e reguladores de faróis, estão, por “parecerem” leigos no assunto, se negando a dar autorização para alteração da iluminação.
    Estive pensando: Será que você (por ser esclarecido, ter se tornado conhecido, e ter abraçado a causa) poderia pedir ao DENATRAN que mande uma ordem administrativa direta a TODOS os DETRANS do Brasil, pq já percebi que ligar para o DENATRAN não está resolvendo nada na maioria dos casos.
    Outra sugestão de minha parte seria vc bolar um abaixo assinado on-line, onde as pessoas interessadas poderiam deixar seu nome e RG. Assim, com posse desse abaixo assinado, vc poderia forçar o DENATRAN a dar a ordem aos DETRANS de todo o país a dar a autorização de modificação de iluminação.
    Nossa Constituição Federal fulcra que “NINGUÉM pode alegar ignorância perante a lei”, e a meu ver, os DETRANS estão “na ausência do saber”.
    Estou esperando o DETRAN de São Paulo resolver começar a dar essa bendita autorização, para que eu possa sair do interior e não perder a viagem, e assim conseguir regularizar meu xenon.
    Por favor, consulte seu departamento jurídico, que vc verá que as sugestões que estou dando a vc tem legitimidade total.
    O Q VC ACHA?
    Abraços. Mauricio.

  32. Fernando Mello disse:

    Senhores pelo visto telefonar ou mesmo ir pessoalmente ao Detran de SP não está surtindo efeito algum. Telefonar para o Denatran também não tem pareciso a melhor alternativa. É preciso pensar em outro meio de conseguirmos que os Detrans liberem estas autorizações para vistoria.

    Gostei da idéia do Renato em tentar com o Denatran uma publicação oficial em sei site direcionada a todos os Detrans do país pois por email (do Denatran ao Detran) não vai surtir efeito algum uma vez que quem recebe o email pode simplesmente deletá-lo e dizer que não recebeu e parece que se o Denatran realmente está informando (via email) os Detrans é isso o que está ocorrendo.

    Como dito pelo Maurício, eles alegam que não sabem de nada pra tirar o deles da reta. E assim nosso país anda pra trás como sempre.

    Nosso amigo Paulo conseguiu uma grande vitória junto à Rede Globo e ao Denatran. Agora é a vez de ajudarmos a conseguir as benditas autorizações junto aos Detrans e aos órgãos de inspeção do Inmetro. O caminho é longo ainda mas não podemos desistir. Até lá vamos continuar a ligar diariamente pro Detran e pro Denatran apesar de não parecer surtir o efeito necessário é uma forma de pressão que podemos fazer.

    Quando fui no Detran de SP eu falei que precisava da autorização pra modificação no veículo. Na hora eles perguntaram qual a modificação. Eu falei em sistema de iluminação (nem falei em xenon). A mulher (Samanta tel 2189-9755) logo falou que se for xenon, nada feito. E assim vem ocorrendo com todo mundo.

    Ouvi falar que esta autorização do Detran (que em SP nem isso é dado) tem validade de 30 dias. Ou seja, andar com isso no prta-luvas não refresca muito. Alguém confirma esta informação da validade?

    Abraço,
    Fernando Mello

  33. Alessandro Grahl disse:

    Bom dia!!

    Pois eh Paulo…..aqui os caras da Detran/ SC estao loucos…. liguei para Inspevale de Rio do Sul e eles exigem pra legalizar o xenon lavador de farois, expliquei q isso é exigencia para carros q vem com xenon de fabrica a partir de 01/01/2009, mas o cara disse q por eles legalizariam sem lavador….mas o Detran de Santa Catarina exige lavador de farois!! e agora?? o q faço??

    abraço

  34. Marcos Konzen disse:

    Caro Paulo, virei seu fã. Seguinte, tenho um vectra gls 95 com farol de vidro ainda, você acha que por ser farol de vidro terá alguma restrição? Outra pergunta, os custos que você teve foram somente os 30 e poucos da taxa de vistoria e os quase 80 das taxas de expedição dos docs? No centro autorizado para a inspeção você não teve que pagar nada?
    Outra pergunta, se eu comprar um daqueles kits made in china, como Boxster, HID, M1, etc mesmo com nota fiscal em uma loja daqui vai valer?
    Desculpe pelas várias perguntas. Estou divulgando as informações daqui no Vectra Clube também.

    Abraços e parabéns pelo vosso trabalho.

  35. Marcos, vamos la:
    Quanto ao custo da inspecao, varia de empresa para empresa (nao é tabelado ate onde sabemos). Aqui em Floripa o valor fica em torno de R$210,00;
    Quanto a instalacao no seu carro, sem problemas;
    Quanto aos kits “made in china” te digo: 99,9999999999999999999999999999% dos kits existentes no mundo sao chineses. Mesmo kits de outros paises, usam lampadas fabricadas na china…. entao amigo: tudo é da china mesmo e isso nao significa má qualidade. Sendo assim, tendo nota, passa.

    Atenciosamente,

    Grupo AIX.

  36. Daniel W. disse:

    Paulo,

    Estava pensando se não poderiamos entrar com uma Ação Civil Pública contra os detrans e orgãos de inspeção veicular. Parece que apelar aos tribunais é o único jeito de talvez garantirmos que nossos direitos sejam garantidos.

    Só pra constar: ainda não tive tempo de ir à CIRETRAN do meu municipio. Plo que parece em SP nem vai adiantar muito. Ms irei mesmo assim.

    Outra coisa alguém aqui ja foi multdo por causa do xenon?

    Até mais…

  37. Fernando Mello disse:

    Daniel, boa idéia. Talvez o pessoal do jurídico possa nos ajudar. Infelizmente sou leigo no assunto Ação Civil Pública mas apóio. Eu ando com xenon e ainda não fui multado mas já ouvi pessoas que tiveram que voltar pra casa de busão por causa do xenon. Não sei se estão pegando tão pesado assim. Minha dica é evitar pegar estrada a noite. Na cidade tá tranquilo.
    Detran SP… nada ainda. rs
    Abraço,
    Fernando Mello

  38. Maxwel Henrique disse:

    Boa tarde, Meu nome é maxwel e eu precisava tirar uma dúvida, na resolução 292 do contran alterada pela deliberação do contran 75 fala que para motocicletas, motonetas e triciclos podem alterar o sistema de sinalização e iluminação do veiculo.
    Na resolução 227 e 294 do contran elas dizem que para “faróis baixos” com luminosidade acima de 2000 lumens precisa de dispositivo de limpeza e é preciso o dispositivo de nivelamento que pode ser manual ou automático.
    A resolução 227 e alterada pela 294 revogaram as resoluções 680 e 692 do contran, portanto, apesar não esta escrito na resolução 227 nenhuma paragrafo a respeito de motos e triciclos, o certo na hora de fazer a inspeção para modificação do sistema de sinalização para motonetas, motocicletas e triciclos, seguir as resoluções 227 e a 294?
    enfim está é a duvida, pois a resolução 227 alterada pela 294 não diz o tipo de lampada, intervalos de cores, regulagem para motocicletas, motonetas e triciclos, apesar do código de trânsito brasileiro dizer que a luz do farol tem que ser branca ou amarela e com isso pode gerar uma dúvida entre os usuários sobre qual o tipo de xenon que possam colocarr em seus respectivos veiculos ?

  39. Maxwel Henrique disse:

    Enfim. por favor respondam a pergunta esclarecendo tal dúvida, pois em contato com varias fontes, a informação unanime era para motocicletas , terem o sistema de nivelamento e de limpeza

    aguado resposta

    att
    maxwel

  40. Sandro disse:

    Conforme mensagem sobre post daqui do site onde foram exibidos documentos, volto a questionar ao colega:

    1) O Civic apresentado no site possui limpador de faróis? S/N
    2) É verdade que o centro de inspeção que emitiu o CSV recebeu notificação do Inmetro por não-conformidade? S/N
    3) As emrpesas continuam exigindo “no mínimo” limpadores de faróis. O que posso fazer? Não seria caso de entrarmos com uma ação declaratória em face do Inmetro/Denatran?

    Cordialmente

    Sandro Sasse

  41. Sandro disse:

    Paulo,

    Recebi sua mensagem via e-mail. Aguardarei os resultados da nova empreitada jurídica. Torço para todos nós consigamos obter sucesso !

    Cordialmente

    Sandro

  42. Adriana - REDE MULT disse:

    BOA TARDE A TODOS!

    TRABALHO EM UMA ITL(INMETRO) ONDE É REALIZADO INSPEÇÃO PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE REGULARIZAÇÃOD DE VEICULOS E GOSTARIA DE INFORMAR-LHES QUE AS ITL´S NÃO PODEM SE RECUSAREM A REALIZAR A INSPEÇÃO SE O PROPRIETÁRIO DO VEICULO OBTIVER A AUTORIZAÇÃO DO DETRAN. ELAS SÃO OBRIGADAS A REALIZAR A INSPEÇÃO E SE POR ACASO O VEICULO OBTIVER ALGUMA NÃO CONFORMIDADE COM AS REGULAMENTAÇÕES VIGENTES O PROPRIETÁRIO TERÁ 30 DIAS PARA RETORNAR A ITL COM O VEICULO CORRETAMENTE.

    AS AUTORIZAÇÕES DO DETRAN POSSUEM VALIDADE DE 30 DIAS PARA FAZER A INSPEÇÃO NA ITL E DAR ENTRADA NA TRANSFERÊNCIA NO DETRAN, PORTANTO SE FOREM PARADOS E A AUTORIZAÇÃO DO DETRAN ESTIVER EM VALIDADE AINDA, PODE SE ARGUMENTAR QUE ESTA NO PROCESSO DE DOCUMENTAÇÃO.

    SE QUALQUER ITL RECUSAR A REALIZAR A INSPEÇÃO ENTRE EM CONTATO COM OUVIDORIA DO INMETRO:

    A Ouvidoria utiliza o sistema de Discagem Direta Gratuita pelo número 0800 285-1818 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h).

    Consultas pela Internet podem ser feitas pelo formulário específico. http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp

    Atendimento pessoalmente, de 8h às 17h ou receber sua carta. Nosso endereço é: Rua Santa Alexandrina, nº 416 / 5º andar, Rio Comprido – CEP: 20.261-232 – Rio de Janeiro – RJ

    AS ITL´S DE SÃO PAULO ESTÃO ANCIOSAS PARA QUE O DETRAN FORNEÇA ESSAS AUTORIZAÇÕES PARA SISTEMA DE SINALIZAÇÃO/ILUMINAÇÃO.

    GRUPO REDE MULT

    SEGUE ABAIXO A TABELA COM OS VALORES PARA INSPEÇÃO:

    MOTONETA/MOTOCICLETA R$ 80,00
    AUTOMOVEL PEQUENO R$180,00
    CAMINHONET/CAMIONETA R$270,00
    MICROONIS R$315,00
    CAMINHÃO R$400,00
    ONIBUS R$475,00

    SEGUE ENDEREÇOS DE SÃO PAULO:

    REDE MULT TECNOLOGIA:
    RUA GUAIPA,51
    VILA LEOPOLDINA
    TELEFONE: 11 /3835-9877

    REDE MULT QUALIDADE
    RUA AMARO LUZ,252
    SOCORRO
    TELEFONE:11 /3835-9877

    AUTHO REDE MULT
    RUA ELIAS MASS,264
    CAPAO REDONDO
    TELEFONE:11/3835-9877

    CONTROLE REDE MULT
    AV TANCREDO NEVES,225
    IPIRANGA
    TELEFONE: 11 /3835-9877

    MULT ESTAÇÃO TECNOLOGICA
    AV RENATA,473
    VILA FORMOSA
    TELEFONE: 11/ 3835-9877

    OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR INSPEÇÃO SÃO:

    -CRV/CRLV – DOCUMENTO DO VEICULO

    -CNH- HABILITAÇÃO

    -NOTA FISCAL DE COMPRA DO KIT ESPECIFICANDO QUANTOS KELVINS POSSUI(LEMBRANDO QUE É AUTORIZADO SÓ ATÉ 6000K).

    -AUTORIZAÇÃO DO DETRAN EM VALIDADE DESCRITA ALTERAÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO/SINALIZAÇÃO(INSTALAÇÃO DE XENON).

    AGORA É SÓ AGUARDAR O DETRAN DE SP LIBERAR AS AUTORIZAÇÕES.

    ESPERO TER AJUDA EM ALGUMA COISA.

    ATT,

    ADRIANA
    REDE MULT

  43. João Eduardo disse:

    Pessoal,

    O que acham de abrirmos uma ação no IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor?) http://www.idec.org.br/

    Veja o que diz a parte de “áreas de atuação” com destaque para o último item (ações judiciais coletivas).

    Obrigado,
    João

    Entre os principais objetivos do Idec estão a buscar o aperfeiçoamento do mercado do consumo, contribuir para que todos os cidadãos tenham acesso a bens e serviços essenciais e promover a conscientização e a participação do consumidor.

    Para isso o Idec procura acompanhar a evolução das regras e leis dos setores que podem afetar a vida do consumidor e dar publicidade a esses temas, mostrando aos consumidores como eles poderão ser afetados. Assim o Idec:

    Acompanha a legislação;
    Monitora os resultados e impactos nos consumidores, inclusive nas questões de inclusão social;
    Faz pesquisas e avaliações;
    Envia manifestações e posicionamentos aos órgãos oficiais, como as agências reguladoras, ministérios, secretarias, Congresso Nacional, Presidência da República e Ministério Público;
    Faz campanhas de conscientização e proporciona meios para que os consumidores possam enviar suas manifestações aos órgãos oficiais;
    Produz materiais informativos e educativos sobre os direitos dos consumidores, inclusive para populações carentes;
    Realiza ações judiciais coletivas, quando entende que o direito do consumidor está sendo gravemente afetado.

  44. Maxwel,

    Motocicletas também precisam de CSV, de acordo com a resolução 292 que pode ser encontrada aqui no blog.

    Porém, as resoluções 227 e 294 não falam de motos, e só de:

    Art. 1º – Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.

    Ou seja, motos/triciclos/etc fabricados a partir de 2009 não precisam de limpador nem de regulador…

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  45. Andre Silva disse:

    O detran de MG na minha cidade, diz que no sistema deles ainda não tem como dar autorização para legalizar xenon.

    Isso é possivel???

    O que fazer?

  46. Eduardo_SC disse:

    Pessoal, liguei para a inspevale de duas cidades vizinhas e para regularizarem meu Xenon precisarei dos limpadores de farol, isso é necessário mesmo? segundo a lei, pelo o que eu entendi isso só precisa para carros apartir de 2009, que não é meu caso, tenho um palio Fire 2003.

    Eu tenho como reverter essa situação? ou não tem o que fazer?

    Obrigado.

  47. meiton disse:

    gostaria de saber, se em PE, esta liberando o xenon ? e quais os postos de inspencao, tel, endereco??

  48. Fernando Mello disse:

    Adriana, obrigado pelas informações. Infelizmente o Detran de SP ainda não está emitindo o documento para modificação, ou seja, não está autorizando as inspeções.
    Uma pergunta… os endereços que você passou do Inmetro de SP estão aceitando regularizar os xenon para carros antes de 2009 sem regulagem e lavador? Caso afirmativo, assim que o Detran resolver trabalhar um pouco fica fácil daí pra frente.
    João Eduardo, IDEC é uma boa idéia. Qualquer ação de caráter jurídico ajuda tanto no caso do Detran que nãi libera a autorização quanto no caso do Inmetro que ainda exige lavador e regulagem pra carros anteriores a 2009.
    Grato,
    Fernando

  49. Adriana - REDE MULT disse:

    Fernando,

    conforme resposta do Denatran confirmando que as Resoluções 227/07 e 294/08 são direcionadas apenas para veículos fabricados após 01/01/2009 não temos o porque exigir os limpadores e reguladores.

    As ITL`S ficam com receio em realizar está inspeção pois ainda não possuem entendimento das resoluções e com isso ficam com medo de sofrerem alguma penalidade tanto do INMETRO quanto do DENATRAN.

    Grata,

    ADRIANA
    REDE MULT

  50. Rafael disse:

    Olá,

    Poderias disponibilizar aqui um modelo de Nota Fiscal?

    Abraço,
    Rafael

  51. Flávio Laredo Diniz disse:

    Ainda não entendo a discussão sobre os lavadores e limpadores, mesmo para veículos fabricados após 01/01/2009. Pelas resoluções, a ragulagem pode ser manual ou automática. Isso, acredito que todos os carros tem, afinal as resoluções exigem para qualquer tipo de farol. O meu não é automático, mas tem regulagem elétrica interna. Mesmo se não tivesse regulagem interna, teria uma regulagem manual no próprio farol.
    Quanto aos lavadores, existe uma observação na própria resolução, e ja foi comentada aqui. Portanto, entendo que: 1) Quanto à regulagem dos faróis, todos os carros têm, seja manual, elétrica ou automática. Neste quesito, qualquer carro pode utilizar xenon. 2) Quanto aos lavadores, não há obrigatoriedade nem para veíciulos fabricados após 01/01/2009, pois a observação (4) da resolução, no mínimo, põe em dúvida a questão.
    Flávio.

  52. Rafael disse:

    Paulo e amigos do Grupo AIX,

    Primeiramente gostaria de parabenizar você e todo Grupo AIX pela dedicação e todo empenho dedicado ao assunto.

    Estou precisando de uma Nota Fiscal, se possível postar no blog um modelo ou me enviar por e-mail. xrsb@terra.com.br ou xrsb@hotmail.com.

    Basicamente precisaria saber como é a descrição do produto na nota, pois o kit que comprei não possui.

    Desde já, obrigado pela ajuda e parabéns mais um vez por “correr atrás” dos nossos direitos.

    Abraço,
    Rafael

  53. Thiago disse:

    Falei com dois CRVAs em Porto Alegre, e por enquanto eles não estão autorizando pois estão aguardando alguma orientação do DENATRAN, falei sobre a circular que teoricamente seria enviada da 15/01 para o RS, porém afirmam não ter recebido nada ainda.

  54. Aqui no PR, em Apucarana, fui no Detran e o mesmo disse ainda não ter nenhuma portaria para isso, então só nos resta aguardar o Detran ou Denatran liberar aqui pro PR….

  55. Frederico Vasconcellos disse:

    Paulo,
    o Detran do Rio de Janeiro continua empacando nossas vidas!
    Tem como fazer um contato??

    Abs!

  56. Luiz Tiago disse:

    Detran de Recife/PE suspendeu autorização p/ o Xenon por falta de embasamento do Denatran.

    Até quando teremos que lidar com isso ?

  57. Rodolfo disse:

    Como havia dito anteriormente, aqui em Brasília o DETRAN é o orgão mais chato e pilantra do mundo. Tentei pegar essa solicitação e eles nao estão liberando de forma alguma. Argumentei de todas as formas, levei as resoluções e nada. Só ficaram rindo rindo e dizendo q nao podiam fazer nada. Esse país é uma vergonha. Em plena capital federal, de onde deveria partir o exemplo ja que o DENATRAN é lotado aqui, somos tratados com descaso de desrespeito.
    E esse Sr. Humphry nunca nos atende……………..parece que ta fugindo!!!!!
    Tem eu e mais 10 tentando falar com ele a uma semana e ninguem consegue
    Att
    Rodolfo

  58. Renato disse:

    Pessoal,

    Podemos entrar no site da Globo e enviar e-mail a respeito da reportagem do Jornal Nacional sobre a autorização para legalizar o xenon que os Detrans não estão liberando. Quem sabe um reporter da emissora não tenta como nós estamos tentando, e quem sabe eles colocam isso no ar…

  59. Helio Cintra disse:

    O dentran do Rio informou que não ira dar a autorização pois o xenon não é considerado alteração de característica.
    Ja existe lei vigente para luz branca ou amarelada, se tiver dentro disso esta dentro da lei e não existe nada pelo DENATRAN. e falou outra Regule o farol é a unica exigência que irão fazer.

    Quanto a quem me respondeu que não era alteração de característica, como combustivel, cor entre outras coisas
    são bem diferentes.

  60. Rodrigo disse:

    paulo tenho uma informaçao importante,hoje o fotografo do jornal do carro veio ate minha residencia e tiramos fotos comigo com documento na mao e o xenon ligado e ainda expliquei toda a situaçao para o jornalista creio que quarta feira a reportagem saia no jornal é importante nos comunicar com a imprensa eu comuniquei e fui ouvido.

    obrigado

  61. Rodrigo,

    Isto é ótimo! Quando entramos com pedido de resposta na Globo, também o fizemos com o Jornal do Carro! Eles nos ligaram esta semana dizendo que estavam providenciando uma nova reportagem!

    É ótimo saber que ele foi falar com você também e tirar as fotos, pois obviamente você acompanha o nosso blog e obviamente está bem informado! Show!

    Assim que sair a matéria, se possível, tens como digitalizar e me mandar? Estou pedindo isto pra várias pessoas, mas quanto mais, melhor 😉

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  62. Caro Rafael,

    Em primeiro lugar, obrigado por suas palavras. Como eu sempre digo, um retorno simples como o seu é o que nos motiva para continuar nesta briga, que com certeza não é justa e nem pequena!

    Sobre a nota fiscal, não há como nós lhe ‘darmos’ uma. Sei que parecerei chato falando isto, mas comprar um produto sem nota nunca foi uma coisa certa, até porque se não tinha nota fiscal, provavelmente o produto tenha entrado no país ilegalmente. Uma solução razoável para o seu caso seria comprar lâmpadas 6000K novas para o seu carro, e estas sim com nota fiscal. Não precisa ser do kit inteiro.

    Qualquer outra dúvida não deixe de entrar em contato conosco.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  63. Rafael,

    Respondi à sua outra pergunta.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  64. Meiton,

    No nosso post sobre ‘Como regularizar o seu kit’ tem um link do INMETRO, onde você pode procurar por TODOS os postos de inspeção do Brasil, podendo inclusive filtrar a busca por estado/cidade.

    Em tempo, o xenon nunca esteve proibido. Neste momento ele foi apenas regulamentado, ou seja, agora deve seguir algumas regras, visando acabar com o mercado negro/cinza e também visando que todo mundo que modifique o seu farol/lâmpada faça a correta regulagem do foco do farol.
    Qualquer outra dúvida entre em contato!

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  65. Eduardo,

    Realmente, eles agora inventaram mais esta. Mas aguarde mais um pouco, pois o que está na resolução logo logo será do entendimento CORRETO de todos. Obviamente os lavadores de faróis (ou apenas ‘os negocinhos que jogam uma aguinha’) são para carros FABRICADOS a partir de 01.01.2009, mas acho que esse pessoal não teve tempo de ler sequer o Art. 1o da resolução. Mas tudo bem.

    Continue acompanhando o blog, pois não deixaremos isto barato! Lavador é pra limpar neve, e, pelo que eu me lembre, não ví pessoalmente um floco de neve no Brasil até hoje.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  66. Andre Silva,

    Realmente isto é possível sim. O DETRAN/SP está com o mesmo problema. Atualmente, eles estão dando a autorização somente no balcão, com um xerox. Alguns órgãos estaduais cuidam dos sistemas do’DETRAN do seu respectivo estado, e pode sim existir essa demora na adequação do sistema.

    Mas conta conosco para o que der e vier, e nos mantenha informados, pois só com o feedback/retorno de vocês por este blog que sabemos onde devemos atuar, ok?

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  67. Paulo,moro em São José do Rio Preto -Sp,fui ao detran pedir a autorização,e ninguém
    sabia me dizer como funcionava o processo,então pedi ajuda ao immetro daqui,e eles
    orientaram o detran de como proceder,peguei a autorização no detran,fui no immetro
    fiz a vistoria ( porém lembrando que esta vistoria do immetro eles verificam tudo no carro,mas tudo mesmo tem que estar funcionando e não adianta ir com pneus careca,
    carro rebaixado,falta de alinhamento,caso isto ocorra seu veiculo é reprovado,mesmo
    se o farol estiver ok ) passei,voltei ao detran,tive que refazer o documento e como o
    sistema deles ainda não está preparado eles bateram um carimbo no verso do documento assinado pelo delegado dizendo que meu carro estava apto ao uso do farol de xenon,inclusive o de milha.Porém para ter validade você tem que andar com o laudo do immetro junto com o documento.Todo esse processo da um custo de aprox. de uns 400,00 reais,pois você paga toda documentação para refazer o documento,mais 20,00 de taxa no olho vivo e 100,00 no immetro,mas valeu a pena,agora estou legalizado,e posso usar meus farois de xenon e o de milha também.
    Mas lembrando que a lampada aceita é somente a de 6000K,e por favor não façam coisa errada como colocar a de 6000K e depois de tudo certo trocar pela de 8000K, isto não é correto,vamos fazer a coisa certa sempre.Paulo obrigado pela dica,agora que venham os guardas,pois sou o primeiro da minha cidade legalizado para uso dos farois.

  68. F.Lima disse:

    Situação em Recife.

    Hj liguei pro órgão de inspeção e me repassaram pra alguém q era mais conhecido no assunto. Ele me falou q vem acompanhando sites, jornais, etc, etc, sobre o assunto Xênon. Disse tb q ligou pro diretor do Detran e informarão q nao está sendo liberado o Xenon. Ele disse q a empresa dele tem os equipamentos pra tal vistoria, mas q ao contrário dq muita gente tá pensando, os carros antes de 2009 precisam ter limpeza de farol e regulagem de altura pra ter xenon. Falou q ainda n chegou nada concreto as suas maos falando oq pode e oq nao pode, então disse q esperasse se concretizarem as coisas pra saber como vai ficar aqui em PE essa situação. “foi mais ou menos isso q ele falou”.

  69. Renan disse:

    Boa tarde,

    Moro no interior de SP e consegui a autorização do detran para fazer a inspeção, mas a empresa onde devo fazer está com o seguinte método de interpretação, o xenon de temperatura liberado é entre 3000 e 5000k, e ter 2000 lumens, se ultrapassar a quantidade de lumens o carro deverá ter a regulagem automática e o lavador, segundo conta a resolução. A empresa também estava com aquela “resposta a consulta da empresa live 1 de florianópolis/SC” em mãos e a interpretação do tecnico foi a seguinte, que não existe a proibição, desde q a modificação atenda INTEGRALMENTE aos requisitos( 3000 a 5000k 2000 lumens), caso fuja disto o carro terá ter os equipamentos. Bem meu carro está com o xenon de 4300k única coisa que me preocupa é a quantidade de lumens que deve ser maior que 2000, vou aguardar a vistoria e torcer para dar certo, estou no meio do caminho, quase lá!

  70. regis disse:

    boa tarde pessoal, tenho um golf com xenon 8000k, e gostaria de regularizar mas vejo que é só permitido 6000k, sou do sul ( porto alegre) e qual procedimento para rewquisitar a regularização/ abraços e tb estou nessa causa

  71. Kiko Branco disse:

    Olá Paulo Franzoni, estou aqui novamente representando os distribuidores e lojistas de KIT XENON do estado do Maranhão. Pedi pra que vc me adicionasse no MSN mas o mesmo não fez. Tudo bem. O que gostaria de relatar aqui é minha história referente a regulamentação. Passei 3 dias em uma verdadeira guerra no DETRAN do estado do Maranhão. Depois de muita luta consegui a permissão, graças ao acesso que tinha a diretoria. Daí veio a frustração, o orgão do INMETRO daqui chamado ITESV se recusou a fazer a vistoria alegando que não teriam como aferir a quantidade de KELVINS das lampadas e tinha que ter lavadores de farol. Tive uma discursão muito grande com o dono do orgão, entao depois de muita briga.eles me ligaram em seguida para dizer que estão aguardando recomendações do INMETRO. Mais noticias, eu posto aqui.

  72. Rodrigo disse:

    paulo fica tranquilo que assim que publicarem a materia mando para voce so deixa seu email msn algo para que possa mandar a reportagem pra voce….
    se todos meterem a boca na imprensa seria bem legal é uma boa pressao

    obrigado

  73. Carlos disse:

    Olá Paulo, sou do Rio e entrei em contato com o DETRAN no dia 14/01/09 e solicitei a autorização para alteração de característica, informando ainda que se tratava de “xenon”, então a atendente me solicitou alguns dados do carro e meus e me deu a tal altorização, que aqui é uma senha que é levada à ITL para inspeção. Contudo, fui
    à uma ITL e tive uma reunião com o engenheiro responsável que me atendeu super bem e foi muito atencioso, expondo as controvérsias sobre o assunto “xenon”, onde a grande dúvida é ” os acessórios lavador e regulador automático do farol são obrigatórios à todos os veículos que usam xenon, fabricados ou não antes de 01/01/2009? Ou os mesmos serão obrigatórios apenas para os fabricados à partir de 01/01/2009? ” Esse é o dilema que não permite que as ITL’S aprovem a alteração sem os acessórios. Segundo ele, bastava apenas o DETRAN se posicionar sobre isso que seria possível aprovar tal alteração. E ainda, mostrei as fotos do seu CSV e ele disse que seria necessário saber com base em que condições o ITL emitiu o mesmo. ( se o carro tem ou não lavador, etc… ou baseado apenas na interpretação subjetiva da Resolução). Seria de grande ajuda se você pudesse solicitar a esse ITL que emitiu seu CSV que informasse tal fato.

  74. Carlos disse:

    Estive analizando as Resoluções 227/07 e 292/08, no que tange o quesito ” REGULAGEM DO FAROL”, e comparando-as cheguei a seguinte conclusão:
    1- No art. 4, tópico 4.3.6.2.2 da Resolução 227/07 fala-se que o dispositivo de regulagem de altura dos faróis deve ser “obrigatóriamente automático”.
    2- Porém, o art. 3 da Resolução 292/08 altera este ítem da resolução 227/07, permitindo o uso de dispositivos de regulagem manuais, resaltando que os mesmos devem determinar uma posição de repouso.

    Então, com base nas próprias Resoluções conclui-se que todos os veículos já atendem o quesito ” REGULAGEM DE ALTURA DOS FARÓIS”, independente de usarem ou não xenon. Peço que os caros participantes deste posty que observem estes fatos e postem seus entendimentos.

  75. Carlos disse:

    ATENÇÃO !!!!! FOI PUBLICADO ONTEM NO SITE DO DENATRAN AS REGRAS SOBRE O USO E REGULARIZAÇÃO DO XENON. ACESSEM O LINK http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm
    VEIO CONFIRMAR O QUE EU TINHA CONCLUIDO SOBRE A REGULAGEM DO FAROL…..

  76. Fernando Passi disse:

    Paulo de demais amigos, não sei se todos notaram e se isso realmente ajuda, mas no site do denatran link: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm foi postado dia 16/01/09 um resumo da via sacra para se conseguir legalizar o xenon. Meu veiculo foi fabricado antes de 2009 e pelo que entendi poderia solicitar a autorização sem maiores problemas. Irei imprimir o que esta lá e ir no Detran/SP Segunda-Feira. Quero ver não sair de lá com a autorização em mãos.
    Abraços

  77. Regis, confira o site do detran que foi fublicado em posts acima para voce efetuar sua regularizacao. Quanto a temperatura de sua lampada, voce efetivamente terá de troca-las para 6000K para pode passar na verificacao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  78. Carlos, sua interpretacao esta correta. Realmente a regulagem pode ser manual. O que está em questao com os ITL´s realmente é a necessidade do sist. de limepza dos farois.
    O Grupo AIX está focando seus esforcos no sentido de retirar a obrigatoriedade deste item tambem.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  79. Rogério parabens!

    Tenho certeza de que sua “vitoria” estara sendo de muita valia e ajuda para os demais interessados na retirada de seus respectivos CSV´s
    Concordamos tambem com sua postura de nao querer “burlar” a lei. Se instalamos e fizemos inspecao com kits 6000k, devemos mantelos. Nao é justo pleitearmos
    para que a lei “correta” seja aplicada e, apos isto ser obtido, querermos dar um “jeitinho” para sobrepuja-la.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  80. david viezzer disse:

    No programa VRUM, de hoje, aquele cara que nao quis ver nem o nome, de tão grosso que é, foi categórico, dizendo que as montadoras podem por xenon pois tem lavadores e regulagem de faxo de luz,
    e disse que se foi adaptado nao adianta, tem que tirar pois o mesmo é proibido e ponto final.

  81. Samir disse:

    Prezado David
    Também vi a reportagem e fiquei indignado. O cidadão foi categórico, e disse q também achava era bom q as lampadas xenon estavam proibidas. Expressou a total ignorância em rede nacional.
    Paulo, seria mais uma situação para pedir direito de resposta? Está uma novela essa falta de entendimento desses jornalistas q se dizem “experts” no assunto.
    Abç e parabéns as empresas pelo comprometimento c/ o consumidor.

  82. Fernando Mello disse:

    AGORA SIM! PERFEITO!
    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm
    Quem conseguir legalizar direito em SP favor postar assim que as coisas forem saindo.
    Parabéns a todos!
    Abraço,
    Fernando

  83. André disse:

    Olá, o que consta no site do denatran e gostaria quem me ajudassem a interpretar: ” Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).”

    Ou seja, quem tem carro com kit ja instalado, antes de 2009, é só fazer a inspeção, não necessitando de lavar + regulagem?

    Obrigado!

  84. Sandro disse:

    Essa “interpretação” do Denatran ferrou tudo. Querem porque querem exigir os limpadores de faróis. Parecem que fazem o possível e o impossível para evitar que usemos os faróis de xenon. Dá vontade de adaptar um limpadorzinho de farol só para a vistoria, e depois retirá-los, já que não servem para nada…

  85. Alexandre V. Pereira disse:

    Paulo, pelo que entendi da publicação de 16/01/09 no site do Denatran, http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm, conforme o seguinte trecho: “Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos.” , os veículos modificados antes do dia 01/01/09 deverão cumprir as normas previstas na Resolução 292, que trata apenas de conseguir o CSV e alterar o CRLV, e não a 294 que obriga o uso de limpadores e reguladores.
    Está correto ou me equivoquei em algum trecho?

    Um abraço

  86. Eng Alessandro Leme disse:

    Caro Alexandre, leia até o final da página do DENATRAN no link:

    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

    …” Farol de descarga de gás

    Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:

    1. Dispositivo de limpeza do farol

    2. Dispositivo de regulagem do farol

    3. Facho de luz emitida na cor branca

    ….”

    Att Eng Alessandro Leme.

  87. Johnny disse:

    Olá, surgiu um dúvida a respeito das colocações do Sr. Eng. Alessandro Leme e das regras do Denatran, diz que todos os veículos fabricados ou modificados a partir deste ano devem ter os 3 requisitos, se por acaso eu utilizo faróis de xenon desde o final o ano passado, só não tinha o CSV, será que posso comprovar isto com a nota fiscal do meu kit (que é do ano passado)?

    Obrigado

  88. Rodrigo disse:

    Para quem está com duvidas é só deixar a preguiça de lado e ler até o FIM!
    o texto não deixa duvidas nenhuma!

    “Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. ”

    Resolução 292

    MODIFICAÇÃO EXIGÊNCIA

    Sistema de CSV
    sinalização/iluminação

    ou seja para fazer a modificação de iluminação vc tem q ter o CSV

    como faz pra tirar?

    leia abaixo

    “Para realizar modificação no sistema de iluminação do veículo:

    1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

    2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente. No caso do sistema de iluminação – Resoluções 227 e 294

    3°. Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).

    A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

    4°. O CSV deve ser entregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.”

    VALEU

  89. Rodrigo disse:

    ai em cima saiu errado…a resolução 292

    MODIFICAÇÃO ==> Sistema de sinalização/iluminação

    EXIGÊNCIA ==> CSV

  90. Sandro disse:

    “(…) Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás ANTES do dia 1o (de janeiro) poderão continuar circulando, NO ENTANTO, no caso de veículos modificados é necessário que tenham cumprido as normas previstas na RESOLUÇÃO 292 que trata das modificações do veículo”.

    Exigência prevista na resolução 292 para alteração de características de iluminação/sinalização: CSV (não diz quais as exigências para emissão de CSV).

    E agora? Não precisa de exigência alguma, apenas uma simples vistoria?

    Vocês entraram realmente com ação junto ao MP Federal contra os lavadores de faróis?

  91. Renato disse:

    Fernando Mello,

    Caso consiga obter a autorização no DETRAN/SP me avise, por favor.
    Será possível obter essa autorização através de despachante, pois trabalho das 08:30 às 18:00, então, não tenho tempo de ir até o Detran.

  92. Luiz Tiago disse:

    Na real. Muito bom ter saído algo oficial no site do Denatran, porém muiiiiito confusa a matéria. O segundo parágrafo é a coisa mais mal escrita que já vi na minha vida!

    E olhe que veio da Assessoria de Imprensa do próprio Denatran.

    Talvez nos ajude.

  93. Alexandre V. Pereira disse:

    Caro Sr. “Eng” Alessandro, não sei por que me mandou ler até o final, mesmo porque minha pergunta foi direcionada.

    Para sua informação, li até o final, releia minha pergunta e tente entender o que eu quis dizer. Meu veículo foi fabricado em 2008 e realizei a alteração em Nov./2008, apenas não regularizei a situação, assim como muitos daqui, portanto o trecho da publicação do DENATRAN que citei em meu post anterior é o que condiz com minha situação.

    Att.

  94. Henrique Oliveira disse:

    Caros amigos:

    Alguem que tenha conseguido o CSV me diga se na hora da vistoria eles usam algum aparelho de medir a temperatura da iluminação, porque isso é bastate contraditorio. Tipo, estão dizendo que só regulariza até 6.000K, mas tambem dizem que só regularizam iluminação na cor branca. Porque kits até 8.000K tem iluminação branca e porque não são regularizáveis? Outra coisa, em relação a vistoria, o que eles dão prioridade, conferir se a nota fiscal está de acordo com o kit, ou eles veem verificam todo o kit instalado?
    Obrigado por posteriores respostas a minhas duvidas.

  95. Eng ALESSANDRO LEME disse:

    CARO ALEXANDRE V. PEREIRA,

    VAMOS LÁ….

    CLIQUE NO LINK :

    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

    ” CONTRAN REGULAMENTA O USO DE FAROL DE DESCARGA DE GÁS

    As Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam do sistema de iluminação dos veículos entraram em vigor no dia 1° de janeiro de 2009. Os veículos fabricados e modificados a partir desta data deverão seguir as normas previstas nessas Resoluções. As normas também regulamentam o uso dos faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás e/ou com o fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens.

    No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos VEÍCULOS MODIFICADOS é NECESSÁRIO QUE TENHAM CUMPRIDO AS NORMAS PREVISTAS NA RESOLUÇÃO 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).

    POR TANTO SE O TEU VEÍCULO NÃO CUMPRIU AS NORMAS PREVISTAS NA RESOLUÇÃO 292 E POR TANTO NÃO FOI REGULARIZADO ANTES DE 01/01/09 DEVE SER AGORA PELAS NOVAS REGRAS!

    ATT Eng ALESSANDRO LEME.

  96. Rogério Veloso da Silva disse:

    Alexandre V.Pereira,meu nome é Rogério e vou tentar ajuda-lo,pois este Eng.
    Alessandro foi pouco educado com você.
    O Meu caso é igual ao seu,tenho um carro 2008,instalei o kit em novembro 2008,e fiz todo este processo da autorização,inspeção do immetro e a alteração no documento,agora dia 16/01/2009 sem nenhum problema,entendo que possa ser feito sim,pois no meu caso já estou legalizado,porém como o detran ainda não consegue lançar esta alteração no documento do veiculo,eles batem um carimbo com a assinatura do delegado,dizendo que o veiculo está modificado e ok para uso do xenon,e você tem que andar junto com seu documento o CSV do immetro,para isto antes de entregar o documento original ao detran tire uma cópia autenticada em cartorio e entregue a copia do CSV para o detran e fique com o original ok,abraços.

  97. Rogério Veloso da Silva disse:

    Alesandro você está equivocado,pois meu caso é igual a do Alexandre e regularizei esse ano dia 16/01,agora lhe pergunto como você iria regularizar até o dia 31/12/09 se o denatran não havia publicado nenhuma informação sobre este assunto.

  98. Luiz disse:

    Vimos por meio deste encaminhar esta publicação de 16 de janeiro de 2009 do site do DENATRAN, no entanto está claro que é obrigatório instalar o sistema de limpeza dos faróis (esguincho), tanto em veículos fabricados a partir de 2009 bem como nos usados que serão alterados.

    Contran regulamenta o uso de farol de descarga de gás

    As Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam do sistema de iluminação dos veículos entraram em vigor no dia 1° de janeiro de 2009. Os veículos fabricados e modificados a partir desta data deverão seguir as normas previstas nessas Resoluções. As normas também regulamentam o uso dos faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás e/ou com o fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens.

    No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).

    De acordo com o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para realizar alterações nas características do veículo o proprietário deve antes solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Somente após a autorização é que alteração pode ser efetuada. Depois de realizada a modificação, o veículo deverá passar por uma inspeção de segurança veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL é licenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro. Caso o veículo seja aprovado na inspeção, a ITL emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O Certificado deverá ser entregue ao Detran, que incluirá a alteração na documentação do veículo.

    Para a modificação do sistema de iluminação do veículo é recomendável que o proprietário se informe junto ao fabricante se o veículo pode sofrer as modificações desejadas. No caso do sistema de iluminação deve se observar também as cores das lâmpadas. Segundo a Resolução 227, independente do tipo de lâmpada a cor do facho de luz emitido pelo farol deve ser branca. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada é uma infração de natureza grave, com multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo para regularização.

    Passo a Passo:

    Para realizar modificação no sistema de iluminação do veículo:

    1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

    2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente. No caso do sistema de iluminação – Resoluções 227 e 294

    3°. Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).

    A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

    4°. O CSV deve ser entregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.

    Farol de descarga de gás

    Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:

    1. Dispositivo de limpeza do farol

    2. Dispositivo de regulagem do farol

    3. Facho de luz emitida na cor branca

    No que se refere à regulagem do farol as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual. Segundo a Resolução 294, o dispositivo manual deve possuir posição de repouso que permita que os faróis possam voltar à posição de inclinação vertical inicial por meio dos parafusos de regulagem ou outros meios similares. (Resolução 294 – Anexo I, item 4.3.6.2.1 e parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 e Anexo I, item 4.3.6.2.2 e parágrafo 4.3.6.1.1)

    As Instituições Técnicas Licenciadas verificarão se os veículos modificados com o farol de descarga de gás atendem aos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico da Qualidade – RQT 24, publicada pela Portaria 30/02 do Inmetro, e nas Resoluções 227 e 294 do Contran.

    Links úteis:

    Código de Trânsito Brasileiro

    Resolução 227 – Sistema de Iluminação

    Resolução 292 – Modificação de Veículos

    Resolução 294 – Sistema de Iluminação

    Lista das Instituições Técnica Licenciadas

    Mais informações,

    Assessoria de Imprensa – Denatran

    TEL. (61) 3429-3349

    imprensa@denatran.gov.br

  99. Alexandre V. Pereira disse:

    Valeu Rogério. Também havia entendido que não há PROIBIÇÕES, apenas regularização.
    Mas nem to ligando pra esse cara, pois, pelo que parece, ele começou a olhar o site há pouco tempo e já quer jogar um balde de água fria em todo mundo.
    Se verificarem em posts anteriores, a Adriana da Multi já informou que não há necessidade dos lavadores para conseguir o certificado.
    Sem contar que não preciso colocar meu título antes do nome pra tentar ganhar credibilidade em nada.

    Abração

  100. Luiz Eduardo disse:

    Eu adquiri no ano passado um kit xenon da marca Xenon Vision com temperatura de cor 6500K. Este kit, devido a sua temperatura de cor acima de 6000K, é passível de homologação ou não existe nenhuma margem?

  101. Leandro disse:

    Rogério, uma dúvida, voce regularizou seu kit Xenon em qual ITL? Cetem?
    Galera, o que está acontecendo e que gerou tanta discussão é a falta de clareza nas portarias que saem no portal do DENATRAN deixando inumeras dúvidas para a todos interessados (entenda-se ITL´s, Clientes, Fornecedores, Programas de TV) quanto a regularização ao XENON. Quem conseguiu o CSV para a regularização do kit SEM o Sistema de Limpeza, o conseguiu pelo fato de algumas ITLS terem uma interepretação inicial ERRADA do que diz a lei até pelo fato da falta de clareza do que nos foi informado até agora. Muito se falou em entrevistas, programas etc; mas agora, saiu uma nova Portaria no site do DENATRAN como muitos já haviam publicado o link

    http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

    que não restam mais dúvidas! E a conclusão é a que realmente deve-se instalar um kit de limpeza nos faróis!!!
    Então eu sugiro a todos que adotem essa medida simples pois antes existir a possibilidade de regularizar seu kit a sofrer futuras infrações.
    E outra coisa; todas as pessoas que ESCREVEM aqui no FORUM tem um único intuito, AJUDAR a exclarecer as dúvidas quanto a regularização do XENON. Vamos cuidar com julgamentos para com aqueles que simplesmente querem ajudar aos outros.

    Abs a todos.

    Leandro.

  102. Carlos disse:

    Então gente, parem de se preocupar com lavadores de farol, pois é a coisa mais simples de se resolver………. O problema maior já foi resolvido que era a tal regulagem automática, que a resolução 292 veio a modificar e aceitar a manual. Então corram aos seus respectivos Detran’s e solicitem a autorização para alteração…….

  103. bruno disse:

    Tenho visto, e lido, várias coisas com relação a esta nova resolução do Denatran e tenho algumas considerações a fazer
    com o objetivo de auxiliar na questão para que, talvez, uma equipe como a do Xenonlegal possa, por exemplo, entrar com uma
    liminar, ou mandado de segurança, que impeça a tal resolução.

    Vou indicar uma série de argumentos jurídicos passíveis de serem utilizados em uma liminar ou mandado de segurança:

    a) o Estado não pode proibir a utilização, pela população, daquilo que gera imposto e cuja venda é permitida.

    Uma pretensa “regulamentação” não pode servir de pretexto para inviabilizar a utilização de um produto que, a rigor,
    o Estado permite que seja importado e comercializado.

    É o mesmo que determinar que antes de instalar meu fogão novo, que eu pague uma taxa de regularização do sistema
    à gaz.

    b) O órgão máximo brasileiro para emitir pareceres técnicos é o Inmetro.

    A pergunta é: O Inmetro participou da elaboração da resolução?

    c) Uma resolução de equipamentos deve ser precedida de testes.

    A pergunta é: O Denatran comprovou por algum meio técnico tudo aquilo que está exigindo na resolução?

    Onde estão os resultados deste teste?

    Quem os fez?

    Resoluções não devem ser pretexto para arrecadação. A pretensa “legalização” para o uso do equipamento
    inviabiliza a aquisição do mesmo.

    Se é para regulamentar, que se regulamente antes da venda e não depois.

    Por qual motivo o Denatran simplesmente “traduziu” a normatização de um país europeu que possue
    condições totalmente adversas do que as brasileiras?

    Do ponto de vista prático a pergunta que não quer calar é:

    Policiais possuem olhos biônicos?

    À partir de que tipo de “fé pública” quem um policial pode emitir uma multa alegando que meu farol tem mais
    de 2000lumens de potência?

    Tecnicamente a emissão da multa, de acordo com a definição, é impossível a menos que a polícia adquira
    medidores de lumens.

    Nem os Detrans possuem tal equipamento.

    No máximo a emissão da multa seria pelo artigo 223:

    “Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
    Infração – grave;

    Penalidade – multa;

    Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.”

    Sendo que o artigo 223 é ainda mais subjetivo pois não indica COMO seria um farol regulado, sendo assim,
    é impossível determinar como o mesmo estaria desregulado.

    Um farol pode ofuscar a visão de um guarda com 1.75m mas não ofuscar outro com 1,90m de altura.

    E um farol Xenon ofusca tanto, ou até menos, que o farol de um SUV (Ecosport) ou caminhão que venha
    em sentido contrário cujos faróis se encontram na altura dos olhos de um motorista qualquer em um
    veículo de passeio.

    Um carro novo, zero km, carregado com a família e bagagens vai ofuscar tanto quanto um xenon na estrada
    pois a traseira, com peso, vai levantar os faróis.

    Para isso servem os testes. Para isso serve o Inmetro.

    Como um guarda pode ter legitimidade ativa para determinar se um farol está tecnicamente adequado
    para transitar se todas estas medições são feitas por equipamentos de precisão?

    A pretensa “retenção para regularização” se daria como? O motorista tem que pegar uma chave e sair
    “futricando” no farol até abaixar o mesmo? Ou, em caso de viagem, pegar um ônibus na barreira, ir até
    cidade mais próxima, achar uma auto-elétrica, voltar, e “regular os faróis” para seguir viagem?

    O último argumento seria de ordem economica:

    Por qual motivo o Denatran regulamenta “negativamente” algo que é ÓBVIO ser um avanço tecnológico
    e apresentar mais benefícios técnicos do que malefícios? O objetivo é manter o país nas trevas da ignorância?

    As indústrias gastaram bilhões para deenvolver e produzir um equipamento que ilumina 3 vezes mais, tem
    um alcance, em distância, até 5 vezes maior e o Denatran acha que porque em alguns casos pode haver
    um pretenso ofuscamento de alguns segundos este produto não serve para consumo?

    Finalizando:

    O mais interessante que tudo seria mais simples e inteligente se o Estado obrigasse que os kits
    xenon para adaptação viessem com o “canhão” de prisma (como os que equipam os veículos de fábrica)
    uma vez que os mesmo evitam o ofuscamento dos outros veículos.

    Resoluções não podem ser meramente traduzidas ou saídas dos devaneios de algumas pessoas que nem
    formação técnica possuem.

    Espero que minhas “observações” possam ser aproveitadas para uma ação mais CONTUNDENTE e PRODUTIVA
    contra o Denatran e o Governo Federal.

    Enfim.

    É isso.

    Por enquanto.Maker
    Aro 14

    Mensagens: 59
    Registrado em: 19 Nov 2007 08:30
    Mensagem Particular

  104. Daniel W. disse:

    Não estou conseguindo entender uma coisa: instalei meu kit em JUN/08. Nesse caso será que irei conseguir o CSV, já que não tenho nota fiscal (somente uma nota simples de compra)? Alguém sabe se tem como conseguir com algum conhecido, dono de loja de acessórios, uma nota fiscal com data retroativa?

  105. Guilherme disse:

    Concordo plenamente com vocês. Acredito que o Sr. engenheiro nao esta sabendo interpretar as resoluções. Agora a parte mais fácil, porém a que esta se tornando mais difícil por alguns DETRAN’s e ITL’s: NENHUMA LEI PODE PRODUZIR EFEITOS RETROATIVOS, ou seja, SÓ PODE PRODUZIR EFEITOS A PARTIR DE QUANDO ENTRA EM VIGOR(01.01.09). Portanto Pessoal, essa historia de que todos tem que possuir lavador e regulador é falta de conhecimento de que o diz. Nao podemos nos dar por vencidos. Eu mesmo na semana que vem irei colocar xenon nos meus faróis de milha, logicamente de 6000k….Espero ter ajudado…Abraços,

  106. Luiz disse:

    PESSOAL É SIMPLES RESOLVER A QUESTÃO DOS LAVADORES…..É SÓ APROVEITAR O SISTEMA JÁ EXISTENTE PARA O PARA-BRISA. EM SANTA CATARINA NÃO HÁ NADA QUE IMPEÇA A INSTALAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DO XENON, DESDE QUE CUMPRA O QUE SE EXIGE.

  107. Fernando Mello disse:

    Pessoal, vamos com calma. o objetivo deste blog é nos ajudarmos para que todos obtenham as autorizações. Vou tentar esclarecer algumas questões que li nos últimos posts…

    – Dispositivo de regulagem do farol: as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual.

    – Dispositivo de limpeza do farol: obrigatório apenas para os carros saídos de fábrica a partir de 01/01/09 com opcional de xenon saído de fábrica. O uso deste dispositivo serve para tirar flocos de neve do farol, algo realmente bem comum no Brasil. Carros anteriores a 2009 não precisam disso. Carros posteriores a 2009 que não possuem xenon de série eu não sei como será feito.

    – Facho de luz emitida na cor branca: as lâmpadas de 6000k são permitidas. Acima disso ( 8000k, 10000k e 12000k ) não é permitido. 10000k é bem azul e 12000k é violeta e são proibidas, nem tentem. A de 8000k é muito mais branca que azul. Não há como o cara distinguir no olhômetro uma 8000k de uma 6000k. Se não tiver especificado na nota fiscal nem no reator que é 8000k e se o cara perguntar (se não nem fale sobre isso), alegue que é branca de 6000k. O Inmetro não tem autorização pra tocar na lâmpada, tirá-la e ver no bulbo. A medição só é feita na USP, único lugar do Brasil que conseguem medir essa intensidade. Ou seja, 8000k passa, mas não é recomendação.

    Tenho 1 dúvida, se alguém souber responder agradeço…

    – Se compro um carro em 2009 que não tem xenon como item opcional saído de fábrica, ou seja, não tem dispositivo de limpeza do farol e eu quiser colocar xenon como fizemos em 2008, eu poderei regularizar o carro ou nem pensar por ser um carro fabricado após 2009 e sem este opcional de fábrica?

    Outra coisa… alguém conseguiu algo com o Detran de SP? Alguém conhece algum Inmetro em SP que não exija os lavadores de farol (ainda estão exigindo isso mesmo depois das normas e esclarecimentos do Contran, Denatran, Detran ou qualquer “tran” que seja.

    Abraço,

    Fernando Mello

  108. Fernando Mello disse:

    Falei com o Detran de SP agora mesmo (tel 2189-9755 Modificações de Veículos) e a informação é a seguinte:~

    – Eles já reconhecem que o Denatran publicou e avisou ou Detrans oficialmente sobre o xenon. Ou seja, Denatran não é mais desculpa.

    – A pendência no Detran para poder começar a emitir as autorizações para que façamos a vistoria no Inmetro é uma atualização do sistema a ser feita pela Prodesp. Essa atualização é em relação à emissão dos novos documentos constando a frase padrão sobre xenon. Ou seja, até que o sistema não seja atualizado por essa Prodesp, não faz sentido eles emitirem as autorizações (que possuem validade de 30dias) e iniciar os procedimentos de vistoria. Não há previsão para que essa Prodesp atualize o sistema dos Dentrans.

    – Como estamos no Brasil, isso poderá demorar muito ainda. Até lá, nada temos a fazer. Podemos ficar ligando neste telefone ( 2189-9755 ) pra mostrar interesse e fazer pressão mas não é isso que resolverá.
    Enfim, as coisas estão andando, devagar, mas estão. Com o Denatran e mesmo com o Detran está tudo esclarecido. Só falta a Prodesp fazer a atualização de TI e aí vem talvez a parte mais difícil…. a vistoria junto ao Inmetro.

    Aí peço ajuda do Paulo Franzoni e da Adriana da Rede Mult. Precisamos de alguma maneira convencer as oficinas do Inmetro ( ITLs ) e fazê-las entender que não é necessário lavador de farol nem regulagem automática de farol para obtermos o CSV. é o que eles estão alegando a toda hora.

    Abraços,

    Fernando Mello

  109. Leandro disse:

    Caros amigos Fernando e Daniel

    Existe uma informação equivocada; TODOS os veículos com xenon precisam de sistema de limpeza de faróis, tanto 0KM quanto já com xenon instalado. Porém, se já esteja documentado na CRV não há necessidade. No demais, suas colocações estão perfeitas Fernando.

    Quanto a autorização, não existe problema algum em conseguir a autorização uma vez que a LEI permite a regularização do kit, desde que atendido os requisitos que tanto falamos (resol 227 e 294).

    Quanto a sua pergunta caro Daniel, voce pode conseguir uma NF desde que nela conste a intensidade ( em K) de sua lâmpada xenon. Não existe problema quanto a data, vc pode pegar uma NF com data de hj.

    Grande abs pessoal,
    Leandro

  110. Luiz Eduardo,

    Normalmente os kits que sao aprovados, tem temperatura de até 6000K. Voce pode tentar é ate conseguir o CSV mas nao podemos garantir.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  111. Samir,
    Estamos providenciando uma nova reportagem para o programa autoesporte. Aguarde, novidades serao publicadas aqui.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  112. Andre Silva disse:

    Fernando Mello, Pelo que entendi, a sua duvida é se: Colocar xenon em carro 2009 que não seja de fabrica, precisa regularizar???

    Pelo que entendi do Denatran, basta vc colocar os dispositivos. O que o DENATRAN esta dando a entender é que carros ate 2008 que não tem os dispositivos, tem que constar no documento.

    Carros 2009 ela não é clara para aqueles que querem colocar xenon sem ser de fabrica. Mas eu entendo que se vc comprar carro 2009 sem xenon de fabrica e quiser instalar, devera tbm colocar os dispositivos.

    Leandro, sua informação esta errada. Os dispositivos são obrigados para carros fabricados a partir de 2009, pra quem quiser ter xenon.

    Qualquer proprietario de carro fabricado ate 2008 que tem ou quer ter xenon e que nao tenha os dispositivos, tem que regularizar.

    O Paulo já cansou de postar isso aqui.

  113. Leandro disse:

    Caro Andre, foi justamente isso que eu disse, leia novamente!
    TODOS os carros (inclusive 0 KM) que tiverem XENON devem se adequar a LEI!!! Aonde eu não disse isso??? Você não interpretou corretamente !!!
    No demais, o que voce falou esta correto.

  114. Fernando Mello disse:

    Leandro,

    O que entendi é que os carros fabricados antes de 2009 precisam apenas estar de acordo com a resolução 292 que se não me engano fala apenas que o farol tem que ser amarelo ou branco e possuir regulagem manual ou elétrica de altura.

    Apenas na resolução 294 (que atualiza a 227) falam sobre a obrigatoriedade do dispositivo de limpeza de farol (assim como do ajuste de altura) válido para veículos saídos de fábrica a partir de 2009.

    Assim sendo, no meu entender, bastaria eu regularizar meu carro fabricado antes de 2009 sem o dispositivo de limpeza e com a regulagem (mesmo manual) de altura. Não vejo possibilidade alguma em instalar um dispositivo de limpeza em qualquer automóvel que não o tenha já saído de fábrica. Inclusive na minha Lamborghini Murciélago (hahaha, só como exemplo) eu não tenho esse dispositivo.

    Bem, essa foi a minha interpretação. Talvez até estejamos falando a mesma coisa.

    Paulo/Eduardo,

    Se puder, favor esclarecer essa dúvida.

    Abraços,

    Fernando Mello

  115. Leandro disse:

    Gente, vocês estão com muito receio e dúvidas, mas no portal do DENATRAN está bem claro: TODOS VEÍCULOS (1923 á 2009)DEVEM CONTER DOIS DISPOSITIVOS BÁSICOS NO CASO DE XENON; SISTEMA DE LIMPEZA DOS FARÓIS (esguichos por exemplo) E REGULAGEM DE ALTURA DE LUZ (manual, que é regulável no próprio farol e automático, de dentro do carro).
    Quanto a AUTORIZAÇÃO DO DETRAN de sua cidade, o DETRAN é obrigado a emitir a mesma pois a LEI nos dá esse poder!
    Tendo a autorização em mãos, o veículos corretamente instalado o KIT XENON (Xenon, Esguichos e farol com o feixe de luz regulado), você está apto a receber o CSV emitido por uma ITL (organismo de INSPEÇÃO VEICULAR)! Com o CSV em mãos, é só ir fazer a vistoria no DETRAN!!!!
    Pronto, acabou a história !!!

  116. Fernando Mello disse:

    Ok Leandro / Andre!

    Em suma:

    Até 2008 – não precisa de dispositivo… é só obter a CSV

    A partir de 2009 – precisa de dispositivo de série, vindo da montadora. Se o carro não vier com um, não é permitido colocar xenon. Ou seja, só “rico” poderá ter xenon a partir de 2009. Se quiser comprar uma Ferrari F430 amanhã (que não possui dispositivo de limpeza) eu vou precisar tirar os xenons originais de série e colocar lâmpadas toscas halógenas pra poder andar em nossas ruas esburacadas… é isso?

    Voltamos à questão inicial. Vou ficar doido assim. rs

    Uma dúvida… quais carros nacionais possuem dispositivo de limpeza de fábrica? Trabalho na VW e garanto que todos os carros até o Golf (Famílias do Gol, Fox, Polo) não tem. Só o Jetta que é importado do México e a Touareg da Alemanha possuem esse dispositivo muito útil para países onde nevam bastante como o Brasil. Acho que o Passat alemão não tem também.

    Fernando Mello

  117. Paulo Mendel disse:

    Pessoal,

    Falei com a CATERG aqui de POA e o entendimento dos ITLs é de que é obrigatória a existência de lavadores de faróis. A bem da verdade, o último comunicado do DENATRAN (que está no site), e que está sendo repassado aos Detrans e ITLs (aqui em POA chegou hoje), em meu entendimento é dúbio e dá oportunidade para duas interpretações:
    Lá diz que “Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:
    1. Dispositivo de limpeza do farol
    2. Dispositivo de regulagem do farol (automático ou manual)
    3. Facho de luz emitida na cor branca”

    Interpretação 1 – A exigência dos dispositivos se aplica somente aqueles veículos fabricados e modificados a partir de 01/01/2009 (entendo ser mais sensato, considerando a inexistência de regulamentação anterior).

    Interpretação 2 – Analisado sob a ótica da entrada em vigor da nova resolução, seriam exigidos os dispositivos indistintamente em todos os veículos equipados com faróis de Xenon, tanto aqueles fabricados e/ou modificados antes ou depois de 01/01/2009. (obs: esta é a interpretação que está sendo considerada pelos ITLs aqui de POA, com quem falei hoje pela manhã).

    Bem, diante disto temos outra celeuma que complicaria mais um pouco a regularização da instalação, os tais lavadores de faróis. Puxa, como as coisas são difíceis por aqui (sic).

    Paulo Franzoni e Eduardo Brandl, alguma sugestão?

    Abç

  118. Paulo Mendel disse:

    Pessoal,

    Falei com a CATERG aqui de POA e o entendimento dos ITLs é de que é obrigatória a existência de lavadores de faróis. A bem da verdade, o último comunicado do DENATRAN (que está no site), e que está sendo repassado aos Detrans e ITLs (aqui em POA chegou hoje), em meu entendimento é dúbio e dá oportunidade para duas interpretações:
    Lá diz que “Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:
    1. Dispositivo de limpeza do farol
    2. Dispositivo de regulagem do farol (automático ou manual)
    3. Facho de luz emitida na cor branca”

    Interpretação 1 – A exigência dos dispositivos se aplica somente aqueles veículos fabricados e modificados a partir de 01/01/2009 (entendo ser mais sensato, considerando a inexistência de regulamentação anterior).

    Interpretação 2 – Analisado sob a ótica da entrada em vigor da nova resolução, seriam exigidos os dispositivos indistintamente em todos os veículos equipados com faróis de Xenon, tanto aqueles fabricados e/ou modificados antes ou depois de 01/01/2009. (obs: esta é a interpretação que está sendo considerada pelos ITLs aqui de POA, com quem falei hoje pela manhã).

    Bem, diante disto temos outra celeuma que complicaria mais um pouco a regularização da instalação, os tais lavadores de faróis. Puxa, como as coisas são difíceis por aqui (sic).

    Paulo Franzoni e Eduardo Brandl, alguma sugestão?

    Abç

  119. Flávio Laredo Diniz disse:

    CAROS,

    encaminhei uma pergunta ao detran-pr a respeito do assunto. Segue abaixo a resposta que recebi hoje e, em seguida, a pergunta formulada por mim.

    RESPOSTA DO DETRAN-PR
    “Em resposta a seu e-mail temos a informar que componente só poderá ser utilizado em veículo usado caso tenha também equipamentos de regulagem de altura do facho dos faróis e que o veículo tenha lavadores de farol.

    obs: é troca completa do sistema de iluminação, farol e lâmpada.

    O veículo em desacordo terão de retirá-los. Caso contrário, o veículo ficará retido e o proprietário, além de receber uma infração considerada grave, terá de pagar R$ 127 de multa.

    Não há necessidade de pedir autorização prévia junto ao Detran.

    Att
    João Muniz
    CAC

    Central de Informações Detran/Pr: 0800 643 7373 – Horário de Atendimento: Segunda à sexta, das 8:00 às 17:00.
    http://www.detran.pr.gov.br

    Pergunta enviada:

    ” Olá.
    Tendo em vista a polêmica sobre a alteração do sistema de iluminação de
    veículos (instalação de lâmpadas de descarga a gás, no caso), a qual não é
    proibida segundo carta resposta encaminhada pelo diretor do denatran
    (https://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg)
    e que o DETRAN/SC já está regularizando este tipo de situação
    (https://xenonlegal.files.wordpress.com/2009/01/live-one-requerimento-detra
    n-sc.jpg), venho através deste perguntar: como solicitar a autorização
    prévia para alteração do meu veícuo para a emissão de CSV em órgão
    credenciado? Procurei insformações a respeito do assunto no site do
    DETRAN-PR mas não encontrei.
    Grato pela atenção. “

  120. Roger Goulart disse:

    Pois é pessoal.
    Me informei agora em um centro de inspeçao, chegou essa norma que tem que ter o esguicho.
    fudeu agora. :/

  121. Roger Goulart disse:

    Agora ninguem vai legalizar,
    quem é que vai querer furar o parachoque e cortar mangueiras de seu carro…

    Por favor pessoal da AIX, façam algo para o DENATRAN tirar essa coisa de limpador de farol ou esguicho.

  122. Flavio Menezes disse:

    Pessoal,

    Conforme o Fernando Mello disse que a pendencia no detran para emitir as autorizações para que façamos a vistoria no Inmetro é uma atualização do sistema a ser feita pela PRODESP.( ISSO É VERDADE)
    Acabei de ligar no Detran no fone: 2189-9755 e o funcionário do DETRAN disse-me que não adianta ir ao DETRAN pegar a autorização porque eles estão aguardando que a PRODESP faça a atualização no sistema. Sem essa atualização não tem como o DETRAN fornecer a autorização.
    Se a PRODESP não fizer essa atualização vai ser tempo perdido da gente ir ir AO DETRAN DE SP, isso foi o próprio funcionario do detran que me disse

    Flavio Menezes

  123. David Viezzer disse:

    se for preciso por o tal esguicho, eu furo o para choque e boto 2 esguichos iguais aos do capô (so que pintados na cor do carro) e foda-se.

    acho q nao vai ficar tao feio ehhehah

  124. Rodolfo disse:

    Essa historia vai longe ainda !!!!!!!
    Vou é jogar o farol o maximo possivel pra baixo……….pq nao quero ser multado e nao vou tirar o xenon ate q essa confusão tenha uma definição !!
    Aqui em brasilia, detran nao libera a autorização e os centros credenciados do inmetro exigem limpador e blablabla.

    Vamos ver no que dá isso tudo!

    Att
    Rodolfo

  125. Flavio Menezes disse:

    Rodolfo,

    estou contigo , nao vou tirar o xenon, vamos aguardar uma definiçao.
    VC se lembra dos engates?? que houve tb uma regularização…todo mundo correu p/ tirar os engates…e agora vc nem ouve falar desses engates.

    flavio menezes

  126. Paulo Mendel disse:

    Caro Paulo franzoni,

    Me tire uma dúvida por favor. No último comunicado no site do Denatran é dito que “A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)”.
    Eu poderia então solicitar a autorização no Detran de POA e fazer a inspeção em um ITL (ECI) de Floripa onde passarei uns dias de férias?

  127. Alexandre Pereira disse:

    Olá Paulo Mendel, eu estava com a mesma dúvida e liguei diretamente para a ECI de Florianópolis, o técnico que atendeu informou que o Certificado tem validade em todo o Território Nacional, portanto a resposta para sua pergunta é Sim.
    Infelizmente o Detran de minha cidade ainda não está emitindo a autorização e o ITL não está autorizado a emitir o certificado, ou seja, tudo travado aqui em Santos!!!!
    Att,

  128. Flavio Menezes disse:

    Pessoal,

    No site do detran de SP um dos paragrafos é citado conforme abaixo:

    De acordo com o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para realizar alterações nas características do veículo o proprietário deve antes solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Somente após a autorização é que alteração pode ser efetuada. Depois de realizada a modificação, o veículo deverá passar por uma inspeção de segurança veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL é licenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro. Caso o veículo seja aprovado na inspeção, a ITL emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O Certificado deverá ser entregue ao Detran, que incluirá a alteração na documentação do veículo.

    Estamos correndo o risco de sermos multado sendo que conforme citado acima qualquer alteração/modificação temos antes de pedir autorização junto ao Detran porém a maioria já tem instalado o xenon.

    Aguardo comentários

    Flavio Menezes

    O DETRAN

  129. Ed Carlos - Curitiba/PR disse:

    Ta uma palhaçada isso dos DETRANs
    Olha e email que me responderam
    Não sei como resolver essa encrenca, ta uma bagumça, tem que ter ou não a tal regulagem de altura e esquichos ?
    E como convencer o DETRAN daki de curitiba e os ITL pra dar logo o CSV e pronto ?

    —————-
    Em resposta ao seu e-mail temos a informar que, o componente só poderá ser utilizado em veículo usado caso tenha também equipamentos de regulagem de altura do facho dos faróis e que o veículo tenha lavadores de farol.

    obs: é troca completa do sistema de iluminação, farol e lâmpada.

    Os veículos em desacordo terão de retirá-los. Caso contrário, o veículo ficará retido e o proprietário, além de receber uma infração considerada grave, terá de pagar R$ 127 de multa.

    art. 230 § X Art. 230. Conduzir o veículo:
    X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;
    Infração – grave; Penalidade – multa;
    Resolução 227

    Atenciosamente,

    Mirella Delgado
    CAC

    Central de Informações Detran/Pr: 0800 643 7373 – Horário de Atendimento: Segunda à sexta, das 8:00 às 17:00.
    http://www.detran.pr.gov.br
    —————

  130. Rogério V. disse:

    Pessoal,vou falar novamente para tentar ajuda-los,meu carro é 2008,instalei o xenon
    em novembro de 2008,e solicitei autorização do detran agora em janeiro de 2009.
    Resumindo consegui a liberação do detran para uso do xenon,passei na vistoria do immetro sem a necessidade do limpador de farol,tenho a CSV autorizando o uso do
    xenon,e como o sistema do detran-sp não está atualizado para registrar isto no documento do veiculo ( realmente aguardando atualização da prodesp ) o delegado
    bateu um carimbo em meu documento assinando que estou apto as modificações.
    Agora estou legalizado pois além do documento tenho a CSV do immetro.
    Porém lembrando que só vale a lampada de 6000K,acima disto podem esquecer,
    pois o immetro não ira autorizar,pois a lei é bem clara somente podemos usar lampada com facho branco ou amarela.
    Pessoal todo este processo precisa da boa vontade das pessoas envolvidas e graças a DEUS aqui na minha cidade o pessoal do detran foram muito atenciosos comigo e
    graças a eles consegui regularizar minha situação.

  131. Vaccarin Cvel disse:

    Meu Pai Acabou de Comprar um BMW na Euro Import modelo serie 1, Surpresa o carro é 2009 e não veio o bendito lavador e limpador e esguinchador e caraio a quatro …

  132. Daniel W. disse:

    Fernando Mello,

    desculpe-me mas vc está equivocado. A resolução 292 não diz nd sobre como deve ser a iluminação dos veículos e nem sobre limpador/regulador do farol. Ela apenas dispõe sobre modificações de veículos que estão previstas no código de trânsito.

    No caso do Detran-SP, enviei hoje um e-mail perguntando sobre se existe previsão de quando a PRODESP irá realizar a atualização no sistema do Detran. Assim que eles me responderem irei postar a resposta aqui.

    obs: não postei o n° do protocolo pq o papel onde anotei o n° ficou no meu escritório…

    att.
    Daniel W.

  133. Marcelo disse:

    Ola pessoal do grupo Grupo AIX,

    Nessa vistoria eles olham o farol de milha? posso ir fazer a vistoria com 6000k no baixo e 8000k na milha? caso não, resolveria eu simplismente desconectar os cabos da milha e dizer que não estão funcionando ja que não é obrigatorio farol de milha?

    Abs

  134. Andre Silva disse:

    Fernando Mello, vc esta certo.

    Pra sua ferrari ou qualquer carro 2009 sem dispositivo, se quiser ter xenon, tera que colocar os dispositivos. É o que eu entendi.
    Meu carro é 01, por enquanto nao troco por 09 pq pra ter xenon tenho que ter dispositivo, como disse, nao sei de carro brasileiro que tenha isso!!!

    Como o meu é 01, só preciso da CSV, nada mais do que isso. Isto esta claro pra todos que tem carro ate 08.

    Abraços

  135. Gabriel disse:

    Olá pessoal,
    Sou de pomerode / SC e aqui na cidade o supervisor geral do CITRAN também está se negando a me conceder a ficha de alteração de característica do sistema de iluminação.
    O próprio supervisor mencionou de forma clara para mim.
    “- Eu particularmente acho Xenon a maior porcaria que já inventaram pois só causa acidente e é uma tremenda de uma besteira. Aqui na cidade não irei liberar nenhuma autorização para o uso de Xenon, sou totalmente contra”.
    O supervisor exigiu também a necessidade de limpador de farol e regulagem de altura.
    Indignado com a resposta liguei para o DETRAN em florianópolis e eles mesmos me informaram que estão liberando sem nenhum problema.
    As cidades vizinhas também estão conseguindo legalizar.
    Também liguei para uma inspetora credenciada na cidade vizinha que faz o teste do farol e me informaram somente a necessidade do esguicho de água e da nota fiscal do KIT Xenon,
    Dúvida Nr. 1: é realmente necessário o esguicho?
    Dúvida Nr. 2: Consigo pegar a autorização de alteração de característica do sistema de iluminação em outra cidade ??

  136. Fernando Mello disse:

    É isso aí Andre Silva, estamos com o mesmo entendimento das coisas.

    Com o Denatran, o Detran e a Prodesp está tudo bem esclarecido e apesar da demora, parece que as coisas estão evoluindo e não teremos maiores problemas.

    Creio que nossa luta agora é em relação ao correto entendimento e cumprimento das resoluções que nos permitem regularizar nossos xenons sem a necessidade do maldito dispositivo de limpeza de farol ( nunca que vou furar meus parachoques e mangueiras pra colocar algo assim ).

    Devemos agora partir pra cima das tais ITLs (Centros de Vistoria do Inmetro) que ainda estão exigindo limpadores de farol. Peço ajuda aos nossos amigos Paulo Franzoni e Eduardo Brandl neste que parece ser o último empecilho nessa empreitada.

    Sugiro um post específico sobre as ITLs neste blog e com a influência do Paulo Franzoni na mídia, uma nova reportagem se possível no Jornal Nacional para esclarecer a essas ITLs que não é necessário o tal dispositivo de limpeza. Afinal o carro do Paulo passou pela vistoria e foi aprovado sem ter esse limpador.

    Abraços,

    Fernando Mello

  137. Bruno Medina disse:

    Não entendo alguns aqui. Está claro no texto do denatran.
    “Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos.”

    Reparem na parte “…Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando…”
    E que história é essa de que xenon só pode até 2000 lúmens???? Tem gente que lê as coisas e viaja! Qualquer xenon (até 6k) tem mais de 2000 lúmens. “As normas também regulamentam o uso dos faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás e/ou com o fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens. ”

    Podem escrever essa lei vai dar pano pra manga pois se o tal aparelho que mede os lúmens é caro como dizem as ITLs dificilmente vão se aparelhar em curto prazo.
    Coisas de Brasil…

  138. Roger Goulart disse:

    DIGA NAO AOS LIMPADORES DE FAROL.
    AS ITL’s SO ESTAO EMITINDO O CSV COM CARRO QUE POSSUEM OS TAIS ESGUICHOS OU LIMPADORES.
    NUNCA VOU FURAR MEU PARACHOQUE E CORTAR MANGUEIRAS.

    OBS: JÁ ESTOU COM A AUTORIZAÇAO NA MAO. TENHO 30 DIAS PARA TIRAR O CSV. MAS COM ESSA DE LIMPADORES… ACHO QUE NAO VAI DAR.

    CAROS AMIGOS DO GRUPO AIX, VAMOS FAZER ALGO PARA O DENATRAM PERMITIR O NAO USO DE LIMPADORES.

  139. Guilherme disse:

    Ai Pessoal…Espero que algum dono ou funcionário de ITL e DETRAN saiba ler isso. Afinal apenas copiei do site do DENATRAN e estou colando aqui para que todos possam ver que hoje no Brasil os ITL’s e DETRAN’s precisam ter aula de português, mais precisamente interpretação de texto. Ou seja, todos os que forem regularizar o seu xenon e tiverem comprado e instalado antes de 01.01.09 podem sim regularizar sem limpador de farol. Afinal um dos propósitos de exigirem nota fiscal é comprovar quando foi adquirido e qual a procedência do produto. Eis o que fala o DENATRAN:

    ” Passo a Passo:

    Para realizar modificação no sistema de iluminação do veículo:

    1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

    2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente. No caso do sistema de iluminação – Resoluções 227 e 294

    3°. Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).

    A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

    4°. O CSV deve ser entregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.

    Farol de descarga de gás

    Todos os veículos FABRICADOS OU MODIFICADOS com farol de descarga de gás A PARTIR DE 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:

    1. Dispositivo de limpeza do farol

    2. Dispositivo de regulagem do farol

    3. Facho de luz emitida na cor branca

    No que se refere à regulagem do farol as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual. Segundo a Resolução 294, o dispositivo manual deve possuir posição de repouso que permita que os faróis possam voltar à posição de inclinação vertical inicial por meio dos parafusos de regulagem ou outros meios similares. (Resolução 294 – Anexo I, item 4.3.6.2.1 e parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 e Anexo I, item 4.3.6.2.2 e parágrafo 4.3.6.1.1)

    As Instituições Técnicas Licenciadas verificarão se os veículos modificados com o farol de descarga de gás atendem aos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico da Qualidade – RQT 24, publicada pela Portaria 30/02 do Inmetro, e nas Resoluções 227 e 294 do Contran. “

  140. waldo telésforo disse:

    Estou confuso com essas partes “…Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos…” “…Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando…”
    Então o que vai determinar se eu fiz a modificação ou não antes do dia 1º será a data da nota fiscal com a instalação? Preciso entender essa parte para argumentar com o funcionário da ITL, visto que já consegui a autorização para a inspeção, que vence dia 13/2, mas até agora não consegui fazer a vistoria por essas e outras dúvidas que vem surgindo a cada dia!

  141. Roger Goulart disse:

    ITL’s Estao exigindo limpadores. Como isso?
    vamos fazer algo.

  142. Luiz disse:

    Guilherme leia o comunicado inteiro, e atente ao segundo parágrafo!!!!!!!! conforme segue abaixo.

    No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).

  143. Luiz disse:

    Só mais uma coisa a modificação se dá por completa após a inspeção, se não está constando no campo de observações do CRLV não está modificado, será modificado, e será em 2009 com lavadores de farol.

  144. Fernando Mello disse:

    Grupo AIX,

    Conforme o trecho que postado pelo Luiz duas acima deste pra mim fica clara a necessidade dos carros anteriores a 2009 estarem de acordo com a resolução 292. Nada diz que os carros anteriores a 2009 tenham que estar de acordo com a resolução 294 (que atualiza a 227).

    Pra mim é claro que a necessidade de limpador de farol prevista somente na resolução 294 é para carros a partir de 2009. Se teu carro está de acordo com a 292 e foi fabricado antes de 2009, é só regularizar do jeito que está. Ninguém vai precisar ficar furando parachoque e mangueira pra instalar toscamente esta coisa ridículo que é limpador pra tirar neve das lentes.

    Essa polêmica dos limpadores foi criada pelos ITLs. O Denatran não fala em nenhum lugar que os carros anteriores a 2009 devam estar de acordo com a 294, ou seja, devam ter limpador de farol. PESSOAL, NÃO EXISTE RESOLUÇÃO RETROATIVA, NÃO EXISTE LEI RETROATIVA. A 294 vale a partir de 2009. Isso é claro.

    Mais uma vez eu afirmo e peço ajuda de todos. Temos que atuar nas ITLs (Inmetro). O Detran, o Denatran, a Prodesp já estão conosco. As ITLs é que estão criando dificuldades e toda essa polêmica. Vamos pra mídia. Só falta esclarecer esse ponto. Temos uma resolução com caráter de Lei que nos permite regularizar o xenon sem limpadores nos carros anteriores a 2009. É nosso direito. É dever das ITLs cumprir a Lei.

    Fernando Mello

  145. Luiz disse:

    Meu caro Fernando leia este trecho:

    Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).
    Diz no caso dos veículos modificados que cumpriram a 292 e constam no documento (CRV), estes já foram autorizados pelo DETRAN, inspecionados e estão com o documento do veículo em ordem. Ná época sem lavadores.

    A partir de 01/09 é só querer enteder este outro trecho “No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução (227 e 294) exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos.”

    Diz que os fabricados a partir de 01/09 e os que forem modificados (todos), deverão possuir esses dispositivos.

    Luiz Kusmin Alves

  146. Daniel disse:

    Na minha cidade cobram uma taxa de R$350 pela emissão do CSV. Está de acordo? Me informaram também que é necessário a instalação de dispositivo de limpeza no farol, caso contrário não teria como emitir o CSV. Isso procede? Se eu instalar o Xenon no farol alto, não precisaria de dispositivo de limpeza correto? Assim, seria emitido um CSV e no documento constaria a alteração. Posteriormente, se eu trocar o xenon do Alto para o Baixo, eu continuaria dentro da lei, não?

  147. Rogério V. disse:

    Paulo e Eduardo,onde vocês estão ???? Sumiram !!!! Precisamos da ajuda e apoio
    de vocês.

  148. Rogério, estamos sempre atentos ao site. A questão é que o volume de perguntas aumentou bastante, fazendo com que as respostas nao sejam imediatas, como anteriormente aconteciam.
    Continuamos na luta!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  149. Daniel, quanto aos valores, como ja respondemos inumeras vezes aqui, depende de cada empresa.
    Quanto a instalacao somente na alta e posterior alteracao para farol baixo, vai do seu bom senso nao é?
    Com toda certeza voce estará fora da lei! Mais uma vez lembramos a todos que nao estamos aqui procurando meios para burlar a lei mas sim,
    encontrar um meio para que estas sejam aplicadas de maneira correta e satisfatoria para os proprietarios de automoveis que utilizam lampadas xenon.

  150. Waldo,

    Pelo que temos acompanhado, e segundo as respostas iguais a sua questao que ja demos em perguntas abaixo, ate o momento, relmente será necessário a instalacao do sistema de limpeza. Esperamos “retirar” da resolucao esse item logo, mas ate agora, é o que vale.

  151. André,

    Estamos verificando que:
    – este comunicado foi tremendamente mal escrito e causa interpretacoes erroneas;
    – os orgaos de inspecao veicular estao EXIGINDO o sistema de limpeza de farois.

    Sendo asism, mesmo que voce ja tenha o kit instalado e ainda NAO tem o CSV, precisará instalar o dispositivo.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  152. Rogério,

    Ótima a sua conquista. Gostariamos, que se possivel. voce enviasse aki para o site ou para o email info@live1.com.br a foto do seu documento para que possamos publica-la, ajudando ao resto do pessoal que esta tendo dificuldades para adquirir seus CSV´s.

  153. Rogério V. disse:

    Eduardo por favor me tire uma duvida,meu carro é 2008.instalei o xenon em 2008,
    pedi a autorização do detran agora em 2009,fui no immetro fiz a vistoria ( isto em 14/01/2009 antes da publicação do denatran ) passei e me deram o CSV,refiz meu documento e e como o detran não está pronto ainda para registrar esta modificação em sistema,o delegado bateu um carimbo no documento autorizando as modificações
    aprovada pelo immetro,a orientação do próprio detran é que tenho que andar sempre com o CSV junto ao documento para que as alterações tenham validade.
    Minha pergunta é,agora com esta resolução do denatran exigindo limpador de farol,
    mesmo meu documento estando legalizado,assinado pelo delegado da ciretran e com a CSV homologada pelo immetro,eu ainda preciso colocar o limpador de farol,vsto que meu processo foi feito antes da publicação do dia 16/01,tanto que o detran e o immetro legalizaram o meu processo.
    pois a inspeção foi feita dia 14/01 e a obrigatoriedade foi dia 16/01

  154. publicado em 16 de janeiro de 2009

    Contran regulamenta o uso de farol de descarga de gás

    As Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam do sistema de iluminação dos veículos entraram em vigor no dia 1° de janeiro de 2009. Os veículos fabricados e modificados a partir desta data deverão seguir as normas previstas nessas Resoluções. As normas também regulamentam o uso dos faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás e/ou com o fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens.

    No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).

    De acordo com o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para realizar alterações nas características do veículo o proprietário deve antes solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Somente após a autorização é que alteração pode ser efetuada. Depois de realizada a modificação, o veículo deverá passar por uma inspeção de segurança veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL é licenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro. Caso o veículo seja aprovado na inspeção, a ITL emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O Certificado deverá ser entregue ao Detran, que incluirá a alteração na documentação do veículo.

    Para a modificação do sistema de iluminação do veículo é recomendável que o proprietário se informe junto ao fabricante se o veículo pode sofrer as modificações desejadas. No caso do sistema de iluminação deve se observar também as cores das lâmpadas. Segundo a Resolução 227, independente do tipo de lâmpada a cor do facho de luz emitido pelo farol deve ser branca. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada é uma infração de natureza grave, com multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo para regularização.

    Passo a Passo:

    Para realizar modificação no sistema de iluminação do veículo:

    1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

    2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente. No caso do sistema de iluminação – Resoluções 227 e 294

    3°. Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).

    A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

    4°. O CSV deve ser entregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.

    Farol de descarga de gás

    Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:

    1. Dispositivo de limpeza do farol

    2. Dispositivo de regulagem do farol

    3. Facho de luz emitida na cor branca

    No que se refere à regulagem do farol as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual. Segundo a Resolução 294, o dispositivo manual deve possuir posição de repouso que permita que os faróis possam voltar à posição de inclinação vertical inicial por meio dos parafusos de regulagem ou outros meios similares. (Resolução 294 – Anexo I, item 4.3.6.2.1 e parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 e Anexo I, item 4.3.6.2.2 e parágrafo 4.3.6.1.1)

    As Instituições Técnicas Licenciadas verificarão se os veículos modificados com o farol de descarga de gás atendem aos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico da Qualidade – RQT 24, publicada pela Portaria 30/02 do Inmetro, e nas Resoluções 227 e 294 do Contran.

  155. Daniel W. disse:

    Fernando Mello,

    Concordo totalmente com você sobre a não obrigatoriedade dos limpadores no caso dos veículos com fabricação e modificação anteriores a 01/01/2009. Quando disse que você estava equivocado me referia ao seu post do dia 19/01/2009 às 16:23 no qual vc disse que “os carros fabricados antes de 2009 precisam estar de acordo com a resolução 292 que se não me engano fala apenas que o farol tem que ser amarelo ou branco e possuir regulagem manual ou elétrica de altura”. A resolução que fala sobre as cores é a 227 ( no art. 1°) e não a 292. Minha inteção nunca foi de lhe ofender mas se isso aconteceu me desculpe.

    Apesar de saber que a exigência das ITLs está sendo os lavadores/limpadores dos faróis, isso é TOTALMENTE irregular!!!
    Os ITLs não têm direito de exigir nada. Quem deve exigir alguma coisa são os orgãos reguladores como os “trans” da vida!!
    Não podemos simplesmente abaixar a cabeça e ir embora sem que eles façam a inspeção. Isso é um absurdo!!!

    att.
    Daniel W.

  156. Fernando Mello disse:

    Tranquilo Daniel, estamos conversando numa boa. Sem problemas. Queremos que todos consigam fazer valer seus direitos certo? Esse é nosso objetivo comum.

    Precisamos agora é fazer com que o Denatran seja mais claro em relação aos tais limpadores e que as ITLs façam, por valer o que o Denatran decidir de forma mais clara.

    Pelo visto por enquanto nada de xenon sem limpador… seja 2009 ou anterior a 2009. Lamentável.

    Desanima essa zona mas a luta tem que continuar…

    Abraço,

    Fernando Mello

  157. Fernando Mello disse:

    Pensei em outra coisa… a legislação não mudou desde que o Paulo Franzoni conseguiu legalizar o Civic dele sem lavador de farol. O que pode ter mudado é a interpretação dessa legislação.

    O DENTRAN AUTORIZOU O CARRO DO PAULO. SAIU ATÉ NA REDE GLOBO ISSO. ENTÃO TEM QUE AUTORIZAR OS DEMAIS. A LEI NÃO MUDOU DE LÁ PRA CÁ.

    Paulo, nos ajude mais uma vez.

    Fernando Mello

  158. Meu problema ainda é pior, além de estar na espera de saber se precisa de lavador ou não (o que vai ter de limpador de parabrisa nos parachoques), o detran me manda um email com essa informação:
    Informamos que, o Detran/PR não regulariza este tipo de alteração.

    Pior do que isso? Dificil eheheh….tenho um amigo de RO que entrou com mandado de segurança e pegou a autorização, vou tentar pegar com ele para repassar aqui

  159. Fernando de Oliveira disse:

    Recebi a autorização para fazer a inspenção no carro. Uma dúvida, meu carro é 07/08 então se enquadraria na lei, mas, fui imprimir a resolucao 294 e o artigo 1 onde falava sobre só carros a partir de 2009 teria que possuir os equipamentos obrigatórios foi retirado. E agora como fica? http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_294.pdf

  160. Rogério V. disse:

    Eduardo por favor me de um retorno ainda hoje,obrigado.

  161. Fernando Oliveira,

    A resolução 294 apenas altera e adiciona alguns ítens da resolução 227/07. Lá continua o artigo primeiro, o qual você mencionou.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  162. Fernando de Oliveira disse:

    Liguei para a empresa que faz a inspeção. É necessário o lavador de farol, mesmo o carro sendo 2008. Paciência, o jeito é ficar sem xenon já que para VW Polo não existe parachoque no brasil que tenha lavador de farol embutido.

  163. Flavio Menezes disse:

    alguem conseguiu pegar pelo menos a autorização no DETRAN DE SÃO PAULO??

  164. meiton disse:

    Gostaria de saber se as ITL’S de recife estao aprovando a inspencao mesmo sem os limpadores de farois ???

  165. Daniel W. disse:

    Para o pessoal que é do estado de SP, a Prodesp respondeu o e-mail que enviei. Seguem abaixo a pergunta e a resposta:

    ……….Manifestação do Cidadão……….

    Estou com dificuldades na emissão de autorização para modificação do SISTEMA DE ILUMINAÇÃO (xenon) em meu veículo, junto ao Detran de SP. A alegação do Detran para a não emissão deste documento é que o sistema operacional deste departamento, que é de gestão da PRODESP, está desatualizado e por isso esse tipo de autorização n~çao esta sendo emitida. Minhas perguntas são:

    1 – Essa informação é verídica?
    2 – Em caso positivo, qual a previsão para atualização do sistema do DETRAN-SP?

    Lembro ainda que esta pendência referente à atualização do sistema no Detran-SP tem prejudicado inúmeros motoristas em todo o estado. Por isso, solicito-lhes humildemente que essa atualização seja feita com a maior urgência possível para evitar futuros transtornos aos já tão prejudicados motoristas (principalmente os da capital, com todo esse trânsito e ainda sendo autuado por falta dessa autorização).

    Respeitosamente,
    Daniel W. Rodrigues
    ………………………………………………………………………………..
    Protocolo: 0501220090100118
    Interessado: Daniel Watanabe Rodrigues

    Prezado Daniel,

    Agradecemos pelo envio da sua mensagem e informamos que este assunto não é de atribuição da Prodesp.
    O sistema é de responsabilidade do Detran e a Prodesp segue as normas estabelecidas pelo mesmo. Toda e qualquer modificação no sistema só pode ser realizada mediante solicitação e autorização do próprio órgão.

    Atenciosamente,
    Ouvidoria Prodesp
    ……………………………………………………
    Parece que estamos sendo enrrolados ou pelo Detran (o q é mais provavel) ou pela Prodesp. Um diz que não emite porque falta atualização o outro que não o faz porque não foi comunicado….
    Mas é o Brasil, fazer o que….

  166. waldo telésforo disse:

    Flavio Menezes

    Moro no interior de SP e consegui a autorização, validade 13/02, e não encontro um ITL para fazer a inspeção!

  167. Tiago disse:

    Olá,

    eu tenho um audi a3 com regulagem dos faróis, mas infelizmento to com kit 8000k tanto no farol quanto no milha. Como jah foi dito o kit 8000k não será regularizado, então a melhor alternativa pra mim qual é ? Comprar apenas as lampadas 6000k e apresentar a nota fiscal delas na hora de pedir a regularização ?

  168. Fernando Mello disse:

    Fernando Oliveira, também tenho um Polo e é impossível, senão ridículo, instalar um limpador de farol. Nem me passa pela cabeça fural meu pára-choque e minhas mangueiras pra adaptar algo assim. Infelizmente do jeito que as coisas não são sérias neste país chegará o dia em que teremos que tirar os xenons e voltar a andar com velas acesas no farol. Ontem vi um Audi A3 com esquichos adaptados no pára-choque. Ficou um lixo, ridículo.

    Daniel, realmente assim é nosso país… um fica empurrando pro outro e ninguém resolve nada. Enquanto isso nós ficamos com o problema nas mãos. Não sei em quem acreditar. Não sei se algo está sendo feito. Detran, Denatran, Prodesp, ITLs… parece que estão todos rindo da nossa cara. Esse é o Brasil.

    Pessoal, deculpem o desabafo mas fiquei meio desanimado com essa indefinição toda. É foda andar pela cidade podendo a qualquer momento ter o carro apreendido. Mas não vou tirar o xenon, não vou desistir tão cedo.

    Abraços,

    Fernando Mello

  169. Rogério V. disse:

    Eduardo e Paulo,por favor me de um retorno da minha pergunta de ontem as 16:06,
    pois vou viajar hoje e não gostaria de ter problemas com a fiscalização.
    No meu entendimento acho que estou legalizado,pois tirei a CSV dia 14/01 sem a necessidade do limpador de farol pois a publicação do denatran foi dia 16/01,meu carro é 2008 e a instalação do xenon foi em 2008,e refiz novamente meu documento no detran na qual como o sistema do detran ainda não está atualizado o delegado bateu um carimbo no documento,assinou e disse que as modificações feitas pelo immetro estão de acordo.

  170. Tiago,

    Exatamente isso.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  171. allan disse:

    eu mandei um email pro detran tbm, e me respondeu dizendo que eles nao sao o orgao responsavel pelas leis..

    isso eh sacanagem, como um joga o problema pro outro e ngm se responsabiliza em resolver o problema, alem doq fazer uma lei sem saber o motivo que os equipmanetos foram projetados, pq o cara antes de faze a lei, nao foi estudar o assunto e saber que no brasil nao NEVA!! e soh floco de gelo que desvia a luz e nao PÓ….. isso me revolta..

    a espera por novidades

  172. Desisti! Hoje levo para colocar o xenon no neblina junto com a lâmpada nova e uma diamond vision no farol principal.

    É o jeito!

  173. Gabriel Starke disse:

    Pessoal, realmente deve haver um grande equívoco na interpretação da lei quanto a necessidade destes esguichos. Aqui em Santa Catarina “todas” as ITL`s estão solicitando o esguicho, e nós devemos acabar com este absurdo. Afinal o esguicho não fará diferença alguma na iluminação. E como outros já mencionaram anteriormente, existem veículos já em circulação com Xenon legalizado porém também não possui o esguicho. O Civic do Sr. Paulo Franzoni é um grande exemplo disso.
    Mas no entando, como podemos ajudar a ter um fim desse absurdo ?

  174. Roger Goulart disse:

    ow rogerio, se tu legalizou ta legalizado. nao importa se a legislaçao mudar, ou se o entendimento dela mudar.

    direito adquirido é direito adquirido, e nao volta atras…!

  175. Sandro disse:

    Como disse o outro colega, esse país não é sério, é realmente o PAÍS DAS BANANAS. O jeito é entram com MANDADO DE SEGURANÇA contra o Inmetro e exigir que ele apresente normatização a ser seguida pelas ITLs para vistoria SEM limpadores de faróis. Chega dessa palhaçada ! Isso só vai mudar quando começarmos, todos nós, a entrar na Justiça contra o Inmetro !

  176. Gustavo disse:

    Eu continuo achando muito caro essa legalização. A multa é de R$127. Só de inspeção na ITL equivale a 3 multas. Fora todas as taxas no detran, mais a adaptação dos lavadores que sai de 70 a 90 reais.

    Como o rapaz da ITL me informou, o que valhe a pena é usar a taxa do CSV para fazer todas as modificações de uma só vez, aí sim. O cara coloca roda maior, rebaixa e põe o xenon. Depois usa os R$360 do ITL para emitir o CSV de tudo isso.

    Um colega de um fórum que frequento também já conseguiu legalizar seu kit, mas precisou instalar os esguichos. Entretanto, ele não furou o parachoque. Quem tiver interesse olhe as seguintes fotos:

    O ITL aceitou desta forma, ele fica por dentro do capô. Ele é jorrado para o lado, na linha do farol, para bater na borda do capô, e escorrer pela lente.
    Ele é acionado com o esguicho do vidro trazeiro, que o cara nem usa quase.
    Assim nao precisou colocar o esguicho na frente do farol, nao ficando visivel.

  177. Ricardo Renan Klitzke disse:

    Boa tarde!
    gostaria de saber se na minha kombi 1970, posso colocar xenon 6k?
    poiz me informaram que carros apartir de 1990 podem colocar procede essa informação?
    obrigado!

  178. Vamos a enrolação do Detran/PR.

    Em resposta a seu e-mail informamos que de acordo com a Coordenadoria de Veículos foi aberto protocolo integrado sobre seu questionamento. O mesmo será analisado pela Coordenadoria Jurídica.

    Atenciosamente,

    Juliana Bueno

    CAC

    Central de Informações Detran/Pr: 0800 643 7373 – Horário de Atendimento: Segunda à sexta, das 8:00 às 17:00.

    http://www.detran.pr.gov.br

    Mirella, sabe dizer pq não regulariza?

    O Denatran é o principal orgão, como que se eles tem publicado a regulamentação os detrans não devem seguir eles?

  179. Ricardo,

    Qualquer veículo, dentro do seu devido funcionamento, pode instalar kit xenon.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  180. Gabriel,

    Já estamos trabalhando fortemente em cima dessa questao. Logo teremos boas notícias.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  181. Gustavo, o rapaz que instalou esses lavadores desativou o traseiro é isso? Vc tem mais fotos? Se tiver, mande para meu email andre@revolutioncar.com.br, quero ver como q ele fez pois na pior das ipóteses, é o que melhor fica instalado

  182. Eduardo_SC disse:

    Bom, recebi uma ótima notícia!

    Segundo a Inspevale é para eu esperar 1 mês para regularizar que essa questão de lavador de farol não terá mais, ou seja, daqui um mês a legalização vai ser normal, só legalizar, sem frescuras alguma, só terei que ver é que meu xenon não tem nota, aí tem mais essa, mais nada que uma boa conversa não resolva.

    Então, por favor esperem para regularizar!

    Eu já tirei o Xenon, ele está guardado em casa, por enquanto estou usando as super brancas da philips, pois são as mais baratas que eu achei.

    Novidades posto aqui.

  183. Gustavo disse:

    André, creio que ele não desativou o traseiro, apenas deixou sendo acionado pela mesma alavanca. Pergunte diretamente e ele, se chama Daniel, neste fórum http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=11610&st=340&start=340

  184. Ed Carlos disse:

    Ola,
    Fui hoje diretamente no Dentran aki de Curitiba-PR

    Primeiro o atendente de Informações(Depois de uma fila basica) disse que xenon não tava autorizado, mostrei tudo que peguei aki no site e tudo mais .. daí falaram pra eu falar com uma Mirian, acho que é isso e esqueci o cargo dela 😛 mas parece que é do setor responsavel por alterações nos veiculos.
    La me disseram que não estava autorizado ainda pela coordenadoria do DETRAN-PR a liberar essa modificação e que nem o formulario pra isso eles tinham, mostrei tudo, ela inclusive perguntou se me carro era de SC, respondi que não que estava apenas mostrando que em SC liberaram e a lei é valida em todo brasil, ela tornou a falar que a coordenadoria do dentran-PR não passou nada ainda e não podem fazer nada, uma outra mulher que estava la disse que talvez tenham uma resposta na proxima semana, pois tem muita gente fazendo o mesmo questionamento pra eles, ja essa Mirian não deu previsão nenhuma.

    Liguei tb pra um ITL pra ver qual informação que eles tem, quem atendeu respondeu que ele ta sabendo dos problemas, disse que até viu o site Xenon Legal, mas que só podem fazer algo depois que o Detran-PR autorizar e o INMETRO passar os parametros de como fazer as medições necessarias, inclusive falou que este ITL de SC que liberou o Xenon teve problemas com o INMETRO depois que isso veio a publico e que se alguem ligar la perguntando eles “desconversam” ….

    Realmente é uma bagunça tudo isso, fazem a lei mas deixam pra depois pra ver a interpretação e como fazer toda documentação, acho que deveriam ter visto isso antes da lei entrar em vigor, pra que agora em janeiro ja soubessem como agir e os ITLs como fazer a vistoria …

    Tinhamos que conseguir fazer mais barulho e sair mais na midia isso, só com isso pra eles se agilizarem…

    Ahhh, essa Mirian comentou, após eu questionar sobre levar multa por ter lei mas não ter como pegar CSV, que os policiais (BPTRAN) devem ter recebido alguma instrução pra ter “Um pouco mais de cautela” na hora de autuar isso.
    No meu entendimento é que os policiais se quiserem podem multar e aprender o veiculo, mas eles devem “maneirar” um pouco até isso ficar bem definido.

    O jeito é esperar pra ver, e continuarmos em todos as cidades e estados, precionando os Detrans e ITLs pra definirem e liberarem o xenon.
    Isso com o apoio do Grupo AIX que esta conseguindo muita coisa por nós 🙂

  185. Rogério V. disse:

    Eduardo e Paulo,fiquei muito decepcionado com a postura de vocês,pois pedi uma ajuda para tirar minha dúvida e vocês não me responderam,e vi também que você
    Eduardo respondeu algumas dúvidas depois da minha mensagem,isto mostra que
    tanto você e o Paulo viram minha mensagem,mas tudo bem vou procurar outro caminho.
    Obrigado mesmo assim.

  186. Rogério V. disse:

    Roger Goulart,obrigado pela força,abraços.

  187. Fernando Mello disse:

    Gustavo, muito interessante essa adaptação no Peugeot porém ineficaz ao meu ver. Não é um jato de água direcionado que possa limpar as lentes do farol. É um jeito de escorrer água nas lentes como se fosse a água da chuva que escorre do capô do carro. Molha mas não lava.

    Ed Carlos, concordo contigo em continuarmos pressionando os Detrans e a ITLs e principalnte voltar na mídia com este assunto. Jornal Nacional já. Talvez é a melhor saída.

    Rogério, pega leve com o Paulo e o Eduardo pois eles estão ajudando até demais nessas questões sobre xenon. Eles conseguiram algumas vitórias e o grupo AIX realmente está trabalhando bem neste assunto. Vamos ajudá-los.

    Eduardo_SC, ótima notícia, mas qual é a confiabilidade desta informação? Certeza mesmo ou acha que, ou quem sabe… sei lá, já ouvi tanta coisa. Tendo novidades favor postar.

    Abraço,

    Fernando Mello

  188. Rogério V. disse:

    Fernando boa noite ! Não estou pegando pesado com eles,mas é um fato da falta de retorno de ambos,mas tudo bem é um direto deles e respeito,abraços.

  189. Flávio Laredo,

    Um absurdo gigante isto! Entraremos em contato com o DETRAN/PR.

    Outra coisa, a resolução 292/07 (CLIQUE AQUI PARA LER) diz, no artigo 3, que ‘toda alteração de característica deve ser autorizada, antes da modificação, junto ao orgão onde o veículo encontra-se registrado’. Leia a resolução artigo 3 por favor.

    Por outro lado, pode ficar tranquilo. Eu mesmo entrarei em contato com eles!

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  190. Henrique Oliveira,

    Na vistoria eles conferem se o kit é de 6000K através da etiquetagem das lâmpadas e da nota fiscal do kit. Eles não tem equipamentos para medir a temperatura de cor da luz emitida.

    Infelizmente, fisicamente falando, o 8000K não emite luz branca, e sim uma luz azul-esbranquiçada. Não estou dando a minha opinião a respeito, e sim me baseando em um laudo técnico que fiz com várias lâmpadas que importamos.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  191. Caro Rogerio Veloso,

    Não gostaria que você pensasse desta maneira a meu respeito e também sobre o Eduardo Brandl, que é meu colega.

    Só para você ter uma idéia, respondemos mais de 50 perguntas NOVAS por dia, além de mais uns 50 e-mails diretos que recebemos, e nunca deixamos nenhum sem resposta. Além disto tudo, tenho que ligar pra 200 DETRANs, 200 ITLs, umas 20 vezes por dia pro DENATRAN, pra deputados, senadores, enfim, estamos usando todos os contatos possíveis para achar uma saída boa para todos!
    O que aconteceu no seu caso é que, toda vez que uma pessoa coloca um comentário novo no blog, temos que aprovar. Depois de aprovarmos um comentário desta pessoa, todos os outros comentários dela são aprovados automaticamente, e, como não temos aviso nenhum de que há um comentário pendente, não sabíamos que você tinha feito vários outros comentários…. Eles foram publicados direto, sem passar por nós. Com isto, ele passou ‘batido’ sim.
    Nunca deixamos ninguém na mão, pelo menos tentamos agir assim, e o seu caso foi muito particular e não reflete o nosso caráter ou a nossa postura.

    Mas vamos ao que interessa…

    Sobre o seu comentário, a resolução NÃO foi publicada no dia 16/jan/2009 como você diz, e sim publicada em 2007 (a 227) e em outubro de 2008 a 294. Elas entraram em VIGOR no dia 01.01.2009, ou seja, antes de você conseguir o seu carimbo.

    Não sei como é este carimbo que te deram, e o CSV que eles pediram para você andar junto é válido por apenas 30 dias, então de nada adiantará. Não que eu não queira, mas os fiscalizadores (policiais) com certeza pensarão assim também.

    O certo é ter escrito no documento do carro isto, como no meu caso.

    Estou fazendo um post novo que logo logo será publicado. Acompanhe o site para maiores informações, e vou aproveitar este furo com você para acompanhar melhor as perguntas reincidentes de outros usuários como você.

    Abraços!

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  192. Rogério V. disse:

    Paulo ok,mas no meu caso tenho a autorização do detran por escrito em meu documento do carro,pois tiver que refaze-lo,porém está autorização do detran não saiu automatica pelo sistema,com isto o detran bateu um carimbo em meu novo documento validando todo este processo pois o immetro validou meu caso sem a necessidade do limpador de farol.( se tiver um fax eu passo para você )
    Agora por curiosidade quando você fez seu processo esta modificação em seu documento sai automatico em sistema ou eles tiveram que fazer manual neste seu novo documento,pois como é de conhecimento de todos o detran ainda não esta preparado para inserir esta modificação em sistema conforme informou a propria prodesp,então o que eles estão fazendo é carimbando seu documento que foi novamente refeito autorizando essas modificações.Um policial já me parou e disse
    que no meu caso está tudo ok.
    Me desculpe por alguma coisa,abraços.

  193. Rogério V.,

    Confira acima, respondemos a sua pergunta.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  194. Rogério,

    Então está tudo ok. Muito bom para todos!

    No meu caso, em Santa Catarina, o documento saiu automático, ou seja, o sistema do governo do estado já está atualizado com para atender à esta demanda.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  195. André disse:

    Aqui no PR só falta também aceitarem, depois é facil, se precisar de lavador de farol tem gente aí que fez um que fica facil de fazer, barato e funciona!

  196. Paulo Ferreira disse:

    Boa tarde, Paulo.
    E quanto às motos?
    A minha comprei usada no mês 11 de 2008 e já veio com um kit instalado, de luz azul.
    Não tenho o kit original para trocar.
    Teremos algum tipo de regularização para motos ou é proibido o uso?

    Obrigado

  197. Andre Silva disse:

    Pego minha autorização na sexta.
    O atendente do detran ficou questionando que tem que ter dispositivos, ai tive que fazer o atendente do detran/MG entrar no site do denatran pra ver o informativo.

    Eita povo desinformado.

    Pro pessoal que nao consegue a autorização, comentem que o DENATRAN atualizou no site. Pelo menos comigo funcionou.

    O problema agora é as ITLs aceitarem fazer vistoria.

    Paulo, é possivel vc cobrar das ITLs de MG???

    Abraços

  198. Andre,

    É fogo. Vamos tentar concentrar as novas perguntas no post novo, pra facilitar a vida de todo mundo.

    SObre os ITLs, estamos bolando uma carta/ofício para enviar a todos os 350 ITLs do Brasil, para que ao menos eles deem informações corretas e não saiam dizendo que ‘xenon é proibido’.

    Com isto, aproveitamos o nosso trabalho em achar o endereço correto de todos os ITLs para abrir um canal de comunicação com eles. Hoje em dia existem alguns ITLs que estão entrando direto no nosso blog, mas a maioria nem sabe que saiu a resolução 227/07 e 294/08. Quanto mais gente informada sobre a verdade, melhor.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  199. Paulo Ferreira,

    Desculpe-me a demora em respondê-lo. O seu comentário estava marcado como SPAM.

    Sobre motos, as resoluções 227 e 294 não falam sobre elas. Porém, a resolução 292/08 (que tem aqui no blog), dizem que motos também precisam de CSV, como os carros, porém não precisam de lavador de faróis nem regulador de altura.

    É só pedir a autorização, conseguir um CSV (que vai exigir que o xenon seja branco (6000K) e depois voltar ao DETRAN para colocar isto no documento.

    Vou criar um post só sobre motos.

    Paulo Franzoni
    Xenon Live1
    Grupo AIX

  200. Rogério V. disse:

    Paulo bom dia ! Conversei com muitos policiais tanto militar e rodoviario e muitos deles deixaram bem claro que vão usar o bom senso,pois não vão exigir limpador dos farois,o que vão olhar muito é se a lampada é muito azul ( 8000K e 10000K ),se for de 6000K e eles vão distinguir pela cor da mesma,e se o farol estiver bem regulado,
    não havera problema algum,pois até eles reconhecem que este negocio de limpador,
    é fora da realidade aqui no Brasil,pois isto só vem em carros top de linha com valor acima de 80 mil reais,sendo que se solicitar uma peça dessas o custo dela pode ultrapassar os 2 mil reais.Sou do estado de SP e como já mencionei acima,estou
    regularizado tanto no documento do veiculo e a inpeção do immetro ( CSV ).
    Todo este processo precisa e muito da boa vontade das pessoas e tive muita sorte,tanto no detran como no immetro,pois no meu caso eles não exigiram os limpadores de farol,sendo que o detran ,pelo menos por aqui eles também não exigiram nada,somente o CSV do immetro alterando tais modificações.
    Porém pessoal,vamos sempre fazer a coisa certa,depois de tudo ok,não vamos trocar as lampadas pela de 8000K ou 10000K,vamos sim manter a de 6000K que é a maxima permitida,e andarmos dentro da lei,e também não adianta querer burlar a lei,pois mesmo que você estiver regularizado e trocar por uma lampada mais forte,os policiais verão a cor da mesma,e a lei é bem clara,somente podemos trocar a lampada amarela pela branca.Se alguém quiser saber como fica o documento depois de regularizado aqui no estado de SP,deixe seu telefone que ligo para passar um fax ok,abraços.

  201. Fernando Mello disse:

    Fala Rogério V, tudo bem?

    Me diz uma coisa… qual Detran emitiu a autorização pra vc? O da capital não emite de jeito nenhum.

    Outra pergunta… no meu reator existe uma etiqueta cheia de coisas escritas mas não fala na quantidade de lumens… não especifica se é 6000k ou 8000k. Minha nota fiscal também não especifica. Visivelmente a luz é branca mas como a ITL que aprovou seu carro viu essa questão da cor da lâmpada. Foi no olhômetro mesmo?

    Concordo contigo em relação aos faróis de 8000k e 10000k. A Lei é feita para ser respeitada não para ser burlada.

    Parabéns pela conquista!

    Abraço,

    Fernando Mello

  202. Rogério V. disse:

    Fernando Mello,o detran foi aqui de São José do Rio Preto-Sp,o ITL olha a nota fiscal,
    e pelo modelo do produto eles sabem se é 6000K ou +,eles colocam seu carro em
    um aparelho para medição dos farois e também olham a regulagem do mesmo.A pessoa que fez isto aqui foi muito atenciosa e educada e me pareceu que tem muito
    conhecimento para saber distinguir se a lampada é 6000K ou +.

  203. Luis Gustavo / Curitiba disse:

    Estou no aguardo para resolver esta situação aqui em Curitiba.
    Semana que vem vou ao Detran/Pr para demonstrar nossa vontade de regularizar as luzes Xenon.
    Lendo o post do Ed Carlos já imagino o que vem pela frente.

    Parabéns pelos esforços dispensados.

  204. ed disse:

    Pessoal o Detran-Sp autorizou o kit xenon, conforme o site deles.

    Hehehehe

  205. ISAIAS disse:

    OLÁ PESSOAL HOJE EU FIZ O PEDIDO OFICIAL AO DETRAN DE S.CAETANO DO SUL ATRAVEZ DO MEU DESPACHANTE. QUE FARÁ O PEDIDO DE MUDANÇA DE CARACTERISTICA FUI INFORMADO QUE LEVARÁ DE 3 A 5 DIAS VAMOS AGUARDAR PARA VER O QUE DÁ. REPASSO ASSIM QUE EU CONSEGIR ALGO

  206. Andre Silva disse:

    Tenho a autorização em mãos , mas as itls insistem em limpador e regulador de farol.
    Sou de MG.

    O que fazer? A Autorização vale só por um mes.

  207. Andre Silva,

    Aguarde mais uns dias.. Vamos ver o desenrolar desta história do lavador, ai tomamos uma decisão, oka? Estamos 200% focados nisto agora.

    Fique tranquilo. Você está no caminho certo e acredito que ninguém vá lhe multar sabendo que você está sim em processo de regularização.

    Paulo Franzoni
    Grupo AIX

  208. Ricardo Ramos disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se eu instalar o xenon de 6.000 K eu preciso fazer alguma alteração, tanto no carro quanto no Documento? Obrigado!

  209. Norberto disse:

    Algue poderia me informar se posso trocar minhas lampadas sao 8000k para a 6000k sem alterar oreator so a troca das lampadas?

  210. Norberto,

    Tranquilamente. Troque apeas as lampadas.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  211. felipe disse:

    Aki em novo hamburgo RS, eles tambem estão pedindo o lavador de farol, e aceitam lampadas até 8000k. e q se gasta em média R$ 350,00 pra legalizar. Precisa ou não precisa do tal lavador de farol? tenho uma montana sport 2008!

  212. Felipe, conforme ja informamos anteriormente, ate o presente momento, realmente é necessário a instalacao do sistema de limpeza (somente esguicho) no farol.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  213. Ricardo,

    Qualquer alteracao de sistema de iluminacao exige inspecao e alteracao no documento do veículo. Desta forma, voce precisa sim registrar esta mudanca feita em seu veículo.

    Se voce der uma pesquisada simples neste post, encontrará maiores detalhes a respeito do assunto, elucidando todas as suas possíveis dúvidas.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  214. Ricardo,

    Qualquer alteracao de sistema de iluminacao exige inspecao e alteracao no documento do veículo. Desta forma, voce precisa sim registrar esta mudanca feita em seu veículo.

    Se voce der uma pesquisada simples neste post, encontrará maiores detalhes a respeito do assunto, elucidando todas as suas possíveis dúvidas.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  215. João disse:

    Tive que tirar o xenon do meu carro porque um policial militar me levou 100 reias ,pq queria prender meu documento,

    infelizmente ,

    era de 8000k

    abraços

  216. rodrigo disse:

    Consegui hoje pela manhã, aki em porto alegre, regularizar meu xenon, e só precisei marcar nos parafusos onde estaria em repouso e onde estaria carregado, e instalei o bendito limpador, mais demorou apenas 15 minutos e passou, já fui ao detren – rs, e me derão uma certidão constando que está modificado xenon conforme inspeção n tal, graças a Deus resolvi tudo, e soube aki de caso de pessoas passarem com 8000 k, eu mudei o meu e fui com 6000, um abraço e boa sorte a todos.

  217. rodrigo disse:

    paguei com tudo isso, 30 reais com peças para o limpador, R$74,85, vistoria detran + expedição de documento e R$ 190,00 itl, um absurdo para legalizar algo que é para nossa segurança tb.

  218. paulo carneiro disse:

    sds,

    e para os farois auxiliares de neblina tambem se aplica a regulamentação?

    grato
    paulo carneiro

  219. Paulo,

    Exatamente como aos demais, subtraindo a necessidade dos limpadores.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  220. Rodrigo,

    Creio que o valor gasto por voce está na média (o que nao exclui o entendimento de que o valor é abusivo SIM). Temos informacoes de pessoas que gastaram bem mais que isto.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  221. Breno disse:

    sou de BH,MG e possuo um kit 6.oook na minha saveiro..
    fiquei sabendo desse site pelos vendedores ….mas ja possuo xenon desde q lancaram isso…
    ate hj aqui em BH nao vi problemas nao…
    mas tb fiquei sabendo que conseguiram pagar uma taxa de 150 e tudo certo..
    vou procurar saber e informo aqui…
    obrigado!

  222. Marcelo Augusto Ganz disse:

    boa dia pessoal, lendo os posts reparei que nao a comentarios sobre qual o tipo de xenon para ser liberado, “nao a intencidade” mais sim o tipo

    xenon ou bi-xenon, pois meu carro usa lampadas h4 e possuo kit xenon (apenas luz baixa) assim nao tenho luz alta e gostaria de saber como faço agora, o mais provavel era coloca um h4-2 luz baixa xenon alta normal, mais aki em curitiba nao estou achando para compar.

  223. Marcelo, o “tipo” é indiferente, sendo normal ou bi, ele passa pelo mesmo procedimento.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  224. Breno,

    Obrigado pela ajuda e ficamos no seu aguardo!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  225. Andre Silva disse:

    Amanha no programa de carro do sbt(me fugiu o nome) o cara vai meter o pau no detran de CE que ta liberando xenon!!!!

    Que cara otario!!!!

  226. Valderi Félix Pereira disse:

    Tenho um kit de 8000k para que seja aprovado na experção, tenho que trocar o kit todo ou só a lampada como posso adiquiri este material caso tenha que trocar só a Lampada.
    Atenciosamente

    valderifelix@bol.com.br

  227. Valderi,

    Trocando somente a lampada, voce já pode fazer a inspecao normalmente.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  228. Eliel disse:

    bom dia.
    Aqui em Boituva-SP.ta dificil,os PMs não entendem,não estão sabendo da lei,estão indo pela midia,dizendo e afirmando que o xenon é proibido,toda vez tenho que explicar para eles.
    e o papel para liberação e autorização de modificação de caracteristica do carro,tambem esta uma dificuldade.
    Ja troquei a lampada de 8000k,para uma de 6000k no meu new civic.regulei os farois o mais baixo possivel,e sempre sou parado,não tive multa ainda,mais esta dificil demais.

    vou tentando aqui.hje tentarei mais uma vez.
    Grato pelo esclarecimentos do site.soh falta as autoridades tambem se esclarecer.

    ate
    Eliel Bueno
    Boituva-SP

  229. Israel Lucio disse:

    Boa Noite, Grupo AIX.

    Tenho um carro Corsa 2005, será pode instalar Xenon 6000k? (Bi-Xenon [Alto e Baixo])

    Obrigado.

  230. Israel,

    Claro amigo, sem problema algum.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  231. Michael disse:

    Para passar em uma vistoria, é necessário o farol alto estar com xenon tb?, ou posso apenas o farol baixo e o de neblina com xenon?

  232. Michael,

    Pode ser somente 1, todos, etc. O interesse é seu.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  233. Pessoal, uma das coisas que ouvi falar é que os “espelhos” do faróis dos nossos carros são projetados para refletir o espectro de luz das lâmpadas Alógenas, já as lâmpadas de xenônio emitem outro tipo de espectro, os quais nosso farós não são preparado.

    Agora faço a pergunta, eu tenho um Fiat Siena 08/09, os faróis baixos usam uma especie de “lente de aumento”, então posso ou não colocar o xenon ?

    Abraços,

    Fernando
    BH/MG

  234. Fernando,

    Teoricamente, veiculos com farois tipo projetor (o seu caso) tem uma qualidade maior de iluminacao em se tratando nas lampadas xenon. Como nao temos testes específicos sobre o assunto, tudo isto ainda nao é comprovado de fato.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  235. Guilherme disse:

    Pessoal vamos fazer a coisa certa se o detran exige que seja 6000k vamos usar 6000k, se não o pessoal começa a distorcer as coisas, o detran começa também a complicar a autorização para uso do xenon

  236. Guilherme,

    Este é o pensamento!

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  237. Renato disse:

    familia aix estou com um problemao, na epoca que coloquei o xenon nao tinha nada disso entao eu nao importei com a nota fiscal e agora eu nao estou encontrando como eu faço sem a nota?
    valeu

  238. Renato,

    Agora, voce precisará de que o orgao de inspecao tenha uma grande boa vontade para nao solicitar a mesma e fazer a inspecao para voce.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  239. Esse assunto do xenon e complicado de um lado temos os usuários que querem ter direito de instalar de forma coreta para melhorar seus carros, do outro tem os que sofreram pela instalaçao indevida e acha que ja ta bom o normal que vem nos carros deles, e no meio fica o detran que de competente nao tem nada, pois inventa varios requisitos futeis alegando ser o certo mais nao mostra qualquer parecer técnico apurado para isso, resultado o povo que quer modificar de forma certa a seguir a lei é impedido por varios motivos, eles dizem que pode mais coloca varios requisitos sem fundamento, e acaba que matando o usuario com a dificuldade que eles impõe, é melhor por o xenon sim entao pq nao faz uma lei direita para regular a instalaçao? simples isso geraria mais trabalho, e nesse pais todos querem apenas mamar nas tetas, agora somos impedidos de melhorar algo em nosso proprio carro, nao temos direito a nada e quando temos eles inventam tanta regra estupida que no final a pessoa se perde por nao conhecer a lei e seus direitos e acaba desistindo, BRASIL PAIS DE TOLOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: