Hoje é o dia D

Pessoal,

Conforme informado no último post, seria realizada uma nova Câmara Temática onde esperava-se que o assunto fosse resolvido. Pois então. Esta nova Câmara foi realizada dia 05/03 e, desta vez, sem a presença do Grupo AIX. Felizmente, mesmo nesta segunda reunião, nada foi decidido também. Desta forma, foi convocado agora, uma reunião a ser realizada, não mais em Brasília, mas sim no Rio de Janeiro (provavelmente na sede do INMETRO – confirmo informação ainda hj), onde nesta estarão também presentes: INMETRO, CB05, PF, DENATRAN, Grupo AIX, entre outros. Segundo consta na carta-convite, essa sim é a reunião do “vai ou racha”. Ela está sendo realizada na segunda-feira (16 de Março) pelo período da manhã sem previsão de término.

Sendo assim, mais uma vez, esperamos que hoje seja tudo resolvido, agora para o benefício de todos os utilizadores deste tipo de farol, uma vez que estudos realizados nos países desenvolvidos (Europa) apontam um grande índice de redução de acidentes, justamente pela utilização de faróis de xenon e não o contrário. Estarei anexando o documento contendo estas informações que foi protocolado no Gabinete da Deputada Angela e enviado ao Diretor do DENATRAN, Sr. Alfredo Peres.

Resumindo pessoal, assim como na 2ª Guerra, hoje é o dia “D”. Torcemos para que tudo seja resolvido e tão logo o Sr. Paulo retorne da reunião, postaremos aqui as conclusões chegadas na mesma.

Boa sorte para todos nós!

Atenciosamente,

Eduardo Brandl

Grupo AIX.

Carta DENATRAN 01

Carta DENATRAN 02

Anúncios

74 Responses to Hoje é o dia D

  1. Show de bola pessoal!!!! Não vejo a hora de tirar o esguicho! Boa sorte a todos!

  2. Nilton disse:

    É pelo jeito a luta vai ser dificil, aqui em sp, tive nova recusa em obter a autorização, idem na Viva, onde é feita a vistoria. Ontem olhei a documentação de um Corola SEG OK, com xenon de fabrica, 6000k, e nada consta no documento e na NF consta o pacote apenas (codigo) de opcionais, ontem tb conversei com alguns PM e obtive a informação que estão “parando” mais carros com o xenon azulado e “deixando” passar os de cor branca. Hoje voltei a instalar as lampadas xenon (6000k) no meu fox. Obrigado e boa sorte ao grupo AIX.

  3. Charles disse:

    Acho que agora vai ou racha mesmo! Tomara que liberem até 6000k, se fizerem isso o xenon volta para o corsinha amanhã mesmo.

  4. Caio Costa disse:

    Boa sorte!

    Esperamos anciosos um resultado justo!

    Abs

  5. Leandro José disse:

    Boa Tarde! Acho que este site e este projeto são mais do que superficialmente parecem! “O poder emana do povo e em seu nome é exercido por seus representantes eleitos”. De maneira nenhuma este texto constitucional impede que as pessoas, diversos grupos da sociedade possam se organizar e que busquem seus interesses! Muita gente prega a desorganização, e outros loucos falam de anarquismo, mas um projeto como este do grupo AIX demonstra que é possível sim chegar longe de igual para igual, e ganhar com base em argumentos sólidos, e não com base no grito ou desorganização! Sou estudante de Direito e acompanho desde o início todo este processo, e novamente repito que é louvável tal organização e ideal, e digo que este é um ótimo exemplo de interessados buscando um posicionamento do Estado perante seus interesses! Tenho dois kits 6000k em meu carro, e torço para que chegue o dia que possa andar livremente com ele sem preocupação! Toda Mudança gera discussões, e muitas vezes uma postura equivocada prevalece, ainda mais quando ninguém se insurge em relação a ela! Tenho certeza que o grupo AIX não permitirá que uma posição erronia prevaleça, sempre defendendo seus ideais e dos usuários das lâmpadas xenon! Grande motivação a todos vocês, e tenham certeza que não estão sozinhos!

  6. Frederico Vasconcellos disse:

    Vamos nessa!!!
    Acho que todos esperam uma decisão favorável ao assunto!
    Afinal… andar se sentindo um vilão é complicado né…
    Aguardo ansiosamente a decisão!!

    Parabéns a todos que estão se empenhando no assunto!

    Frederico.

  7. Claudiomar disse:

    Espero sinceramente que o bom senso impere nessa reunião, e que ninguem pense em puxar a sardinha para o seu lado, e sim respeitar o consumidor brasileiro. Pois é inadmissível que em prol do interesse de uma empresa, todos os demais sejam prejudicados. Não vou tirar meu xenon, e vou continuar a vender os mesmos em minhas 2 lojas. Parabéns Grupo AIX, independente do resultado dessa camera, fica aqui meus parabens e reconhcimento pela luta que vcs estão travando para viabilizar a comercialização livre do xenon nesse país. Sussesso a todos.

  8. Felipe Gaspar disse:

    BOA SORTE AO PESSOAL…e mais uma vez parabéns ao pessoal do grupo AIX que tanto se empenhou nessa luta pela regularização.

    Grande abraço.

  9. Fernando Mello disse:

    BOA SORTE !!!

  10. marcelo disse:

    Boa noite!! sou de Sao Paulo (interior)e hoje fui ate o imetro (CETEM) p/ regularizar o Xenon de meu carro tudo ok. Analisando os doc.vi q consta:VEICULO COM ALTERAÇAO DO SISTEMA DE ILUMINAÇAO/SINALIZAÇAO, farois com fonte de luz de descarga de gás com fluxo luminoso acima de 2.000 lumens.
    INSPEÇAO REALIZADA SEM A COMPROVAÇAO DA COR DA FONTE DE LUZ EMITIDA NA COR BRANCA E, SEM A MEDIÇAO DO FLUXO LUMINOSO.
    Agora ficou a duvida sera q é isso mesmo pois consta q nao tem comprovaçao da cor da fonte e nem do fluxo luminoso???
    se quiser fotos das lampadas e dos esguicho para postar manda seu email terei o maior prazer em enviar.

  11. Sídney disse:

    Caros amigos acho injustiça quanto a liberação só do xenon de 6000k pois ao meu ver as de 8000k são melhores além de terem o tom mais bonito,deveriam liberar até 8000k,passou disso já fica ruim para quem vem a frente.
    Estamos em todo Brasil aguardando anciosos!

    obg

  12. Alguma novidade?

  13. Renato disse:

    Troquei meus faróis de 8k por um de 6k. Regulei através dos parafusos, de modo que os faróis não ofusquem ninguém.
    Já faz 1 semana que estou rodando novamente com xenon aqui em SP e não tive nenhum problema com polícia. Torço para que os faróis de 6k sejam liberados sem a necessidade de CSV.

  14. junior disse:

    Brazil. Nenhum pais do mundo tem tanto picareta pór quilometro quadrado.
    Ladrão aqui rouba até do exercito.
    Como ja faz parte de nossa cultura essa reuniao vai ter de rolar $$$ pra as portas se abrirem..

  15. Raphael,

    Somente amanha creio que poderei informar alguma novidade.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  16. Leandro,

    Nossos agradecimentos.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  17. rodrigo disse:

    boa sorte,assim que tiver noticias favor publicar no site…

    abraços

  18. Maledeto disse:

    Xenon é solução para muitos que precisam dirigir a noite e os faróis não dão conta.Hoje, 16 de março, voltava para casa e pasmem os senhores, um Fusca me cegou com os antigos faróis de lâmpada comum,que apontavam para o espaço. Mas é legal…,tá dentro da lei. Pode apontar para o chão, para os lados,enfim,se acender e não for Xenon tá legal. Ninguém fala em regulagem.

  19. Davidson disse:

    E ai como foi a reunião estamos anciosos!!!

  20. Frederico Vasconcellos disse:

    Sidney,
    questão de 8000k ser melhor que 6000k é complicado…
    Se você pegar as especificações, verá que a potência luminosa das lâmpadas de 6000k é maior que as de 8000k.
    Questão de ser mais bonito ou não, já vai de gosto pessoal! Hehehe!

    Eduardo Brandl,
    a briga tá boa! Respondendo os comentários 1 da manhã!
    Quando tiver novidades, nos avise!
    Espero que tenhamos boas notícias dessa vez!

    Grande abraço!

  21. fabio disse:

    alguma nova???????

  22. Bruno Medina disse:

    Na ESPECTATIVA mas já adianto que CASO dê tudo errado ainda sim não podemos desistir! Tenham isso em mente!

    Abraços!

  23. felipe disse:

    Novidades? estamos anciosos!!!

  24. Edney disse:

    Opa, que beleza, vamos ver o que vai acontecer

  25. Evandro disse:

    Fico feliz de ver que não sou o único indignado com a palaçada que fizeram com nós consumidores, que querem sempre o melhor em termos de segurança, tecnologia e estética com nossos veículos. Gostaria de saber se é hora de esperar a Lei mudar ou regularisar mesmo assim os xenons, pois francamente utilizar esguicho de faról em nosso pais TROPICAL é a maior baboseira que se pode inventar.

  26. thales disse:

    To querendo saber qual foi a conclusão da reunião.. tem alguma novidade.??? abrs

  27. Marcelo disse:

    Alguma novidade?

  28. MAZUI, Marco AB disse:

    Eduardo,

    Tenho acompanhado o esforço e gostaria de agradecer pelo empenho de vocês em busca de uma condição justa. Um assunto bastante polêmico, ao que me parece, resultado da falta de uma atenção maior e exaustiva discussão pelas autoridades, sobre cada entrelinha das resoluções e reflexos na sociedade. Enquadrando de forma justa o antes e o depois de publicar e fazer valer uma norma/lei/resolução, etc.

  29. Luiz Fernando Aguiar Leme disse:

    Acabo de instalar um kit Xenon na minha moto (Suzuki GSX-R 750 SRAD) de farol Baixo e Alto. Não sou profundo conhecedor, mas a potência está abaixo dos 2000 lúmens “permitido”. Fiquei sabendo, após ter instalado, que a proibição incluía motos também. Até onde entendo, eles não podem aprender o veículo ou multar, se não tiverem como medir a intensidade do xenon. Bom, de qualquer maneiro, fiquei com receio agora de andar com a moto. Descobri o grupo AIX através de pesquisas por legalização do xenon, pelo Google. Agradeço muito por essa luta que vos fazem. Espero poder contribuir com algo. Um forte abraço e boa sorte a todos nós!

  30. charles disse:

    É Eduardo eu soube de fontes seguras que a reunião não mudou nada! Continua tudo na mesma merda de sempre. É lamentável isso! É lamentável.

  31. Cássio Sparrenberger disse:

    Opa..sou de Sapiranga-RS e gostaria de parabenizar o grupo AIX pela luta contra as leis “toscas” implantadas para a “proibição” do xenon em carros que não tem esse item originalmente, muita gente usa xenon ainda hoje graças a vocês, que conseguiram mudar a visão do povo, inclusive de alguns policiais fazendo uma nova matéria no Jornal Nacional!!!!
    Só estou esperando esse resultado de hoje com as mangueiras e os T’s aqui parados para instalar os esguichos no nosso Fiat Brava ou NÃO..Uso xenon a 3 anos e não paro mais, tomara que se a Lei for alterada, os centros de inspenção sejam logo informados..hehehehe 😉
    Abração gurizada!!!

  32. Charles,

    Infelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  33. Thales,

    Infelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  34. Felipe,

    Infelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  35. Fabio,

    Infelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  36. Fred,

    Infelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  37. Davidson,

    Infelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  38. Marcelo,

    A princípio é exatamente isso que precisa, nada alem.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl.
    Grupo AIX.

  39. Marco,

    Ficamos agradecidos por sua compreensao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  40. Cássio,

    nfelizmente nao traremos boas notícias. Estamos preparando o próximo post que informará, até então, o que foi verificado na reunião, visto que os representantes do Grupo AIX não participaram até o fim.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  41. Fernando Mello disse:

    Independente do que ficar decidido uma coisa é certa, não vou tirar meus kits xenon. Estou inclusive pensando em colocar no farol alto.

  42. Charles disse:

    Mas eduardo afinal de contas ficou do jeito que está ou engrossaram o caldo?

  43. Cássio Sparrenberger disse:

    Também sou da mesma opnião Fernando…não tiro…ainda mais q meu faról tem projetor e nunca recebi luz alta de outros…só após colocar nos faróis de neblina q realmente joga luz para todos os lados olhande de frente……o jeito é instalar meu “kitzinho” de esguichos e legalizar para poder rodar mais tranquilo por ai…derrepente ja legalizo roda junto..pq rebaixado não posso…não qro ficar sem seguro!!
    Abraços galera e VAMO Q VAMO!!

  44. Carlos disse:

    Amigo viajo há noite BH/RJ xenon 8000k!!! Passo na PRF e até hoje nada!!!! Grande parte da BR040 é uma vergonha…. Há PRF tem mais o que fazer … muitos buracos, estrada mal sinalizada, muitos lanternas queimadas… mas isso ninguem ….Observa!!
    Mas acho que isto tudo vai Acaber em hora Extra no Congresso… $$$$ Muito Fogo e pouca Fumaça!!!
    O Tempo passou e hoje vc passa pela PRF pisca o Xenon eles dão o Retorno PISCA-PISCA e assim a vida Segue!
    “PELO TEMPO QUE ESTÁ HISTÓRIA TEM… TANTA CRISE ESTÁ HISTÓRIA PASSOU…. ISTO É COMO UM MONTE DE MERDA DE CACHORRO SE VC NÃO PISAR NA VAI FEDER!!! ” ABÇ…

  45. Sídney disse:

    Eduardo concordo contigo que 6000k clareia melhor, mas justamente por ser mais branco! A luz azulada ela dissipa menos a sua iluminação ou seja clareia menos logicamente por seu tom azul.
    De qualquer forma estamos todos a favor da luta.
    OBG

  46. Renato disse:

    Fernando Mello,

    Concordo com vc. Eu havia tirado o xenon e colocado as halógenas amarelas, porém, impossível enxergar alguma coisa com essas lâmpadas. Voltei com o xenon, dessa vez de 6k, e regulei meus faróis de modo a não ofuscar ninguém.
    Sugiro que todos façam o mesmo. Recoloquem seus xenon, principalmente o de 6k, que é branco, regulem para não chamar a atenção. Estou andando de boa há mais de 1 semana assim e não tive problemas.

  47. Andre CE disse:

    Poxa, estou pressentindo q esse proximo post dessa turma q procurou defender os proprios interesses, o q é valido,pq tb precisam vender seus produtos, e o interesse de quem comprou 1 produto de qualidade, nao trara boas noticias… Espero q possamos continuar nesse duelo de titãs, embora saibamos q as “amarelinhas”(halogenas de sempre..) nao desistirao de qrer dominar o mercado de vendas de lampadas para carros…Essa briga é grande, Phillips e Osram…mercado de vendas de lampadas; amigos, nao se iludam, mas de qualqr forma temos q parabenizar o grupo AIX pelo trabalho realizado.

  48. Rony Porto disse:

    Ola,
    Boa noite.
    Caro amigo, venho acompanhando o seu trabalho a um bom tempo, esta é a primeira vez que escrevo.
    Queria saber como ficou, oq vc espera, vai libarar, o contran tende ou não liberar?

  49. Israel Lucio disse:

    Bom Dia Grupo AIX,

    Posso saber, que pode xenon no farois de milha?

  50. Alexandre Felippe disse:

    Caros colegas,

    Alguém que participa desta causa já conseguiu regularizar o xenon aqui no Rio de Janeiro? Se conseguiu por favor descreva o procedimento necessário o endereço dos locais que foi para conseguir autorização, vistoriar e pegar o CSV e ainda, qual posto de vistoria foi para adicionar a OBS no documento?
    Já entrei em contato com o DETRAN do RJ inúmeras vezes e eles informam que não sabem de nada e que eu posso utilizar o xenon sem problemas aqui no Rio e etc…
    Porém um amigo meu confiando nesta informação foi parado pelos “barrigudos” da PRF e multou e queria apreender o veículo, porém esse amigo anda com as lampadas originais no porta-luvas do carro e o mesmo substituiu as lâmpadas no local, regulamentando assim a situação e evitando a apreensão do veículo… Lógico, ainda deixou o jantar do “barrigudo” pago e levou a multa pra casa e mais uns pontinhos na carteira! (mas isso é detalhe)!

    Obrigado a quem puder dar uma luz aqui no Rio.

    BraZil união de todos! (os corrúptos, ladrões, picaretas, aproveitadores…)

  51. Claudiomar disse:

    BOM DIA A TODOS,

    CARO EDUARDO, PELO QUE TO VENDO VAMOS TER QUE ENGOLIR O SAPO EM RELAÇÃO A REGULMENTAÇÃO DO CONTRAM, PELO MENOS É O QUE DA PARA PERCEBER PELO QUE VC ESTA ESCREVENDO. MAIS PELA DEMORA PARA SAIR ESSE POST FATÍDICO EU ESTOU ACREDITANDO QUE TEVE ALGUMA REVIRAVOLTA, OU ESTOU ENGANADO? POSTEM LOGO PARA ACABAR COM ESSE SUSPENSE, HEHEHE, TA PARECENDO TRILHA DO JASON FOREVER SEXTA 13HEHEH.

    GRANDE ABRAÇO
    PS: MEU XENON EU NÀO TIRO E PONT FINAL.

  52. Maledeto disse:

    Sou do RS e tirei as lâmpadas de 6000K alto/baixo até ter alguma garantia.
    Já enviei e-mail ao credenciado pelo Inmetro há um mês e nada de resposta.
    Tenho um Brava com regulagem elétrica dos faróis e falta os “brucutus”(podem ser postos sem problemas).
    Não sei qual a finalidade dos lavadores, mas se tiver de colocar, vão ser funcionais,como os do Marea por exemplo.
    Fico indignado quando lembro do festival de imbecilidades que são essas leis como a que exigia caixa de primeiros socorros, extintor com validade duvidosa (só trocamos o extintor por outro que teve o selo trocado e mais nada) para andar “legal”; a idéia de que colocar uma capa cromada no engate, então merece o prêmio de estupidez do ano e lá vamos nós pagando.
    Quem dirige a noite, esta cansado de ver caminhões com lanternas traseiras do tamanho de uma lanterna de bicicleta e as faixas refletivas OBRIGATÓRIAS foram compradas no paralelo e nada refletem, mas estão dentro da lei. Ninguém fiscaliza isso. Idem para os para-choques traseiros dos caminhões, que deveriam ser da altura dos carros. É tanta imbecilidade junta e vão incomodar quem quer usar tecnologia para dirigir com mais segurança para si e sua família e por extensão a terceiros.

  53. Ricardo disse:

    Olá… estou aguardando novidades. o que aconteceu?
    Estou com a carta de autorização valida até dia 26. E ainda não fiz a instalação para a vistoria. Queria saber no que deu para continuar a regularização.
    Pois alguns dizem que o sistema de limpeza é lavador e limpador. Os lavadores, tudo bem, mas limpador é impossivel de instalar.

  54. Guylherme Pinheiro disse:

    Cade o novo post Grupo AIX???!!

  55. Lucas disse:

    Alguem sabe se algo ficou decidido na camara tematica realizada em 16 de março……….

    Obrigado

  56. Roger Goulart disse:

    E agora amigos como é que fica?
    Acabou a luta?

  57. junior disse:

    Eu ja desisti….

  58. Roger,

    Agora, temos de esperar o pronunciamento oficial sobre a reuniao feita no Rio de Janeiro para podermos dar os próximos passos.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  59. Lucas,

    Esta Camara tamém nao chegou a nenhuma conclusao.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  60. Guylherme,

    Estamos aguardando definicoes concretas para nao passar informacoes desencontradas para voces ok?

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  61. Ricardo,

    Estamos aguardando definicoes concretas para nao passar informacoes desencontradas para voces ok?

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  62. Claudiomar,

    Realmente a situacao não esta mais a nosso favor…

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  63. Israel,

    Teoricamente, voce pode colocar sim. O que dificultará hj é a falta de informacao precisa dos orgaos de fiscalizacao e homologacao disto.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  64. Rony,

    Nossas esperanças estao realmente se esgotando, por assim dizer. Temos de aguardar a resposta formal da última reuniao onde o Grupo AIX participou para poder passar uma informacao correta para este site. No mais, é esperar…

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  65. Charles,

    Pelo “andar da carroagem” as coisas nao serao muito felizes para nós. Mas, como nenhum pronunciamento oficial foi feito, precisamos aguardar.

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  66. thales disse:

    ESTAMOS ESPERANDO O POST… MESMO QUE RUIM, PUBLIQUEM

  67. Fernando Mello disse:

    Pessoal,

    Quem resolver não tirar o xenon e ponto, procure ao menos regular a altura dos feixes de luz. Acredito que mais uns meses isso tudo cairá no esquecimento e a polícia só vai parar que estiver com os feixes realmente desregulados ou com xenon azulado. Uma dica pra quem tem Porto Seguro… ele regulam o feixe de graça.

    Obrigado ao grupo AIX. A luta continua.

    Fernando Mello

  68. charles disse:

    Pessoal eu tenho a impressão que vai haver alguma reviravolta. Aliás eu espero que de fato haja algo a favor do pessoal honesto. Pensem bem. Quanta gente vende kits xenon nas grandes lojas de autopeças que lucram barbaridades e pagam impostos pesados? Isso pode ser algo que mude um pouco a história. Vamos manter as esperanças por enquanto. De repente até liberam o xenon até 6000k de 35w a exemplo do que foi a película.

  69. Flavio Menezes disse:

    Pessoal

    Faça como o Fernando Mello disse : Prá quem tem xenon 6000 instalado faça regulagem do farol de uma forma que não ofusca ninguém e com isso não chama tanto a atenção dos policiais.
    Eu ainda nao regulei os faróis mas farei nesse próximo fim de semana.
    Por onde eu ando mesmo com os farois desregulado nunca fui parado até mesmo passei por diversas viaturas e nunca me pararam mas mesmo assim vou regular meus farois.

    abraços

    flavio

  70. André Augusto disse:

    Bom dia, Sou de SP e tenho xenon 6000K no meu Fit, estou acompanhando os posts e ficando cada vez mais sem esperança. No próximo feriado vou descer para Floripa com o carro, visto que vou fazer o percursso a noite, posso ser “isca fácil” para a polícia rodoviária federal que pode acabar com meu passeio. Gostaria de saber, pelo andar da carruagem, qual é a impressão que existe, expectativa ou até mesmo um “feeling” de como será daqui para frente, pois estou pensando seriamente em tirar o xenon para viajar e reinstalá-lo quando voltar.

  71. LUCIANO FERREIRA disse:

    Caros amigos,

    Hoje, dia 27/03, estive muito perto de obter o documento de meu carro. Quero dizer que estive, mas não consegui o tão esperado documento.

    Cheguei às 12h no DETRAN-RJ (Barra II) para fazer meu licenciamento anual e alteração de característica (Xenon). Já sabendo sobre o que iria acontecer, fui munido de todos os documentos que encontrei a meu favor. Meu carro é de 2004 e comprei meu xenon em 12/2008. Portanto, ESTOU DENTRO DA LEI!!!

    Sendo assim, fui munido das cartas emitidas pelo Denatran à empresa Live1, que dizem claramente que as resoluções 227 e 294 valem somente para veículos fabricados ou modificados a partir de 01 de janeiro de 2009. No meu caso, me enquadraria na resolução 292, onde precisaria obter uma autorização do DETRAN para a inspeção de meu carro em uma oficina credenciada pelo Inmetro, obter o CSV e por fim, SOLICITAR (e não pedir “pelo amor de Deus”) que o DETRAN faça a alteração em meu documento. E fui também com uma nota do site do próprio Denatran com o seguinte título: CONTRAN REGULAMENTA O USO DE FAROL DE DESCARGA DE GÁS (http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm).

    Aproveito para destacar alguns trechos da nota que acho de suma importância:

    “No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).”
    “Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:
    1. Dispositivo de limpeza do farol
    2. Dispositivo de regulagem do farol
    3. Facho de luz emitida na cor branca”

    Acho que o texto está bem claro, né?! Não precisa que se tenha mestrado e pós doutorado para entender o que diz o texto.
    Pois bem, a lei está do nosso lado!!! Só eles que não enxergam o que diz este texto. Ou melhor, interpretam da maneira que lhes convém.

    Voltando a vistoria; cheguei às 12h no posto Barra 2. Entreguei o CSV com todos os documentos a mais que eram necessários. Fui chamado na guarita onde se recebe os CRV’s novos e fiquei aguardando a menina levar o DUDA (pago) na chefia. Foi quando a novela começou. Disseram que o meu carro estava sem o lavador de farol e que não poderiam emitir o documento. Pois bem, procurei logo o chefe do posto para facilitar as coisas (é sempre preferível falar com quem manda…). Ele pegou todos os documentos que tinha comigo e a nota do Denatran. Depois de lonnnnnnnngos minutos esperando, ele sai da sala dizendo que ia me levar a outra pessoa para conversar comigo. Já imaginava a história que ia ouvir…

    E não era que a história foi mesmo a que eu havia pensado? O rapaz me disse que a Res. 294 complementa que todos os veículos que possuem farol de xenon, precisam do lavador e da regulagem de altura nos faróis. Expliquei que no meu caso, as resoluções não se enquadravam pelo fato de já ter o kit xenon desde 2008 e que meu carro não fora fabricado em 2009 e sim em 2004. Completei dizendo que me enquadrava sim, na Res. 292 (que já expliquei no início de texto). O rapaz continuava teimando ao dizer que a 292 falava sobre o lavador de farol também. Pedi que me mostrasse então onde estava escrito isso na resolução. Ele ficou uns cinco minutos procurando, procurando, procurando e nada. Percebi que ele estava começando a perceber que eu estava certo. Porém, em momento algum quis “dar o braço a torcer”.
    Disse-me que o texto do Denatran podia ser interpretado de várias maneiras (Caraca!!! Eu e mais três pessoas que leram o texto entenderam exatamente a mesma coisa). Por fim, falou que não ia mais ficar discutindo e que passaria o meu caso novamente ao chefe do posto. Saiu da sala e falou assim, ao chefe: “ele já está com o CSV, libera o documento dele, apesar de não estar de acordo com a resolução)

    Eu? Vou falar o quê nessa hora? Sentei e fiquei aguardando a emissão do documento. A esta altura, já era 14:35h (cheguei às 12h).
    Enfim, às 16h sou chamado novamente à chefia, onde este mesmo rapaz me disse que não podia me dar o CRV porque meu CSV estava incompleto quanto à nomenclatura da modificação (até aí, tudo bem. Bastava voltar a oficina do Inmetro e pedir a modificação para a norma técnica correta). Foi quando tive a grande surpresa… Ele me vem com a história de que eu teria que colocar o lavador nos faróis e que deveria constar no CSV.
    Aí eu disse: “caramba, vou ter que falar pela quarta vez a você que eu não me enquadro a esta resolução? Você já havia me liberado e agora voltou atrás por quê?”
    Ele me respondeu: “só agora consegui falar com a regional e eles disseram que todo e qualquer veículo tem que ter o lavador”.
    Deu-me como sugestão que abrisse um processo administrativo na regional do Detran-RJ.

    É o que vou fazer. Apesar de estar arrasado com a total falta de respeito com o cidadão, vou levar esta briga até as últimas consequências. É inacreditável que eles possam ir contra um texto do próprio site do Denatran, que explica claramente as diferenças para tais exigências.

    A burrice é tão grande que cheguei a ouvir de um dos chefes que eu estava fora do prazo de regularização. Disse que o prazo era até o dia 31/12/2008. Como eu iria regularizar meu xenon se até o meio do mês de fevereiro de 2009, o Inmetro ainda não tinha nenhuma oficina credenciada apta a fazer este tipo de inspeção?

    Segunda-feira darei entrada aos processos de meu carro e no de minha mãe, que está exatamente na mesma situação que eu. Mas confesso que estou desesperançoso com o resultado. Mas não vou desistir, irei até as últimas instâncias, se preciso for.

    Amigos, não desistam nunca. Temos que lutar até o fim. Desde já, um grande abraço e agradeço pela paciência em ler o meu testemunho. Acho que serviu como um desabafo…

  72. LUCIANO FERREIRA disse:

    Pessoal,

    Não adianta estar com o CSV em mãos e achar que tudo esta resolvido, bastando ir ao DETRAN e receber o CRV com a alteração do veículo. Se não estiver com o lavador nos faróis, nada feito (mesmo quem já tenha o xenon antes de 01 de janeiro de 2009).

    Aí eu pergunto; se o Detran tem o poder de vetar a regularização do xenon, por que não é o Detran mesmo que faz a inspeção? Para quê o Inmetro, então?

    Aqui no Rio de janeiro, fui informado por um vistoriador sobre o xenon que me disse o seguinte:
    “se você trouxer o papel (CSV), quem somos nós (Detran-RJ) para peitar (ir contra) o Inmetro?”

    Pois foi o que fiz e, hoje, encontro-me com dois carros que já tem seus CSV’s e, no entanto, não consigo pegar o novo CRV com a modificação do xenon.

    Terei que entrar com um processo administrativo na sede do Detran e aguardar dias e mais dias pelo resultado. enquanto isso, eu terei que retirar o xenon dos dois carros ou me manterei irregular aguardando os julgamentos de meus processos. o o pior de tudo; a carta resposta do Denatran está clara como água. A lei está do meu lado e, mesmo assim, preciso provar que estou certo.

    É meus amigos, estamos no Brasil…

    Abraços.

  73. Thales,

    Nada foi publicado ainda por razao de nao termos nenhuma resposta formal da reuniao no Rio de Janeiro. Entao, nao podemos e nem temos nenhuma informacao…

    Atenciosamente,

    Eduardo Brandl
    Grupo AIX.

  74. Thiago Alves disse:

    E aí pessoal alguma definição? Gostaria desaber, pois, tenho um Nissan Tiida 2010 e recentemente coloquei bi-xenon no milha e nos faróis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: